Autor |
Mensagem |
Mauricio Luiz Bertola Veterano
 |
# nov/15
· votar
Fábio Santiago Não. Tem que pesquisar mesmo... Abç
|
Tonho Cruz Veterano |
# nov/15
· votar
Amigos, há alguma diferença de performance entre a regulagem do tensor localizada no headstock ou no tróculo? Ou seja, um é melhor que outro?
|
 |
# nov/15
· votar
Tonho Cruz Não. Abç
|
GabriaTz Membro Novato |
# nov/15 · Editado por: GabriaTz
· votar
Bertola a ponte da minha les Paul está desfiando as cordas já e o segundo jogo que eu compro o que devo fazer para isso não acontecer mais ?
|
 |
# nov/15
· votar
GabriaTz Lime os sulcos dos carrinhos e arremate com lixa d'agua... Abç
|
Palheta Mexicana Membro Novato |
# nov/15
· votar
Pessoal, boa tarde!
Sou novo no fórum (venho batalhando há 3 dias para conseguir entrar pois o mesmo estava com erro na ativação do cadastro). Gostaria de saber o que vocês acham do corpo da condor rx-20. Comprei uma usada com captadores da ponte e meio IBANEZ, e do braço original. Gostei muito do som dela, embora sinta uma leve falta de agudos. A rx-20 é uma guitarra boa para estudos? Já mandei no luthier e está reguladaça huaehuaehuae
|
 |
# nov/15
· votar
Palheta Mexicana É uma guitarra de iniciante. Sem mais. Abç
|
Forneria Veterano |
# nov/15
· votar
Grandiosíssimo Bertola, tenho dois captadores com capa dourada que já estão quase perdendo totalmente a cor.
Pergunto: existe a possibilidade de dourar a capa novamente ou o jeito é aceitar que dói menos?
|
 |
# nov/15
· votar
Forneria Vais gastar uma grana pra nada... Abç
|
Forneria Veterano |
# nov/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Putz, hehehehehe
Abs!!!!
|
Gulherme Polar Membro Novato |
# nov/15
· votar
Bertola, sobre a confiabilidade e durabilidade das cordas de guitarra nacionais. Qual é a melhor?
|
 |
# nov/15
· votar
Gulherme Polar Giannini é a melhor, de longe... Evite as outras... Abç
|
Ramsay Veterano |
# nov/15 · Editado por: Ramsay
· votar
Mauricio Luiz Bertola Bertola, por favor, me tira uma dúvida: Numa guitarra tipo strato, pra tornar a alavancada mais fácil, qual é a disposição ideal das 3 molas?? 1) As 3 molas paralelas 2) As molas dos extremos inclinadas e só a mola central na horizontal.
Paralelas. Alavancada não tem que ser mais "fácil". Tem é que ter estabilidade, o que se consegue com o uso de molas de qualidade (5 delas), com regulagem bem feita do sistema, com lubrificação adequada e cordas novas colocadas corretamente nas tarraxas e procedimentos de estabilização da afinação feitos.
Bertola, obrigado pela resposta, mas, eu nunca usaria 5 molas, porque pra dar alavancadas o cara teria que ser um halterofilista. Colocar 5 molas é quase o mesmo que travar a ponte com um pedaço de madeira.
Mas, com relação as molas, eu peço que assista ao vídeo abaixo e me diga o que vc acha, sendo que o cara usa maior tensão na mola próxima dos bordões e menor tensão na mola próxima das primas e o poste fica inclinado. Abçs.
|
 |
# nov/15
· votar
Ramsay Colocar 5 molas é quase o mesmo que travar a ponte com um pedaço de madeira. Isso é um equívoco cara. As molas são presas em uma peça que é regulada à gosto do "freguês", e não fica pesado ou duro não. Basta ver como o Jimi Hendrix e o Blackmore usavam 5 molas e faziam suas alavancadas numa boa... As 5 molas, além de acrescentarem massa ao "sistema", proporcionam mais estabilidade. Basta regular bem... Quanto ao vídeo, não preciso assistir, pois concordo com ele. A tensão no bordão tem que ser maior mesmo, mas não muito... Abç
|
Ramsay Veterano |
# nov/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Pois é, o fato é que na maior parte das minhas guitarras eu utilizo só 2 molas, ou seja, elas vem com 3 molas e eu sempre tiro uma fora, pq assim a alavancada fica bem mais fácil e tranquila. Com 3 molas, mesmo afrouxando os parafusos do poste, a alavancada fica bem mais dura e difícil. E mesmo com 2 molas eu consigo uma afinação estável.
Quanto ao vídeo, então vc concorda. Vou tentar isso na minha Fender. Valeu.
|
 |
# nov/15
· votar
Ramsay Lembre-se: Tudo é uma questão de regulagem... Abç
|
marcelosz Membro Novato |
# nov/15
· votar
Ramsay Cara, muito obrigado pelo vídeo!!! Estava a procura de alguém que explicasse e desse boas dicas sobre a questão do setup das molas numa Strato. (E que coisa linda os harmônicos que ele dá no início!)
"YouTube : compartilhando conhecimento desde 2005" :-)
|
# nov/15
· votar
Aproveitando o assunto das molas. Minha strato só tem duas, é normal? Não tive problemas de regulagem nem nada, e nem uso alavanca.
|
 |
# nov/15
· votar
Palheta Mexicana Do ponto-de-vista da própria fábrica, não. Abç
|
lucasvaladao Membro Novato |
# nov/15
· votar
Bom gostaria de perguntar o seguinte:
Comprei um violão rozini 12 cordas rx415at, esse violão e da serie que tem tampo maciço, bom tenho notado algumas pequenas ondulações no tampo, acredito que seja por causa do cavalete dos violões rozini que não tem aqueles tradicionais pinos para prender as cordas, as cordas são presas no proprio cavalete, como são nos violões de nylon. Bom a principio pensei em afinar ele em ré, e gostaria de saber se o melhor mesmo e fazer os furos dos pinos ou comprar um outro cavalete para trocar antes que piore a situação. Será que isso adiantaria? já que a tensão das cordas e muito grande.
Se alguem puder da um help ai.
|
 |
# nov/15
· votar
lucasvaladao O melhor seria colocar um cordal. Abç
|
# nov/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Mestre! Minha guitarra dia sim, dia não, resolve trastejar. Seria isso resultado das recorrentes alterações climáticas do local onde moro e onde guardo a mesma? De qualquer forma, ela veio do luthier agora, já vou devolver para ele dar uma resolvida. Talvez subir a ação um pouquinho, ou lixar mais um pouco os trastes.
|
 |
# nov/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
Palheta Mexicana Sim, é isso mesmo... Variações climáticas e mal acondicionamento causam isso... Abç
|
# nov/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Neste caso, você sugere que eu suba um pouco a ação das cordas pra evitar isso? Mesmo tornando a guitarra menos macia?
|
 |
# nov/15
· votar
Palheta Mexicana Não. A resposta é um trabalho no braço feito por luthier competente. Abç
|
# nov/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Valeu! Vou levar de volta nele. Tenho boas referências do trabalho que ele executa. Trabalho em um hotel, e o mesmo trata os equipamentos de um dos músicos que tocam lá nas quintas-feiras.
|
Dom Ruan rr Membro Novato |
# nov/15 · Editado por: Dom Ruan rr
· votar
Bertola boa noite! Primeiramente quero pedir desculpa por vim incomodar mais uma vez! (Eu disse pra mim mesmo que n iria mais te incomodar! Mas... Bom casso possa me ajudar!
Montei o pedal super fuzz Primeiro eu o fiz tudo certo e sempre comferindo ai quando fui testar ele nao saiu nenhum som! Comecei a comferir olhei se tinha alguma solda fria olhei se tavam pasando corrente pelos fios(ja que eu usei ums que tinha aki em casa) e ta tudo ok! Ai me veio a ideia de girar o trimer comesou a sair som mais sem a distorção! Mas quando aperto no dpdt ai ele para de sair som! Ja n sei mas o que testar! Sabe o que que mais eu devo testar? O que pode ser esse problema! Agradesso!!!
Mauricio Luiz Bertola
|
 |
# nov/15
· votar
Dom Ruan rr Reveja as ligações e a polaridade de capacitores e transístores. Abç
|
Dom Ruan rr Membro Novato |
# nov/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola O pior que ta tudo ok aqui! Mais com certeza tem algo errado! Como comprei material pra fazer 2 vou comesar a montar o outro com mais calma! amanha Vou comprar fio. E refazer! Posto novamente o resultado! Obrigado!
|
Jabijirous Veterano |
# nov/15
· votar
Alguém sabe me dizer se essa peça é vendida aqui no brasil? Na verdade eu queria só a "arruela"
http://www.stewmac.com/Hardware_and_Parts/All_Hardware_and_Parts_by_In strument/Electric_Guitar/Bridges_and_Tailpieces/Tune-o-matic_Bridge_Pa rts/Posts_Thumbwheels_for_ABR-1_Tune-o-matic_Bridges.html
|