【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
vitorrock
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola meu tio vai para miami hoje, e ele perguntou pra mim se eu queria comprar algo na guitar center,dai ele trazia pra mim... Eu pensei em comprar coisas úteis como acessórios de guitarra.
Eu estava mechendo no site da loja e encontrei isso daqui:
http://www.guitarcenter.com/ToneGear-The-String-Cleaner-Cleaning-Tool- 580303-i1441824.gc
Será que isso é útil? Normalmente quando eu toco muito e as cordas ficam com aquelas sujeiras em baixo,a afinação das oitavas começa a subir,se eu tiro de pouco a pouco vai voltando ao normal, mas se eu vou tirando tudo de uma vez só, a afinação de oitavas cai muito, e eu não consigo deixar ela normal, só trocando as cordas... E esse acessório justamente limpa em baixo das cordas, dai eu pensei que poderia acontecer o mesmo que acontece quando eu passo o dedo debaixo e prejudica a afinação das oitavas...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


SCyTTeR
Essa alavanca é de baixa qualidade, e isso é comum nesse tipo de dispositivo. Passe "veda-junta" (teflon) na rôsca.
vitorrock
Cara, útil é, mas não é necessário, pois vc tem que limpar as cordas sempre depois de tocar e reafinar o instrumento sempre.
Abçs

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/13
· votar


Gustavo ACR
Procura o Procon ou o Juizado de Pequenas Causas e verifique, mas eu acho que o vendedor é o responsável pelo frete. O prazo para troca de produtos com defeito é de 90 dias e negócios feitos fora da loja tem 7 (isso inclui a internet) dias para ser cancelado. Pesquisei um pouco e achei dois sites interessantes para o seu caso.

Lei obriga a trocar produto com defeito
Prazo para desfazer negócio feito fora da loja é de 7 dias

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/13
· votar


Alguém pode opinar sobre este captador? Minha ideia é colocar um desses num bandolim. Além do timbre, o problema seria ele ficar muito próximo das cordas.

fconde77
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tô mudando a chave de uma telecaster de 3-way para 4-way, até ai beleza, mas olhando no esquema da Seymour Duncam notei que é bem diferente do esquema 4-way tradicional.
A minha dúvida é: Esse esquema da SD estaria correto e é apenas mais uma maneira a mais de ligar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


João Pedro Strabelli
Vai funcionar.
fconde77
Dá no mesmo...
Abçs

Bloody_Rage
Veterano
# jul/13
· votar


e aí Mauricio blz? vim aqui mas o meu assunto ñ é guitarra mas sim violão,vim aqui por que ñ tinha o seu endereço de e-mail,gostaria de saber se vc já teve a oportunidade de testar ou pelo menos tocar uns 5 min. nesse violão

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495759774-violo-giannini-gsx-15 n-com-garantia-sem-uso-_JM

é um giannini acustico modelo para cordas de aço (está no site e se percebe pelos pinos finos de metal) gostaria de saber se vc me recomenda ele,apenas para estudos básicos msm,na vdd eu sou guitarrista só quero estudar um pouquinho de violão ñ vou levar a sério,me recomenda esse ou outro na faixa de 160 reais? (é preço baixo msm pq é só pra estudo)

emachado
Veterano
# jul/13
· votar


Bertola

Vou fazer o clone do Big Muff Russian do Guitargadget e não consegui encontrar 4 transistores 2n5088, apenas 2 deles.

Quais transistores seriam boas opções para substituir o 2n5088?
Pensei em dois bc108, os quais encontrei. Ou 2 transistores 2n3904?
Será necessário conferir a pinagem deles, assim como colocar o demaior Hfe no início.
Aliás, a sequencia é do maior para o menor, ou apenas tem que garantir que o 1º tenha o maior Hfe?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Bloody_Rage
Cara, já tive um desses nas mãos e não gostei... Mas, pra começar, tá valendo...
emachado
2N5089.
A sequencia é do maior Hfe para o menor.
Abçs

Bloody_Rage
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

interessante,me recomenda algum outro na faixa de 170? é bem baixo o preço msm pois é para estudo,ou esses violões até 200 são todos iguais?

fconde77
Veterano
# jul/13 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu, mas ainda não estou certo se vou usar essa chave 4-way, coloquei um P90 no braço e não tenho ideia de como vai ficar o nível de ruído da guitarra assim.
Sei que tem um mod. que vc faz o aterramento no cover do captador do braço, mas sendo P-90 com cover de plastico?!?!?! (Nem sei se teria coragem de mexer no meu captador pra fazer isso)
http://www.guitar-mod.com/rg_4wayinfo.html

Vc já fez ou mexeu numa guitarra com 4-way e P-90, tem alguma ideia de como fica o nível de ruido?
P.S.: Todas as cavidades e escudo estão blindadas com folha de cobre e ainda posso revestir o cover com cobre(não sei se adiantaria alguma coisa).

Gustavo ACR
Membro
# jul/13
· votar


João Pedro Strabelli
Certo, muito obrigado amigo!!
Abraços

andredraw
Veterano
# jul/13 · Editado por: andredraw
· votar


Olá, Bertola.

Eu li você sugerindo que alguns modelos de guitarra são bons e que só precisam de uns upgrades. Eu queria saber se você pode sugerir alguns pra mim.

Eu tenho uma Epiphone G-400. Eu gosto dela, me atende bem, a única coisa que me incomoda é a pouca sustentação das notas. Eu imagino que é porque a guitarra é muito leve, pouca massa no corpo, sei lá. Ou talvez seja falta de qualidade dos captadores (ou minhas cordas 0.10).

Eu gosto de tocar coisas diferentes, gosto mais de hard rock, mas gosto de tocar coisas um pouco mais pesadas e também coisas mais limpas.

Estou perguntando porque não tenho conhecimento. Não sei se consigo me fazer entender, eu não estou dizendo que estou insatisfeito com a guitarra, estou apenas querendo saber se ela é suficientemente boa do jeito que vem de fábrica ou se tem tem algumas partes fracas e que eu deveria substituir para melhorar. E o que você me aconselharia a comprar.

Muito obrigado.

andredraw
Veterano
# jul/13
· votar


Acho que não há necessidade, mas vou colocar as especificações da guitarra mesmo assim:

• Modelo: G-400 SG
Corpo: sólido
Braço: Colado
• Madeira do corpo: Mogno
• Madeira do braço: Set-Mahogany
• Escala: Rosewood
Neck Pickup: Alnico Classic humbucker
Bridge Pickup: Alnico Classic Plus humbucker:
Bridge LockTone™ Tune-O-Matic
Tailpiece Stopbar

Jochims
Membro
# jul/13
· votar


Alguém tem alguma opinião com base em experiência sobre as tarraxas da PRS SE ?
Eu tenho uma e é comum a minha afinação desregular muito, tenho que afinar várias vezes, mesmo deixando em luthier para ajustar e trocar as cordas, o problema não muda muito. Já ouvi falar sobre as tarraxas desta linha da PRS e dizem que não são tão boas, mas nunca ouvi alguém confiável falar sobre isto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Bloody_Rage
Aqui na loja Musical Niterói, tinha um chinês, tipo "dreadnought", barato e melhor que esse... Não lembro o nome...
fconde77
Nunca utilizei o sistema "4 way", mas sei que o nível de ruído não se altera. Faça a blindagem.
andredraw
Cara, não há problemas de sustentação com essa guitarra, nem os captadores dela são tão ruins que prejudiquem isso. Creio que vc precisa regular bem a altura dos captadores (não se pode deixá-los "colados" às cordas) e da regulagem geral do instrumento. Ademais, regular bem os pedais e efeitos (não pode haver excesso de compressão) e ter um bom amplificador é que é o mais importante.
Jochims
As tarrachas são boas sim.
O que vc tem que fazer é, apertar bem os parafusos das tarrachas, colocar as cordas corretamente e fazer os procedimentos de estabilização antes de tocar.
Abçs

Jochims
Membro
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Apertado imagino que estejam, só se meu luthier está de sacanagem hahaha, as cordas também foi ele que botou por último.
Os procedimentos de estabilização, o que seria? Dei uma pesquisada e só encontrei infos sobre ponte floyd.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Jochims
Coloque as cordas sem embôlos nas hastes e laceando-as. Afine todas as cordas (com afinador eletrônico). Puxe as cordas e reafine, repita essa operação (uma 5 vezes + ou -) até estabilizar. Antes disso, passe grafite em pó nos sulcos da pestana para lubrificação.
Abç

Jochims
Membro
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado! O procedimento até fazia, tirando a parte do grafite... vou pensar nisto

Rodox209
Veterano
# jul/13 · Editado por: Rodox209
· votar


Boa noite galera!

Vocês poderiam me dizer o que é isso que o guitarrista segura em cima do captador aos 2:49 da musica? Eu sei que é pra dar esse efeito no som. Mas gostaria de saber o nome.

Valeu!

fconde77
Veterano
# jul/13
· votar


Rodox209
O nome disso é "E-bow" tem um tópico sobre ele aqui no FCC.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/80026/
http://www.ebow.com/home.php

silvio_rp
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu havia perguntado antes mas não ficou claro:

Qual é a melhor forma de fechar o buraco de um captador?
Tenho uma S370 com captação H-S-H e pretendo anular o single do meio. Como já estou reformando o corpo, lixando e pintarei, queria fazer isso para depois dar o acabamento, fazer o isolamento elétrico e refazer a elétrica toda com Dimarzio Evolutions. Quais são as opções, prós e contras de cada opção, sendo que não tenho muito ferramental de marcenaria ou lutheria, apenas de pintura e acabamento.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


silvio_rp
Acho que já te respondi. Compre um antigo captador Giannini dos anos 80 ou uma capa lisa (sem nada) como esse:
http://www.ebay.com/itm/Single-Coil-Strat-Pickup-Cover-White-52mm-2-1- 16-3-pieces-NO-HOLES-/221246695134?pt=Guitar_Accessories&hash=item3383 54a6de
Abç

Forneria
Veterano
# jul/13
· votar


Grande Bertola, depois de todo esse tempo com guitarras, qual a sua preferência para Strato: Freijó ou Marupá?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Forneria
Ambas, mas o marupá tem melhor "trabalhabilidade", é de acabamento mais fácil e mais barato...
Abç

Alcathraz
Veterano
# jul/13
· votar


Estava eu colocando minhas cordas 0.12 na minha guita que é floyd rose que a corda é presa por blackbox, e não sei se é uma brilhante ideia ou uma baita viagem, mas pensei em colocar as cordas com a bolinha pra dentro do saddle, pois o buraco do blackbox onde o parafuso o prende é da mesma espessura do buraco da bolinha da corda, ou seja o parafuso iria prender direto no buraco da bolinha e não no blackbox mais. Só meu unico medo é que a bolinha da corda não resista o aperto do parafuso igual o blackbox resiste.
O que me dizem sobre isso?

Forneria
Veterano
# jul/13
· votar


Grande abraço, Bertola. Comprarei então um corpo de Marupá para minha futura Strato.

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Alcathraz
Não pode...
Abç

silvio_rp
Veterano
# jul/13
· votar


Bertola, acho que me expressei mal. Eu gostaria de tampar o buraco, preenchendo ele todo de alguma forma, dar acabamento por cima e após pintado o corpo, parecer que o mesmo nunca existiu!!!

Você sugere que eu use uma capa dessas como? Colocando ela lá dentro e depois preenchendo o espaço com essas massas de reparo para madeira? Algo assim?

Desculpe a insistência mas não ficou muito claro pra mim!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


silvio_rp
Cara, vc pode tanto cortar um pedaço de madeira e colá-lo na cavidade, preenchendo o que falta com massa de madeira e depois pintando tudo, ou simplesmente colocar essa capinha como se fosse um capt e não colocar nada.
À propósito: Que guitarra é a sua?
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji