【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


rodolfo872
Comprar uma guitarra dessas usada significa testá-la e verificá-la muito bem.
Não apenas a ponte, mas também o braço, o estado dos trastes e a conservação em geral. Após adquirí-la sugiro firmemente comprar um novo jogo de molas para a ponte.
É um instrumento caro...
Abç

Ramsay
Veterano
# dez/15
· votar


antoniovidigalbr
Cara, na boa, pela imagem, apenas achei o captador do braço um pouco baixo o que vc pode solucionar apenas usando uma chave de fenda philips e aumentando um pouco a altura desse captador.
Pressione com a mão esquerda o último traste e usando uma régua ajuste a altura do captador do braço para 2 milímetros de altura no lado da corda mais fina e para 2.5 milímetros no lado da corda de maior espessura.

Apertar os parafusos os tornam mais próximos das cordas e afrouxá-los os tornam mais distantes das cordas.
Como a sua guitarra, segundo vc, está 100% eu acho que vc não precisa levá-la a um luthier.

Vonder
Membro Novato
# dez/15
· votar


Senhor Bertola, desculpe incomodar, mas as tarraxas Wilkinson tem qualidade? Estou começando a pensar em trocar, últimos retoques na minha guitarrinha..

E surgiu uma dúvida aqui. Para resolver o problema da mizinha pulando do nut, acabei levando num luthier, e o mesmo precisou trocar um dos abaixadores de lugar para resolver (De fato funcionou, mas que beleza..), todavia isto evidenciou um furo no headstock próximo a marca que há nele: "tagima e tal". Estava pensando em além de passar uma massa para preencher o furo, em remover a marca da tagima e colocar outra no lugar, o que disfarçaria melhor, já que o furo é pequeno e eu estou sendo chato realmente haha

Normalmente estas logomarcas em headstocks são adesivos certo? Posso removê-los como?

Agradeço desde já..

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Vonder

Wilkinson são bem quistas sim.
E não, as logos dificilmente são adesivos. Geralmente é transferência térmica de tinta (decalque).

Ramsay
chave de fenda philips

What? O.o

Ramsay
Veterano
# dez/15
· votar


Ismah
Não acredito que vc não conheça ou não tenha uma chave philips.
As chaves philips são aquelas que tem uma cruz na ponta, nada mais que isso!!

rodolfo872
Veterano
# dez/15
· votar


Bem , em relação ao preço a JS1000 usada (acho que não posso falar em preços específicos aqui no fórum então ,pelas dúvidas não falarei) está 4/5 mais ou menos comparado à JS24P nova. Tenho apenas 3 fotos no momento que são as do anúncio (caso não possa mandar fotos tmb , ae não sei haha)
Fotos>> http://imgur.com/a/vBmue
Pedi umas fotos mais detalhadas , do braço , ponte , parte de trás aberta e coisas assim , estou no aguardo por enquanto. Ele me ofereceu já para testar , moro perto e terei essa possibilidade porém assim como eu , ele irá viajar tmb , então de um jeito ou de outro só em Janeiro , mas caso ele mande o restante das fotos , posto aqui para ver , sei que por foto não se consegue examinar muito bem , mas da pra ter uma noção. Á assinatura diz no anúncio que é do próprio Joe , mas imagino que seja só um adesivo ou coisa do tipo.

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Ramsay

Não tenho uma, mas uma oficina cheia que o pai juntou durante uns 40 anos kkk
Só que soa estranho chave "fenda phillips". Ou é um ou é outro :P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Vonder
mas as tarraxas Wilkinson tem qualidade?
Sim.
Apenas tape o furo com um palito e cêra. Não mexa no decalque. Vai dar m....
Abç

nanoSlash
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Como tocar guitarra em linha usando pedai. Vi uns tópicos falando q teria q usar um pré AMP, um simulador de caixa. Esses para moldar o som.
E o GDI seria esse pré? Na verdade n posso carregar AMP pra todo canto, então quero fazer meu 'amp' só com pedais. . Desde já agradeço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


nanoSlash
n posso carregar AMP pra todo canto
Acho bom vc repensar isso... Até porque, vc tem que controlar o que sai de sua guitarra, e, ligando "direto" vc vai ficar na dependência do operador, ademais, ou o equipo (P.A.) é de qualidade, ou não é... E o tem som (e o do resto da banda) vai ficar uma droga...
Para ligar em linha vc tem que usar Pedaleira de qualidade que tenha "Speaker simulator" e pré-amp.
Sim, o GDI-21 serve como pré-amp. Inclusive ele tem uma saída XLR
Abç

rodolfo872
Veterano
# dez/15
· votar


Opá , Boa Tarde Bertola. Consegui o restante das fotos que pedi para o vendedor. Segue as fotos:
Ponte> http://imgur.com/HfU2hvw
Braço>http://imgur.com/a/edCA9
Parte de trás> http://imgur.com/a/ZsnHc

Da para extrair algo das imagens ? Como disse , irei testar em janeiro se eu conseguir o que penso que conseguirei no Uruguay e ver tudo o que o senhor me indicou. Mas se der de extrair algo das imagens que me faça recuar na compra ou não , já estária bom. Segue as configurações da guitarra , ele diz que comprou em 2004 então a ponte deve ser a Edge Pro Tremolo ainda então assumirei que seja.

Ponte: Edge Pro Tremolo
Neck PU: DiMarzio PAF Pro
Bridge PU: DiMarzio FRED
Fingerboard: Rosewood
Neck type: JS Prestige 1 Piece of Maple.
Controles de tom e volume , tom com split coil e o de volume com high pass.

É isso. Só mais uma coisa também , vi uma js1000 sendo vendida no ml , porém ela diferente das outras tem o braço com 1 listra de Bubinga que é como estão vindo alguns modelos mais modernos da JS. Alguma chance desse braço ser original , ou foi trocado mesmo?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


rodolfo872
Me parece estar em condições. Porém, fazer diagnóstico por fotos não é profissional...
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

como queria uma lp de qualquer jeito, comprei de um cara um lp golden que estava parada a um tempo pois ele não tocava mais. a guitarra visualmente esta nova, mas devido ao tempo guardada a ponte, cordas, tarraxas e jack estão oxidados e precisa a troca do nut. retirei as cordas e dei um limpada seguindo um tutorial no youtube. vou levar a um luthier para ele fazer o serviço de regulagem e algum ajuste necessario. gostaria da sua opinião sobre a guitarra, e o que recomenda trocar nela. as tarraxas estão bem judiadas, mas só vou trocar se o luthier disser que precisa. ouvi dizer que tem algumas goldens de mdf, isso é verdade? como faço pra saber?

obrigado.

Juliano P
Veterano
# dez/15 · Editado por: Juliano P
· votar


Abaixo segue o braço em maple da minha fender mexicana que tem captadores Lollar blonde (braço e meio) e um lollar especial na ponte que é single coil porem com saida um pouco mais alta pra nivelar o volume deles,,,
Anos atrás troquei os trastes dela..veio com trastas vintage ou medios..nao lembro..e coloquei jumbo... na epoca achei fantastico...e até hoje gosto bastante.... mas o luthier mesmo disse: gosto é gosto...mas não é tãooo normal por jumbos numa strato de single coil..normalmente jumbo são em guitarras de mais peso...srsrsrs... mas poor algum motivo eu queria e por e pus..e não arrependo..até hoje adoro a pegada dela.. e olha que ja toquei em muitas strato americanas e custom...e essa minha mexicana é top..não sei se é costume de usar ela..mas é dificil achar uma strato com o som e etc..tão "strato"...
A ação das cordas está cerca de 4mm na casa 12...isso seria media ou baixa?

https://fbcdn-photos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xft1/v/t1.0-0/p526x29 6/12342766_933030173441421_1393081113626784937_n.jpg?oh=24cde500703995 97f7568580939edca4&oe=56E61F94&__gda__=1461061766_f1ed84ce43a8e85d4683 0c433ca974bc

Aqui segue a Rittenhouse que comprei recentemente, depois de anos parado trabalhando trabalhando..comprei um sonho que sempre tive..numa strato custom reliquia... a ação está cerca de 4 a 5mm tambem...porem os trastes são bem menores (que por sinal achei tao bom)....esses trastes pela foto seriam vintage ou medios? achei fantastico a pegada dessa stratocaster tambem...achei que nao seria possivel mais usar qualquer escala sem trastes jumbos..e me enganei..se eu pudesse voltava a minha antiga nos antigos..kkkk já essa debaixo estão com Lollar Blackface (braço meio e ponte)... já postei ela aqui antes.. mas sem falar dos trastes e escala!

https://fbcdn-photos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfl1/v/t1.0-0/p526x29 6/12376562_933030200108085_2852144101547259583_n.jpg?oh=2676edbf8d88f8 4a2751b33de63638a9&oe=56DAEDA4&__gda__=1457041593_8ec1c3e664aa807327fe 07d0680244ce

obrigadoooo..abraçoo a todossss

nofear
Veterano
# dez/15
· votar


Alguém já teve acesso as guitarras construidas pelo Seizi Tagima como luthier? Surgiu a oportunidade de comprar uma mas sem poder testar. É muito dificil achar algo sobre elas pq o nome do Seizi está vinculado à duas marcas e são só esses modelos que aparecem em buscas. Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


bruno_novatorj
Se é uma das Goldens antigas, a qualidade não é boa...
Juliano P
Esses trastes da guitarra com escala em jacarandá são do tipo "vintage", como nas Fender Stratos 54/62.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


nofear
As Seizi que vendem em lojas não tem nada demais...
Abç

Juliano P
Veterano
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado..e a ação das cordas..apesar de na foto nao dar pra medir..e muito menos o angulo dar pra ver perfeitamente...cerca de 4 a 5mm do trastes na mizinha...seria açao media? sei que nao existe regra...mas mais ou menos uma noçao perto do que o pessoa faz...
abraçoooo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Juliano P
Cara, a ação tem que ser a mais baixa possível e de acordo com o gosto do músico. Só isso.
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ela é idêntica a do link abaixo, a unica coisa eu muda seria a capa do captador que não tem esse detalhe preto, mas é wilkinson.

http://www.eagle.com.br/g_detprod_cordas.asp?txtID=164

não sei identificar se é antiga.o que acha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


bruno_novatorj
Não, essa é das novas; e é uma boa guitarra.
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

o estado geral dela esta muito bom, as ferragens que não estão muito boas pois ficou muito tempo guardada. o que eu fiz foi tirar as cordas, limpei e lubrifiquei a ponte, limpei o corpo. Acho que talvez tenha que trocar a tarraxa, mas vou comprar as cordas hoje e ver se seguram afinação se segurarem não troco. recomenda alguma coisa? quero fazer o maximo que puder nela eu mesmo, só os serviços mais complexo é que vou levar em um luthier. o nut dela esta quebrado e vou ter que trocar, vou comprar de osso.

obrigado pela ajuda.

Drinho
Veterano
# dez/15
· votar


nofear

sim, já toquei em guitarras dele de quando ele começou a tagima, guitarras recentes dele e tem as da marca seizi....

não achei maus instrumentos....
mas nao podem ser caras.....

nofear
Veterano
# dez/15
· votar


Drinho

É que achei uma teleca dele por 2700. Corpo em cedro, braço em maple e captadores Fender Samarium Cobalt. Mas uma coisa que me preocupa é a curvatura da escala. Queria algo mais reto do que os 9,5'' da Fender. Geralmente os luthiers acabam fazendo elas com raio 12'' mas não tenho como saber.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


bruno_novatorj
Cara, qualquer tarraxa "segura a afinação", apenas umas mais, outras menos. O que vc tem que fazer é mantê-las com os parafusos e porcas de fixação apertadas e colocar as cordas do jeito certo e fazer os procedimentos de estabilização da afinação.
nofear
mas não tenho como saber.
Pergunte...
achei uma teleca dele por 2700.
Tá caro...
Abçs

JmmSnt
Membro Novato
# dez/15
· votar


E ai pessoal!

Qual seria uma boa distância dos captadores pras cordas em uma Les Paul?
Alguma dica do tipo usar moedas ou algo comum pra medir? As réguas tem um espaço antes das medidas e não consigo medir.
Quando toco a mizinha la pela casa 17 vejo que ela fica muito proxima do captador do braço, mas com a corda solta nao, isso é normal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


JmmSnt
Quando toco a mizinha la pela casa 17 vejo que ela fica muito proxima do captador do braço, mas com a corda solta nao, isso é normal?
Claramente a sua guitarra está desregulada...
Abç

JmmSnt
Membro Novato
# dez/15
· votar


Estranho, ela é nova e foi regulada pelo luthier da loja. "Regulada" pelo jeito....
Mas tudo parece em ordem, a unica questão é a altura dos captadores.
Aquela altura de 3 mm da corda pro captador, vale pra ela pressionada na última casa, certo? Ou sei la qual a altura mínima para que não haja interferência do campo magnético.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


JmmSnt
luthier da loja.
Eh,eh,eh,eh.... Tá explicado.....
Mas tudo parece em ordem, a unica questão é a altura dos captadores.
Cara, se a altura da corda é maior no meio do braço e menor nas pontas, ele está empenado.... Ou seja, o tal "luthier" não regulou o tensor do instrumento....
Cara, a altura das cordas para o polo do capt é de 3 a 5mm... Mas isso pode variar conforme o que vc quer de sonoridade...
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou comprando algumas coisas que faltavam para a LP que peguei, mas ainda ão conseguiu encontrar o nut em nenhuma loja e não consegui marcar como o luthier. como as cordas estava enferrujada eu retirei, já comprei as cordas novas, mas como não encontrei o nut nem o luthier elas esta sem cordas. Quanto tempo posso deixar a LP sem corda sem que empene o braço? seria melhor colocar as cordas que comprei e quando pegar o nut mandar para o luthier?

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji