【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
MR__Bruno
Veterano
# ago/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa noite Bertola, tudo bem ?

Comprei hoje um violão de nylon da tagim, usado. Percebi que ele tem umas manchas mais escurecidas em certos ponto (acho que de umidade da loja) Só pude perceber em casa, pois só da pra ver de reflexo, quando a luz bate nele não aparece. Essas manchas podem sumir com o tempo, ou são permanentes ? Ao meu ver no som não prejudicou nada.. Tirando isso, pode trazer algum mal ao instrumento ? agradeço desde já.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar

MR__Bruno
Tirando isso, pode trazer algum mal ao instrumento ?
Não.
Faça um polimento do tampo com pasta de polir e flanela.
Abç

Valete de Ouro
Membro Novato
# ago/15
· votar

Cara, será que vale a pena dar um upgrade numa Tagima Pr200? E como que eu faço pra marcar alguém no post? Pra deixar o nome da pessoa em negrito.

MR__Bruno
Veterano
# ago/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
agradeço, essa pasta de polir, poderia ser, ou é o mesmo queria cera automotiva ? abç

Valete de Ouro
Para deixar o nome de alguem em negrito nos comentário, basta clicar em cima do nome da pessoa que deseja marcar. abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar

MR__Bruno
Exatamente.
Valete de Ouro
Qualquer guitarra de nível mais modesto é factível de "up-grade", desde que se observe uma boa relação custo-benefício.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Post duplo

MR__Bruno
Veterano
# ago/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Beleza, obrigado !

A cera automotiva, por ser abrasiva não vai trazer nenhum problema ao verniz ou madeira do instrumento ? abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar

MR__Bruno
Não. vai é polir e deixar mais brilhante.
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: GabriaTz
· votar

Bertola VC saberia né dizer qual madeira desta guitarra por essa foto ?

http://s23.postimg.org/m744kn68b/IMG_20150822_172805664.jpg

Ela e meio amarelada , vc tem pelo menos alguma ideia de qual possa ser ? A específicacoes está escrito hardwood vi em um post seu que disse que pode ser qualquer madeira sólida ou mesmo várias diferentes coladas , mas se pude se pelo menos me dar uma ideia de qual madeira possa ser essa já ajudaria mto.
Alguem ae pra dar um chute de qual possa ser ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar

GabriaTz
Isso é impossivel cara...
Abç

GabriaTz
Membro Novato
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Putz Se VC diz isso então provavelmente nunca vou saber...
Vou desencanar disso se não vou ficar louco. Mas pelo menos MDF e compensado não parece até pq ela e pesadinha. Ela e a washburn x séries x24 comprei ela ontem paguei 500r$ fiquei em dúvida entre ela uma squier afinity e a tagima t735 , mas acabei pegando ela pelo Floyd rose será que fiz um bom negócio ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar

GabriaTz
Cara, por fotografia é impossível definir a madeira, só observando "in loco" . Mesmo assim, é difícil saber...
Nunca gostei dos instrumentos Washburn, pelo menos os mais comuns...
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# ago/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
o que seria "in loco" ?
essas guitarras da washburn nunca acho nada concreto sobre elas nem na internet deviam colocar especificações claras sobre o que vendem.

SkyHawk
Membro
# ago/15
· votar

GabriaTz
"In loco" é no local, sentido de pessoalmente ou ao vivo....

GuitarHome
Veterano
# ago/15 · Editado por: GuitarHome
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola!!!

Como posso saber se um braço é "compatível" com minha Schecter? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679084456-braco-ibanez-24-trast es-c-friso-usado-em-bom-estado-_JM#questionText

Esse aqui seria? Seria muito complicado para se instalar o lock nut nele?

Sabe algum lugar (de preferência no Brasil / SP) que eu possa encontrar braços para comprar? Encontrei poucos no MercadoLivre, geralmente sem lock nut, e 22 trastes, de strato.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar

GuitarHome
Se a sua Schecter é originalmente de 24 trastes, sim. Se não, não...
Meça a cavidade da trócula de sua guitarra (largura e profundidade) e peça as medidas desse braço.
Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# ago/15
· votar

Olá pessoal.
De volta com algumas idéias/dúvidas sobre o meu projeto.
Antes vejam como ficou minha 1ª experiência: a Goiabinha – bonitinha por fora mas cheia de carocinho e/ou bichinhos por dentro, hehehe...
A goiabinha.

Abaixo a idéia inicial deste novo projeto em que uma chave HH seleciona ou o circuito de singles com a seleção padrão strato ou o humbucker com uma distorção ligada diretamente nele. Obs.: não liguem para a péssima montagem no paint, rs...
Novo projeto.

1 – Penso em adotar um headstock diferente, não precisando me preocupar com inclinação (tipo les paul) ou com rebaixador de cordas (tipo fender), lembrando que não tenho nem espaço nem maquinário adequados (moro em apto). Portanto, quanto mais “simples”, melhor. Alguém já viu/trabalhou com algum headstock parecido? E mais; quais “problemas” poderia haver (tipo pressão de cordas, resistência do molde, ...)? Para pesquisar mais sobre este tipo de headstock usem “ministar castar” na busca do google.
Headstock simples e diferente

2 – Madeira: opiniões/experiências com Freijó tanto para corpo como para o braço????

Aceito qualquer opinião/idéia/crítica/elogio, enfim...

Abraços a todos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Velhinho-RJ
Não entendi o "...bonitinha por fora mas cheia de carocinho e/ou bichinhos por dentro...". O que aconteceu?
Esse tipo de mão, se vc não tem maquinário adequado, não é, nem fácil, nem adequado de fazer.
Simplicidade é tudo. Faça a mão reta mesmo, até porque, abaixa-cordas são bem baratos...
Freijó não serve pra braço, apenas para corpo, para esse míster usa-se pau-marfim, peroba clara ou tauarí-branco. Mas se vc que uma madeira mais leve para o corpo, use marupá.
Quanto ao formado da guitarra, me pareceu muito pouco ergonômico e de corte dificultoso (não vou comentar mais, pois é questão de gosto pessoal).
Abç

wolfalpha1
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: wolfalpha1
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Estou em dúvida entre duas Squier Standard pretas, uma da fabrica taiwanesa e de 2006(CY06071935) , outra da fabrica da Indonésia 2009(IC090101409). A primeira no valor de 750, a segunda no valor de 800. O preço está bom? Qual fábrica é melhor? Muito obrigado!

A unica diferença estetica que notei entre as duas foi essa "marcação" no braço da indonésia e os furos da capa do compartimento das molas. A 1 é a CY06, a 2 é a IC09

CY06http://mlb-s2-p.mlstatic.com/guitarra-fender-stratocaster-standard-414701-MLB20387374864_082015-F.jpg

IC09http://mlb-s1-p.mlstatic.com/guitarra-fender-squier-stratocaster-s tandard-541401-MLB20314010864_062015-F.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar

wolfalpha1
As de fabricação mais atual são melhores em minha opinião.
Abç

wolfalpha1
Membro Novato
· votar

Mauricio Luiz Bertola

É mais seguro pedir que me envie com o braço desparafusado?

Muito obrigado!
Abraços!

GuitarHome
Veterano
# ago/15
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola!!!

Só me tira uma dúvida que eu não entendi muito bem, minha guitarra é originalmente de 24 trastes. Então só posso trocar por um braço de 24 trastes ou de 22 também?

Abç

fconde77
Veterano
# ago/15
· votar

GuitarHome
somente por outro de 24 trastes.. se colocar um de 22 vc não vai conseguir acertar as 8º

GabriaTz
Membro Novato
· votar

GuitarHome
Cara em SP tem a chiara guitar shop comprei um braço de Ibanez lá pq o meu estava torcido eles tem praticamente de tudo para guitarra , é do lado da Teodoro Sampaio endereço : R.Cristiano viana n°486 , e um pouco caro mas são os únicos que tem essas coisas na Teodoro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar

GuitarHome
Só por de 24 trastes.
Abç

wolfalpha1
Membro Novato
# ago/15
· votar

Estou com algumas opções de guitarra. Onde uma squier deluxe (o dono afirma ser, mas não tenho como comprovar, ja que os caps estao trocados e o braço tem adesivo como se fosse fender) indonesia 96 com ponte wilkinson e tarrachas jackson está em torno de 150 reais a mais que uma standard 2009, e também tem uma fender southern cross em torno de mil reais. Valeria a pena a southern cross ou a deluxe?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar

wolfalpha1
A DeLuxe...
Abç

wolfalpha1
Membro Novato
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Teria como descobrir se a guitarra é original? Pois pesquisei o valor dos caps, ponte e tarrachas e estou considerando muito barata pelo conjunto. E ele diz que o captador é original, pelo que me lembro das deluxe os cap vem escritos duncan designed e o dela não...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691574588-guitarra-fender-delux e-custom-no-tagima-gibson-ibanez-_JMhttp://produto.mercadolivre.com.br /MLB-691574588-guitarra-fender-deluxe-custom-no-tagima-gibson-ibanez-_ JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar

wolfalpha1
Cara, pra descobrir isso só examinando mesmo e conferindo o nº de série.
Essa guitarra me parece modificada, pois não existe modelo atual com HB's na serie de Luxe...
Quanto à ser barato... Estamos em época de "vacas magras", e, quem precisa vender, o faz logo e pelo preço que pintar...
Abç

wolfalpha1
Membro Novato
# ago/15
· votar

Cara, pra descobrir isso só examinando mesmo e conferindo o nº de série.
Essa guitarra me parece modificada, pois não existe modelo atual com HB's na serie de Luxe...
Quanto à ser barato... Estamos em época de "vacas magras", e, quem precisa vender, o faz logo e pelo preço que pintar...
Abç

De original parece que só restou o corpo, rs O braço com esse waterslide perdeu qualquer referência também...

Muito obrigado, Bertola!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji