【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

cheidpulga
Cara, ambas são bem legais. O freijó "timbra" mais próximo do amieiro (alder), mas é mais pesado e precisa lixar bastante bem. Marupá é mais leve e também "timbra" bem (é a madeira que mais uso) e é de acabamento mais fácil (o tradicional seladora + cêra de carnaúba).
Abç

cheidpulga
Veterano
# out/15
· votar

Então vou de marupá, mais leve, acabamento mais fácil, mais barato, porém acho que terei que gastar R$200 com uma pintura, ela natural fica muito feia, porém sempre quis uma strato surf green ou red fiesta hehehe.

jjuniork
Membro Novato
# out/15
· votar

Olá, galera tenho uma strato Menphis e estou quase substintuindo o captador single da ponte por um humbucker, Malagoli 600 t eu ouvi dizer que esse Malagoli 600 t trabalha o som parecido com os da Gibson e eu gosto mundo de Bad Religion,o que voces acham desse Captador em uma stratocaster pra tocar Punk Rock ? da pra se divertir ?
obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

cheidpulga
ela natural fica muito feia
Não acho não...
jjuniork
É um bom capt.
Vc pode optar por esse aqui também:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1173-captador_traditio nal_hb_hot_ponte_diversas_cores
Abçs

cheidpulga
Veterano
# out/15
· votar

É porque eu gosto do natural com os veios bem aparentes. Eu estava vendo aqui ele tambem tem o Cedro Rosa e o Ash só que em 2 peças. Na verdade quero o timbre mais tradicional e clássico possível de Strato e como não entendo muito de madeira fico numa dúvida, o melhor seria o Ash?

bruno_novatorj
Membro Novato
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

pegando carona no tópico do amigo, vc indica algum vendedor de braço de telecaster?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

cheidpulga
Todas as opções são boas...
bruno_novatorj
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698779653-braco-de-guitarra-tel ecaster-fender-novo-marfin-e-ip-_JM
Abçs

kbza
Veterano
# out/15
· votar

fconde77
Cara, pra falar a verdade, nunca havia ouvido falar antes em limar as facas da ponte, mas o pessoal tem dito ter bom resultado com isso. Acredito que o grande problema seria deixar dentes nas facas, que funcionariam como lixas no pivôs, estragando ainda mais a ponte toda.

Não cheguei a fazer o procedimento, mas se o fizer (irei comprar molas novas primeiro, para ver o resultado), irei lixando a parte limada com lixas até chegar em uma lixa 1200 ou 2000, e ainda irei passar uma palha de aço (estilo Bombril), para deixar a zona o mais lisa possível.

Você recomenda um procedimento diferente?

Ramsay
Pois é man, ultimamente tem sobrado uma grana, ai deu pra investir numas guitas legais. O lance da ponte das duas guitarras é que me deixou chateado. Não moro na praia, estou morando no Rio Grande do Sul, e aqui ultimamente tem tido variações grandes de temperatura (É horrível pro instrumento, mas não posso fazer nada para evitar o clima =( ).

Ahhhhh, lembro que a Tagima estava OK quanto à afinação (inclusive um amigo ficou impressionado, afirmando que nunca tinha tocado numa ponte tão boa), e o problema só apareceu depois de ter deixado o instrumento no luthier =(. Talvez sejam as cordas novas (.009), e molas já sem tanta tensão. Não duvido também que as molas originais tenham sido trocadas por genéricas (infelizmente, em todas as áreas há profissionais ruins). Se o Bertola trabalhasse no RS, levava pra ele as guitas.

Quanto à Ibanez, consultei o número de série dela, e ela foi fabricada no ano 2008, sendo que só foi vendida a um particular esse ano, o que com toda certeza significa que as mesmas molas estão há sete anos na guita. Talvez elas tenham perdido sua tensão original. O jeito é gastar com molas novas e ver se o problema resolve.

Alguém sabe algum site ou vendedor do MercadoLivre de confiança, que realmente venda molas da marca GOTOH? Pergunto, pois alguns vendedores, nas suas qualificações, tem compradores informando que o produto vem se qualquer garantia de que seja original. Não me importo de gastar um pouco a mais, desde que tenha certeza de que estou pagando por algo de qualidade.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

kbza
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691359715-kit-molas-gotoh-power -spring-pct-c3-floyd-rose-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699688542-kit-3-molas-gotoh-pon te-guitarra-tremolo-floyd-rose-psp-_JM
Abç

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola. Eu estou com duas dúvidas.

Já li na internet o pessoal falar, e recomendar, que não tem problema prender as cordas na floyd rose direto nas bolinhas, com estas substituido os bloquinhos que travam. Eu tenho alguns bloquinhos problemáticos, e estou pensando em adotar esta forma de prender. Tem algum problema nisso?

E segunda dúvida. Uma vez tentando limpar resíduos da escala da minha guitarra, eu cometi o erro de passar uma ponta que não me lembro do que era, a fim de retira-los, e isso resultou em uns arranhados na escala. São arranhados relativamente superficiais, causam problema apenas estéticamente. Eu irei licha-los, e gostaria de saber quais espessuras e tipos de lixas usar. É apenas para remover os arranhados, então deduzo que são lixas bem finas.

Agradeço Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

Wuju Wu Yi
Eu tenho alguns bloquinhos problemáticos
Compre novos... Não economize!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709996773-kit-com-06-blocos-par a-trava-de-ponte-floyd-rose-_JM
prender as cordas na floyd rose direto nas bolinhas, (...) Tem algum problema nisso?
Sim. Não faça isso...
Para limpar a escala vc usa esponja de cozinha, a parte verde, embebida em Veja. Limpe, retirando as crostas, passe um pano para limpar e depois deixe secar por um tempo e depois aplique óleo-de-peroba. Em caso de riscos, passe lixa 400 ou até mesmo bombril.
Abç

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sim. Não faça isso...

no caso, quais seriam os problemas ?

eu estou tentando evitar gastar, se há essa alternativa. ai queria entender porque o 'barato poderia sair caro'.

já ouvi mais de uma pessoa dizer que faz isso e não tem problemas. ai queria entender.

ara limpar a escala vc usa esponja de cozinha, a parte verde, embebida em Veja. Limpe, retirando as crostas, passe um pano para limpar e depois deixe secar por um tempo e depois aplique óleo-de-peroba. Em caso de riscos, passe lixa 400 ou até mesmo bombril.
Abç

Entendi.

Obrigado, agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

Wuju Wu Yi
Porque a parte "errolada" da corda ficará sobre o carrinho, em alguns casos, até depois, impedindo a afinação correta...
Abç

lucas.motorbreath
Membro Novato
# out/15
· votar

jjuniork
o captador é bom, mas a guitarra não presta, Memphis não tem madeira, acho bobagem tunar essas guitarras, eu investiria em uma guitarra melhorzinha, se vc gosta de strato uma SX já tive e é bem legal, e os caps já são bacanas

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado.

bruno_novatorj
Membro Novato
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Apesar de estar nova, estava tentando passar minha jackson para pegar uma guitarra mais versátil, já que toco em casa só, e gosto de tocar um pouco de tudo. vi vários reviews dela e a unica coisa que ouvi falar mal foi do jack e da chave seletora dos captadores. como pra venda e troca ela é muito desvalorizada decidi ficar com ela e melhorar tudo que puder e colocar um captador mais versátil na ponte. o que vc me indicaria em relação a upgrades e captadores?

obrigado,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

bruno_novatorj
Não vejo necessidade disso....
Abç

cheidpulga
Veterano
# out/15
· votar

Bertolão, tava dando uma olhada nos timbres das stratos nas madeiras nacionais e me pareceu que o Marupá tem mais médio-grave que o alder e o ash, que é o que me agrada muito numa guita, sem falar que tem um agudo também muito definido. É engraçado que quase não é utilizado pelas grandes marcas, e que tem um timbre pra mim até mais bonito do que o famigerado Amieiro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

cheidpulga
É por isso que uso essa madeira....
Cara, compre o corpo que te indiquei, faça umacabamento em casa mesmo (ao "natural"), monte ou peça pra seu luthier montar e regular tudo, e.... Seja feliz...
Abç

cheidpulga
Veterano
# out/15
· votar

Demorô Bertolão, você é o nosso anjo da guarda hehehhee

Dom Ruan rr
Membro Novato
# out/15
· votar

Duvida!!
Um equelizador de violão dos que vem na lateral do violão! Comsegue pre amplificar um captador magnetico single?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

Dom Ruan rr
Não. São sistemas distintos.
Abç

Dom Ruan rr
Membro Novato
# out/15
· votar

Oks obrigado!! =)

lucas.motorbreath
Membro Novato
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Observei que na minha guitarra tem uma elevação da escala na parte de cima, dos bordões, e na parte de baixo das primas está reto, levei no luthier, o Lee, conceituado com mais de 30 anos de experiência e ele disse que isso é normal para guitarra de ponte Tune-O-Matic de junção quadrada, que se trata de uma regulagem de compensação do braço, quero confirmar com vc se isso realmente procede, pois achei estranho, segue as fotos:

Lado dos bordões com elevação na escala

Lado das primas com escala reta

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar

lucas.motorbreath
Não é anormal não.
Abç

Symptom
Veterano
# out/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Vi você recomendando um vendedor do Mercado Livre, para uns corpos de strato/tele. Dei uma olhada e fiquei com vontade de tocar um projeto e montar uma guitarra dessas. Mas aí, fiquei na dúvida. Valeria a pena comprar um corpo desses, um braço tipo da all parts, toda a eletrica, fazer pintura, etc? Ou seria mais negócio comprar, por exemplo, uma SX e mudar eletrica e ferragens?

A qualidade seria MUITO maior comprando coisas desse tipo?

Abraço!

marcelosz
Membro Novato
# out/15
· votar

cheidpulga
Montei uma guitarra parecida com essa que você está "imaginando". Corpo de marupá e captadores Fender Vintage Noiseless. Postei o resultado aqui ó: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/322761/p1 .

Gostei muito do marupá também. Muito leve. Fácil de lixar/pintar. Mas é difícil achar peças bonitas que permitam deixar ao natural. Acabei colocando pintura sólida.

prd
Membro Novato
# out/15
· votar

Falae!

Estou com minha Vintage V100. Preciso comprar um case pra ela agora, e também estou pensando em talvez fazer um upgrade no captador. Querendo comprar cabo tbm.

Pensando em comprar nos EUA. Mesmo com dolar alto, to achando que val a pena

1) Em relação ao case, pensei nesse da Epiphone
http://www.amazon.com/gp/product/B0002D01K4/ref=s9_simh_gw_p267_d1_i1? pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_s=desktop-4&pf_rd_r=11QA28XHNYV7VPR4B5VR&p f_rd_t=36701&pf_rd_p=2090149782&pf_rd_i=desktop
Com conversão e taxas vai sair R$450 reais. Essa case serve né? preço bom ou acho algo igual aqui no Brasil?

2) Em relação a captadores, pensei no EMG 57/67 set
http://www.emgpickups.com/guitar/humbucking/active-humbucking/57-66-se t.html
Como gosto de tocar rocks tipo Guns, AC/DC, Led, Metallica, etc.. achei que esse set serviria bem tanto para sons mais clean quanto mais pesados.
Mas esse sairia meio caro. R$1100-1200

3) Cabos eu não faço ideia. Vale a pena comprar lá fora? Se sim, qual marca boa?

valeu! abs

cheidpulga
Veterano
# out/15
· votar

marcelosz
Fiquei de cara mano. Muito bom o seu projeto, a guitarra ficou lindíssima e o timbre da guitarra fenomenal de American Vintage pra lá. Vou comprar o corpo que o Bertola me indicou, porém ainda estou em dúvida se compro em Ash ou Marupá, Inclusive apareceu outra dúvida, se o corpo será em peça única ou em duas partes, pois meu Luthier falou que o Marupá em peça única corre o risco de empenar, pois é uma madeira sensível e eu moro em Brasília onde o clima é tão seco quanto o deserto do Sahara, Mas a tua guita ficou show brother, parabéns!

Dom Ruan rr
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Dom Ruan rr
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde! Eu comprei as chaves dpdt! Da qui ha ums dias chegam! Mas eu fui hj revisar os componentes que eu tinha pedido para minha irma comprar ha ja um tempo os caras da eletronica mandaram ums resistores e ate capacotor errado! E tambem o trassistor mas nao sei se é bem o errado eu pesquisei o dataset mas nao sei identicicar!
O certo é 2n3904 e eles mandaram um bc327-25 sabe me dizer se é o certo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji