【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
metallicasnake
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ola Bertola
Tenho tocado com pedal de distorção e estou reparando que a guitarra dá harmônicos naturais em quase todas as casas (principalmente na Mizona), isso é normal??
Só reparei isso agora, depois de usar esse pedal, e tem incomodado bastante pra tocar algumas músicas, já que mesmo apertando a casa com força, ainda sai um som de harmônico no meio (uma espécie de apito).
Usando a pedaleira só percebia esses harmônicos em algumas casas específicas do braço.

abç

metallicasnake
Veterano
# jun/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


[EDIT]Post duplo

KainanMatorruto
Membro
# jun/13
· votar


Como é feito o processo de split? O que muda no som da guitarra?

vitorrock
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você fala trocar de marca ou trocas as cordas?
Eu comprei o jogo à uns 10 dias e troquei todas as cordas, mas a única que continua com problema é a ré,o resto nunca estoura... E sempre no mesmo lugar na altura da 3ª casa...

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


KainanMatorruto

http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/217819/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


emachado
Não, pois esse é PNP ao invés de NPN que meu projeto usa. Não vai funcionar.
Eu prefiro os BC 109.
metallicasnake
Cara, isso é uma questão de técnica de execução. Uma coisa que vc pode fazer é abaixar um pouco a altura dos capts em relação às cordas.
vitorrock
Todas as cordas, para a espessura para o qual o seu instrumento está regulado.
Abçs

Raul Valeiro
Veterano
# jun/13
· votar


Bertola, você sabe me indicar um captador com um timbre bem encorpado/Grave/"cremoso" (Timbre de Les Paul) Para eu colocar na Ponte da minha Tagima T635, quero um Humbucker tradicional mesmo, já que abri o escudo hoje e vi que ela tem a cavidade para um Humbucker.
Ela é de Marupá, com braço em Marfim, são madeiras com propriedades agudas.

Se for possível, prefiro captadores da Sound/Malagoli, pelo custo benefício que os mesmos possuem.

E parabéns pelo seu trabalho e contribuição para o fórum!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


Raul Valeiro
Compre esse:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1149-captador_custom_a lnico_hb_ponte_diversas_cores
Abç

subgrave
Veterano
# jun/13
· votar


Oi Bertola, sabe se esses tais captadores Santo Angelo são mesmo bons? São melhores que os Malagoli?

KainanMatorruto
Membro
# jun/13 · Editado por: KainanMatorruto
· votar


Quando uso a guitarra pelo Guitar Rig na entrada In (azul) da placa de som através de um adaptador, percebi que o captador da ponte não estava funcionando, mas ao relar na ferragem do captador e colocar o pé no chão, o captador voltou a funcionar. Será estática? Pois Guitar Rig com pé no chão, da choque nas partes de metal da guitarra.

JohnnySemnome
Membro
# jun/13
· votar


Bends de 1 tom da casa 15 ate a 18 trastejando, tensor mal regulado??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


subgrave
Não conheço...
KainanMatorruto
Cara, eu não entendo nada de programas de computadores...
JohnnySemnome
Pode ser, e pode ser também necessidade de "rebatimento" de trastes. leve a seu luthier.
Abçs

karaio
Veterano
# jun/13
· votar


então,instalei novos captadores na minha guitarra (2 hh777 blade e 1 trad texas) liguei a guitarra direto no amp (que não tem dist) e o som ta normal,liguei a guitarra no pedal e apareceu muito ruído e o pot de volume não diminui o som dos cap,e quando eu fecho o pot de volume o ruído aumenta MUITO....oque pode ser?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


karaio
Aterramento mal feito...
Abç

Luk_VG
Veterano
# jun/13
· votar


To para comprar um outro corpo de guitarra e reparei que ele não tem aquela divisão da madeira entre o encaixe do braço e captador, se eu instalar o braço vai sobrar este espaço? não consegui entender todos corpo que vi tem isso menos este.

metallicasnake
Veterano
# jun/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, isso é uma questão de técnica de execução. Uma coisa que vc pode fazer é abaixar um pouco a altura dos capts em relação às cordas.

Valeu. Vou prestar mais atenção.
Só por curiosidade, existe algum fator que acentue ou atenue os harmônicos artificiais numa guitarra, tipo "amadurecimento" da madeira ou algo na parte elétrica??

abç

karaio
Veterano
# jun/13
· votar


mas porque ela fica normal ligada diretamente no amp,e como exatamente seria um aterramento bem feito?

Bloody_Rage
Veterano
# jun/13
· votar


e aí galera beleza? de uns tempos pra cá minha strato (giannini ggx1s) ficou com a chave seletora mole,ñ sei pq ñ fazia nada d+ com ela,ás vezes q mudava a posição só mas normalmente (mas tbm pode ser algum engraçadinho aqui de casa ¬¬) ,ainda dá pra usar todos os captadores normalmente mas ela ñ dá aqueles "estalinhos" q normalmente fazem quando muda uma posição,gostaria de saber se tem algum jeito de resolver esse problema em casa,ou com luthier msm, e vai ser necessária a troca dela ou dá pra resolver sem trocar?

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


karaio

Se no amplificador esta OK o problema deve ser no aterramento do seu PC, que pode ser a tomada ou até na montagem. como por exemplo, instalar a placa-mãe com aquelas arruelas de papel para fixar a placa no gabinete.

Bloody_Rage
Até pode ter, mas não acho que vale o trabalho, ainda mais que ela ainda esta funcionando... Uma nova custa R$15,00 uma genérica, igual a sua, e R$45,00 uma Fender.

Bloody_Rage
Veterano
# jun/13
· votar


fconde77

blz,mas eu ainda ñ entendi (sou lerdo ¬¬) dá p resolver sem trocar a chave? só mandando no luthier? quanto sai em média o custo da troca?
valew ae!!

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


Bloody_Rage

Então serei direto:
Troque a chave
Preços não são comentados aqui

Bloody_Rage
Veterano
# jun/13
· votar


fconde77

valew a ajuda ae cara.

karaio
Veterano
# jun/13
· votar


então outra dúvida: eu ouvi dizer que tem risco de queimar a guitarra se a blindagem for mal feita...é verdade isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


Luk_VG
Isso não é comum, e esse corpo não era para ser assim.
metallicasnake
Só por curiosidade, existe algum fator que acentue ou atenue os harmônicos artificiais numa guitarra, tipo "amadurecimento" da madeira ou algo na parte elétrica??
Não.
karaio
Se no amplificador esta OK o problema deve ser no aterramento do seu PC,
Não, blindagem não tem nada à ver com "queimar"
queimar a guitarra
Porque? Vc vai jogar gasolina nela?
Abçs

Thejapamuri
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, é normal a alavanca estar com uma folga??? A minha guitarra tem uma ponte estilo strato, e ela fica com uma folga dentro, é um problema se eu usar a ponte? Tem como arrumar isso?


Ah, e outra dúvida, estou pensando em quem sabe trocar os caps da minha guitarra, se eu for trocar, seria uma boa colocar dois Traditional Vintage para braço e meio e um Traditional HB na ponte. É uma boa combinação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


Thejapamuri
Passe teflon ("veda-junta") na rôsca da alavanca.
Sim, é.
Abç

emachado
Veterano
# jun/13 · Editado por: emachado
· votar


Bertola

Você sugere o uso de diodo vermelho em seu projeto de mini fuzz no lugar do 1n4148.
Basta colocá-lo no lugar do diodo ou necessita de mais um resistor para adequar a corrente??

Qual a posição correta no esquema no handmades ??
1- Perna maior do Led para cima?
2- Perna maior para baixo (considerando a vista com o pot acima à direta como no site)?

O capacitor eletrolítico é de fato 0,22uf / 220nf ??

Também estou fazendo o Super Fuzz.
Não encontrei o BC109, mas encontrei o BC 107. Este é uma boa opção para ficar próximo do FuzzFace?

Bertola, desculpe tanta amolação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


emachado
Cara, se vc colocar o LED, o som fica menos "fuzz" e mais "crunch" (vc pode testar várias combinações de diodos e LED). Basta seguir o esquema, respeitando a polaridade. Os capacitores são 0.22uF.
Abç

emachado
Veterano
# jun/13
· votar


Valeu Mestre.
Amanhã já estarei fazendo barulho com eles

Saudações

Breno_Sousa
Veterano
# jun/13
· votar


Ainda não vi nenhum post ou review sobre essa guitarra, por isso estou perguntando sobre ela:(custom color tagima marcinho eiras)

Estou interessado em comprá-la, algumas pessoas já me disseram que ela tem um excelente som, sustain bem forte e uma saída bem definida de distorção, mas também já ouvi dizer que ela não vale nada... alguém tem alguma opinião sobre ela? (principalmente Mauricio Luiz Bertola)

aqui estão as especificações do site da tagima


Ficha Técnica
Corpo / Basswood
Braço / Maple
Escala / Maple com 22 trastes
Nut (capo traste) / 42.5mm
Captadores / 2 Single Coils
Controles / Chave de 3 posições, 1 controle de volume, 1 de tonalidade
Ponte / TL Standard cromada
Tarraxas / Cromadas e blindadas
http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/custom-colors-marcinho-eira s/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji