Treble Bleed Mod - Solução p/ a Perda de Brilho no Volume

Autor Mensagem
Velvete
Veterano
# jul/11
· votar


Will Bejar

não vai se queimar feito eu, hein!!! rs

Will Bejar
Veterano
# jul/11
· votar


Velvete
não vai se queimar feito eu, hein!!! rs
já me queimei várias vezes... certa vez o ferro de solda escorregou e eu segurei tipo um lápis... doeu pacas... hehehe
mas agora tô vacinado!!!

Velvete
Veterano
# jul/11
· votar


Will Bejar

Na hora nem percebi que havia me queimado.

O que "doeu" foi que na primeira tentativa a guitarra não estava saindo som!!!

Mas depois de umas duas horas consegui dar dois pontos de solda.

A dificuldade, além da minha inficiência, era o ferro solda que só esquentava numa parte próxima a ponta.

Daí encostei em fio, a solda saiu tosca, entrou solda fria dentro do potenciomentro...

Quando vi que funcionou, fechei tudo e parti pro abraço!

rs

Nilo Dantas
Veterano
# jul/11
· votar


Minha Tele que estou montando adquiri o kit pre-wired da Acme e eles já colocam esse mod como default:

http://www.acmeguitarworks.com/Webpage.aspx?WebpageId=16&CategoryId=19 4

Del-Rei
Veterano
# nov/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Galerinha... resgatando!

Duvida pequena:

Pelo que entendi, o capacitor tem que ser o tal 0.001µF (102).
O que acontece se usar outros valores....???
No site da SD é o de 0.002.

Um aceno de longe!!!

Velvete
Veterano
# nov/11
· votar


Del-Rei

Mais agudo... muito muito mais agudo. Dependendo, mais grave???

Quando modifiquei minha guitarra, abaixando o volume, diminuia o ganho mas a guitarra ficava beeem aguda! rs

Abraços

Del-Rei
Veterano
# nov/11
· votar


Velvete
Quando modifiquei minha guitarra, abaixando o volume, diminuia o ganho mas a guitarra ficava beeem aguda! rs

Qual o capacitor vc usou? O 0.001 mesmo?!
Ficava mais aguda que o normal...? Ou era porque vc estava acostumado ao som fechado, de antes?

Um aceno de longe!!!

Velvete
Veterano
# nov/11
· votar


Del-Rei

Cara, eu comprei um igualzinho o da foto que o Bahia postou por ai...

é um azulzinho escrito B 102K 2KV.

Antes, quando fechava o volume ficava mais grave sim. Agora, parece que o som fica mais agudo no volume 5 do que no volume 10, p ex.

Lembrando que tem a opção de colocar um resistor que diminuiria o escesso de agudos (???), mas seria mais indicado pra tele e strato.

Abraços

PS: Mas ficou bom o resultado

TatoPetry
Veterano
# jan/13
· votar


Fala galera estou usando o Cap 102 cerâmico em minha tele e estou achando o som muito agudo da guitarra quando limpo pelo pot da guitarra, principalmente o 59 da ponte, se tiver splitado então ela soa quase como um slap bass...
Enfim, tirei o capacitor e não gostei do resultado... som ficou muito opaco!
Gostaria de alguma sugestão de capacitor, algum outro valor que o som não fique tão agudo. Alguma sugestão??

Ant--
Veterano
# jan/13 · Editado por: Ant--
· votar


TatoPetry
Fala galera estou usando o Cap 102 cerâmico em minha tele e estou achando o som muito agudo da guitarra quando limpo pelo pot da guitarra, principalmente o 59 da ponte, se tiver splitado então ela soa quase como um slap bass...
Enfim, tirei o capacitor e não gostei do resultado... som ficou muito opaco!
Gostaria de alguma sugestão de capacitor, algum outro valor que o som não fique tão agudo. Alguma sugestão??


Esse cap tava no volume (treble bleed) ou no tone?
Supondo que fosse no volume (claro, o tópico é sobre treble bleed) não tinha um resistor em paralelo com o cap? Se não tinha, coloque um de 100k e teste.

TatoPetry
Veterano
# jan/13
· votar


Ant--
Ant é no volume mesmo!
Li em algum lugar essa historia do resistor em parelelo só não sabia o valor, vou testar sim! Vlw pela dica!!

ogner
Veterano
# jun/13
· votar


Hey!!!

Uma duvida!

quando esta instalado o trasistor do treble bleed, ele ja esta atuando com o pot no maximo? Ou seja, ele aumenta o brilho natural pra quando diminuirmos o tone não perder o brilho? Ou ele não mexe no tone "original" dos captadores e só atua mesmo quando diminuimos o tone?

Entenderam? hehe!!

tenho uma strat que estou achando ela esta soando aguda demais...Ela esta com treble bleed. Se eu retirar o resistor ele vai ficar menos aguda?

ogner
Veterano
# ago/13
· votar


Consegui achar um doido que fez uns testes variados com 50's wiring e Trebles Bleeds:

Aqui os testes:
http://guitarnuts2.proboards.com/thread/5317

Aqui a opinião pessoal dele com melhor resultado:
http://www.strat-talk.com/forum/stratocaster-discussion-forum/214212-t reble-bleed-50s-wiring-strat.html#post1190975

MauricioBahia
Moderador
# ago/13
· votar


ogner

Boa!

Blonde Hammet
Veterano
# ago/13 · Editado por: Blonde Hammet
· votar


Hoje em dia eu tirei essa treble bleed das minhas guitas... No clean eu percebia que ficava normal quando baixava o volume das guitarras mas com drive que é o jeito que mais uso pra limpar o som ficava com um som de lata muito tosco. Com drive o som sem a treble bleed me soa muito melhor, mas pode ser que eu tenha usado um capacitor diferente tb... sei lá...

alhestertolino
Veterano
# out/13
· votar


Boa tarde, tenho duas duvidas basicas
1 - Qual a diferença no timbre ligando em série ou em paralelo o resistor e o capacitor?
2 - para caps humbucker precisa o resistor?

Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


alhestertolino: 1 - Qual a diferença no timbre ligando em série ou em paralelo o resistor e o capacitor?

Não sei...

2 - para caps humbucker precisa o resistor?

Não, só o capacitor que eu menciono logo na 1ª postagem. Até tirei uma foto dele!

Pra singles, uma explicação: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/215157/p2#6343922

Flw!

Del-Rei
Veterano
# fev/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


Opa... Entonces, dando um UP aqui pra compartilhar.
Hoje resolvi testar esse Treble Bleed ae. Comprei uns capacitores e uns resistores.

Fiz uns testes usando uma Lespa com Humbuckers e o Reaper.
São 12 áudios que gravei pra comparar...

Testei 3 capacitores:
Capacitor Disco Cerâmico 1nF x 50V (0,001uF/1KpF/102).
Capacitor Disco Cerâmico 1nF x 2KV Y5V (1K/1KpF/102).
Capacitor Poliester 2nF x 2500V (202/2K/0,002uF).

E um resistor de 100K pra testar em série e em paralelo também (apesar de dizerem que sua maior utilidade é nos singles).

Usei o captador da ponte apenas... Fiquei com preguiça de gravar tudo novamente com o captador do braço... rs.

Nestes 9 testes abaixo, o volume da guitarra estava no 3 e o tone todo aberto.... Gravei uns acordes abertos bem simples sem o capacitor, depois prendi o capacitor e fiz a mesma sequência... Retirei o capacitor e fiz uns acordes ritmados, depois recoloquei o capacitor e refiz os mesmos acordes ritmados... Acho que dá pra entender... Lá vai:

1) Só o capacitor 0,001uF laranja.
2) Capacitor 0,001uF laranja + Resistor 100K em paralelo.
3) Capacitor 0,001uF laranja + Resistor 100K em série.
4) Só o capacitor 0,001uF azul.
5) Capacitor 0,001uF azul + Resistor 100K em paralelo.
6) Capacitor 0,001uF azul + Resistor 100K em série.
7) Só o capacitor Poliester 0,002uF.
8) Capacitor Poliester 0,002uF + Resistor 100K em paralelo.
9) Capacitor Poliester 0,002uF + Resistor 100K em série.

Nos 3 testes seguintes, o volume estava no 1. Tone todo aberto. Aumentem o volume do áudio porque talvez fique bem baixo o som, principalmente sem o capacitor, no início:

10) Só o capacitor 0,001uF laranja.
11) Só o capacitor 0,001uF azul.
12) Só o capacitor Poliester 0,002uF.

Sinceramente, ainda não decidi.. Achei que o som ficou meio “metálico”, aberto demais. Acho que seria legal um meio termo nessa questão de tonalidade. Mas ainda não sei. Na verdade, o que mais me incomodou foi o aumento de ganho.... A questão do som "metálico" pode ser ajustada com o knob de tone, melhora. Mas aí se torna uma complicação ter que ajustar tone e volume sempre.

Não testei no amp com a banda ainda... Só pelo Reaper talvez não seja a melhor forma de avaliar, mas já é grande coisa.

Espero que ajude alguém, rs.

Valeu!

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# fev/14 · Editado por: ogner
· votar


Del-Rei
Nao ouvi todos...Timbre bacana. Usou oq pro drive? Usando qual palheta?

Nao entendi essa parte do ganho? Quando vc diminui o volume aumenta o ganho? é pra ser justamente o contrario, vc diminui o volume pra diminuir o ganho sem perder os trebles e não ficar "mud"

inExperienced
Veterano
# fev/14
· votar


Vou testar isso na minha guitarra.

Del-Rei
Veterano
# fev/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


ogner
Cara... Usei o Guitar Rig 5... Simulando o JCM. Mas não gostei tanto do timbre... Como estou acostumado a usar o Koss Porta Pro pra tocar, tinha que ter regulado a equalização pra ouvir nas caixas externas, porque o fone puxa muito pros graves. Na caixa acabou soando mais aberto.

Uso V-Pick Screamer Ruby. Conhece?

Pois é... Não entendi o porquê do aumento no ganho. Não fica com tanto ganho como se o knob estivesse todo aberto, mas ainda assim, com o treble bleed o ganho aumentou em volumes baixos.... Pqp....

Não acho que eu tenha feito algo errado... É basicamente colocar o capacitor nas 2 perninhas do potenciometro, certo?
:/

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# fev/14
· votar


Del-Rei
Mas não gostei tanto do timbre
Ahh velho, ficou legal, esse drive ae em qualquer mix junto com a amusica ficaria ótimo...

Uso V-Pick Screamer Ruby. Conhece?
Nao conheço. Mas perguntei pq vc disse sobre o timbre metalico e parece que vc usou essas palhetas de acrilico ou do tipo...Ela é assim??

Não acho que eu tenha feito algo errado... É basicamente colocar o capacitor nas 2 perninhas do potenciometro, certo?
É, isso mesmo. Só muda se é em serie ou paralelo...

MauricioBahia
Moderador
# fev/14
· votar


Del-Rei

Depois ouvo!!

Valeu!!!

Del-Rei
Veterano
# fev/14
· votar


ogner
Ahh velho, ficou legal, esse drive ae em qualquer mix junto com a amusica ficaria ótimo...

Então... Eu ainda prefiro um pouquinho mais fechado... rs.

Nao conheço. Mas perguntei pq vc disse sobre o timbre metalico e parece que vc usou essas palhetas de acrilico ou do tipo...Ela é assim??

Cara, acho que não são de acrílico não... São essas aqui!!

Mas de qualquer forma, só me incomodou esse timbre mais "metálico" com o Treble Bleed... Não sei o porquê...

MauricioBahia
Depois ouvo!!
Valeu!!!


\m/

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# fev/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


Hum... Tava vendo aqui o vídeo desse camarada, e percebi que realmente aumenta o ganho, dependendo do valor do capacitor... vejam no final, a partir de 08:55... Dá pra perceber que o ganho vai aumentando sim...



Acabei colocando o orange de 0,001uF.
Vou testar por enquanto... rs.

Um aceno de longe!!!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/14
· votar


Del-Rei

Interessante os testes que você fez. Agora você disse que o voluma estava parado numa posição só, né? Poderia ter feito com ele todo aberto e diminuindo, acho que ilustraria melhor o funcionamento.

Outra coisa, o timbre realmente ficou mais agudo com treble bleed, mas, como o volume já estava no 3, acho que é normal isso, porque sem a mod o som vai ficar mais grave com o volume mais baixo mesmo; então a mod manteria o mesmo nível de agudo que quando o volume está todo aberto, em tese.

Em todo caso, foi um bom teste. Estou pensando em testar na minha, mas como eu sou um zé ruela pra fazer soldas direto na guitarra, pretendo fazer um esquema igual o que vi num vídeo no site da Stewmac. Soldar o capacitor em duas garras jacaré e colocar nos pots. Depois, se ficar ruim, é só tirar.

Del-Rei
Veterano
# fev/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Poderia ter feito com ele todo aberto e diminuindo, acho que ilustraria melhor o funcionamento.

É, eu até pensei nisso, mas como minha intenção era comparar as diversas possibilidades da mod (com o resistor em paralelo, em série, só com o capacitor, capacitores diferentes) achei que seria melhor manter os mesmos ajustes pra que a diferença percebida fosse apenas dos capacitores/resistores.

Mas eu queria um meio termo na questão do timbre aberto/fechado... Acho que o som poderia dar uma leve fechada sim, isso manteria um timbre "aveludado" sem que ficasse opaco demais. Mas o que mais me incomodou mesmo, foi o fato do ganho se manter até quase o pot estar quase no zero. Acho que antes eu tinha mais possibilidades.

Eu fiz algo parecido com isso que você falou, mas achei que fiz melhor ainda: Usei 2 cabos com bocas de jacaré nas duas extremidades. Prendi 2 extremidades nas pernas dos potenciômetros e nas outras extremidades eu prendia os capacitores.

Simples. Sem soldas pra testar à vontade. Nas gravações eu fiz assim. Colocava e tirava os capacitores das bocas de jacaré. Isso é muito bom pra testar qual o melhor capacitor...

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# fev/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


Opa... Então, fiz mais um teste.
Tem me incomodado consideravelmente esse ganho não diminuir.

Ao que percebi, o ganho só diminui em formas consideráveis com o volume no 3 pra baixo. Antes, quando estava no 5 já era bem perceptível a caída do ganho.

Gravei um áudio diminuindo o volume da guitarra. Gravei o mesmo riff, nos volumes 10, 7, 5, 3, 2 e 1. Vejam aí.

Será que tem alguma coisa a ver com a diferença entre os pots lineares e logarítmico? Não lembro qual o meu... Mas talvez possa interferir.. Sei lá. Mas antes não interferia...

Enfim, alguém ae que tenha instalado em um humbucker, pode fazer uns testes aí também?
MauricioBahia, o seu eu não consigo ouvir. Acho que o link tá foda.

EDIT:
Então... Desisti, retirei o capacitor. Vou deixar sem ele mesmo. Refiz o teste acima sem o Treble Bleed. Vejam a diferença de ganho nos últimos riffs. No volume 1 então, é impressionante!!

Um aceno de longe!!!

Blonde Hammet
Veterano
# fev/14
· votar


Del-Rei

Cara, eu achei a mesma coisa que vc! até comentei nesse topico mas achei que o problema fosse eu mesmo... achei que com essa treble bleed fica um som de lata e tirei das minhas guitas...
Acho que fica muito melhor sem...

Abraços!

Del-Rei
Veterano
# fev/14
· votar


Blonde Hammet
É, meu caso foi parecido com o seu... Rs. Mas, o bom é que isso é um lance fácil de desfazer. Mas eu acho estranho que a maioria das pessoas não se incomodou com isso...

Ainda estou pensando se há algum tipo de variação nos componentes elétricos que façam soar de forma diferente em cada caso....
Talvez potenciometros lineares ou logarítmicos, diferentes esquemas de ligação dos cantadores... Sei lá.

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treble Bleed Mod - Solução p/ a Perda de Brilho no Volume