【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Melquib2
Veterano
# jun/13
· votar


O que acham de instalar uma ponte Floyd Rose numa Fender American Deluxe?

clguitar
Membro
# jun/13
· votar


Melquib2
O que acham de instalar uma ponte Floyd Rose numa Fender American Deluxe?

Acho uma péssima idéia. Você vai gastar dinheiro para fazer uma mudança que vai fazer sua guitarra perder metade do valor.

Eu procuraria uma daquelas Stratos dos anos 80 que vinham com Floyd Rose, principalmente umas feitas no Japão.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


Melquib2
Péssima idéia.
Pontes tipo "FR" já são uma fonte de problemas maior do que de soluções, e vc ainda quer estragar uma guitarra com alto valor?
Abç

Jfla15
Veterano
# jun/13
· votar


Vou testar a troca amanha.
Se não der, posso postar uma foto aqui? do esquema;

Ramsay
Veterano
# jun/13
· votar


Aproveitando para tirar a duvida, fiz um post ontem bom e não tive resultado algum, então decidi vir direto a fonte hehe, essa historia de Boost Passivo existe ? Ou é apenas marketing? Esse da Villex Passive Boost, me agradou muito so que o custo e o suficiente para um pedal boost, então achei este esquema
http://www.jpbourgeois.org/guitar/images/supermid1.gif
tem o mesmo efeito? Estou pensando em por na minha strato, ah e no caso eu usaria uma DPDT on-on ao invez do push-pull


olimpiojr

Cara, não existe isso de Boost passivo, porque "boost" significa reforço e não se faz isso sem algum circuito valvulado ou solid-state adicional alimentado por bateria ou fonte.

Analisei o circuito que vc postou e achei bem interessante, tanto que salvei e pretendo construir e testar um do tipo no futuro.

Trata-se na verdade de um filtro passa-faixas que numa das posições da chave atenua os graves e acentua os agudos (a posição da chave que tem o indutor) e na outra posição, atenua os agudos e acentua os graves.

Ramsay
Veterano
# jun/13 · Editado por: Ramsay
· votar


(EDIT) Post duplicado

Jfla15
Veterano
# jun/13
· votar


Bertola, obrigado pela ajuda cara.. mas pra algo mais profissional (resultado), é melhor eu levar no luthier :(
Tem idéia de quanto custa mais ou menos uma "reinstalação da parte elétrica"? eu sei que vários luthiers tem preços diferentes, mas qual seria uma média? obrigado denovo
Abraços!

Ramsay
Veterano
# jun/13
· votar


Eduardo382

Te mandei uma MP sobre o seu problema.
Verifique.

emachado
Veterano
# jun/13
· votar


Bertola

Agora estou montando o Super Fuzz.
Encontrei o transistor BC109 C. É o mesmo que o BC109 ou muda alguma coisa com este C no final?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


emachado
Não muda nada...
Ramsay
Legal cara!
Jfla15
Não se comentam preços aqui. É anti-ético.
Abçs

João Pedro Strabelli
Veterano
# jun/13
· votar


olimpiojr
Ramsay
Esse circuito daí não faz o mesmo que o TBX ou o Grase Buccket, ambos da Fender? Muita gente chama eles de boost de agudos porque, ao atenuar os graves, dá a impressão que os agudos ficaram mais fortes.
Arrisco chutar que o indutor aí deve fazer o mesmo que faz no Varitone da Gibson, segundo eles, dá ressonância no circuito.

Jfla15
Veterano
# jun/13
· votar


Vlw bertola.. já mandei email pro luthier e me mandou o preço e tal.. acho que vou fazer uma blindagem junto.. que sai bem barato.
Eu tenho uma CLP1, e acho que você já regulou uma dessas né? li num tópico há um tempo atrás..
Queria saber se esses captadores que vieram na condor são melhores que meu kit da malagoli.. Traditional HB e HB Hot porque na onda da montagem no luthier, eu colocaria qual captador fosse melhor..?

especificaçoes dos malagoli..


COR:
Preto, Branco e Zebra
POSIÇÃO:
Braço
CONDUTORES:
4 (c/ malha)
POLOS:
Reguláveis (parafusos Fenda)
MAGNETO:
Cerâmicos em barra
TIMBRE:
Macio e Brilhante
GANHO:
Moderado
DC OHMS (K):
9,0
BOBINAMENTO:
Captador enrolado à mão

POSIÇÃO:
Ponte
CONDUTORES:
4 c/ malha
POLOS:
Reguláveis (parafusos fenda)
MAGNETO:
Cerâmico em barra
TIMBRE:
Encorpado. Ideal p/ sons pesados, com muita presença.
GANHO:
Alto
DC OHMS (K):
14,0
SAÍDA:
7,5
GRAVES:
6
MÉDIOS:
6,5
AGUDOS:
7
SAÍDA:
380 mV
ESPAÇAMENTO:
Compatível c/ Floyd Rose.
BOBINAMENTO:
Captador enrolado à mão

e os condor, o que eu achei sobre, é de uma CLP2, que devem ser os mesmos caps né?
tem saida moderada de 9~11k.


Ab~s;

Slash_1989
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola
Ja faz um tempo que venho regulando o tensor da minha guitarra e do violão. Acontece que agora quero dar uma apertada no tensor da guitarra, mas parece que ele chegou ao limite, não vai mais, e também não quero colocar mta força.

Ele ta mesmo no limite ou tem que dar uma forcinha extra? Se tiver, que tipo de regulagme seria preciso pra dar a apertada?

SkyHawk
Membro
# jul/13
· votar


Caro Bertola,

Nesse fds instalei os caps Custom Shop Texas Special na minha Squier Deluxe, o esquema de ligação e as soldagens foram muito tranquilos o que surpreedeu foi a dificuldade para fixar os parafusos.... No set vem um jogo de parafusos e as borrachas de ajuste de altura dos caps. Minha pergunta é: essas borrachas são melhores que o sistema de molas convencionais ???

NFA_METAL
Veterano
# jul/13
· votar


Bertola,bom dia.. adquiri recentemente uma Ibanez rg 370 dx... ela era de um rapaz q comprou nova na loja, so que ele nao aprendeu e ela ta parada ha um tempo já... ficou tres anos guardada em uma igreja... ela esta impecavel... mas o cara que me vendeu nao tinha a alavanca dela ... eu queria saber quais dessas aki e a certa:

essa, com a ponta de encaixe lisa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473166124-ponte-ibanez-edge-iii -tremolo-cor-pretablack-original-_JM?redirectedFromParent=MLB469691404

ou essa, com dois aneis de borracha:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491232615-alavanca-guitarra-iba nez-edge-_JM

nao sei precisamente o ano da guitarra.... tbm ja tentei olhar isso pelo serial dela e nao encontrei no site da ibanez :
ela e indonesia: serial: I090912462

Thejapamuri
Veterano
# jul/13
· votar


NFA_METAL

Cara, esses dias eu andei vendo no site da Ibanez umas guitarras, mas sou curioso e fui mais pro fundo do site.

Olha o que eu achei lá no site:

http://www.ibanez.co.jp/na/products/accessories/tremoloarm.html

For Edge / Lo-Pro Edge / Edge-Pro / Edge Zero/ SynchroniZR / ZR-2 bridge

:P

Bertola

Caro Bertola, na guitarra, que tem aquela "piscina" H-S-H, se eu quiser colocar apenas dois Humbuckers para deixa-la H-H, ele terá de ser furado para que se coloque esse esquema de H-H ou nem precisa furar, deixando apenas nos espaços que se tem lá no corpo?

NFA_METAL
Veterano
# jul/13 · Editado por: NFA_METAL
· votar


Thejapamuri

vlw ae vo dar uma olhada talvez eu msm descubra ...
aki sobre sua pergunta ao bertola eu tinha uma hshc "piscinao" kkk

claramente pra ter piscina tem escudo, etao compre um escudo H-H ...
ou pode usar o msm escudo, tem gente q tampa com adesivo (acho feio).. ou vc pode colocar uma capa de captador "estilo Lace Sensor"?

independente da escolha de escudo no mais eh so refazer a parte eletrica para HH (chave de 3 posiçoes e etc... ja que vai mexer na parte eletrica... uns pots e chave da CTS, fios novos,estanho de solda de qualidade .... fica top

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Jfla15
Que os Traditional são mais ou menos a mesma coisa. Prefira os H777 ou os Custom 57 ou Custom AlNiCo HB e HB "hot", PAF Plus, etc...
Slash_1989
Está no limite. Só um bom luthier para resolver, pois talvez atém tenha que trocar o tensor...
SkyHawk
Sim e não. As borrachas proporcionam um som menos estridente.
NFA_METAL
Cara, tenho quase certeza que nenhuma das duas. pois tem que ter uma rosca
Thejapamuri
Se tem a "piscina", vc pode instalar o "jôgo" que quiser...
Abçs

Slash_1989
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Isso significaria que o tensor esta quebrado? Da pra afrouxar e apertar ele normalmente, só não vai alem do que eu quero!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Slash_1989
Cara, não dá pra saber sem ser examinado com cuidado por alguém experiente.
Abç

dupla de dois
Membro
# jul/13 · Editado por: dupla de dois
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, você considera a tagima classic antiga, uma boa guitarra?

Muito obrigado e abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


dupla de dois
Sim.
Abç

Tonho Cruz
Veterano
# jul/13
· votar


Amigos, tenho uma strato Condor RX20S (rosewood) na qual há um nut de osso mal feito que eu queria substituir por um nut Graphtech. A questão é que o nut instalado tem 4,0mm de largura e o nut graphtech mede 3,4mm. Tem como instalar sem deixar rastro na escala? Outra coisa: um luthier aqui duvidou da escala ser rosewood. Alguém poderia dizer algo a respeito?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Tonho Cruz
Cara, poder até pode, mas vai ficar faltando parte de um lado e do outro... Sugiro que vc compre de osso mesmo...
A escala é de jacarandá indiano, ou então de "cooked maple", que é uma técnica de "cozimento" à altas temperaturas de peças de maple (algo em torno de 200º C), no qual ele adquire uma aparência semelhante às madeiras genéricamente chamadas de "rosewood". Isso não é demérito nenhum.
Abç

Thejapamuri
Veterano
# jul/13
· votar


NFA_METAL
Mauricio Luiz Bertola

Valeu ae pelas respostas e pela ajuda. Vou pensar direitinho aqui e planejar bem, para que depois não me arrependa das escolhas que fiz.

Ian Anderson
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Que qu acha dessa Supersonic

Link

ogner
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Velho, da uma olhada nessa duvida na eletrica aqui por favor?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/215157/p4#8744352

Veja se pode me ajudar nessa?

0/

romulo528
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Posso trocar as cordas da minha LP de 0.9 para 0.10 sem levar no luthier? eu penso que não precisaria, acho que de 0.9 para 0.10 não causaria nenhum problema.

Tonho Cruz
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, poder até pode, mas vai ficar faltando parte de um lado e do outro... Sugiro que vc compre de osso mesmo...

Obrigadão pela resposta acima. A questão é que já é o 2º nut que não ficou a meu contento. Os slots(acho que pode ser chamado assim) onde as cordas se encaixam no nut, fazem um barulho como se fosse de uma mola velha. Além disso, o slot da mizinha ficou muito perto de sair da escala e outro slot não ficou tão reto. Ficou meio diagonal.

No caso, um preenchimento poderia ser feito nos lados sem ficar muito evidente?

edgardleite
Veterano
# jul/13
· votar


Oi!!!!O que vcs acham de guitarra Corpo modelo Fender Telecaster modelo Thiline( semi-acustica),marupá com tampo em mogno???
quais a características sonoras?
Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji