【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
GuitarHome
Veterano
# ago/15
· votar


GabriaTz
Opa valeu amigo, vou dar uma olhada.

Tem algum site ou coisa do tipo? Eles só vendem braços de outras guitarras, ou fazem encomendas também?

Abç

fconde77
Veterano
# ago/15
· votar


wolfalpha1

No anuncio ele cita as alterações, uma delas é:

"Captação. Ponte DP100 dimarzio; Meio original da guitarra, Braço DP104 Dimarzio."

O que posso dizer é que, depois de tantas alterações no o hardware e o nome no Head, numa guitarra com de shape tão copiado, e quase impossível afirmar qual modelo é de verdade.

wolfalpha1
Membro Novato
# ago/15
· votar


fconde77


No anuncio ele cita as alterações, uma delas é:

"Captação. Ponte DP100 dimarzio; Meio original da guitarra, Braço DP104 Dimarzio."

O que posso dizer é que, depois de tantas alterações no o hardware e o nome no Head, numa guitarra com de shape tão copiado, e quase impossível afirmar qual modelo é de verdade.



Então! Estou com receio de arriscar essa "deluxe" que pode não sê-lo...

GuitarHome
Veterano
# ago/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, já que o braço está "perdido", pensei na próxima troca de cordas (estão novas, troquei ontem) eu tentar descolar a escala (sei que é um procedimento muito difícil e trabalhoso), pois caso de errado a saída será comprar um novo braço, que já está sendo desde então a forma mais fácil de recuperar ela.

Vi a técnica do ferro quente e espátula, estou lendo alguns artigos aqui, apesar de encontrar poucas coisas. Você teria alguma dica?

E por último, será que um marceneiro, ou algum profissional do tipo, estaria apto a descolar essa escala pra mim?

Abç

Will Bejar
Veterano
# ago/15
· votar


wolfalpha1
Amigo, eu não compraria essa guitarra. Apesar de não ter certeza absoluta, eu me lembro da Deluxe que eu tive (busca aqui no fórum por "Squier QMT") ela tinha braço de 22 trastes e a abertura do tensor com a voltinha preta.

Tá mais pra uma affinity das antigas...

wolfalpha1
Membro Novato
# ago/15
· votar


Will Bejar


Amigo, eu não compraria essa guitarra. Apesar de não ter certeza absoluta, eu me lembro da Deluxe que eu tive (busca aqui no fórum por "Squier QMT") ela tinha braço de 22 trastes e a abertura do tensor com a voltinha preta.

Tá mais pra uma affinity das antigas...


Sim! Eu não encontrei nem deluxe daquela cor... Melhor não arriscar mesmo. Muito obrigado!

Velhinho-RJ
Membro Novato
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Mauricio.
O "bonitinha por dentro ...." é porque no final ficou com "alguns" probleminhas, tais como; pintura "casca de laranja / rugosa / lisa e efeito chão de seca nordestino" tudo junto e misturado além de "riscos" mal lixados, acabamento de cantos/arestas de junção braço/corpo "desconjuntadas" e vai por aí... Mas acredito que o motivo principal dos problemas de pintura é que usei uma seladora a base de água e o verniz "color" alguma coisa e houve algum tipo de reação, pois a maioria destes problemas apareceram depois de umas 3 semanas... Mas salve-se o SOM que ficou muito bom e além de tudo o meu medo de não dar afinação, o que acabou não acontecendo, inclusive as oitavas... Fiquei muito realizado com isso!!!! Afinal de contas, ser um luthier, está muito além das minhas possibilidades e expectativas... Quanto ao novo modelo, concordo no aspecto ergonômico; contudo procurei "suavizar" bem as curvas menores para poder fazer o acabamento com uma lixadeira oscilante, pois para lixar na mão pura tive a complicada experiência da goiabinha...rs... O headstock me pareceu mais simples porque é menos trabalhosos de ser recortado e o meu trabalho maior seria fazer o "buraco meio ovalado" que dá para fazer com minha dremelzinha... Lembrando que o serviço principal de corte faço e pago com o Kleber em JPA que tem o maquinário adequado. Portanto quanto menos trabalho menos $$$$, rs...
Mas isso tudo é projeto ainda e há a possibilade de mudar tudo. Finalmente, quanto a madeira, valeu a dica. Eu já havia pensado na combinação marupá/tauari mas tenho receio da tonalidade das madeiras ser razoavelmente diferente e eu gostaria de fazer tudo no mesmo tom uma vez que penso em apenas evernizar no final. No máximo pintaría o corpo de cinza conforme abaixo.
Ideias Novo Projeto.
E é isso. Abraços...

wolfalpha1
Membro Novato
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

As Squier floyd Rose KV de 95-98 se comparam a qual serie das "normais" ?
E a Schecter Omen 6 ? (Achei uma por 600 reais)
As squier standard black tem o mesmo nivel q as outras standard?

Obrigado! Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


wolfalpha1
Schecter Omen
Compre essa. Sem mais.
Velhinho-RJ
Marupá e tauarí são madeiras claras, de côr bem próxima.
Acabamento "natural" é mais fácil e bonito.
Mão simples e fácil de fazer é essa aqui:
https://www.google.com.br/search?q=guitar+headstock&espv=2&biw=1600&bi h=809&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCPuW9qyowscCFYZ BkAodKdsEfw#imgrc=ixEGs_ZB2GSihM%3A
Abç

Odulep
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde, Bertola!

Acabei lendo sobre o treble bleed e ainda possuo algumas dúvidas. Sou leigo no assunto então as perguntas podem ser meio óbvias:

1 - Quando eu monto o esquema do link a seguir, o pot de tone perde sua finalidade?
Link: http://maquinasdemusica.com/wp-content/uploads/2012/03/Treble-Bleed-mo de-2.jpg

2 - Na mesma imagem é possível ver que tem a entrada da chave seletora e a saída para o jack. No meu caso está diferente, a entrada está conectada no fio do captador e a saída está conectada na chave seletora que envia o sinal pro Jack, conforme link abaixo. Tem alguma diferença na hora de montar o Treble Bleed?

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2h_2v_2t_3w

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Odulep
1) Não.
2) Não.
O "treble bleeder" costuma funcional melhor com capts "single-coils"...
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mestre qual guitarra strato num valor de até 1.500 chegaria perto em relação a timbre e qualidade de um fender? as vezes tenho a sensação que por ser um modelo popular só a strato fender seria boa.

abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


bruno_novatorj
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682201086-guitarra-fender-squie r-standard-stratocaster-032-1602-565-bl-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-672796629-squier-classic-vibe-s tratocaster-50s-frd-guitarra-loja--_JM
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

sério? achei que as squier não prestassem. tomei até um susto com o preço estão mais cara que a jackson que comprei e olha que achava que as jackson fossem melhores que essas squier.

obrigado,

GabriaTz
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


GuitarHome

o site ainda esta em desenvolvimento pelo que parece , lembro de ter perguntado se eles faziam guitarra e me disseram que sim, agora nao sei se eles mesmos fazem ou se compram peças e montam.
só sei que braço de ibanez e o que nao falta la...(nem todos estavam 100%)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


bruno_novatorj
achei que as squier não prestassem
Achou errado...
A série Classic Vibe é excelente.
Abç

GuitarHome
Veterano
# ago/15
· votar


GabriaTz
Vou dar um pulo lá, você pode me mandar por MP o valor em média dos braços estilo Ibanez (24 trastes e lock nut) que eles cobram?

Valeu

Odulep
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, Bertola.

Abraços

eternansiedade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Fala, grandes mestres.

Seguinte, peguei uma Supersonic 1979 esses dias. Como era uma guitarra parada há muito tempo, tive que fazer algumas coisas.
Enfim, dei um fuçada na elétrica, alinhei os trastes.
Tem alguns probleminhas que não sei como resolver.

O primeiro deles é que a chave Allen entra no tensor muito pouco. Tenho certeza que é a medida exata, mas ela não entra o suficiente para poder girar. O que posso fazer?

Outra coisa é que as cordas B e E nas casa pós 12, quando são tocadas dão um barulho na mola da ponte. Fui ver e as molas não estão tensionadas. O que fazer?
E na corda E quando é tocada dá um barulho semelhante a corda batendo em plástico. Vi que é o a parte do rastilho que tá um pouco solta. O que fazer?

Uma dúvida que sempre tive é quanto ao aterramento da guitarra na ponte. Se ela estiver aterrada, quando eu colocar a mão na ponte some o ruído ou vai sumir o ruído mesmo sem estar com a mão?

Agradeço desde já. Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


eternansiedade
O que posso fazer?
Se não girar, esqueça. Guitarras Gianóca nunca tiveram tensores que prestassem...
Fui ver e as molas não estão tensionadas
Troque-as.
Vi que é o a parte do rastilho que tá um pouco solta.
Não entendi... O rastilho fica preso com parafusos e mola.
Ao se colocar a mão o chiado some. Isso é o efeito do aterramento.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fuçando nos meus guardados encontrei três captadores Tonante. Guardo a guitarra tano por razões sentimentais quanto por farra. A resistência deles deu 8,6K; 8,4K e 7,9K (os valores flutuam um pouco, imagino que pelo estado da solda). A guitarra está com alguns captadores genéricos mas deu vontade de voltar à fiação (quase) original. Estes valores de captadores dariam um bom equilíbrio? Lembrando que é mais para farra com meus irmãos e meus amigos e que em termos de custo-benefício o custo seria mínimo.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


João Pedro Strabelli
três captadores Tonante
Baal, Belial e Astaroth..... CORRE!!!!!
Estes valores de captadores dariam um bom equilíbrio?
Os ditos valores nada significam se a qualidade da construção não presta.....
Abç

eternansiedade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não entendi... O rastilho fica preso com parafusos e mola.
Ao se colocar a mão o chiado some. Isso é o efeito do aterramento.


Eu não sei o nome exato da peça. Nos rastilhos tem 6 presilhas, uma pra cada corda. No caso desse tipo de ponte é com um parafuso, mola e a outra peça que a corda fica deitada em cima. Essa peça treme quando toco a corda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


eternansiedade
Já entendi...
Procure fixá-la com um pedaço de borracha ou plástico.
Abç

Shinigami_
Veterano
# ago/15 · Editado por: Shinigami_
· votar


Olá, Bertola, estou em busca do timbre perfeito para a strato que pretendo comprar.

É uma fender com 3x captadores texas especial. A minha dúvida é o seguinte, eu tenho um captador hot rails pra ponte, ele vai casar bem com os texas especial?

Outra possibilidade, é botar os SSL1 no braço e meio(meus singles favoritos), estes combinariam com o hot rails? vou deixar as especificações do captadores aqui pra facilitar o jogo:

SSL1- Vintage Staggered- Magnet type: alnico 5 rods, D.C. Resistance 6.5k, equalização: 5 / 3 /9, link: http://www.seymourduncan.com/products/electric/stratocaster/vintage-ou tput/vintage_stagger/

Hot rails: Bridge: 16.9 k, EQ: 5 / 7 / 4, type: ceramic bar
link: http://www.seymourduncan.com/products/electric/stratocaster/high-outpu t/hot_rails_for_s/

Fender texas special: Output Rating (Bass/Mid/Treble)
Alnico 5 magnets
Neck: 4/6/8
Middle: 4/6/7
Bridge: 8/6/7

DC Resistance

Neck: 6.2k ohms
Middle: 6.5k ohms
Bridge: 6.7k ohms

link: http://intl.fender.com/en-BR/guitar-bass-parts/pickups-and-preamps/fen der-texas-special-strat-pickups-set-of-3/

João Pedro Strabelli
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Baal, Belial e Astaroth
kkkkkkkkkkkkkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Shinigami_
estou em busca do timbre perfeito para a strato que pretendo comprar
Isso, se é que existe, tem na guitarra apenas 1 componente...
Cara, o Hot Rails é um captador cerâmico de alta saída. muito desequilibrado em relação aos SSL-1 que são de AlNiCo de baixa saída... Não recomendo esse instalação... Com os Texas Specials, a discrepância é menor, mas ainda muito grande...
O fato do Hot Rails ser cerâmico PODE causar desmagnetização precoce nos capts de AlNiCo (O Érico Malagoli defende essa tese...).
O que recomendo é a instalação de um capt menos "violento" na ponte, como o "Ducbuker" SDBR-1 ou o "Vintage Rails" SVR-1.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


João Pedro Strabelli
Cara, eu já fiz "up-grades" numas Tonantes antigas e deixei as "bichinhas" bem legaiszinhas... Modéstia à parte...Kkkkk.........
Mas a 1ª coisa que fiz foi JOGAR FORA a parte elétrica...
Abçs

Shinigami_
Veterano
# ago/15
· votar


Entendo. Uma última pergunta, no caso de eu colocar um do minihumbuckers citados por ti, na posição da chave seletora meio e ponte, como ficaria? fugiria muito do estalado clássico de strato?

Agradeço desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Shinigami_
Não. Mas não espere um som igual não...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji