【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Pedro Pedrosa
Cara, a corda sol é sempre problemática em violões.
Isso nada tem à ver com o tensor (se o mesmo estiver devidamente regulado e o braço sem empeno).
Leve a seu luthier para que ele proceda um ajuste da ação das cordas.
Abç

_Neo_
Veterano
# dez/15
· votar


Boa noite.
Troquei oo nut da guitarra strato.
E quando faço acordes abertos ( aqueles básicos estilo violão), as notas soam desafinadas (apesar de todas as cordas estarem afinadas....)
Pode ser a altura das cordas por causa do novo nut, não é?
Estou querendo lixa-lo para diminuir a altura... Qual é a média de altura que devo deixar para o nut de uma strato? (Sei que é bem particular esse lance de altura de cordas, mas peço uma direção/base para eu seguir).
Grato

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


_Neo_

Está confortável assim? Se sim, não tem o que mexer...
O que precisa ser feito é o acerto das oitavas para essa nova altura...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


_Neo_
Pode ser a altura das cordas por causa do novo nut, não é?
Pode.
Qual é a média de altura que devo deixar para o nut de uma strato?
o mais baixo possível sem trastejar...
Abç

landi
Membro
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde , e o seguinte ,resolvi trocar o escudo da minha guitarra T 635 , quando tirei o escudo antigo , ve que a blindagem da guitarra( feita com papel aluminio ) estava um pouco danificada em algumas partes, entao resolvi refazer colando papel aluminio na guitarra e no escudo também, ve varios videos antes de fazer . Só que depois de tudo pronto liguei a guitarra (sem cordas) so pra testar e quando liguei fico com uma ruidera do caralho. Entao remove o papel do escudo, pois quando colocava a mao no escudo parava , depois de ter tirado o papel do escudo o ruido ainda continua e bem alto , só para quando coloco a mão no captador que esta selecionado .
Sabe me dizer oque pode ser e como resolver?
Tenho certeza que tenho que levar em luthier mas queria saber se consigo arrumar se nao vou ter que levar mesmo.

Dom Ruan rr
Membro Novato
# dez/15
· votar


Pessoal eu tenho um violão Memphis ele tem um equalizador no corpo! Mas quando ligo ele no amplificador o som fica orrivel eu particulamente gosto do som dele mas quando esta amplificado fica ruim! Ja tentei ajusta no equalizador mais nada! Eu acho que o captador é de rastilho sera se eu trocar o captador fica melhor? Ou n adianta mandar mecher que vai ficar ruim do mesmo jeito?
Eu tenho outro violão kachina ruizim que eu coloquei 1 captador magnetico de 50reais. E o som é melhor que esse!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


landi
A blindagem está dando contato com as peças internas. Isole-as.
Dom Ruan rr
Que amp vc usa?
A equalização para violão não é a mesma que de guitarra...
Abçs

Dom Ruan rr
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu so testei no meu amp aki é um roland cube 20xr eu sempre deixo o amplificador em flat!
O som do violão fica bem crespo sai o som da palheta e ate o som do dedo nas cordas e o som não é bonito! :-/
Ja ajustei no equelizador do proprio violão mais não fica aquele som claro e bonito!
Acho que esse equalizador que vem nesse violão deve ser ruizim! O que vc me diz amigo ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Dom Ruan rr
Não digo nada.
Experimente em outro amp, de preferência de baixo....
Abç

Gulherme Polar
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a melhor forma de trocar as cordas da guitarra?

Tô procurando um mini humbucker pra minha tele, de saída média ou baixa. Qual recomendaria, mestre?

landi
Membro
# dez/15 · Editado por: landi
· votar


Bertola

Tirei o escudo da guitarra com os cap, os potenciometro e a chave seletora , nao tem nada encostando na blindagem de dentro ( a nao ser o fio terra que sai do potenciômetro pra blindagem) e tbm nao tem nem um fio encostando em outro,mas o ruido continua. Agora quando coloco a mao na blindagem o ruido para, se eu deixar a chave seletora so pro cap do meio, e deixar aberto o volume e fechar os 2 potenciometro , o ruido fica bem baixo mas ainda tem .
Ah e é normal fazer um ruido bem alto quando coloco a mao em cima dos ferro do captador ? não ei se ja fazia antes ou não, pois nunca tinha colocado a mao nos captador com a guit ligada.

busterchair
Veterano
# dez/15 · Editado por: busterchair
· votar


Boa noite a todos,

Comprei nos EUA um Fender Blues Jr III e pro meu azar quando cheguei em casa minha guitarra havia quebrado.

Resumindo, to afim de uma nova pra tocar rock em geral, gastar até uns R$ 6.000 em um guitarra. Estou bem fora do mercado ainda mais com esse dólar doido.

O que recomendam?

Abraços!!

Dom Ruan rr
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Te entendo ok irei testar em outro amp! Agradeço a atenção!!!

Ramsay
Veterano
# dez/15
· votar


landi

Se quando vc coloca a mão na blindagem o ruído para, então o problema não é da guitarra, mas, sim da sua rede elétrica e do amp que não está aterrado como deveria.

Juliano P
Veterano
# dez/15
· votar


Normalmente um assunto que se repete por milhoes de topicos..e vezes..e anos e se repetirá pra sempre kkkk
Eu sei que a ação das cordas depende muito do gosto, da pegada ( se palheta forte, ou se usa mais a mao esquerda na escala mesmo) depende da curvatura do braço e tudo mais...
Aparentemente guitarristas mais velozes usam ação mais baixas, mas essa ação seria em torno de qtos mm em relaçao aos trastes ???
Vejo guitarristas que mesmo preferindo açao baixa, sempre usam uma telecaster vintage com curvatura bem acentuada etc...
apesar de gosto ser gosto, e nao haver regras...a pergunta seria mais por curiosidade...o que seria considerado ação baixa, media e alta de uma forma geral em mm?
É possivel velocidade extrema num raio de curvatura 7,5 com trastes vintages?kkkk abraçooo obrigadooo

SkyHawk
Membro
# dez/15
· votar


Juliano P
Minha tele 52 tem raio 7,25, traste vintage fininho, e ponte vintage de 3 saddles sem compensação, mandei para um setup profissional e voltou uma manteiga. Acreditem ou não, não mata bends, ação média-baixa e dá para ser muito rápido nela. Nem eu acreditei, o luthier mandou muito bem, foi caro mas valeu cada centavo.

Juliano P
Veterano
# dez/15
· votar


SkyHawk
Opaa..e o que ele fez na regulagem? retificou os trastes? etc etcc

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Gulherme Polar
Qual a melhor forma de trocar as cordas da guitarra?

Como assim cara?
landi
Reveja todo o aterramento cara, não está correto...
Reveja também a interferência elétrica da rêde.
Juliano P
o que ele fez na regulagem?
Fez uma regulagem bem feita....
Abçs

Juliano P
Veterano
# dez/15
· votar


Já postei aqui um dia...mas olha que coisa mais linda...

https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xfl1/v/t1.0-9/11140405_92 9814993762939_5812047896472791061_n.jpg?oh=1b40ed98007431bc40b189f894e cae3d&oe=56D80E9A

Captadores Lollar blackface, trastes medios, sunburst reliquia, o tensor no braço é do lado do corpo (igual as mais antigas)...porem o raio de curvatura do braço é 10..ao inves de 7,5 ou 9,5...
Em relação a minha fender mexicana...a ponte tem o espaço entre as cordas maiores , tanto é que o mizão no fim da escala quase sai da escala hehehe... Isso era feito nas fenders mais antigas nao era?

Essa Guitarra tem medidas iguais da fender, headstock..e tudo...É um luthier que tem licença pra fazer essas "cópias" porem são sempre reliquias, feitas custom e envelhecidas...

Achei a tocabilidade do braço incrivel, sou fã de strato..e essa então apaixonei...
Só estou na duvida..se mantenho o captador da ponte, ou se algum dia mais pra frente coloque algum Humbucker na ponte pra tocar algo mais pesado, porem esses singles coils tem uma qualidade tao boa..que dá até dó de trocar o da ponte hehehehe

No mais..o que acham? Já viram uma dessa por aí? Pelo que andei lendo, são fabricadas poucas, e é mais raro encontrar... normalmente se ve grosh, suhr, fender, e muitas outras..mas essas são meios rarasss...
A unica curiosidade minha agora..fica com a Suhr classic..gostaria muito de testar uma... no resto acho que já consegui meu sonho que é este daí!!! hehehe
abraçaooo galeraaaa

Juliano P
Veterano
# dez/15
· votar


Link correto

https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xfl1/v/t1.0-9/11140405_92 9814993762939_5812047896472791061_n.jpg?oh=1b40ed98007431bc40b189f894e cae3d&oe=56D80E9A

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Juliano P
Existem vários desses bons fabricantes de guitarras "réplicas" por aí. Todos fazendo um bom trabalho, inclusive aqui no Brasil.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Juliano P
Existem vários desses bons fabricantes de guitarras "réplicas" por aí. Todos fazendo um bom trabalho, inclusive aqui no Brasil.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Juliano P
Existem vários desses bons fabricantes de guitarras "réplicas" por aí. Todos fazendo um bom trabalho, inclusive aqui no Brasil.
Abç

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: JesusChristAndTheHeadbangers
· votar


Bertola, Seiji, bom dia!

Pfv, uma opinião de vcs.. Quero mandar fazer uma strato que será HH e com ponte fixa e cordas através do corpo, usando os captadores 496 e 600t Malagoli, que são high gain, com 3 imãs cerâmicos, bem fortes msm. Já tenho os caps, testei eles em uma SX de "American Alder", mas o 600t principalmente ficou muito agudo, quase que irritante com distorção, então tirei eles e pensei em por em uma com corpo de Mogno, mas tenho lido que Cedro-Rosa se assemelha ao Mogno, porém dependendo da combinação das madeiras do braço, pode ficar abafado demais.
Então o que vocês indicariam como madeiras para essa guitarra? Corpo de Cedro-Rosa e braço em Marfim com escala em Ipê, por exemplo?

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers
Corpo de Cedro-Rosa e braço em Marfim com escala em Ipê, por exemplo?

Boa combinação...
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# dez/15
· votar


Juliano P

iradas essas rittenhouse, uma mais bonita que a outra, sonho de consumo. aqui no RJ tem uma loja que vende uns 3 modelos, mas são carissimas!! na casa dos 12 mil reais. na verdade tudo que vi nessa loja é caro desde os pedais que sõ quase todos de boutique até as guitarras.

Juliano P
Veterano
# dez/15
· votar


bruno_novatorj
Issoo..é por volta desse preço mesmo... a qualidade é muito boa sim...com certeza..nao tem como pagar 12 mil em algo horrivel...Porem a maior parte do valor é imposto, e o fato de ser uma replica reliquia.... eu acho fantastica..era meu sonho tb..cada um tem um sonho por mais doido q seja kkkkk
Mas se voce pegar uma fender americana usada de 3 mil reais...faz exatamente a mesma coisa...paga-se um pouco mais pelo sonho sim hehehe

Mauricio Luiz Bertola
sim..ja vi alguns amigos com guitarras feitas aqui no brasil fantasticas..escalas q nunca vi igual... obrigadoo pelo comentario....
Achei essa guitarra fantastica..até o cheiro dela kkkkkkkk
Só a corda mizao que ainda estou começando acostumar...porque a strato mexicana minha tem a distancia entre as cordas bem menores e o mizao nao fica tao fora do braço kkkkk
abraçaooo

Gulherme Polar
Membro Novato
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Correta no sentido de fixar bem as cordas, manter a afinação.

SkyHawk
Membro
# dez/15
· votar


Juliano P
Não, nem encostou nos trastes é uma custom shop Fender...rssssss

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


Juliano P
Check this:
http://www.guitargarage.com.br/novo/portal/php/replicas.php
Gulherme Polar
Cara, já expliquei esse procedimento aqui... Use a busca por favor.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji