【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Lucas Hatfield
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, eu queria saber qual cabo vc indica para ligar uma LP de ganho médio/alto em um amp valvulado handmade (Viralata - Gato Preto Classics), eu tava pensando em um cabo Santo Angelo da serie Vintage ou um Planet Wave. Qual cabo de qualidade de uns +- R$50,00 vc me indica e um cabo pequen para ligar o head na caixa.

Valeu um abraço!

Lucas C.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Lucas Hatfield
Cara, para ligar o cebeçote na caixa usa-se cabo paralelo (daqueles preto e vermelho), comuns, da maior bitola que vc encontrar. Nunca use cabos de guitarra para isso.
Quanto aos cabos de sua guitarra... Bem, tem vários bons no mercado, como Stº Angelo, Techniforte, Planet Waves, etc...
Abç

Thiago Teixeira
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, cara tenho uma Tanglewood TSB-58 há um mês e ainda não levei ela no luthier.
Eu gravei uns sons do guns, mas todos soam como se a guitarra estivesse desafinada, mas ela esta afinada, com certeza no tom certo, testei em vários programas afinadores, no meu próprio afinador, e ela esta em Eb.
O fato dela soar desafinada pode ser falta de regulagem nas oitavas? Visto que solos do guns são em sua maioria da 12ª casa pra frente.
Obrigado, abraços.

strinbergshredder
Veterano
# jul/11
· votar


Mestre Bertola
Embora aqui seja o forum de guitarra, tomei a liberdade de perguntar sobre violão:
meu violão começou a trastejar esses dias, porém ele só trasteja no 10º traste nas cordas A e D.
isso pode ser um desnivelamento de traste??
além disso, o violão é um giannini que meu professor mandou reformar num luthier e me deu de presente, e ele está com uma mancha esbranquiçada na ponte e em volta dela.
o que pode ser isso???
há algum produto que eu possa passar??

claudio.oc
Veterano
# jul/11
· votar


Prezado Bertola,

Estou querendo trocar as tarraxas da uma Strato squier california. Vi o modelo Wilkinson WJ07 "E-Z-Lok", 6 em linha, que esta com um preço em conta. Seria um bom up-grade ? Ela segura bem afinaçao ? Seria uma boa relaçao custo x beneficio ou voce me indicaria outro modelo ? Muito obrigado pela atençao.

Abs,

Joel_ESP
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola.
Qual capacitor devo colocar no Tone na minha guitarra sendo que o esquema é o seguinte:
http://www.guitartechcraig.com/techwire/tech09.jpg
???
Abç.

fconde77
Veterano
# jul/11
· votar


Joel_ESP

Achei estranho o fato de ter 2 vol. e 1 tone.... mas sei lá, cada um faz a configuração que achar melhor

Joel_ESP
Veterano
# jul/11
· votar


fconde77
Sim sim, eu curto uma configuração assim pra strato.
Uso bastante o tone do captador do braço também.
Abç.

Joel_ESP
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, será que fica legal usar um Giannini Overdrive como booster antes de uma Landscape Brutal Distortion?
E o set de pedais que pretendo montar é esse:
Wah Cry Baby CGB95
Overdrive Giannini
Brutal Distortion Landscape
Zoom G2.1u.
O que você acha?
Usare-os pra tocar Metallica.
Abç.

slow134
Veterano
# jul/11
· votar


Bertola, sei q tem vários topicos sobre isso.
mas definitivamente, tem como retirar arranhões superficiais na guita?
Cera de carro é uma boa?
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Thiago Teixeira
um mês e ainda não levei ela no luthier.
Parei por aqui.....
strinbergshredder
Provavelmente os trastes precisam de "rebatimento". Leve a seu luthier. Para o caso da mancha idem (embora isso seja meramente estético).
claudio.oc
Cara, ANTES, de trocar suas tarrachas, experimente apertar TODOS os parafusos das suas e colocar as cordas corretamente, com os procedimentos que já expliquei aqui.
80% das pessoas que querem trocar tarrachas, apenas não colocam as cordas corretamente, ou as tarrachas estão frouxas, ou não seguem os procedimentos corretos...
Joel_ESP
0.047uF
Vc tanto pode usar esse pedal, quanto um booster comum (como o Blacksnake booster), depois do Landscape.
slow134
Cara, para tirar arranhões superficiais, usa-se cêra automotiva abrasiva e depois a não-abrasiva, para o polimento, mas isso acaba por retirar uma leve camada superficial da tinta, o que não é recomendado....
Abçs

Thiago Teixeira
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, de qualquer forma.

rafael_cpu
Veterano
# jul/11 · Editado por: rafael_cpu
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, Mestre!

Tenho em vista uma Ibanez Prestige.
Entretanto, eu estranhei que o corpo dela apresenta marcas de ondulações na camada de tinta (como se fossem da madeira e que passou para a camada de tinta, ou, talvez, que a própria camada de tinta tenha sofrido alguma espécie de processo de envelhecimento com o passar do tempo - ela é de 2008).
Elas seguem um padrão não tão simétrico (se fossem absolutamente simétricos poderiam indicar as emendas, mas não), como se fossem da própria madeira mesmo. O corpo dela é em Alder.
É normal esta condição? O que isso pode significar?
Obrigado!

light_gtr
Veterano
# jul/11
· votar


Como posso fazer para ter duvidas mais complexas? Eu apenas queria uma ponte que flutuasse.

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde Bertola, eu tenho um violão tagima dallas, e quando eu to tocando plugado, percebo que a mizinha e a si tem o som mais baixo que das outras cordas..... vendo o espectro no soundforge da pra ver nitidamente que fica bem mais baixo...

vc tem alguma idéia pq isso aconteçe?

Nilo Dantas
Veterano
# jul/11 · Editado por: Nilo Dantas
· votar


Bertola,

Estou com um Fender P-Bass mexicano "94 que foi bem descuidado pelo(s) dono(s) anterior(es). O descuido inclui duas lascas na madeira do corpo (uma delas foi mais forte, arrancou um pedaço da madeira) provavelmente por um tombo. Será que vale mandar repintar? Veja a lasca maior:

http://imageshack.us/photo/my-images/641/dsc00360q.jpg/

A pintura está meio, craquelada, tipo enrugada, é meio esquisito. Fora muitos arranhões. Devo utilizar cera de carro para dar uma melhorada ou não?

emachado
Veterano
# jul/11
· votar


Bertola

Eu encontrei em uma loja madeiras de demolição.
Achei o que eles identificaram como canjerana (eu tinha pensado que era mogno, bem vermelha e grã direita perfeita). Pode ser mogno e eles estão enganados? É uma viga de 3m x 12cm x 10cm.

Encontrei bastante angico-preto e canela. Servem para instrumentos?

Tinha també bastante peroba (rosa bem claro e vivo). Também pode ser utilizada?

Saudações

Joel_ESP
Veterano
# jul/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O booster SEMPRE é usado depois da distorção?
Não seria antes pra aumentar o volume de entrada?
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


rafael_cpu
Cara, tu não estás procurando cabelo em cabeça de ovo não?
Mesmo que houvesse falha ou desgaste de acabamento, isso não implicaría em nada na tocabilidade ou no timbre da guitarra...
No mais, pouco posso te ajudar com isso...
Pé de chinelo
Falha na captação.... Não há muito o que fazer nesse caso. Talvez, uma regulagem do rastilho da ponte minore o problema.
Nilo Dantas
Cara, aplique massa corrida pára madeira, lixe e pinte com tinta esmalte sintético. Depois que a tinta secar bem, proceda o polimento do corpo todo com cêra automotiva de baixa abrasividade.
emachado
Canjerana é uma espécie de cedro, mas é mais dura que o cedro comum e o rosa. Pode ser usada para corpos.
Eu já usei canela para corpo; não gostei. Angico-preto nunca usei.
Peroba clara serve, e bem, para braços (a Giannini chegou a usar).
Joel_ESP
O nome já diz: Booster, ou seja, um aumento de volume. Se vc usar antes da distorção, ele aumenta a distorção (grau de "drive"), não o volume. Pode até aumentar, mas vc tería que usá-lo bem alto, o que poderia comprometer o circuito de entrada do pedal.
Abçs

Nilo Dantas
Veterano
# jul/11
· votar


Bertola, para fazer esse procedimento, tenho de remover toda a tinta atual e então pintar desde a madeira ou posso apenas lixar levemente a atual e passar massa-tinta-verniz-polimento ?

H31T0R
Veterano
# jul/11
· votar


Fala aew manolitos

tô com um dúvida sobre as molas da minh strato

quando eu toco elas fazem um barulho irritante em algumas notas
parece que to com pedal de ring mod ligado

e quando uso a alavanca ela faz um barulho que ñ era para acontecer

minha guita é nova 4 meses comprei pela net.

qul é o problema ???
e dá pra resolver sem levar no luthier ??? ou seja eu posso fazer isso ???

abrçs

PeedroArcuri
Veterano
# jul/11
· votar


Quanto custa em média pra trocar os dois captadores?
Eu vou pegar uma V100 e colocar o kit do Slash nela, precisa comprar alguma coisa além dos caps ou só isso?
E eu gostei mais da Gold top, mas os caps dela são P90, o humbucker entra normal?
Valeu ai

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tinha pensado em uma guitarra de bambu e achei na internet...

Olha aqui : tele bambu top

É diferente, bonito, da um ar meio ecológico...

Mas

Que sonoridade tem o bambu? É grave por ser leve? Da pra fazer um instrumento inteiro de bambu?

é isso

Abç

elciosouza
Veterano
# jul/11 · Editado por: elciosouza
· votar


Fala Bertola, Seiji!!!
Comprei um trio Fender vintage noiseless e o TBX tone control da Fender e gostaria de tirar uma dúvida antes de manda instalar essas belezuras na minha Tagima 635. Verifiquei que existe diferença nos pots dos noiseless e do TBX... com os noiseless vireram 3, 1 de volume 500k, e 2X 1-MEG. no TBX vem o TBX control, volume 250 k e tone 250 k. Qual é a diferença entre eles? tirando o TBX control, a minha dúvida é a seguinte... os outros pots dos noiseless são melhores???? abç!!!!

FBuccini
Veterano
# jul/11
· votar


Olá bertola, tudo bem?
eu queria trocar as tarraxas da minha guitarra por algum modelo com trava e não sei qual marca/modelo comprar uma vez que as minhas originais não tem aquele parafuso de fixação atrás, são exatamente como essas, inclusive a foto é de uma guitarra igual a minha....
foto:
http://207.179.93.144/vintage/items/images/30U/30U-16309_headstock-bac k.jpg

agradeço a ajuda, abraço!

musicrock
Veterano
# jul/11
· votar


Sr. bertola, estou querendo adquirir um pedal Radial Engineering Tonebone Plexitube Distortion (01 valvula) e um pedal line 6 mm4.
Minha duvida é a seguinte, há algum risco de perda de sinal ou qualidade usar um pedal valvulado e em seguida um digital como o mm4?
Desde já agradeço sua atenção!

Nilo Dantas
Veterano
# jul/11
· votar


Outra questão. Limpando o baixo vi que o braço foi porcamente envernizado (inclusive tendo escorrido um pouco no corpo, tarrachas etc). Como remover esse verniz, apenas lixa grossa e fina? E depois, preciso aplicar algum selador ou apenas cera? Quero devolver a cor de maple a esse braço, não essa coisa amarelada horrível que fizeram.

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara , a minha guitarra esta com um certo espaço entre a junçao do braço e o proprio braço( nas duas laterais) , isso atrapalha em algo?

marcosshrp
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Da uma ajuda aqui por favor.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/264412/

GRRS
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Olá Bertola...

Gostaria de saber se colocando o captador Stellfner Neodymium "Soft" na ponte, sobrariam agudos...

E se tem algum problema trocar os capts da ponte e do braço por stacks e manter o do meio como single...



Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji