【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Cup Noodles
Veterano
# out/15
· votar

Olá Mauricio Luiz Bertola

Tudo bem?
Estou com uma dúvida.
Você acha que compensa investir em upgrades em uma Guitarra Cort Zenox Z42 ?

Pensei em trocar tudo...
desde parte elétrica, Captadores, tarraxas, Nut..

compensa investir nessa guitarra?

marcelosz
Membro Novato
# out/15
· votar

SkyHawk e Mauricio Luiz Bertola
Sobre a questão da seca e como isso afeta instrumentos, não sei se foi coincidência ou não, mas notei que as guitarras com braço de maple sofreram mais, a ponto dos frets começarem a "saltarem" um pouquinho nas laterais.
As de rosewood nem tanto.
O que acham, ou não tem nada a ver? Rosewood seria mais "resistente" a estas variações de clima será?

leolmx
Veterano
# out/15
· votar

Boa tarde! Quanto vcs cobrariam para instalação de trastes em aço inox em uma Ibanez RG? Os trastes são da Dunlop e eles já vem cortados (acredito que isso facilite o trabalho).

Vonder
Membro Novato
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tagima T735S (Versão mais ou menos recente)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Cup Noodles
Não. Trocar tudo não compensa...
marcelosz
Sim, é mais resistente pois é madeira de climas mais quentes.
leolmx
Esse tipo de pergunta é contra as regras do fórum.
Vonder
Vc terá problemas pois os furos pré-existentes não "encaixarão".
Abçs

lucas.motorbreath
Membro Novato
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
É comum em guitarras com ponte fixa apresentar probleminhas de oitavas? Pois eu tenho uma Omen 6 e parece que as oitavas não são tão estáveis, me disseram que é porque ponte Tune-O-Matic é algo mais antigo. Pode ser a afinação também, mas quando eu toco as oitavas nunca soa tão regular quanto da minha Cort.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
É comum em guitarras com ponte fixa apresentar probleminhas de oitavas? Pois eu tenho uma Omen 6 e parece que as oitavas não são tão estáveis, me disseram que é porque ponte Tune-O-Matic é algo mais antigo. Pode ser a afinação também, mas quando eu toco as oitavas nunca soa tão regular quanto da minha Cort.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

lucas.motorbreath
Pode ser um monte de coisas...
No mais, refaça a regulagem com um afinador de ponteiros e com cordas novas.
Abç

Jeino
Veterano
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Quais são upgrades plausíveis para uma Tagima 635 das antigas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

Jeino
Captadores, bloco da ponte e, se desgastadas, tarraxas.
Abç

Forneria
Veterano
# out/15
· votar

Bertola, tudo bem?

Em uma guitarra equipada com Wilkinson VS100, caso eu usasse como captador da ponte (nickel cover) com espaçamento padrão, haveria perda sonora?

Abs!

Vonder
Membro Novato
# out/15
· votar

Há alguma ponte de qualidade com este espaçamento? Não encontro nenhuma além da que está na minha guitarra, e gostaria de trocá-la, pois seu bloco e saddles estão tristes..
Trocar apenas saddles/bloco vale a pena?

Vonder
Membro Novato
# out/15
· votar

Há alguma ponte de qualidade com este espaçamento? Não encontro nenhuma além da que está na minha guitarra, e gostaria de trocá-la, pois seu bloco e saddles estão tristes..

Vonder
Membro Novato
# out/15
· votar

Vonder
Membro Novato
# out/15
· votar

Vonder
Membro Novato
# out/15
· votar

Desculpem se postei várias vezes a mesma coisa, não foi intencional..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

Forneria
Não.
As cordas não precisam passar exatamente no centro dos polos, afinal, campo magnético não é igual à foco de luz...
Vonder
Sim, vale...
Abçs

Forneria
Veterano
# out/15
· votar

Obrigadão pela resposta, Bertola!

Abs!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
as cordas são novas, observei também que quando afino todas, vou revisar pra ver se está tudo ok e vejo que elas sobem de afinação, aquelas pecinhas onde repousam as cordas estão viradas pra trás só pra constar, e mesmo assim não dá oitavas e ela tem esses problemas de afinação, também quando dou bends, as cordas foram colocadas certinha igual um carretel, o que pode ser que está causando essa instabilidade na afinação pelo amor de Deus? Será que pode ser aquela compensação da altura do braço?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
as cordas são novas, observei também que quando afino todas, vou revisar pra ver se está tudo ok e vejo que elas sobem de afinação, aquelas pecinhas onde repousam as cordas estão viradas pra trás só pra constar, e mesmo assim não dá oitavas e ela tem esses problemas de afinação, também quando dou bends, as cordas foram colocadas certinha igual um carretel, o que pode ser que está causando essa instabilidade na afinação pelo amor de Deus? Será que pode ser aquela compensação da altura do braço?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# out/15
· votar

desculpa deu erro ai e enviou duas vezes

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

lucas.motorbreath
Não é isso não. Lubrifique os carrinhos da ponte (com WD-40 ou óleo-de-máquina) e a pestana (com grafite em pó ou vaselina sólida se não usar cordas Elixir).
Abç

Eliseu_Augusto
Veterano
# out/15
· votar

Mestre, você ja trabalhou com essa serie Classic Vibe da Squier? o que me diz do Pinho, madeira usada no corpo.
abraços

Eliseu_Augusto
Veterano
# out/15
· votar

Mestre, você ja trabalhou com essa serie Classic Vibe da Squier? o que me diz do Pinho, madeira usada no corpo.
abraços

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar

Tenho um Wah Fat Boy da Onner (ganhei de um amigo há 2 semanas) e ele não estava funcionando. Hora ligava, cortava o som, funcionava quase como um pedal de volume, voltava, apagava... enfim.

Hoje resolvi abrir ele e constatei que o indutor está solto. A solda fria quebrou e ele estava solto na placa, coisa que resolvo facilmente. Entretanto, há uma pinagem diferente no circuito também, o que sugere que pode ser usado um outro indutor diferente.

Alguém já fez isso? Qual indutor usou?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

Eliseu_Augusto
O pinho é utilizado apenas nas Teles.
É muito leve e ressonante. Eu mesmo já construí um baixo (P-Bass) de araucária (pinho-do-Paraná), com excelentes resultados.
sandroguiraldo
Não sei, pois podem haver diferenças de projeto, mas sugiro esses:
http://www.smithersaudio.com.br/Smithers_Audio/INDUTOR.html
Abçs

Eliseu_Augusto
Veterano
# out/15
· votar

legal! mas as caracteristicas do pinho puxam para um som mais brilhante, agudos, nessa onda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

Eliseu_Augusto
Não, pois a madeira é menos densa e mais macia, isso "filtra" os sons mais agudos...
Abç

Eliseu_Augusto
Veterano
# out/15
· votar

Entendi! Então ela proporciona um som equilibrado! Sem puxar p determinadas características, correto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar

Eliseu_Augusto
Sim.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji