【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


thrasher84
O que interessa é a qualidade das peças. Uma guitarra com corpo em peça única (o que é bem raro), pode, dadas as condições da peça usinada, soar até pior que outra com uma escolha criteriosa das peças e colagem bem feita.
"Up grades" em guitarras de baixo custo devem seguir uma relação custo-benefício. Gastar demais é contraproducente...
Abç

mateus12345
Membro Novato
# jul/15
· votar


Bertola, tempos atras levei minha guitarra em um luthier e ele me falou uma curiosidade sobre madeiras, quando os veios estão se cruzando formando cruzes não era madeira de verdade, era outro material que eu não lembro o nome, procurei no Google e não achei nada sobre, consegue me explicar um pouco melhor?

Outra pergunta, liguei meu amp (Peavey Audition) no 220V sem saber que era 220V, até funcionou na hora, mas agora não liga mais, vale a pena consertar?

Pifei junto um Microondas e um miniforno achando que a tomada tava com problema.

GuitarHome
Veterano
# jul/15
· votar


fconde77

Cara aparentemente os trastes seguem o mesmo formato em todo comprimento. Eles não estão exatamente achatados, mas também não estão arredondados. Mas estão extremamente baixos se comparados com os trastes da SX SST57 por exemplo.

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# jul/15
· votar


Bertola, Seiji, Galera, pfv...

Quais os fios certos devo comprar para refazer a elétrica de uma LP?

Já refiz a elétrica mais de uma vez das 3 stratos que tenho, mas tudo sobre LP é novo para mim.

Vi em alguns fóruns gringos citarem a medida de 022awg, mas quero saber exatamente qual comprar, tipo, porque eles são diferentes de strato. Para stratos você compra uma metragem de fio preto de 022awg, a msma metragem de vermelho e a mesma de branco, não tem erro! Mas de LP parece que é diferente, são 2 (ou mais) juntos e dentro de uma "capa de boarracha", não consegui entender muito bem porque olhei por cima, ontem a noite quando cheguei do trampo, mas já deu para ver que é diferente. Na verdade eu precisaria ter olhado com calma, mas viajei, e vim aqui perguntar antes de esperar o fds chegar.. Vcs me entendem que eu sei! kkkkk A gnt quer tudo para ontem!

Mas pfv, podem me dizer, por exemplo, como pedir exatamente numa casa de fios na Santa Efigênia, digamos? =)

Obrigado pessoal!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


mateus12345
Nunca houvi falar disso...
Outra pergunta, liguei meu amp (Peavey Audition) no 220V sem saber que era 220V, até funcionou na hora, mas agora não liga mais, vale a pena consertar?
Óbviamente...
Abç

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mateus12345

Não seria compensado?

fconde77
Veterano
# jul/15
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers

é o mesmo fio, esse que vc vê 4 fios juntos numa capa emborrachada provavelmente são os fios do humbucker que tem 2 fios para cada bobina + o terra e nesses provavelmente vc não vai precisar mexer.

Já os 4 fios que vão para a chave seletora vc pode usar os mesmos q usou na strato, se quiser usar uma capinha pra ficar bonitinho e só usar "espaguete termo retrátil" e passar todos juntos por dentro... Mas acho isso desnecessário.

fconde77
Veterano
# jul/15 · Editado por: fconde77
· votar


mateus12345 e Mauricio Luiz Bertola

Acho que vale a pena tentar trocar apenas o fusível...

Esse amplificador custa uns R$250,00 e ter ligado no 220 na melhor das hipóteses queimou apenas o trafo, não sei qual ele usa, mas trafos custam em média uns 35 ou 50 reais, somando a mão de obra do técnico... acho que isso já ultrapassaria 50% do valor do amplificador.

Pra mim, se o reparo ultrapassa 30% do valor de um item novo, não vale a pena.

andredraw
Veterano
# jul/15 · Editado por: andredraw
· votar


Boa noite, Bertola e colegas.

Sempre vejo indicações bacanas aqui dos captadores Sound/Malagoli e vim aqui humildemente pedir o mesmo. :D

Quero trocar ambos os captadores.

Tock rock essencialmente, mas desde clean/pop, até blues e hard rock, então queria comprar uns captadores mais versáteis, não sei se isso existe;

Minha guitarra é uma Epiphone G-400 SG.

Já agradeço de antemão as sugestões.

Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


andredraw
Cara, troque inicialmente apenas o da ponte, por esse aqui:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1149-captador_custom_a lnico_hb_ponte_diversas_cores
Abç

andredraw
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Só de curiosidade, por que não o do braço?

Os captador do braço da Epiphone segura a onda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


andredraw
Por três razões:
1) O capt do braço da Epi SG400, mormente os novos, não são ruins.
2) Por razão de teste. Se vc gostar, compre o outro.
3) Economia mesmo...
Outra boa pedida, com mais "saída", é esse:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1752-custom_stn_ponte_ ou_braco
Abç

andredraw
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok.
Vou seguir seu conselho começar só com o da ponte então.


Muito obrigado!

Juninho Stanner
Membro Novato
# jul/15
· votar


Boa noite, amigos do FCC!

Tenho uma LTD M100FM, no final do ano vou trocar os captadores dela por um Invader SH-8, porém li que os captadores soam diferentes para cada tipo de madeira da guitarra, a minha LTD tem o corpo em Basswood, então gostaria de perguntar se os Captadores iriam ficar bons na guitarra com corpo em Basswood.
Lembrando que o SH-8 é um captador de alto ganho.

Obrigado ! Boa noite !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Juninho Stanner
Cara, isso é muito difícil de dizer.
Esse captador tem uma saída muito alta e um grave pronunciado. A tília (baswood), é uma madeira macia, que "proporciona" sons mais graves. Acho que apenas na ponte esse capt soaria sem "embolar"; mas isso é mera suposição, pois, apenas experimentando é que é possivel saber com exatidão.
Abç

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# jul/15
· votar


fconde77, man, vlw demais!!

Eu me referi exatamente aos fios de ligações entre chaves e pots, não os dos captadores não.. Mas saquei! São simples condutores/guitas então!
Saquei sim!!

Não, demorô! Já sei agora.
Obrigado, man!

Juninho Stanner
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Juninho Stanner
Não há de quer...
Abç

GuitarHome
Veterano
# ago/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola!!!

Cara eu tava dando uma olhada, aqueles Meteoros Space BASSMAN são legais para usar com a guitarra + efeitos? O uso do ampli seria a principio apenas em casa, e as vezes para passar o som com a banda quando não ensaiarmos em estudio. É um ampli razoável?

Eu to de olho nele pois já ouvi você falando dele, e por ele ter o falante de 12". A diferença dele para um ampli da mesma marca só que com falante de 8" é grande? Consegue-se timbres cleans encorpados com ele, diferente dos amplis de 8"? Digo isso pois amplis com falante de 8" nem para tocar em casa eu consigo, o timbre é muito magro, embola tudo, fica até sem graça mesmo que para brincar.

E ultima pergunta, esse ampli distorce fácil no clean?

Edit
Nesse caso, valeria a pena pagar uns 200 reais a mais para um Borne Vorax 1250 (50w e falante de 12" também), visto que não usarei o drive do ampli, ou seria "6 por meia duzia"?
Abç

Calime
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ei Bertola, blz?

Em relação a captadores humbuckers de médio/alto ganho, qual ajuste de altura vc acha mais interessante? No caso a guitarra tem dois humb. O que vc considera a altura ideal para o cap da ponte e do braço? O som que faço tem uma boa quantidade de ganho, bem na linha high gain msm. Gostaria que essa medida me desse sustentação, e ao mesmo tempo definição de notas.

abç!

fconde77
Veterano
# ago/15
· votar


Calime

Considero cada caso, um caso... mas começo deixando o captador a 3mm da corda e vou trabalhando pra encontrar um equilíbrio.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


GuitarHome
Cara, eu já tive em casa (era do meu primo) um amp desses (Meteoro Bassman 50), e vou te dizer: Tenho SÉRIAS críticas à Meteoro, mas, esse amp e os Thor 30CB antigos eram legais e mais confiáveis que as outras séries. Esse Bassman 50 é MUITO bom para guitarra, timbre excelente! Projeção muito boa e volume adequado para ensaios e shows, apesar do falante não ser lá essas coisas não.
Os de guitarra da mesma série (com falantes de 8 pol.) são MUITO RUINS! Sobre o Borne... Depende da oportunidade, mas são bem legais também...
Calime
Cara, use duas coisas para definir isso: Experimentação e bom-senso. Nada mais.
Abçs

GuitarHome
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bacana Bertola, eu queria algo o mais simples possivel pra tocar em casa e quando for passar o som com a banda que não seja em estúdio. Acho que esse Bassman vai me atender então, o falante de 12" que mais me chamou atenção. Valeu pelas dicas mesmo!!!

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


GuitarHome
Tu não vai se arrepender...
Abç

Odulep
Veterano
# ago/15
· votar


Boa tarde, Mauricio Luiz Bertola.

Por favor, gostaria de saber qual o diâmetro do fio ou cabo que devo usar na parte elétrica de minha guitarra.

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Odulep
http://www.ebay.com/itm/Guitar-Hook-up-Wire-50-Spool-Red-/281762044867 ?hash=item419a539bc3

Odulep
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!

edumorsehowe
Membro Novato
# ago/15
· votar


ola bertola e seiji!

to com uma tagima t735, ela é de 2007 vem com captadores seizi tagima

procurei todas as t735 e não consegui nenhuma informação sobre os caps, a maioria vem sem a marca senzi tagima

to pensado em trocar os captadores achei muito sem brilho, a guitarra não tem o que reclamar, superior a minha squier standard em construção, mais ainda sim a squier tem som bem brilhoso e rasgado!!

to pra pegar um jogo da fender standard HW 1 por isso gostaria de saber se vale apena vender esses captadores seize tagima!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


edumorsehowe
Você pode sim vender...
No mais, não posso opinar..
Abç

João Antônio DOS
Membro Novato
# ago/15
· votar


Bertola, você se lembra da Charvel Cx 290 que comentei a algumas páginas atrás?
Então, instalei um Tone Zone na ponte, um Fender Texas Special no meio, e um Fast Track I no braço.

Você saberia me dizer porque e como fazer o Tone Zone cancelar totalmente os ruídos? De fato ele está mais silencioso que o Texas, mas soa barulhento perto do Fast Track I, que por sua vez é absolutamente silencioso. O luthier falou que tem a ver com o fato de ele ter bastante ganho e também pela Dimarzio fazer uma blindagem interna mais caprichada nos captadores de lâminas, mas achei nada a ver, já que a saída dele (volume) ficou parecido com o Fast Track. Não sei se também tem a ver, mas tem uma chave de três posições ligada a ele (série, coil split, paralelo).

Outra dúvida, o Texas, por ser RWRP, não deveria cancelar ruído nas posições 2 e 4?

Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji