【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# set/13 · Editado por: fconde77
· votar


Post duplo

Mentzer
Membro Novato
# set/13
· votar


Eu estava vasculhando meu "depósito" e achei uma guitarra que eu ganhei quando era bem novo: uma Jennifer Magnos toda machucada (parecia que tinham feito relic nela) e com os captadores (2 humbuckers) soltos. Eu gostava dela porque era pesada e confortável no corpo, mas o braço era muito gordo. Depois de um tempo eu arrumei um apli (junto com minha Giannini) e fui testar ... um dos captadores ainda funcionava e fazia o maior barulho (no sentido de notas e não ruído, aliás não tinha). Sério dava para tirar um som ... com muito esforço.
Dai eu pensei em arrumar ela, mas eu dei uma pesquisada e não achei nada sobre essa marca ou guitarra, a não ser uns anúncios no Mercado Livre (e uma críticas aqui no FCC) que não fala nem de qual madeira é feita.

Vocês conhecem essa guitarra? Qual a madeira dela?

SkyHawk
Membro
# set/13
· votar


Caro Bertola, qual é a real desses captadores da Wilkinson que estão vindo no modelo GSH 570 da Golden ?

Eliseu_Augusto
Veterano
# set/13
· votar


Mestre Bertola, to afim de um tele barata mas que tenha um bom custoxbeneficio. ai achei essa Condor Ct-10:
CORPO: MAHOGANY COM TAMPO EM ESPALTED MAPLE
BRAÇO: MAPLE COM LONGARINA EM ROSEWOOD
ESCALA: MAPLE
TRASTES: 22
TARRAXAS: CONDOR STANDARD (CROMO)
PONTE: TELECASTER STANDARD
CAPTAÇÃO: 2 SINGLE COIL CONDOR
CONTROLE: VOLUME E TONE
CHAVE: 3 POSIÇÕES
http://www.lojaharmoniamusical.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang =pt_BR&codigo_produto=1406
ela é um bom Custo x Beneficio? caso não, tem alguma tele pra me indicar?
Forte Abraço

Thejapamuri
Veterano
# set/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Caro Bertola, eu queria saber, qual seria a altura "ideal" para os parafusos que prendem a ponte para que eu possa usar a alavanca (estilo strato). Porque tipo, se eu deixar ela toda apertada (sem forçar, claro), não consigo dar alavancadas.

E queria saber sobre o Fender Frontman 25R, eu estava lendo e o pessoal comentou que dá para usar em ensaio e para pequenos lugares, porém, queria saber se vale a pena pelo seu preço. E fica bom microfonar ele para gravação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


Mentzer
Cara, isso aí não vale qualquer esforço....
SkyHawk
São bons capts. nada excepcionais, mas tem um som claro e articulado.
Eliseu_Augusto
ela é um bom Custo x Beneficio?
Sem dúvida.
Thejapamuri
A menor possível.
O ideal é que a base da ponte toque o corpo ou, na pior das hipóteses, fique apenas 1 ou 2 milímetros acima. Pois isso dá estabilidade à ela.
Eu sempre regulo as pontes do tipo Strato pousadas sobre o corpo, para maior estabilidade, timbre mais encorpado e maior sustentação. Alavancadas radicais não são para esse tipo de ponte.
Sim, é um bom amp. Havia uma versão da Condor exatamente igual, e ainda mais barato, mas a qualidade é a mesma (ambos devíam ser fabricados na mesma fábrica chinesas, apenas com "brands" diferentes).
Abçs

BLS
Membro Novato
# set/13 · Editado por: BLS
· votar


Pode ser uma pergunta besta, mas vai assim mesmo: Todos os captadores humbuckers e singles tem a mesma medida? e todas as guitarras são feitas com os buracos na mesma medida?

Você acha que pode dá merd@ um moleque que nunca mexeu com solda na vida trocar os captadores? sei onde ligar os fios, mas não sei se vai dar certo na solda...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


BLS
Todos os captadores humbuckers e singles tem a mesma medida?
Não.
Você acha que pode dá merd@ um moleque que nunca mexeu com solda na vida trocar os captadores? sei onde ligar os fios, mas não sei se vai dar certo na solda...
Se não sabes, ou aprenda ou leve a um profissional...
Abç

Ramsay
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, estou com uma Epiphone semi-acústica com tremolo Bigsby e cordas 010.
Se eu quiser trocar as cordas para 09 isso vai afetar de alguma forma a Bigsby?
Tenho que mexer no tensor, ou coisa assim?

fconde77
Veterano
# set/13
· votar


Ramsay
Se eu quiser trocar as cordas para 09 isso vai afetar de alguma forma a Bigsby?
Não
Tenho que mexer no tensor, ou coisa assim?
Sim, regular o tensor e oitavas.

Lembrando que não existe o melhor uma espessura melhor ou pior pra cordas , e sim o mais adequado ao seu tipo de som porém quanto mais grosso o calibre, mais encorpado fica o som, principalmente no som limpo...quanto mais leve a corda, mais "magro" e "estalado" ele será.
Resumindo aconselho a manter a 0,10 e se mudar tente a 0,11, ainda mais em se tratando de semi-acústica pq o forte dela é o som limpo.

Thejapamuri
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Caro Bertola, obrigado pelo suporte. A minha ponte, como citado, está apenas 1 milimetro acima, e estou usando bastante a alavanca, está até que segurando bem a afinação nas alavancadas que faço (considerando que é uma guitarra barata, ela segura a afinação caso não use e desafina um pouco quando estou usando).

SkyHawk
Membro
# set/13
· votar


Gosto da minha Golden GSH 570 mas sempre fiquei curioso sobre a possibilidade de um upgrade de captadores, pensei em um par de TV Jones e desisti pois achei que o timbre não ia combinar com a personalidade da guitarra. Toco jazz e blues com ela e, apesar de ter outras guitarras para tocar com a turma, a chinesa é das minhas preferidas para estudar em casa.

Os caps wilkinson são bem legais e bonitos, mas eu me coço para testar algo diferente, até mesmo porque acho que os originais são cerâmicos. O que me sugere ? Quero um clean profundo e um cruch gordo.... Pensei em um PAF no estilo Gibson 59 e vi um nessa linha da Malagoli..... Na contra-mão também vi um Fat Boy da Malagoli que é um P90 na carcaça dourada de humbucker, muito tentador.

edman
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Condor CLP1, com ponte tipo tune o matic.
Para segurar os parafusos que regulam as oitavas, tem uma espécie de arame que fica chiando (com a guitarra desligada) quando toco a corda D (ou a B a E-zinha ).

Há problema em tirar este araminho da ponte? (o problema seria apenas nas trocas de cordas?) como fazer para deixar este araminho firme na ponte? ou seja, sem vibrar?

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13 · Editado por: Metal_Owns
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Poderia por favor me indicar bons amplificadores com bons graves de baixo-médio custo, com bom C x B? E que casem bem com distorções, pode ser valvulado ou transistorizado (preferência transistorizado, pois não há a manutenção de válvulas). Obrigado!

Hobbit_headbanger
Membro Novato
# set/13 · Editado por: Hobbit_headbanger
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, Bertola, bom dia cara. A pergunta é longa, mas será q vc pode me ajudar?

Minha guitarra é uma strato com ponte colada ao corpo q fica e sempre aos meus cuidados, pois pra mim é complicado levar sempre ao luthier, então tenho tentado cada vez mais fazer minhas regulagens e deixar o luthier pra visitas esporádicas.

É o seguinte, recentemente fiz uma troca de cordas por outras de msm modelo e calibre (Nig 0.10). Acontece q eu estava com problema de nota durar pouco na corda Sol no 11º e 12º casa, então resolvi dar um grau no tensor, pois olhando, percebi q estava muito curvo, e usando de referencia a corda mizinha a distancia das corda com capotraste na 1º casa e apertada na 12º estava maior do q os 0,25mm recomendados.

Apertei o tensor coisa de 1/4 de volta por vez, e no fim tinha apertado quase 1 volta inteira mas deixei ele quase reto após as cordas colocadas. Ficou ótima a ação das cordas e sem grandes trastejamentos.

Mas o problema q surgiu foi com relação a mizinha q ficou com um som abafado quando tocada solta... oq pode está acontecendo? Ela está soando estranha, como se estivesse vibrando no nut, sei lá, meio abelhuda, mas só com a corda solta!

Será q tenho q soltar o tensor pra deixar ele curvo do jeito q estava? Mudar a altura da corda n resolveu, na verdade até piora o 'fenômeno' se eu deixo a corda alta... =x

Antes de mexer novamente no tensor novamente vim pedir sua opinião pra saber oq fazer, além de levar ao luthier (heheh), devo tentar deixar o braço ainda mais reto ou o recomendado seria folgar novamente?

E uma duvida rápida, quanto a deixar o braço com uma curvatura por ter uma pegada forte pra fugir de trastejamnetos, há alguma contra indicação? Se o musico n se incomoda com cordas altas, e a guitarra estiver afinando as 8º perfeitamente, existe algum problema em braço com bastante curvatura? Obrigado 1000 vezes!

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


Grande Bertola!

Estou com 2 humbuckers que sairam de uma Epiphone SG G400 de 2001 (os originais dela, que troquei):

57 CH braço
HOT CH ponte

Esses captadores tem alguma serventia ou são do mesmo nível que qualquer xing-ling de guitarra barata?

Valeu!

Rafael_machado1993
Membro
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia Bertola... Gostaria de saber o que vc acha da guitarra Tagima Brasil T-SIX FL

Estou pensando em trocar minha guitarra, tenho uma walczak tele, uma ibanez grg 250 e uma memphis mg 22, e queria trocar a ibanez nessa tagima, será que compensa?

abraço

Abixibarraba
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Recentemento comprei uma fender jazzmaster e ela tem uma ponte tipo essa:
http://www.guitarpartsresource.com/images/large/SB-0210-010.jpg
so que as vezes qnd estou tocando as cordas "pulam" do seu lugar, perdendo a afinação e etc. O que eu devo fazer!? (ja levei em luthier e td mais, esta td regulada, mas o problema perssiste)

fconde77
Veterano
# set/13
· votar


Abixibarraba

Esse lance das cordas saírem das selas da ponte é uma perdulariedade das Jazzmaster, o que muitos fazem e colocar a ponte do modelo Mustang, outra coisa muito comentada e a espessura das corda... por conta do angulo da ponte para o arremate(tremolo) não ser acentuado usar cordas leves como 0,09 ou 0,08 ficariam com pouca tensão.

Abixibarraba
Veterano
# set/13
· votar


fconde77
uso 0,11 / 0,54.......
no caso da ponte da mustang trocaria so o slades(carrinhos)?

fconde77
Veterano
# set/13 · Editado por: fconde77
· votar


Abixibarraba

Olha as pontes visualmente são bem parecidas, mas não sei dizer se os carinhos da Mustang vão servir...
Mas antes de tudo vc tem que analisar se essa mudança não vão trazer outros problemas, afinal os saddles da Mustang não tem regulagem de altura.
Pesquisando soluções nos fóruns gringos, encontrei comentários que a Warmoth vende pontes de Mustang modificadas com saddles que permitem regular de altura das cordas individualmente, só que custam $47,00 + frete.

O que vou falar agora e um ideia que tive, não sei se dará certo então "não faça nenhuma alteração na sua guitarra que não possa ser desfeita":

Peque uma ponte de Telecaster e veja se os saddles podem ser adaptados nessa ponte e se der avalie se resultado é satisfatório...

Waters69
Membro Novato
# set/13
· votar


Olá, boa noite!

Estou desesperado!
Comprei uma Fender Standart American Strato, ela veio com um trastejamento leve na terceira corda a partir da 6 casa.

Levei a um luthier, ele 'corrigiu', trocou as cordas, baixou a ação e fez todo o serviço necessário, testei na hora e estava aparentemente boa.

Como o luthier fica a 85km (2hrs de estrada) da minha casa(sendo o mais próximo) tive de trazer a guitarra no ônibus, segurando o case bem firme, o case é forte, bem revestido, a princípio ela não balançou nem nada.

Chego em casa e simplesmente ela começa a trastejar em praticamente todas as casas!

Tentei verificar o tensor, fiz aquela medição dos 0,25mm (fiz com uma palheta de 0,46mm porque não tinha nada de 0,25, foi meio que no olho mesmo), onde girei entre 1/4 e 2/4 de volta para o sentido anti-horário e não mudou absolutamente nada.

Não posso levar novamente a um luthier, ainda mais agora...fora que foram R$180 jogados no lixo e não tenho mais esse dinheiro.

To muito desanimado, sério... :(

maxdsp
Veterano
# set/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
olá .Bertola minha guitarra está com o braço reto nos bordões, mas nas cordas mais finas está côncavo da 7ª casa até a 17ª.Tem jeito de consertar?

fconde77
Veterano
# set/13
· votar


SkyHawk
Esse lance de captador e muito pessoal e acho complicado indicar esse ou aquele, essa versão dos PAF da malagoli me parece ser a melhor opção para o que procura, os P90 são mais outra praia, tem ataque, definição, clareza, mas não tem a complexidade que um bom humbucker de baixo ganho tem.

edman
Se o BZZZZ não estiver saindo no som amplificado, é só ignorar que resolve, mas se estiver saindo só dando uma geral na pq com certeza tem alguma coisa frouxa lá.

Metal_Owns
Um com falante de 12" já é um bom começo, agora esse lance de casar bem com pedais é relativo... na maioria das vezes um cuidado maior com a equalização resolve.

Hobbit_headbanger
Sem o conhecimento necessário e com tantas variáveis o melhor a fazer e levar a um luthier... Ou aguarde o Bertola aparecer e dar uma luz sobre o assunto

JJJ
Serventia sempre tem, pode instalar novamente caso resolva vender a sua guitarra, trocar ou vender etc. Não acho que estejam no mesmo nível que a maioria dos Xing Ling que vemos no mercado.

Delson
Veterano
# set/13 · Editado por: Delson
· votar


Edit.
Já obtive resposta...

PAlmeida
Membro Novato
# set/13
· votar


Minha pergunta é simples, valeria a pena pelo preço(ão vou comentar ja que é anti ético, mas uma pesquisa rapida diz os preços) comprar uma seizi stone e botar nela uns malagoli custom 84 de humbucker e malagoli texas para o resto dos singles??? Se nao tem como me indicar algo nessa faixa de preço?? Eu quero uma stratinho meio básica, que me ofereca um bom custo benefício pa uma strato, nesse preço, por favor nao me ofereçam guitarra de 300 rais com SD, pois seria como perfumar b*sta.


Me empolguei escrevendo, desculpem me e desde já obrigado.

fconde77
Veterano
# set/13
· votar


PAlmeida

Com essas Fender Modern Player custando Aproximadamente R$ 1.500,00 não empataria R$ 600,00 numa Seizi pensando em upgrades de captadores que vão me custar aproximadamente uns R$ 400,00.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


Ramsay
Sim. É preciso re-regular tencor,e entonação.
SkyHawk
Eu sugiro o Custom 59.
edman
Se não sai no amp não, não é problema. Esse "arame" NÃO pode ser retirado definitivamente, apenas retire-o e recoloque-o com mais firmeza.
Metal_Owns
Cara, existm "N" opções no mercado, basta vc mesmo pesquisar. Apenas compre um bom amp com faante de 12pol.
Esse negócio de amp não "casar" bem com edais é mito...
Hobbit_headbanger
Cara, um lutiher profissional, faz o ajuste e observa se há a necessidade de outros. No seu caso o que está ocorrendo é um trastejamento no 1º traste, que vai precisar de um "rebatimento" e/ou polimento... Não tem nada que mexer em tensor de novo...
E uma duvida rápida, quanto a deixar o braço com uma curvatura por ter uma pegada forte pra fugir de trastejamnetos, há alguma contra indicação? Se o musico n se incomoda com cordas altas, e a guitarra estiver afinando as 8º perfeitamente, existe algum problema em braço com bastante curvatura?
Cara, guitarra é para se ter a ação mais baixa possivel até para se evitar "LER'S". Alguns vão alegar que se trata de "gosto"... Bem se a pessoa gosta de sofrer... quem sou eu ara criticar..... Agora... "Pegada" e ação alta não estão necessariamente ligados.....
JJJ
Guarde-os, vc pode precisar.... Agora, se vc não quiser, aceito doações.....
Rafael_machado1993
Não...
Abixibarraba
Pouca coisa... Essa ponte tem essa característica mesmo. Aliás, vc dece estar tocando muito forte para que isso aconteça.... Uma solução seria aumentar o angulo do braço em relação ao corpo, com um calço na trócula...
Waters69
Vc tem que levar sua guitarra de volta ao luthier para que ele refaça o serviço que vc não gostou...
maxdsp
Se o tensor são "der jeito".... babau....
PAlmeida
Não.
Abç

attiliocn
Veterano
# set/13 · Editado por: attiliocn
· votar


Olá...meu problema é o seguinte: Usava a guitarra (conectada no LINE IN) e o amplificador conectados ao computador para usar o Guitar Rig e tudo funcionava bem. Toquei guitarra o domingo passado inteiro sem problemas e a guitarra ficou parada até a umas 2 horas atrás quando fui tocar. Liguei ela direto no amplificador e não funcionava mais...Com o drive desligado não sai som mesmo. Com o drive ligado e o ganho no máximo dá pra ouvir alguma coisa. A pergunta é, queimou alguma coisa no ampli, na guitarra ou nos dois?
(já tentei dois cabos diferentes)
--> Ligar o celular no amplificador para ouvir música dá certo, funciona normal
Guitarra: GGX 1HH
Ampli: Meteoro MG 15
Obrigado :D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/13
· votar


attiliocn
Isso é do amp...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji