【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Thejapamuri
Veterano
# jun/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar


Carto Bertola, mais uma dúvida:

Eu to usando um encordoamento 0.010 aqui, e vejo que quando chega nas cordas mais grossas, 4ª, 5ª e 6ª, fica muito duro para girar ela, e tem um aparelho que ajuda a girar, vale a pena comprar esse aparelhinho para ajudar nessas cordas mais grossas?

LuggBcando
Membro
# jun/13
· votar


Uma dúvida aqui também:

Estou com cordas 0.11 da ernie ball na minha gibson les paul.
Já conferir as medidas entre a corda e o traste, entre os captadores, parece estar tudo ok.
Porém, nas cordas mais grossas (lá e mizão) está trastejando um pouco na 12º até a 16º mais ou menos.
O braço está empenado? ou são por causa das cordas serem um pouco mais grosas mesmo?
Está com uma distancia de 2,5mm das cordas para o traste (mizão) e 2mm na mizinha.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


Breno_Sousa
Não é uma guitarra excepcional não.
Thejapamuri
Vale.
LuggBcando
Regulagem geral. Leve a seu luthier.
Abçs

LuggBcando
Membro
# jun/13
· votar


Valeu cara.
vou levar em urgencia então.

Thejapamuri
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou até deixar anotado aqui o Teflon e esse aparelho, para quando ir na proxima vez em uma loja de instrumentos, procurar esses itens (Teflon é em materiais de construções, certo?)

Por agora, obrigado pela ajuda.

silviorp
Veterano
# jun/13
· votar


Amigos Luthiers, boa tarde.

Gostaria de saber qual procedimento devo adotar no caso de fechar o buraco de um captador.

Tenho uma guitarra com 2 humbuckers e 1 single e pretendo reformá-la mas gostaria de anular o captador single. Possuo em casa uma "massa para madeira" utilizada para corrigir imperfeições mas gostaria de saber qual o método mais recomendado por vocês. Vou lixar o corpo do instrumento todo, remover toda a tinta, corrigir as imperfeições, passar um selante próprio para madeira e posteriormente pintá-la.

Agradeço pela atenção.

fconde77
Veterano
# jun/13 · Editado por: fconde77
· votar


silviorp

Se a sua guitarra tiver escudo e melhor colocar um para H-H e deixar a cavidade do single escondida, agora se não tiver vc tem que colocar uma madeira pra fazer o enxerto na cavidade e o acabamento vc faz com massa, se colocar somente a massa com o tempo pode soltar ou ficar evidente a antiga cavidade por rachaduras no contorno da cavidade.

Agora se pretende remover toda a tita com lixa prepare o braço, pq vai dar um trabalho do cão... Use um removedor químico é bem mais prático, depois o que sobrar vc tira com lixa, dai e o processo que vc citou... umas 2 camadas de seladora diluída aplicadas com uma boneca de algodão, depois +3 com pistola, sempre esperando secar e lixando entre cada aplicação, dai em diante e a pintura.

emachado
Veterano
# jun/13
· votar


Bertola

Acabei de montar o Mini Fuzz e cara: muito obrigado pela ajuda e por disponibilizar o esquema.
Era o som que eu estava procurando: ando meio saturado de distorção em ampli SS. Este pedal tem um timbre maravilhoso cara!
E olha que acabei usando capacitores de poliéster o.22uf ao invés dos eletrolíticos.
Nesta semana termino de montar o Super Fuzz e com certeza será também uma ótima distorção.
Valeu Mestre!

silviorp
Veterano
# jun/13
· votar


fconde77

Valeu pela resposta.

A guitarra não possui escudo, já que é uma Ibanez S370. Ainda estou analisando se vou tampar o buraco ou manter o captador, apesar dele me incomodar muito pra tocar e eu mal usá-lo (e não gosto do visual também).

Para a pintura, eu e meus amigos já pintamos boa parte de um carro todo!! Temos todo o equipamento necessário em casa! Para lixar, com certeza vai dar um trabalho grande, mas mesmo assim pretendo fazer com calma, corrigindo qualquer imperfeição, para depois, na pintura, ter um resultado profissional. E depois passarei várias camadas de verniz para deixar aquele aspecto brilhante que só vemos nas Prestige ou USA-Custom da Ibanez!

silviorp
Veterano
# jun/13
· votar


Completando: o meu maior problema é que não tenho a habilidade e nem ferramentas para o trabalho com madeira em casa... para o preparo e a pintura, eu possuo tudo em mãos. Se eu ver que vai ser um problema mexer com esse buraco, eu deixo ele como está...

Breno_Sousa
Veterano
# jun/13
· votar


Mais alguma opinião sobre a custom color marciho eiras da tagima??

maxdsp
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá !
Tem algo a fazer para guitarra com pintura branca não ficar amarelada?

pãr
Veterano
# jun/13
· votar


Queria saber se da para colocar um locking nut em um braço de strato? para colocar uma floyd em um corpo de strato que tem furação pra floyd

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


silviorp

Cara levando em consideração a que é guitarra eu não fecharia a cavidade, apenas deixaria o captador o mais baixo possível pra não descaracterizar o instrumento e desvalorizar uma futura revenda.
Quanto a retirar a pintura com químico ou removedor, isso não faz diferença no resultado final, e não gosto de muitas camadas de tinta ou verniz, sou adepto do "Menos é Mais".

romulo528
Veterano
# jun/13
· votar


Comprei uma Shelter Nashville 300, chegou hj, toquei nela, curti o som que deu junto com uma boss me 25 tanto o clean quanto a distorção, o problema é que alguns trastes estão meio que cortados, como se tivesse batido uma faca sabe? ai quando puxa um bend a corda pega nas marcas e faz um barulho, e a primeira casa veio um pouco manchada, n sei porque, o problema dos trastes o sei que um luthier resolve, mas e a mancha na escala? ele também dá um jeito?
Imagem

pensei que fosse somente uma manchinha de nada, mas tentei limpar com um pano úmido mas n sai.

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


pãr

Tem esse lock Nut que vc instala sem grandes alterações no braço.
Ou instalar o lock nut antes do nut fazendo um apoio de madeira para ele
http://mvguitars.zip.net/images/Shelter_11_nut.jpg

Não gosto de nenhuma das soluções pq dificulta muito o acesso ao tensor e/ou diminui a resistência do braço.

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


romulo528

Parece ser um resíduo de cola, quando levar a guitarra ao luthier peça pra ele dar uma olhada e hidratar a escala.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


silviorp
Cara, basta comprar uma capinha de captador liso (sem polos), e instalar no buraco. Agora, se vc quer um serviço de qualidade, compre um escudo H-H.
maxdsp
Se houver aplicação de verniz de poliuretano vai demorar mais, mas vai amarelar também.
pãr
"lock-nut" só se instala em guitarra com sistema de microafinação.
romulo528
Essa guitarra sofreu pancadas que amassaram os trastes causando sulcos. O ideal seria uma retífica de trastes. Porém, como sua guitarra é nova, cabería uma troca.
fconde77
Só pra esclarecer. Sem o dispositivo de microafinação na ponte a guitarra não afinará se instalar o "lock-nut" dessa forma que vc indicou, até porque, ao pressionar o parafuso de fixação do mesmo, a tensão da corda muda e a afinação sai fora, e não adianta mexer nas tarrachas.
Abçs

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Foi mal, vacilo meu. Entendi que ele tinha, ou ia instalar, uma ponte Floyd Rose... Tô sabendo que instalar Lock Nut em guitarra sem micro afinação é um tiro no pé, pq depois de travar as cordas a afinação muda e vc não tem como corrigir.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


emachado
Pô cara, que bom que vc gostou!
Abç

clguitar
Membro
# jun/13
· votar


Bertola
Tenho um projeto de Les Paul com 2 humbuckers (talvez eu coloque push-pulls para defasar os caps).

Você acha que vale a pena blindar as cavidades (inclusive dos captadores) para evitar ruído? Papel-alumínio resolve ou tem de ser cobre? Eu tenho de ligar o terra na blindagem também? Obrigado!

Bloody_Rage
Veterano
# jun/13
· votar


e aí galera blz? to cm uma duvida,se eu for trocar o cap da ponte da minha strato sss por um mini humb na ponte de 12k eu preciso trocar os pots de 250k? faz alguma diferença sonora ou qualquer se eu ñ trocar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


clguitar
Sim, tem que ligar no terra. O ideal é cobre, mas alumínio (de quentinha) funcionará.
Bloody_Rage
Não precisa trocar.
Abç

clguitar
Membro
# jun/13
· votar


Obrigado, Bertola!

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vc reconhece qual modelo é essa Tagima?

http://www.flickr.com/photos/fconde77/sets/72157634331045930/

O que posso dizer por enquanto e que os Knobs e cover dos captadores foram pintados de preto, o escudo foi trocado por esse handmade das fotos e o braço não é escalopado de fábrica além o Head grande e invertido sem ser aquela coisa horrorosa das atuais , escala escura

MetalJames
Membro
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre Bertola, tenho uma dúvida nada haver com guitarra, mas pra não criar outro tópico, que poderia ser repetido, mas eu teria que fuçar pra axar a resposta (fucei pelo celular, não da pra entrar aqui e postar pelo cell), então, minha dúvida é a seguinte

tenho um pedal Boss, footswitch, FS-5L, Latch, e tenho uma pedaleira G2 zoom, normal, tentei usar o pedal no control in pra controlar o delay mas deu fail, regulei direitinho e tal, mas descobri que o defeito (que era ter que pisar 2 vezes no pedal pra ele funcionar), vinha do fato do pedal ter um botão d acionamento que quando pisado ele "tranca", não solta, então, arranquei o botão cara, e vou amanhã de tarde comprar um novo aqui no centro da minha cidade, mas dessa vez será um botão "campainha" que só funcione quando eu pisar, saca? creio que dará certo, mas pesquisei na net fotos deste botão, barato até, mas vi que ele tem 4 "pernas" só, para a soldagem em placas, sendo que o botão do pedal eram 6 "pernas", se eu não achar deste botão com 6 "pernas" e tiver de soldar com 4 "pernas" mesmo, será que vai dar certo? pois ficará sobrando 2 buracos na placa do pedal, obrigado! tenta responder rápido pois vou amanha, e amanhã resolvo isso e sábado e domingo vou me apresentar usando todos meus pedais, aí preciso disso logo, mas é seu o critério, obrigado desde já!

MetalJames
Membro
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
no pedal, tinha um desse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484372409-10-chave-push-botton- c-trava-liga-desliga-pic-avr-atmel-_JM mas quero por um desse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482842486-chave-push-botton-na- interrup-de-pressopreco-pct-c8-_JM, mas como se as "pernas" não batem?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


fconde77
Cara, essa é uma das "Classics" dos anos 90. Não é a 635 original, mas é uma boa guitarra.
MetalJames
Não vai dar certo com esse botão que vc quer por...
Abçs

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu, vc tem ideia de quanto esta valendo essa guitarra no estado que esta e quando custaria depois de restaurada(limpeza, revisão e instalação do captador na ponte.
Não pretendo ficar com ela, recebi como parte de pagamento por um serviço que fiz estou fazendo.

Rafael_machado1993
Membro
# jun/13 · Editado por: Rafael_machado1993
· votar


Bertola,

Você conhece a marca Walczak? Tava afim de pegar uma lespaul deles!

Valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji