【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# ago/13 · Editado por: fconde77
· votar


Dragoth

Violão é questão de regulagem, não acho que exista um violão duro, e sim com braço mais confortável pra sua pegada... questão de conforto é muito pessoal.

Reparo que esses tipos de comentários só aparecem em posts de violões e quase nunca pra guitarra...

Outra alternativa seria tentar usar um encordoamento com uma tensão menor, algumas marcas tem cordas com tensões diferentes, independente se a espessura é 0.08 ou 0.12.

fconde77
Veterano
# ago/13
· votar


Macjack.

se eu colocar a terceira mola que veio, eu ganho/perco em quê
Ganha mais estabilidade na afinação
E eu coloco ela no buraco do meio do bloco né ?
É
E em uma regulagem mais básica eu consigo tirar o trastejamento leve que tá em algumas casa ?
Impossível dizer, leve sua guitarra a um luthier, é o melhor investimento que vc faz no seu equipamento.

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar


Bertola
Ou colegas disponíveis...
Vc já me respondeu uma vez que com um valvulado de 15w vc e sua banda tocaram em praça pública. Pensando nisso eu gostaria de saber se um amp valvulado com falante de 12 e 7w aguentaria tocar em estúdio fechado com um baterista "bravo". Tenho medo de comprar algo exagerado para a minha casa ou muito fraco para ensaiar...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Dragoth
Cara, não existe instrumento "macio".
O que existe é instrumento REGULADO.
Leve a seu luthier.
Recomenda aço inox nos trastes?
Não.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


lukas.moreira
A solução é vc comprar um de 15WRMS com chave de "meia potência".... Kkkkkkkk
Macjack.
Cara, as ponte Strato foram projetadas para se usarem 5 molas. É isso que dá à elas estabilidade e timbre mais "encorpado".
Esse lance de se colocar 2 ou 3 molas foi inventado por guitarristas profissionais nos anos 70 para poderem abusar de alavancadas (coisa que nunca deu muito certo). Acontece que guitarristas profissionais tem 2 ou 3 guitarras à disposição, e, quando a que ele está tocando desafina, o roadie dele lhe dá outra... É o seu caso?
E em uma regulagem mais básica eu consigo tirar o trastejamento leve que tá em algumas casa ?
Vc sabe porque o trastejamento está ocorrendo? Se um traste está mais alto que o outro, vc sabe como proceder?
Se não sabes nada disso (e acho bem difícil que saibas), o que vc TEM QUE fazer é levar sua guitarra a um luthier habilitado.
Abçs

Rafael_machado1993
Membro
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu posso colocar as 5 molas em uma strato que não vai danificar a guitarra?

fconde77
Veterano
# ago/13 · Editado por: fconde77
· votar


Rafael_machado1993
"Cara, as ponte Strato foram projetadas para se usarem 5 molas. É isso que dá à elas estabilidade e timbre mais "encorpado"."
Mauricio Luiz Bertola

Rafael_machado1993
Membro
# ago/13
· votar


fconde77
aaaaaaaaah pod cre! Proxima vez vou tentar por pra vê se fica mais estável :D

Valeu mano

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aquele esquema de volume master dos amps acedo serviria nesse caso? Dá mesmo pra saturar a qualquer volume com essa ferramenta?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Rafael_machado1993
E por que danificaría?
lukas.moreira
Sim, dá, embora o ideal seria um controle de ganho de entrada...
Mas... Cá entre nós... Basta um bom pedalzinho, né?
Abçs

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, o meu objetivo é atochar uns pedaizinhos nele mesmo =D
Obrigado pela ajuda!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


lukas.moreira
Um booster um fuzz e um overdrivezinho (tipo o Tubescreamer) mais um delay, faz "milagres" num valvulado....
Abç

lukas.moreira
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
=D
Vc indicaria algum outro amp até un R$1.800,00 - R$2.000,00? Nessas características que discutimos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


lukas.moreira
Consulte os sites do Pedrone e do W.Fillies Electrontubes (Max).
Abç

Macjack.
Membro
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado cara, pra mim é difícil ir a um luthier porque o mais perto da minha casa fica a uns 100km. E sobre as molas, não faço questão de alavanca então todo benefício que eu conseguir "acabando" com a possibilidade de alavancar é válido.

ZeroOnze
Veterano
# ago/13 · Editado por: ZeroOnze
· votar


Obrigado cara, pra mim é difícil ir a um luthier porque o mais perto da minha casa fica a uns 100km.

Macjack
Então à distância de um clique, com paciência e boa vontade, veja o canal desse luthier italiano. (em inglês). O cara é impressionante. Segue um ótimo exemplo. Funcionou pra mim. Dá para aprender MUITA coisa.
http://www.youtube.com/watch?v=O0Oyc6slYRc

ogner
Veterano
# ago/13
· votar


fconde77
Nesse corpo só caberia um P90 em formato de humbucker.
Um P90 tem 8,5 X 3,4cm e um Humbucker tem 7,8 X 3,6 cm

Uhmmmm, Ok!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/13
· votar


Comprei um violão Ibanez GA3NJP-AM pela internet,paguei 300R$, e para minha surpresa o rastilho,pestana e CAVALETE! são de plastico. Compensa trocar o cavalete por um de madeira e a pestana e o rastilho por osso? quanto fica em media o custo do serviço?

SkyHawk
Membro
# ago/13
· votar


Em um amp valvulado um loop de efeitos send return é tão importante assim ? Ter ou não ter o loop entre dois amps da mesma faixa de preço é diferencial largo o bastante para ser a variável de decisão ?

enquantofreudexplica
Membro Novato
# ago/13
· votar


Prezado Bertola e amigos do Fórum. Acompanho somente como leitor esse tópico, assiduamente, faz 03 anos. Isso fez voltar o meu interesse pelas guitarras. Gostaria de agradecer o empenho de vocês que, sem ganho financeiro algum, ajudam a sanar as dúvidas alheias. Obrigado.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# ago/13
· votar


Recentemente, adquiri uma guitarra usada da marca Golden (“strato”), antiga, com alguns defeitos e bem barata. Seria com o intuito de reformá-la para o meu filho. Limpei, desmontei, corrigi imperfeições, pintei com PU. Entretanto, deparei-me com um problema severo: ao que me parece, o encaixe do braço com o corpo está desalinhado, fazendo com que as cordas no traste 24 encostem totalmente, mesmo com os carrinhos da ponte todos levantados. O braço apresenta leve empeno convexo, o que não justifica o fato. O que fazer? Obrigado, desculpe-me pelo post grande.

nathanaelacerda2
Membro Novato
# ago/13
· votar


Olá, comprei uma guitarra com ponte floyd rose com encordoamento 0.009 e quero mudar para 0.010, será necessário acrescentar mais uma mola ja que ela so veio com duas?

fconde77
Veterano
# ago/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
Trocar rastilho e pestana por de osso melhorariam o som, mas com um cavalete de plástico essa troca pode não surtir muito efeito... quanto a trocar o cavalete acho que não vale a pena pelo nível do instrumento

SkyHawk
Depende, se for importante pra vc... abaixo tem 2 links com explicações sobre usos, tipos e caracteristicas.
http://www.acedoaudio.com.br/?p=305
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3903.0;wap2

enquantofreudexplica
Sua guitarra precisa de uma regulagem geral, é difícil afirmar uma solução sem ver o instrumento mas pode ser o ajuste no tensor ou mesmo na trócula,

nathanaelacerda2
Quanto mais molas melhor a estabilidade da afinação, não tem muito a ver a o fato de mudar as cordas de 0,09 para 0,10 com a quantidade de molas... mas ao trocar as cordas vc terá de regular a floyd novamente (Autura, afinação e oitavas)

enquantofreudexplica
Membro Novato
# ago/13
· votar


Bom dia Fconde77, sempre vejo seus comentários, ponderados e corretos. Obrigado pela ajuda. Então, soltei completamente o tensor mas ainda não coloquei as cordas. Você acredita que a tensão das cordas com o tensor solto pode fazer com que ocorra esse movimento para levantar as cordas no traste 24? Ou isso corrige somente pequenas convexidades? Acredito que este instrumento estava parado há tempos, sem cordas. Postarei fotos.

Rafael_machado1993
Membro
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77
Boa tarde.. O que vocês acham da guitarra ESP EC50?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
Não, não compensa mexer no cavalete, posto que é intervenção bem complexa, mas no rastilho e pestana, sim.
SkyHawk
Nada que não é essesncial é importante....
enquantofreudexplica
Se não há nenhum calço na trócula, o problema é complexo e exigirá um aumento na profundidade da mesma. Não é um serviço fácil....
O tensor me parece estar exageradamente apertado. Solte-o (evite cordas espessura 0.9).
O problema aqui é que essa guitarra é de baixa qualidade, e precisa de intervenções de caráter profissional... Não sei se vale à pena.............
Rafael_machado1993
Uma guitarra de iniciante para o padrão da ESP. Acho que vc consegue coisa melhor e mais barato....
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


post duplo...

brunolegionario
Veterano
# ago/13
· votar


Bertola, boa noite.


Na sua opinião, qual melhor amplificador de guitarra na faixa dos R$ 1500,00 (pode incluir usados nesse preço) pra tocar Rock nacional mesmo?
Se houver umas 3 indicações, agradeço!!

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


brunolegionario
Cara, tem tantas opções no mercado....
Eu iria de Peavey, Laney e Fender
Abç

brunolegionario
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok pensei em Laney e Peavey, mas qual modelo especificamente?
grato.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji