【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Andreh000
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, meu amigo, pode me tirar uma duvida?
Eu tenho uma guitarra com o braço escalopado e estou querendo mudar a afinaçao, estou querendo afinar 1 tom abaixo, e queria saber se o risco de ocorrer problemas com o braço da guitarra é mt grande.
Caso puder me ajudar ficarei grato.
Abraço

MR__Bruno
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entao você acha melhor envestir nos Upgrades Da Minha shelter nashville LP, Do Que Pegar uma epiphone LP STD ?
abç

lucianopp
Veterano
# jul/11 · Editado por: lucianopp
· votar


Galera, to com um probleminha chato com minha les paul... na verdade 2.

1º- A posição do meio da alavanca que seleciona os dois captadores juntos na minha guitarra liga apenas o captador do braço, pois ao abaixar totalmente o volume do braço o som some completamente, ou seja, o captador da ponte está desligado (individualmente os dois funcionam)

2º- Não sei se meu ouvido ainda está "imaturo" mas não vejo alteração alguma quando altero o rolamento de tom do captador da ponte, não muda nada pra mim.... já quando altero o tom do captador do braço fica bem claro pra mim a diferença no som.

Queria saber da galera profissional aqui do FCC que trabalha como luthier se esse problemas sairam caro pra resolver ?

VLw galera !!!

Velvete
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No site da Gibson, os modelos custom de Jimmy Page e Eric Clapton parecem ter captadores de Alnico III...

Como seriam esses, em relação aos Alnico II e V, os quais são encontrados modelos na malagoli e GFS?

Abraços

Spect
Veterano
# jul/11 · Editado por: Spect
· votar


lucianopp
1º- A posição do meio da alavanca que seleciona os dois captadores juntos na minha guitarra liga apenas o captador do braço, pois ao abaixar totalmente o volume do braço o som some completamente, ou seja, o captador da ponte está desligado (individualmente os dois funcionam)

Assim como se você abaixar totalmente o volume do da ponte também vai sumir todo o som. Não tem nada de errado.

2º- Não sei se meu ouvido ainda está "imaturo" mas não vejo alteração alguma quando altero o rolamento de tom do captador da ponte, não muda nada pra mim.... já quando altero o tom do captador do braço fica bem claro pra mim a diferença no som.

Você mesmo respondeu. Essa sensibilidade se adquire com o tempo, nada mais.

lucianopp
Veterano
# jul/11
· votar


Spect

Mas o estranho que pra mim fica bem claro a diferença no captador da ponte e nao na outra =/

e quanto a posição da chave, primeiro problema, tem alguma ideia ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Andreh000
Basta re-regular o tensor para isso, assim como a entonação. Leve a seu luthier.
MR__Bruno
Sim.
lucianopp
A chave está ruim e o capacitor do pot de tonalidade está solto ou inoperante. Leve a seu luthier.
Velvete
Consulte o site da Malagoli....
Abçs

Spect
Veterano
# jul/11 · Editado por: Spect
· votar


lucianopp
Mas o estranho que pra mim fica bem claro a diferença no captador da ponte e nao na outra =/

e quanto a posição da chave, primeiro problema, tem alguma ideia ?


Como eu disse, se você é novato, é normal não perceber.

A chave não tem nada de errado, é pela ligação mesmo. Na posição central ambos os captadores tem que estar com ao menos parte do volume aberto, caso contrário todo o som some. Ao menos em todas as guitarras com 2 captadores e chave de 3 posições que já toquei era assim.

De qualquer forma, se você tá inseguro, leva num luthier para dar uma geral. Não dá para sair falando de preços, varia de luthier para luthier, mas a média por aqui é de 70 dinheiros para regulagem geral.

Andreh000
Veterano
# jul/11 · Editado por: Andreh000
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então brother, esse eh o problema.
Agora eu to meio sem grana, sabe como é né?
Dai pensei em deixar um pouco assim só pra ver como é

Velvete
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Encontrei equivalência de produtos e diferenças entre alnico II e V, mas nada sobre o alnico III...

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Velvete
Só vai ter um pouco mais de saída...
Abç

FBuccini
Veterano
# jul/11
· votar


Bertola, postei no ultimo post a foto da tarraxa sobre a qual eu tinha feito uma pergunta.... alguma dica?
abraço

Junior AJNB
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola Blz???

Eu queria saber sobre essa guitarra aqui, é uma Dean Les Paul
Eu pesquisei nos fóruns gringos e até fiz um tópico sobre ela:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/263437/

Nos fóruns gringos meio que metade diz que ela é ótima e metade diz que não vale a pena...

Então na sua opinião oque vc acha dela???
A propósito o link dela é esse aqui...

http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=30605&idDept=235

Obrigado!!!

Christ Wild Rocker
Veterano
# jul/11
· votar


Olá Bertola

Realmente não é um bom negocio esta Benson, melhor esperar um tempo e pegar algo melhor, não gostei muito da Condor, Mas então o que você me diz da Tagima Blues 3000, é uma guitarra que vale a pena dar um up grade e ter um instrumento de boa qualidade? e se vale a pena o que fazer nela?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


FBuccini
Cara, eu pedi que vc postasse fotos, pois não sei que tarracha é essa...
Junior AJNB
Cara, eu desconheço esse instrumento; não posso opinar...
Christ Wild Rocker
Cara regulei recentemente uma Condor JC502 e posso te garantir que é um bom instrumento pelo preço pago. Não se pode julgar uma guitarra como ela está na loja, pois carece de uma regulagem profissional que só um luthier pode fazer. Essa Tagima Blues 300 é um tanto melhor que a Condor no quesito acabamento, sendo também uma boa compra.
Abç

Jube
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Salve mestre, venho aqui com uma humilde duvida, fui todo feliz trocar as cordas da minha guitarra para fazer uns trabalhos, quando percebi que o nut está trincado, olhando atentamente, me parece que ele está dividido ao meio, quebrou bem entra a corda A e D. Não chegou a descolar o nut do braço. Uma gambiarra suberbondistica segura ela por pelo menos 3 dias?

El_DoradoUK
Veterano
# jul/11
· votar


Jube
Cara, se for provisório, aguenta sim. Não vai é deixar a guita com a gambiarra por muito tempo, a menos que o mestre Bertola diga que não há problema.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Jube
Cara, cole com superbonder e vai durar um tempão....
Mas, assim que possivel, troque-o por um de osso ou latão.
Abç

MR__Bruno
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Certo, na sua opinião Qual é a potencia minima de um amplificador transitor para Pequenos shows e ensaios ?

65W Falante de 12 Pol. (Laney LV100) Da ? mas gostaria de saber a potencia minima, grato.

Abç

Ermacc
Veterano
# jul/11 · Editado por: Ermacc
· votar


Ae boa tarde =)

To querendo começar a tocar guitarra, não sei tocar nada ainda, mas to em duvida de qual comprar

Como vc é luthier vc deve conhecer do acabamento/tarrachas/captadores entao to perguntando aki ^^

Minha banda preferida é Metallica, mas gosto muito tb de AC/DC, Megadeth/Black Sabbath/ Led Zeppelin/ Guns n roses

Nessa faixa de 450 reias qual é melhor? Ouvir falar muito bem dessas:


- Les Paul Nashville 300 R$ 445,55
- Shelter Sx SST 57 R$450,00

E nessa faixa de 300 reais?

Giannini GGX-1hh -> H-H R$ 270
Giannini GGX-1h -> H-S-S R$ 250
Condor Rx20 R$ 320
Memphis mg 32 R$ 270

Compensa pagar 180/200 reais a mais e pegar uma de R$450,00 sendo que sou iniciante?

E essa lespaul poderia fazer um bom som para meu estilo musical?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


MR__Bruno
Cara, qualquer bom amp com 30 ou mais Watts RMS e falante de 12 pol. serve bem.
Ermacc
Recomendo essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189172005-guitarra-shelter-detr oit-300-black-sg-_JM
Não esqueça que guitarra sem um bom amp, não é nada, e também de, assim que comprá-la, levá-la a um bom luthier para a regulagem geral.
Abçs

Ermacc
Veterano
# jul/11 · Editado por: Ermacc
· votar


Ermacc
Recomendo essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189172005-guitarra-shelter-detr oit-300-black-sg-_JM
Não esqueça que guitarra sem um bom amp, não é nada, e também de, assim que comprá-la, levá-la a um bom luthier para a regulagem geral.
Abçs



O ruim é que ja nao confio muito em comprar produtos pela internet, ainda mais usado, e se vier ruim...seilá?

Não tem alguma boa, nova, nessa faixa de preço que falei não?



heisenberg
Veterano
# jul/11 · Editado por: heisenberg
· votar


e ai Seiji ou Bertola, estou com uma dúvida.
estou querendo trocar a parte elétrica(fiação) da minha guitarra e notei que tem uns fios que ligam o potenciômetro de volume ao de tone e ao jack e entre outros, são fios que não vem dos captadores.
Eu gostaria de saber que tipo de fios são esses e onde vendem?
para ser mais preciso
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2h_1v_1t_3w

são os fios pretos( exceto os dos captadores)

eu li por aqui, que pode usar fio de telefone, mas é aquele fio enrolado em espiral?e li em outros lugares que pode ser usado o cabo RCA.

octavio_guns
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vi um anúncio no mercado livre de um nut de osso e queria saber se esse nut seria bom para colocar na minha guitarra
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189866225-nut-ou-rastilho-de-os so-para-instrumentos-de-corda-_JM

pOkiz
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, poderia me dizer as diferenças de acabamentos no braço? Gostaria de saber sobre o Gloss Finish, Nitrocelulose e PU, qual é melhor, qual tem o melhor deslize, visual, essas coisa.

Obrigado

ze_neto
Veterano
# jul/11 · Editado por: ze_neto
· votar


como regulo uma ponte tipo tremulo stratocaster( guitarra cort g110 - se kiser ver melhor :B) VLW (:

lukas_alvs
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde Bertola,

Estou querendo colocar um potenciometro Push Pull na minha guitarra. A utilização é para defazar os Humb. para torna-los sigle coils. A configuração é a seguinte: H+H com 1 volume 1 tone chave 3 posições.

As duvidas são essas: Para este fim eu devo coloca-lo no lugar do potenciometro do volume? Ele deve ser do tipo LOG ou LINEAR? o fato de LOG ou LINEAR vai influenciar em que?

Grato.

PEdroooo
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

estava na duvida entre comprar um jogo de cap padrão da fender
http://cgi.ebay.com/2011-Fender-Standard-Stratocaster-Strat-PICKUP-SET -/360371379640?pt=Guitar_Accessories&hash=item53e7ceddb8

e um de alnico, como esse
http://cgi.ebay.com/American-Fender-Strat-Alnico-PICKUP-SET-USA-Guitar -/190549222382?pt=Guitar_Accessories&hash=item2c5d9e63ee
ou esse
http://cgi.ebay.com/American-Fender-Strat-HOT-Alnico-3-Neck-PICKUP-USA -/200625338992?pt=Guitar_Accessories&hash=item2eb633ba70


o que diferencia um captador comum para um com imã Alnico 3 para Alnico 5? quanto maior o numero melhor a qualidade? ou só muda o timbre mesmo?

Valeu!

felipelfln
Veterano
# jul/11 · Editado por: felipelfln
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quando uso a alavanca da guitarra pra descer meio tom +-, nada muito cavalo, as primas desafinam. Ficam mais agudas. Aí, se dou umas puxadinhas pra cima elas voltam a afinação certa. Onde está o problema? Nut? Por um Roller nut resolveria, porque pretendo dar varias dessas alavancadas...
A ponte é um tremolo normal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Ermacc
O problema é que para sons mais pesados, o ideal é uma guitarra com dois capts Hb's. Nesse caso, a Shelter Nashville é a melhor.
heisenberg
Cara, qualquer fio fino, de cobre, serve. Use o bom senso...
octavio_guns
Sim. Mas esses aí não estão prontos, e é preciso experiência para "esculpir" uma pestana adequadamente.
pOkiz
Não existe melhor, o que existe é o que vc prefere...
ze_neto
Levando a um bom luthier...
lukas_alvs
Tanto faz onde. E tanto faz o tipo; geralmente o de tone é tipo A (log), e o de vol. tipo B (lin).
PEdroooo
Só muda o timbre, que fica mais "forte" e "agressivo".
felipelfln
Em 1º lugar é necessário que vc adote uma série de procedimentos (já descrito anteriormente por mim aqui no FCC), bem como possuir uma boa ponte, com base grande, e 5 molas de qualidade.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji