【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Velhinho-RJ
Membro Novato
# ago/15
· votar


Obrigado Bertla e João pedro

Jabijirous
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É massa mesmo ou uma espécie de primer?

Velhinho-RJ
Membro Novato
# ago/15
· votar


Obrigado Bertola e João Pedro.
Acho que, no final das contas, vou colocar um controle a mais do que eu imaginava. Seria uma chavinha mini toogle que "selecionaria" o circuito a ser usado, ou seja, na posição 1 o circuito normal da strato mesmo (com uma chave seletora de 5 posições) e na posição 2 o humbucker já com o mini fuzz direto nele. Algo mais ou menos como no link abaixo. Abçs.
http://overpic.net/viewer.php?file=xjgv7zqa9iww201phipnd.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Jabijirous
Tanto faz...
Velhinho-RJ
Better...
Abçs

mestre cabeça
Veterano
# ago/15 · Editado por: mestre cabeça
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta !
Coloco sim a corda de forma correta, procurei saber como faz e faço certinho.

Mas realmente existe essa diferença entre tarraxas grover chinesas e americanas?
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


mestre cabeça
Mas oque seria procedimento de estabilização de afinação?
Afinar, puxar a corda, reafinar, puxar, etc, etc... Até estabilizar...
realmente existe essa diferença entre tarraxas grover chinesas e americanas?
Que eu saiba, não...
Abç

mestre cabeça
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vish, será que fui passado pra trás?
O luthier disse para mim que seria muito ingenuidade pensar que uma Epiphone com menos da metade do custo de Gibson, viriam com as mesmas tarraxas =S....
Confiei porque o cara tem muito nome aqui na região, constrói guitarras caríssimas........
=/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


mestre cabeça
https://www.grotro.com/Grover/ROTOMATICS
https://en.wikipedia.org/wiki/Grover_Musical_Products,_Inc.
Cara, talvez ele não tenha agido de má-fé.
O problema é que se propagam muitos mitos e eles passam por verdades...
Abç

mestre cabeça
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Uhum....
Mas em relação ao em encaixe das gotoh, realmente são diferentes? Ele disse que teria que fazer outros furos para poder colocar gotoh, isso é verdade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


mestre cabeça
Isso só seria factível se as tarraxas originais fosse do tipo Kluson ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679590529-tarraxa-guitarra-sd90 -sl-l3r3-niquelada-gotoh-_JM ), e as à serem colocadas, desse tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677908295-tarraxa-guitarra-blin dada-sgm07-l6-cromada-gotoh-_JM
Outrossim, pode haver variações no diâmetro das hastes (no site tem isso).
Abç

EduBluesMan
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ou quem mais puder me ajudar.
Peguei uma Tagima PR 200 numa troca e analisando ela encontrei um defeito que quero crer, seja "arrumável".
Quando troquei as cordas, vi que a ponte fixa dela deu uma levantada e olhando melhor, constatei que um dos pinos que ficam encravados no corpo da guitarra deu uma levantada.
Abri pra ver e percebi que alguém já havia tentado arrumar, colando lasquinhas finas de madeira para estreitar o buraco.
Mas acredito que o trabalho não tenha sido feito a contento.
Resumo da ópera.
O buraco está mais largo que o pino que segura a ponte. Quando afina a corda, a tensão faz com que ele dê uma inclinadinha de 1 mm. Considerando ainda que o corpo dela é baulado.
Pergunto.... qual é a melhor e mais confiável maneira para se fazer o preenchimento deste buraco para que o pino fique calçado corretamente?
Opiniões de quem já viu problema semelhante serão bem vindas.

Odulep
Veterano
# ago/15
· votar


Boa tarde, mestre!

Gostaria de saber se o esquema elétrico, na instalação de captadores e potenciômetros, influencia no timbre final. Vejo vários tipos de ligações e a maioria possui a mesma finalidade. (Les Paul)

Outra dúvida. A "mizinha" da minha Les Paul se destaca muito mais que as outras cordas, ela parece sair com mais ganho e ataque. Já troquei os captadores, pois os antigos eram ruins, mas o problema persiste. O que poderá ser?

Grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


EduBluesMan
Use massa, deixe secar, e depois cole...
Odulep
Não, não influencia.
Abaixe o polo dessa corda.
Abçs

GuitarHome
Veterano
# ago/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola!!!

É minha Schecter realmente não teve jeito, e estou estudando a possibilidade de pegar uma outra guitarra. Encontrei uma Ibanez RG 480 Japonesa com caps dimarzio e ferragens (ponte e tarraxas) Gotoh. O vendedor disse que ela é feita em Alder e foi recém pintada. Perguntei a respeito dos trastes e braço também e estou esperando a resposta, mas conseguirei testar a guitarra sem problemas.

Não encontrei quase nada sobre esse modelo 480, você sabe me dizer algo a respeito delas? Essas Ibanez RG Japonesas são muito superiores as Coreia e Indonesia da vida? O que achei legal é que ela já está com ferragens e captadores tops.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


GuitarHome
Cara, esse modelo é uma "sequencia" do 450.
Sim, os modelos "japas" são melhores.
Abç

GuitarHome
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas são legais essas RG japonesas? Bem construidas e tudo mais? Acho que vou me arriscar nessa, que ta com os caps e ferragens tops, e depois vejo o que faço com a Schecter.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


GuitarHome
Sim, são.
Abç

Jabijirous
Veterano
# ago/15
· votar


Minha vez de dizer a famosa pergunta...

Que madeira é essa?


Não sei que guitarra é essa, um amigo comprou o corpo. Mas pelo headstock, eu diria uma Golden! Ainda não foi lixada a lateral, pois só de verniz, tinta e massa é uma camada BEM grossa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Jabijirous
Tília.
Nos EUA chamada "basswood".
(com boa dose de certeza).
Abç

Jabijirous
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado. Queria só confirmação. o Top é de dar risada, 9 colagens. E tenho quase certeza que é mdf

thrasher84
Membro Novato
# ago/15
· votar


Opa fala ai Mauricio Luiz Bertola

Desculpe minha ignorancia mas queria saber se cortes em um guitar influenciam mt, msm q construidas de uma boa madeira tipo ,pretendo fazer uma guitar warlock estilo aguelas da golden gmap (corpo bem pequeno rs) ,feita em mogno e com um captador apenas na ponte (um malagoli intruder ) com ponte daquelas em q as cordas passam pelo corpo igual as jackson kelly braço e escala em marfim vendo esses materias me de sua opiniao sobre a combinaçao de tudo isso sera q saira uma boa guitar para um som mais agressivo desde ja vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


thrasher84
O que influencia, além da madeira, sua densidade e peso, é a junção com o braço.
Abç

thrasher84
Membro Novato
# ago/15
· votar


Valew Mauricio Luiz Bertola
Vou tentar fazela com braço colado para ter um melhor resultado .

GuitarHome
Veterano
# ago/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, blz?

Surgiu oportunidade de pegar uma Ibanez Prestige RG 1570 Japan de 2006, marquei de ver o estado da guitarra (trastes braço etc) com o cara. Minha dúvida é a seguinte, vale a pena dar uns trocos a mais para se ter uma Ibanez Prestige (que até onde eu sei é uma linha digamos mais "profissional" e com maiores "cuidados" que os da RG comum), ou elas não são tão superiores que as RG comuns (mesmo que japonesas, mas da linha "popular" RG digamos assim).

Eu infelizmente não vou conseguir testar ambas para comparar, pois a RG 480 Japonesa (ferragens Gotoh e caps dimarzio) fica em uma ponta de São Paulo e eu em outra. E a Ibanez Prestige fica numa cidade vizinha aqui de São Paulo, mas o vendedor disse que poderia me encontrar por aqui para mostrar a guitarra.

Essa linha "Prestige" é realmente mais caprichada que as RG comuns (nesse caso a RG 480 japonesa)? Uma coisa que eu ouço falar muito bem da Prestige é que o braço tem dois reforços de titanium.

E por último, como sabe o que aconteceu com minha Schecter, será que vale a pena eu passar ela pra frente (falando dos problemas dela e cobrando um valor menor) ou será que eu guardo e quando surgir oportunidade de trocar o braço ou tensor dar um trato nela? Não teria coragem de passar ela dizendo que está tudo ok, e sei que você jamais me indicaria isso.

Obrigado

Obs:
Eu irei utilizar a guitarra para um projeto que tenho com uma banda, e futuramente utilizar ela para gravar um EP com a banda. E claro que ela me acompanhará de um lado pro outro também.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


GuitarHome
Essa linha "Prestige" é realmente mais caprichada que as RG comuns
Sim. é.
Cara, antes de passar sua Schecter "pra frente", eu tentaria um novo braço...
Abç

Odulep
Veterano
# ago/15
· votar


Boa noite, Bertola.

Estou com um problema com minha guitarra e gostaria de uma informação.
Após eu afinar todas as cordas e montar um acorde, o acorde sai "desafinado". Eu já afinei todas as cordas e as verifiquei.
Um Exemplo:

Afinei a corda G, mas quando a toco na casa 2 ela dá um A# (Exagerando).

Irei levar a guitarra em um luthier para regulagem geral, mas antes eu gostaria de saber se é possível reparar esse problema.

Grato!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Odulep
Isso é falta de regulagem de entonação.
Abç

prd
Membro Novato
# ago/15
· votar


Falae pessoal,

Estou com uma Vintage V100.

Quando fui comprar ela (nunca havia tocado numa lespaul), senti que o switch, quando botava na posição do braço, ele voltada pro meio com uma força muito leve.

Cheguei a comentar isso na loja, mas acabei testando outra les paul e estava da mesma forma. Do braço pro meio precisava de uma força leve, já da ponte pro meio requeria um pouco mais de força.

Nunca me atrapalhou até semana passada. Tem vezes que o Switch nao fica na posição do braço. Eu ponho pra cima e ele volta pro meio na mesma hora.

Acha que da pra eu arrumar isso sozinho, ou devo levar na loja? A guitarra ainda está na garantia, mas a loja é meio longe. Se for melhor levar lá eu até levo. mas se for algo simples que de pra eu arrumar, seria melhor.

Abraço.

Odulep
Veterano
# ago/15
· votar


Maurício Luiz Bertola

Eu imaginei que seria, só que o problema é que meus carrinho já estão no "máximo" e a corda "pede" mais alongamento. Vou levar no luthier mesmo para regulagem geral.

Obrigado mesmo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


prd
Isso acontece por conta da porca de fixação, solte-a um pouco.
Odulep
Além disso, troque o encordoamento. Se estiveres usando 0.9, passe a usar 0.10.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji