【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
d.u.n.h.a.
Veterano
# out/13
· votar

Fernando de almeida
Pelo que andei vendo essa guita tem escala de 25,5", ou seja, barítona mesmo ela não é.
Mas com a regulagem certa dá pra tocar em B standard, eu acredito. Já afinei cada guitarra vagabunda em drop B e sempre deu certo, usando 0.13-0.54. Acho que uma 0.62 ou 0.64 resolveriam fácil uma Bzona nessa tua guita \m/

vivianevivi
Membro Novato
# out/13
· votar

Bertola

Você conhece o pedal afinador joyo ?Esse aquiVale a pena?Ou seria melhor outro?

Obrigada!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Fernando de almeida
Se for barítona, provavelmente vai ter 27".
Ou um pouco mais...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

bob973
SX SST57/62
vivianevivi
Não conheço.
Eu uso um Giannini.
Abçs

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# out/13
· votar

Bertola , quanto tempo! hahaha
Entao... queria saber se é muito complicado instalar uma ponte de strato numa guitarra já com floyd rose e como é feito todo o processo e se os luthiers costumam cobrar muito caro para faze-lo.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

MAIDENMANIACO2009
Simplesmente não compensa...
Abç

JP3DR0o
Membro Novato
# out/13
· votar

Sugestão de Guitarra estilo Super Strato (aquele modelo padrão de Ibanez) até 1.200 e com Ponte Floyd Rose Decente

Já dei uma pesquisada e até que me façam pensar o contrario nesse estilo que eu quero o melhor custo beneficio eh Ibanez RG ou Cort X, tem umas Jackson e ESP boas mais o Floyd Rose nao eh bom e eu só vou vou pensar em trocar daqui a 2 anos no minimo.

Então as Guitarras que eu to procurando agora são: Cort X6, Cort X11, Cort Viva Gold (1,2 e 3) e Ibanez RG até 1.200

Aqui onde eu Moro tem um cara vendendo uma Cort X11 de 2007 com caps Nighty Mite por 990, outro vendendo uma Tagima Vulcan com Gotoh por 1.200 e outro vendendo uma Ibanez RG 370 DX de 2004 muito nova pelo tempo de uso (9 anos) por 850 (estou quase comprando ela porque já testei e gostei muito da tocabilidade e regulagem, unico problema e o tempo de uso e por ser o modelo mais antigo dessa guitarra (o de 2004) com braço pior, ponte pior, e caps piores. Se não fosse isso ja tinha comprado)

Quero então alguma sugestão de onde comprar essas guitarras pelo melhor custo beneficio, de preferencia com frete gratis para RN e qual desses modelos que eu vi eh o melhor em custo beneficio, tocabilidade (maciez das cordas), estabilidade da Ponte, que não trasteje, bons captadores versáteis (desde Clean, solos Melódicos estilo David Gilmour, até Thrash Metal) e em regulagem geral da Ponte, como as oitavas que ja deu muita dor de cabeça pra mim.

Aceito também novos modelos de Guitarra além dos que eu falei considerando aqueles pontos (Tocabilidade, Ponte, Trastejamento, Regulagem e Captador)

HortaRates
Membro
# out/13
· votar

JP3DR0o

E aí, beleza? Já vi você postando essa dúvida várias vezes, mas fiquei confuso pra responder.

Pelo jeito, você já tem as guitarras que você quer comprar em mente, e realmente, de super strato, as Cort e as Ibanez RG se destacam pelo custo benefício. Eu acho que elas são equivalentes, as Ibanez mais novas com ponte Edge Zero merecem destaque, mas batem em preço com as Cort Viva III que vem com EMG 81 e 85 de fábrica, então o jeitoé testar pra ver qual você prefere.

Quanto lugar para comprar, o melhor jeito de você achar isso é no google, pois cada um aqui vai ter uma loja preferida. Olha no mercado livre também, filtra a opção com "frete grátis" que você deve achar algo.

Thejapamuri
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Caro Bertola, queria saber se caso eu coloque um bloco de madeira entre a ponte e o corpo da guitarra, faria alguma diferença trocar o bloco da ponte em questão de afinação?

JP3DR0o
Membro Novato
# out/13
· votar

HortaRates

Cara, eu já pesquisei e agora to entre comprar uma Ibanez RG 370 DX de 2004 por 800, uma Tagima Vulcan com Gotoh por 1200 ou uma Cort X6 ou X11 com frete gratis no Mercado Livre (X6 999 e X11 1450)

Qual você acha que mais vale a pena dessas ? E você acha que da pra achar a X6 e X11 por preço melhor com frete gratis ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

JP3DR0o
Ibanez RG 370 DX
Thejapamuri
Se vc vai trocar o bloco da ponte, vais colocar bloco de madeira pra que?
Abçs

JP3DR0o
Membro Novato
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tem que considerar que a guitar eh de 2004, então 9 anos de uso, apesar de estar em bom estado. Por ser de 2004, a ponte, o braço e o captador eh pior que os mais recentes.

2003-2004: Edge Pro II
2005-2010: Edge III
2011~: Edge Zero II

2003-2004: 1-Piece Maple
2005-2010: 3-Piece Maple

Neck PU:
2003-2004: PSND1 (Powersound 1)
2005-2011: INF3 (Infinity 3)
Mid PU:
2003-2004: PSNDS (Powersound Single)
2005-2011: INFS3 (Infinity Single 3)
Bridge PU:
2003-2004: PSND2 (Powersound 2)
2005-2011: INF4 (Infinity 4)

Esse de 2004 ainda aguenta boas alavancadas ? Vale a pena comprar ela e colocar um Intruder da Malagoli depois ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

JP3DR0o
Cara, não há nada de errado em comprar uma guitarra usada, desde que ela esteja em boas condições e seja avaliada por um bom luthier.
Sobre a ponte, há que trocar as molas e revisá-la (tarefa para seu luthier).
Abç

JP3DR0o
Membro Novato
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ta tudo reguladinho e as molas são novas trocadas a pouco tempo segundo o cara.

Mais então, não seria mais negocio uma Tagima Vulcan que ja vem com Gotoh ou uma Cort X11 ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

JP3DR0o
Não, mais negócio é a Ibanez (se boa estiver...).
Abç

JP3DR0o
Membro Novato
# out/13
· votar

Então eu vou comprar a Ibanez e colocar depois Uns caps da Malagoli.

Encontrei também uma RG 350 DX (se vc achar que eh melhor)

http://oqtdb.com/anuncio/1158403/guiatrra-ibanez-rg-350dx

Esse aqui e o anuncio da RG 370 que eu vou comprar pra ter uma ideia do estado pelas fotos: http://oqtdb.com/anuncio/1119305/guitarra-ibanez-rg-370-dx

HortaRates
Membro
# out/13
· votar

JP3DR0o

Cara, entre a RG de 2004 e a de 2010, já que a diferença é de apenas R$100,00, vai na de 2010. Se você quer comprar uns caps legais e gastar pouco os Intruder da Malagoli legais.

JP3DR0o
Membro Novato
# out/13
· votar

HortaRates

Eu ja falei com o vendedor da de 2004,e como ele ta demorando a vender ele fez por 800. Encontrei no ebay um Kit do Kerry King com EMG 81 e 85 mais um booster por 209 dolares (mais ou menos 400 reais), ficando 1.300 ja com o luthier, eh bem mais negocio. Tava com medo de comprar pela guitarra ser de 2004, mais por 800 vale a pena. Por 1.300 ela vai fica um sonzão, só vai ficar faltando uma ponte Gotoh pra ficar perfeita

Nefelibata
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tava procurando palha de aço 0000 para polir trastes, mas te pergunto:
Bombril q tenho em casa serve? Qual seria a medida dele?

Obrigado

clguitar
Membro
# out/13
· votar

Nefelibata
Eu sempre uso Bom Bril e dá certo. Tem também uma lixa da Dunlop número 6000 ou 8000 que é bacana pra finalizar.

Thejapamuri
Veterano
# out/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Hm... Muito obrigado pela ajuda. Bem, talvez eu nem vá trocar o bloco da ponte, simplesmente vou colocar um bloco de madeira mesmo, até porque não estou usando a alavanca da strato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Nefelibata
Bombril q tenho em casa serve?
Claro que serve
Qual seria a medida dele?
Como assim?
Abç

overset09
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Boa noite.
Na ponte hard tail para stratocaster, as cordas passam pelo corpo da guitarra ou elas só ficam presas na ponte, estilo ponte fixa les paul?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

overset09
Tanto faz...
Abç

overset09
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

É ''melhor'' que passem pelo corpo? Melhora o sustain, altera um pouco o timbre ou é lenda?
Obrigado pela ajuda.
: )

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

overset09
Apenas acrescenta mais "ataque" ao som...
Abç

bob973
Membro
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

o alder chinês é MUITO diferente do autentico(eu sei que comprando uma guitarra na faixa dos 500 reais NUNCA vou ter um timbre de uma Fender original)mas é uma boa madeira?como identifica-la?como saber se não estou comprando uma guitarra feita de basswood? e quais pontos fortes e fracos do
basswood e do alder chinês ?muito obrigado.

HortaRates
Membro
# out/13
· votar

bob973

E aí cara, beleza?

Se você pesquisar aqui no forum, ou em outros lugares, verá quase uma unamidade de respostas: Não tem essa de ponto fraco e forte das madeiras, madeiras diferentes produzem timbres diferentes, não tem melhor nem pior. E ainda mais, a maioria das pessoas não consegue diferenciar o som de uma guitarra de uma madeira x, pra uma guitarra de uma madeira y, se todos os outros componentes forem iguais (isso já rendeu páginas e páginas de discussão aqui).

Você tem que observer se a guitarra é bem construída, e se não é feita de compensado.

Nefelibata
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bombril q tenho em casa serve?
Claro que serve
Qual seria a medida dele?
Como assim?

Por exemplo: no site da gibson eles recomendam palha de aço "0000" que acredito ser uma medida, mais fina ou grossa. O bombril seria para o processo de polimento depois da lixa 600. Aí depois do bombril a massa de polir metal.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Nefelibata
Cara, massa de polir metal deixa resíduos na escala, nos veios da madeira. Não use isso, Use Bombril...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji