【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


bruno_novatorj
Não tem tanto problema assim não. Só não pode deixar por dias...
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então vou ter que colocar as cordas... ela já esta desde domingo sem. Vou colocar as cordas e quando comprar o nut mando para o luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


bruno_novatorj
A pestana não é tão difícil de encontrar não, nas lojas da Rua da Carioca tem,..
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu trabalho próximo a carioca, fui em 3 lojas la e nenhuma tinha, hoje vou la de novo em outras 2 lojas que ainda tem la pra ver se encontro. Hoje a noite coloco as cordas afino e deixo assim até levar pra regular.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


bruno_novatorj
Não coloque cordas novas nem afine. Leve a seu luthier, pois, para fazer a regulagem, o certo é ter cordas novas.
Abç

JmmSnt
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Agora que você disse, tenho a impressão de que o braço está levemente empenado!! Mas não tenho certeza, é bem difícil de ver. Fiz o teste com o capotraste na primeira casa e pressionando a 17ª, mas não consigo medir a distância da corda até os trastes das casas 7 e 9, fica bem próximo (mas com certeza é menos de 0,5mm). Sei que consigo tocar a corda entre a primeira e a 17ª casa, e ela soa sem trastejar na mizinha, e trastejando um pouco na mizona.

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

só fico preocupado de não arrumar o nut essa semana ainda e ficar mais uma semana sem as cordas.

abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


JmmSnt
Cara, leve sua guitarra a um luthier DE VERDADE e não a curiosos...
bruno_novatorj
Não esquenta...
Abçs

JmmSnt
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Levarei na proxima troca de cordas. Não posso levar agora, teoricamente paguei por uma regulagem, e não confio levar no mesmo lugar de novo. Estou pensando em dar uma pequena mexida no tensor, tipo 1/8 de volta, muda muita coisa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


JmmSnt
1/4...

andre.wylde
Veterano
# dez/15
· votar


Mauricio, Seiji e quem puder me ajudar,

Comprei recentemente uma Cort Custom CR e ontem fui tocar com ela em casa e notei um "buzz", principalmente quando coloco no captador do braço. Detalhe, a guitarra está regulada e não trasteja.

A priori imaginei que fosse algum pedal ou cabo, então fui testando todos os meus cabos e pedais um a um. Cheguei a conclusão que a causa poderia ser a guitarra ou o amplificador, pois mesmo com a guitarra direto no amp o problema ocorre, mas eliminei o amp como possível causa depois de testar com mais duas guitarras e não conseguir reproduzir o problema.

Eu gravei um som com o amp ligado em linha no PC, pois ele tem esse recurso:

Buzz

Vocês já tiveram algum problema parecido? O que fizeram?

Abcs
Desde de já agradeço!

Ramsay
Veterano
# dez/15 · Editado por: Ramsay
· votar


bruno_novatorj
Isso depende muito de sorte, da qualidade das madeiras do corpo e do braço e do grau de quanto a madeira está seca.
Por exemplo, eu já deixei uma SX-ST-62 por uns 6 meses sem cordas e foi só colocar cordas novas, afinar e partir pro abraço, pq a guitarra voltou a ativa sem quaisquer trastejamentos, como se as cordas nunca tivessem sido retiradas dela.

Agora, é a tal história, não pode deixar a guitarra com algumas cordas e outras faltando por muito tempo (anos), porque aí vai dar torção no braço na certa.

Ramsay
Veterano
# dez/15 · Editado por: Ramsay
· votar


andre.wylde
A julgar pelo vídeo parece ser trastejamento nas cordas mais graves e pra corrigir isso vc terá que subir a altura da ponte no pivô das cordas mais grossas.
Em todo o caso, o mestre Bertola saberá te informar melhor sobre o seu problema.

andre.wylde
Veterano
# dez/15
· votar



andre.wylde
A julgar pelo vídeo parece ser trastejamento nas cordas mais graves e pra corrigir isso vc terá que subir a altura da ponte no pivô das cordas mais grossas.
Em todo o caso, o mestre Bertola saberá te informar melhor sobre o seu problema.


Ramsay, obrigado pela resposta, mas é trastejamento. Eu regulei o braço da guitarra de forma a não trastejar no percurso todo. Isso acontece em qualquer região do braço, até mesmo com a corda solta.

Eu vou revisar novamente a cadeia de sinal toda. Não é possível... tem que ser algum pedal ou cabo causando esse problema. Só espero que não seja o ampli : (

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


andre.wylde
Em 1° lugar limpe os pots de sua guitarra com spray limpa contatos e depois suba ligeiramente as cordas bordões.
Por outro lado, vc deve verificar de novo o amp, testando outras guitarras nele. Se, depois de limpar os pots do amp TAMBÉM isso não eliminar, o problema é do alto-falante.
Abç

nanoSlash
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara. To fazendo a elétrica de uma guitarinha aí, só q, quando toco ( só está com a corda A ) faz um chiado, tipo sujo. Obs, só com a corda solta.
Ela está aterrada, tipo; potenciômetros, chave seletora ,Jack, tudo aterrado. A tampa dela e blindada, mas n Fechei pós n terminei por conta do ruido. Vc pode me ajudar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


nanoSlash
Cara, pode ser um monte de coisas...
Desde pestana com sulco mal feito, trastejamento no 1° trastes, ressonância no amp, sujeira em potenciômetros, etc, etc...
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Ramsay

É a primeira vez que pego uma guitarra usada e ainda mais muito tempo parada. sempre quis um LP, mas o preço das epiphones estão fora do meu orçamento ainda mais sem vender a minha antes. então resolvi comprar essa golden que tava muito barata 250 reais, mas precisa de uma geral. Gosto de tentar fazer as coisas eu mesmo, mas certas coisas não gosto de arriscar ainda mais sem conhecimento técnico. estou pensado em fazer tudo nela como o menor custo possivel para tentar passar ela e continuar a busca por uma LP que valha a pena, e como falam do empeno do braço fiquei com medo de ter mais esse problema, mas agora to mais tranquilo.

abç

Léo Roiz
Membro Novato
# dez/15
· votar


Pessoal,

Estou querendo trocar tanto o volume quanto o tone de uma guitarra Peavey SG Extreme de apenas um hambucking.

- Eu gostaria de substituir pelos potenciômetros da Fender, é possível?
- Qual a especificação eu tenho que procurar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Léo Roiz
Eu gostaria de substituir pelos potenciômetros da Fender, é possível?
Como assim?
A marca do pot importa pouco pois potenciômetros são apenas resistores variáveis. Claro que existem marcas de melhor qualidade, como Alpha, Gotoh ou CTS.
Para seu caso usam-se pots de 500K logarítmicos.
Abç

Léo Roiz
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: Léo Roiz
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok! É que como eu ainda não conheço nada de upgrades, preciso de parâmetros, e sendo Fender foi minha referência... Porém olha que interessante encontrei na descrição do produto no ebay : "Manufactured for Fender by CTS" rsr

Mas eu preciso comprar os pots específicos, como tone OU volume, confere? OU os pots são os mesmos e o que difere a aplicação/funcionalidade seria outro componente em conjunto como capacitores?
Se existir capacitores é interessante também trocar?

ps1: a questão é que a guitarra está com falha no potenciômetro de volume (ao chegar no final/limite ele transpassa e fica mudo); E também está provocando um provável crunch etc. Ou seja : é perceptível que ao regular o volume algo entra em falha;

ps2: a guitarra apresenta um "certo" ruído, porém sempre achei que fosse normal, mas está se agravando.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Léo Roiz
Cara, potenciômetros são quase sempre os mesmos. Compre os dessas marcas que citei acima, no valôr 500K, logarítmicos (A). Os pots são os mesmos, o que muda é o capacitor (0.047uF) no pot de tonalidade.
Leve sua guitarra a um luthier habilitado para que o mesmo proceda a troca dos pots.
Abç

landi
Membro
# dez/15 · Editado por: landi
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite , é o seguinte to com um problema em minha guitarra , ah um més e meio atrás fui fazer a blindagem de um escudo novo para minha estrato t 635 , depois de pronto a guitarra fico chiando . Então levei ela em um luthier aki da minha cidade , o cara me disse que não tinha problema na blindagem e que o problema era no jack e em um potenciômetro. Então autorizei a troca dos mesmo. Quando cheguei para pegar a guitarra o sujeito me disse que o barulho tinha melhorado uns 85 % e que o cap da ponte e do braço estavam estragados. Achei estranho pois antes de mecher nela não tinha problema ,mesmo assim peguei a guitarra.Chegando em casa e testando quase não tinha ruídos , mas alguma coisa estava diferente ( ae que começa o problema).
1- o volume da guitarra no 2 ate o 8 não tem muita diferença na altura do som , quando passa do 8 o volume aumenta um pouco e o som fica agudo , isso com a chave no meio.
2- antes quando eu colocava a chave na posico do cap do braço so o tone do meio e volume que funcionava, agora quando mecho no tone do cap da ponte o som fica mais agudo um pouco , parecendo que selecionei o cap do braco e da ponte.

Depois do ocorrido resolvi trocar os potenciômetros e o jack e preciso de sua ajuda para me indicar uma marca e modelo para minha guitarra tagima t 635 e se puder me mandar uma foto do digrama de como ligar eles corretamente .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


landi
Antes de tudo troque de luthier, pois, pelo que vc me disse, esse não resolveu...
Potenciômetro legal é da marca Alpha.
Jack, compre um estereo (e ligue como mono).
Abç

DoisUm
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O correto na regulagem de tensor pra ajustar a altura de cordas é deixar o braço perfeitamente reto e então subir ou descer as cordas, ou posso deixar o braço um pouco curvado pra poder ter cordas mais baixas?

landi
Membro
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu vou levar em ouro luthier, vou comprar o potenciômetro e levar, tava dando uma olhada , qual você acha que compro o A ou B , 250 ou 500 k? os 3 potenciômetros iguais?
Sabe me dizer se este esquema de fiação dos potenciômetro e o certo para miha guitarra ? Pois ante de levar no luthier ou dar uma conferida aqui .
Imagem fição

fconde77
Veterano
# dez/15
· votar


DoisUm
Regulagem do tensor ajusta apenas a curvatura do braço em relação a tensão das cordas. Nada tem a ver com a regulagem do tensor com altura das cordas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


DoisUm
ou posso deixar o braço um pouco curvado pra poder ter cordas mais baixas?
Não.
Regulagem do tensor ajusta apenas a curvatura do braço em relação a tensão das cordas. Nada tem a ver com a regulagem do tensor com altura das cordas
Exatamente....
landi
Sua guitarra tem capts single-coils (o esquema é esse mesmo). Use pots de 250K. E compre um linear (B) para o volume, e dois logarítmicos (A), para os tones.
Abçs

doubletalking
Veterano
# dez/15 · Editado por: doubletalking
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei recentemente uma les paul de luthier, usada. Bom, acontece o seguinte, a casa nº 12 da mizona está trastejando bastante, apenas essa única casa. As outras demais casas por todo o instrumento está totalmente ok, e dando afinação normalmente. Olhando, os trastes não parecem estar gastos desnivelados, e etc...

Na minha região de verdade não existem luthiers, e nem em cidades próximas, fica bem distante, não tenho disponibilidade para viajar. Poderia me dar uma ideia do que poderia ser isso?? e o que eu posso estar fazendo? eu sei que é importante levar até um luthier, mas no meu caso realmente estou impossibilitado de fazer.


Muito Obrigado!!!

Renan_Nunes
Veterano
# dez/15
· votar


Boa noite a todos, estou fazendo minha própria guitarra, pretendo fazer um curso um dia porém ainda não achei onde fazê-lo. Tenho várias duvidas e se puderem me ajudar, eu ficaria muito grato.

Primeira duvida: na hora de colocar o tensor da guitarra, comprei no mercado livre tensor de ação dupla (aquele com plastico azul), a duvida é: é pra tirar esse plastico azul na hora de instalar? se não, caso eu tenha tirado (burrice) tem algum problema? vou ter q comprar outro?

Segunda duvida: vi num comentário aí em cima, o Bertola falando que é pra usar pot linear para volume e log para tons, eu tinha visto um vídeo e se não me engano o luthier dizia que o normal era o contrario, alguém pode dizer se existe uma regra?

Terceira duvida: Vou montar uma guitarra com parte elétrica do tipo da LP ou Sg, 2 humbucker, 2 vol, 2 tom e chave seletora 3 posições, posso colocar todos os pots de 500k? ou devo colocar os pots de tom de 250k? Além disso, quais capacitores devo usar?

Tenho outras duvidas, mas por enquanto se puderem me ajudar nessas já sera de grande ajuda. Obrigado e feliz ano novo a todos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji