【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Dom Ruan rr
Membro Novato
# out/15
· votar


Vamos la! Apesar de nao ter minhas respostas aqui no forum irei perguntar por aqui!
Primeiramente boa noite!
Tenho um violao pebinha! Ele ja ta com um sistema de captacao magnetica! E quero colocar um captador de contato! Por causa do som que o magnetico é mais metalico! Apesar de eu gostar do som quero per a opcao de um som mais emcorpado (captador de contato) e de um som mais metalico (captador magnetico)
A questao é!!!
1- se eu quiser eu posso colocar uma chave de 2 posições para osilar entre os 2 mais sera se ha posibilidade de eu colocar uma chave de 3 posicoes para usar tanto os 2 separados quanto os 2 juntos?
2- posso colocar um potenciometro na entrada positiva do captador de contato para ter um comtrole de volume?
3- eu uso pedal de guitarra no violão eu posso ligar o captador de contato direto no pedal do mesmo modo que uso o meu magnetico?
Agradesso se alguem pulder me ajudar! Por gentileza deem respostas esplicativas!

Obrigado! :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


RafaelBernatto
Não. Desde que a parede não tenha umidade e não pegue sol direto.
Dom Ruan rr
1) Sim.
2) Não.
3) Sim.
Seria melhor, mais barato e menos trabalhoso comprar um desses:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699926495-pedal-behringer-v-ton e-acoustic-adi21-_JM
Abçs

Dom Ruan rr
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Dom Ruan rr
· votar


Ha entendi
No momento nao estou podendo gastar muito! E eu ja tenho um captador de contato aki! E tenho tanbem um de rastilho
Ai me veio a ideia de colocar um captador de contato!
Mas eu queria ter um controle de volume nele! O captador magnetico ele tem 2 potenciometros 1 para volume e outro para o tone! Axo que irei colocar um de contato com a chave de 3 posições! Sem o controle de volume mesm!
Vc acha melhor eu colocar o de contato ou o de rastilho? Ou deixar so com o magnetico mesmo?
Eu nao uso ele para shows so o uso em casa e as vezes com amigos! Mas as vezes uso ele em ensaios com ele plugado!

Bertola sou seu fã cara!!
Estou tentando montar o seu pedal! Superfuzz so tou faltando a chave dpdt que nao entrotrei aqui na região!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


Dom Ruan rr
Cara, as impedâncias de saída dos dois tipos de capts são diferentes e não são compatíveis.
Deixe seu violão como está, e, se vc não pode gastar muito, compre um pedal equalizador (pode ser o da Behringer mesmo) usado que seu som vai melhorar muito. Agora, valería MUITO à pena comprar o pedal (ADI21) que lhe indiquei acima, por vários motivos.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712842721-pedal-equalizador-beh ringer-_JM
Quanto a chave DPDT, compre essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709552393-chave-dpdt-6-pinos-p- fio-pedais-de-efeito-on-off-_JM
Abç

Dom Ruan rr
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Dom Ruan rr
· votar


Vou seguir o seu conselho! Irei deixalo do geito que esta!!
Essa chave dpdt vou ver o valor do frete! Nesse sabado irei viajar se eu nao encontrar na cidade que irei vou comprar a desse anuncio mesmo!! :)
Muito obrigado bertola! Abç

Dom Ruan rr
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Dom Ruan rr
· votar


Gostei desse pedal! Eu comecei a pesquisar aqui os pedais equalizador! Achei um da boss que me chamo muita atenção! Mas grana agora o que falta!! Rsrs
Obrigado pela atenção!!
Esse behring vtone tem um sistema pre amp valvulado é? Pelo que vi ele ta na mesma faixa de valor do equalizador! Asim que tiver o dinheiro pegarei ele! Eu vou usar na guitarra tanbem uso com uma boss me25 sera se terei bom resultado? Vou meio leigo ainda!

kbza
Veterano
# out/15
· votar


Mestres Bertola e Seii, comprei recentemente duas guitarras com pontes flutuantes, uma Ibanez Prestige RG 2570Z, e uma Tagima JA-1 Limited Edition. As guitarras estão reguladas (a Tagima eu mesmo levei a um luthier para que fosse feita a regulagem), contudo, com a utilização da alavanca, para trás, ela acabam não voltando para a afinação perfeita, ficando cerca de um terço de semitom mais agudas (o problema se resolve quando utilizo a alavanca no sentido de "soltar" as cordas). Isso é normal, ou estou certo em achar que as guitarras deveriam voltar à afinação sozinhas (o problema ocorre nas duas)? Acredito que o problema seja no retorno ao ponto "zero". Como posso resolver esse problema? Lubrificando os pivôs das pontes? Talvez as molas estejam gastas (as guitarras são novas, mas podem ter ficado bastante tempo na loja). Talvez as cordas estejam prendendo nos carrinhos e no nut? Posso lubrificar essas partes também por segurança? Uso cordas Elixir, e sei que vaselina destrói o encapamento da corda, há outro material que eu possa utilizar?

Sei que deveria levar a guitarra ao luthier, mas acontece que pra mim é longe ir até um, fora que a Tagima estava perfeita antes do luthier que realizou o serviço regulá-la (ou parecia, até por que não utilizei muito a ponte).

PS: as pontes das duas guitarras são de excelente qualidade (uma ponte Edge-Zero e uma Gotoh), então acredito que seja um problema relativamente fácil de ser resolvido.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


kbza
Esse problema é comum. Lubrifique os pontos de contato da ponte e dos pivôs e troque as molas, colocando 5 molas de qualidade.
Use grafite em pó para lubrificação.
Abç

kbza
Veterano
# out/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, usei o grafite em pó nos pivôs e nas facas, como você indicou, e revolveu o problema, porém a solução durou apenas 5 minutos. Procurando na internet, vi algumas publicações (inclusive no site IbanezRulez) afirmando que muitas vezes há a necessidade de limar os pontos de contato da ponte, a fim tornar o a zona de atrito menor, facilitando o deslocamento nos dois sentidos. Gostaria de saber se seria o caso da minha guitarra (e se o procedimento é correto).

Não cheguei a trocar as molas, pois fiz o procedimento na Ibanez, que possui um tipo de mola diferente (aquele sistema ZPS... nem faço idéia de onde encontrar molas adequadas para ela).

Utilizando outro tipo de lubrificante o resultado não seria melhor?

Abraços

lucas.motorbreath
Membro Novato
# out/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
minha strato tem tarraxas com trava, e hj quando fui colocar cordas novas, a mizinha está voltando a afinação, são 6 em linha e não tem marca, vc acha que a trava foi pro saco?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


kbza
Utilize vaselina sólida para os pivôs e faça a tal "limagem". Seja cuidadoso...
Troque as molas assim que possivel. As molas da ZPS vc compra no E-Bay.
lucas.motorbreath
Verifique a tarraxa 1º. Retire-a e verifique se a trava interna está atuando e se está folgada. Se não atuar, troque-a.
Abçs

fconde77
Veterano
# out/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
kbza
Não gosto dessa solução de limar os pontos de contato com o pivô por ser uma solução temporária... Com o atrito e pressão vai deformar mais rapidamente com o tempo e uso e o problema acaba voltando, swem falar que acredito que e a vida útil da ponte acaba sendo reduzida.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# out/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então, meu luthier falou que foi pq eu troquei a posição das molas, eu deixei assim l l l e era pra ficar assim / l \ pode mesmo ter relação? a guitarra tá lá com ele agr

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


lucas.motorbreath
Não tem nada à ver...
Abç

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Grande mestre,

Com essa onda de calor e secura minhas guitarras estão sofrendo muito. Principalmente os braços, trastes começando a arranhar a mão em instrumentos que nunca tiveram esse tipo de problema.

Alguma dica para manter um nivel mínimo de humidade nessas madeiras ?

Até a telecaster fender 52 e que tem escala em nitrocelulose e nunca precisou nem de ajuste de tensor e a Gibson estão trabalhando, estou bem preocupado.

Ramsay
Veterano
# out/15
· votar


kbza

Ambas as guitarras são de alta qualidade, notadamente a Ibanez.
Teoricamente isso não deveria acontecer, por isso eu pergunto:
Vc mora em frente a uma praia??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


SkyHawk
Isso é comum aqui no RJ, onde Satanás habita e comanda!..... Kkkkkk....
Use óleo-de-peroba na escala. E evite deixá-las em locais quentes ou que pegue sol. Nada mais.
Abç

SkyHawk
Membro
# out/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou fazendo isso mas não está resolvendo, os instrumentos ficam em um quarto relativamente grande, uns 30 a 35 metros quadrados, não pega sol mas a temperatura lá dentro está na casa de 36 / 37 graus o dia todo, a humidade entre 15% e 18%.

Pensei em instalar um ar condicionado e um humidificador.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


SkyHawk
Cara, não adianta muito não.
Usar ar-condicionado também pode ser "tiro no pé", pois a variação entre o ambiente refrigerado e outro não pode ser ainda mais prejudicial...
Abç

SkyHawk
Membro
# out/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esse é meu receio, pensei exatamente nisso. Manter um ambiente constantemente climatizado é muito difícil e muito mais caro do que um simples ar condicionado e um humidificador.

Logo o resultado seria um constante esquenta e esfria / seca e humidifica o que seria ainda pior.

Beiço de Javali
Membro Novato
# out/15
· votar


SkyHawk

Pelo menos não apareceu isso ainda na sua Gibson

https://imageshack.us/i/p17uNbHFj
https://imageshack.us/i/paFfTzDzj

Dizem, não sei se é verdade, que é um pouco comum nas Gibson, principalmente nessa cor. Acontece devido a mudança de temperatura, quando a madeira fica muito seca, ou quando a guitarra leva uma pancada. E que na maioria das vezes é só a pintura.

Enfim, essa foto peguei da internet mas eu acabei de pegar uma LP Studio meio acabada, dessa mesma cor, com essas mesmas rachaduras no mesmo lugar. No caso da minha, foi pancada e temperatura. So espero que a madeira em si não tenha problemas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


Beiço de Javali
Essas rachaduras são apenas no acabamento. Isso é muito comum...
Abç

caiotfernandes
Membro Novato
# out/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei uma fender strato modelo mexicana recentemente, e os trastes dela estão me incomodando bastante. Sinto que estão bem altos e estão dificultando qualquer tipo de slide na hora de tocar.
Pretendo levar a guitarra num luthier o mais rápido possível. Mas minha dúvida é a seguinte: seria mais negócio apenas regular a altura dos trastes, ou trocá-los de uma vez por trastes inox? Se for trocar, qual critério eu uso na hora de escolher (médio, jumbo, etc) os novos trastes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


caiotfernandes
Cara, os trastes das Fenders Standard usam médio-jumbo, e eu nunca ví músico algum reclamar da altura desses trastes.
Me parece apenas uma questão de regulagem e adequação sua ao instrumento.
Um dos guitarristas de minha banda tem uma e toca slide normalmente com ela...
Abç

lucasvaladao
Membro Novato
# out/15
· votar


Bom pessoal bom dia.

Comprei a tão falada guitarra sx sst 62 para dar uma bela tunada nela, a principio percebi que ele realmente e bem limitada os caps são até razoáveis, bom o ponto positivo fica para os trastes (incríveis a guitarra parece até escalopada pois quando toco o dedo não passa nem perto da madeira da escala), bom a pergunta e a seguinte:

Quero por caps bons nela e como toco na igreja preciso de algo bem versátil, pensei em por um mini hambucker na ponte pois agente toca alguns sons mais pesados de vez em quando. e ai galera quais captadores vocês me recomendam? pois queria gastar no máximo uns 500 reais.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# out/15
· votar


Olá povo, é incrível como as SX nos proporcionam ótimas trocas/retorno/custo-benefício kkk em fim, meu amigo trocou a SST62 dele por uma Ibanez, e hoje eu troquei a minha SST57 por uma Schecter Diamond Series Omen 6, é peculiar que as pessoas realmente apostam nessa marca, enfim era só um comentário kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


lucasvaladao
Consulte o site www.captadores.com.br
lucas.motorbreath
O custo-benefício é bom mesmo...
Abçs

cheidpulga
Veterano
# out/15
· votar


Bertolão tenho uma Squier affinity e uns captadores Fender Vintage Noiseless orginais que fazem junto com o compressor tirar um som razoável dela, e como sei que essa guitarra não tem o corpo de compensado, mas é toda emendada com pedaços de alder e pior com espessura menor que o padrão o que atrapalha na timbragem. Pensei em comprar um outro corpo de no máximo uns R$ 400,00 para substituir o original, você acha uma boa idéia? Qual madeira indicaria, já que se eu fosse atrás de alder ou ash não conseguiria por menos de R$ 1000,00

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


cheidpulga
Sim, acho boa idéia. Recomendo esse vendedor aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696078353-corpo-de-guitarra-mod -stratocaster-madeira-freijo-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698909021-corpo-de-guitarra-mod -stratocaster-madeira-marupa-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:4]
Abç

cheidpulga
Veterano
# out/15 · Editado por: cheidpulga
· votar


Qual madeira você escolheria para você? Tô caído mais pelo Freijó pela opção de baratear a pintura com o acabamento natural.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji