【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sei que estou "enchendo o saco", mas não queria criar um topico só pra tirar essa duvida... Pensei que você poderia me ajudar... Pois teve pessoas do forum que me ajudaram, dizendo que essa numeração/data de fabricação poderia estar na junção do braço com o corpo, mas não tem essa numeração...

Esperava ter tirado minha divida, pois esse topico é pra tirar as duvidas (que eu me lembro), mas pelo que vi, não dá!

Obrigado e me desculpa por ter feito você perder seu tempo valioso com uma duvida minha, que pensei que poderia ser esclarecida nesse topico!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


dupla de dois
Cara, eu já te ajudei. A guitarra é uma Tagima Classic, que eu conheço bem. Não há mais nada o que dizer.

Fisherman
Veterano
# jun/13
· votar


dupla de dois
Cara, você acha mesmo que o Bertola não te ajudou?
Ele foi bem direto,
A guitarra é uma Tagima Classic, que eu conheço bem

Se isso não é ajudar, o seu conceito sobre essa palavra está errado.

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Desculpa pelas palavras. Mais deu pra mim entender que você estava de "saco cheio" das minhas perguntas. Se te tratei mal, me desculpe. Apenas queria tirar uma duvida.

Obrigado e abração!

inExperienced
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você pode me indicar uns captadores pra strato pra tocar estilos do tipo de Mark Knopfler?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


inExperienced
tocar estilos do tipo de Mark Knopfler?
Cara, isso não existe.
O que existe é captador bom, ou ruim, de alta ou baixa saída, e a regulagem que vc faz em seu amp e pedais.
Mark Knopfler usa uma strato padrão ligada a um amp valvulado Fender Twin Reverb, que é uma referencia em som limpo (valvulado).
Não sei qual é a sua guitarra, mas, se for uma strato barata, troque os capts dela por um jôgo de Sound/Malagoli Custom AlNiCo 50 (com a opção de colocar um Custom AlNiCo "Blues" na ponte).
Agora, isso não vai adiantar NADA se vc não tiver um amp realmente BOM e não souber tocar....
Abç

GRRS
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola,

Tive que trocar o fusível do meu valvulado por duas vezes nessa última semana. É normal isso ou o amp pode estar com algum defeito?

Se informação adicional ajudar de alguma forma:
- ele tava com as costas pouco afastadas da parede, sem muito espaço pra ventilar
- trafos não estavam tão quentes, dava pra encostar a mão tranquilamente
- nas duas vezes que o fusível queimou o volume do master tava no talo, ou próximo a isso

Desculpa qualquer transtorno


Abs

fconde77
Veterano
# jun/13 · Editado por: fconde77
· votar


GRRS

Cara qual é o seu valvulado, e qual era o fúsivel original...era do tipo "SLO BLO"?(SLO BLO é um "fusível de retardo", ele não queima com um surto de corrente, leva alguns milissegundos para queimar e assim serve para valvulados porque neles há um surto de corrente inicial devido às válvulas frias e e deve ser substituído por outro idêntico)?

Se trocou pelo mesmo e queimou mesmo assim "pode", digo "pode", ter algo errado na etapa de saída...uma válvula centelhando ou tensão de bias que está intermitente, em ambos casos é melhor levar a um técnico porque esse fusível protege o trafo de saída.

P.S.: É mais difícil achar de achar esse fusível no Brasil então o pessoal substitui por um maior. Digamos um fusível de retardo de 2 A, o pessoal coloca fusível normal de 3A para ele não queimar, mas aí aumentou o risco de danos ao aparelho pois ele suportará 50% mais corrente antes de queimar, o que talvez seja suficiente para causar o dano que o outro teria protegido.

João Pedro Strabelli
Veterano
# jun/13
· votar


fconde77
É isso que me faz ter um pouco de receio em gastar mil e tantas dilmas em um valvulado. Moro no mínimo a 200 km de alguma assistência técnica e não sou profissional. Dá um pouco de medo de ter problemas e não saber resolver.

Bom, isso em tese. No momento não estou podendo nem trocar os captadores da guitarra, já que o médico, o dentista, o pedreiro e o mecânico chegaram antes. Mas é um projeto que eu tenho e fico meio sismado.

GRRS
Veterano
# jun/13
· votar


fconde77

Primariamente, obrigado pela ajuda

Então, não vou saber lhe informar de qual tipo o fusível original era, a única coisa que posso dizer com certeza é que o amplificador indica na traseira que o fusível a ser colocado é de 1.6A.

Substituí o fusível queimado pelo fusível do meu amp transistor, que indicava ser de 1A, daí o amp funcionou normalmente. Só voltou a queimar depois de um tempo e sob às circunstâncias que eu citei (lugar com pouca circulação de ar e volume master no talo)

Meu amp é um Tagima Tube 50r. Estou meio preocupado pq tanto minha experiência com valvulados quanto minhas noções de elétrica são pífias, hehehe... Teria como diagnosticar esses problemas que você citou na minha casa msm ou devo acionar a garantia da loja?

Obrigado pela atenção


Abs

fconde77
Veterano
# jun/13 · Editado por: fconde77
· votar


GRRS

Uma análise de um "técnico" nunca deve ser deixada de lado... não recomendo a ninguém sem experiência mexer em valvulado, ainda mais se esta na garantia ou se tem técnicos habilitados por perto como é seu caso que é de SP.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


GRRS
que indicava ser de 1A
O amp trabalhou com um fusível subdimensionado. Quando houve uma variação na rêde elétrica, ele não aguentou.
Abç

GRRS
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77

Valeu pela ajuda, pessoal!

Amanhã vou caçar algum fusível de 1.6A/2A pra fazer alguns testes e ver se o Amp está ok e se foi problema com a rede elétrica mesmo.

Obrigado mais uma vez pela atenção

Abs

petersoncurvelo
Membro
# jun/13
· votar


Olá, comprei a poucos dias um Violão Tagima, modelo Dallas, novo. Porém ao tocá-lo, percebi que conforme pressiono as cordas para fazer os acordes es as notas, elas desafinam, mas após soltá-las a afinação está ok. E com quanto mais força eu pressiono, mais a nota fica desafinada, mas ainda assim eu passo o afinador do violão e está tudo ok. Percebi isso primeiramente quando usei o capo, ele desafinava muito o violão (Principalmente as cordas mais graves). Pensei que pudesse ser o encordoamento de baixa qualidade que vem junto com o violão, ou até mesmo os trastes muito altos, poderia ser a ponte e até mesmo a distância das cordas, ou o clássico problema de braço empenado, mas tudo isso é estranho num violão novo. Por favor me ajudem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


petersoncurvelo
Leve seu violão a um luthier para que ele o regule e coloque cordas novas.
Se o problema persistir, o problema é mais sério.
Abç

EddieVanHalen
Veterano
# jun/13
· votar


Bertola

Boa noite, então cara eu to com esse baixo aqui Jazz Bass Eagle, só que to meio insatisfeito com o som dele, muito ruim, queria saber o que você acha que vale mais pena:

Trocar os captadores por 2 malagolis(poderia me indicar algum?) ou comprar um Jazz Bass SX? Eu to nessa banda e a gente ta tocando Rock N Roll(Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple) pra ajudar.

Obrigado

HortaRates
Membro
# jun/13
· votar


EddieVanHalen

Boa noite. Aqui é o forum de guitarra, então acho que não vão querer te responder.
Mas não basta você falar que o som está "ruim". Explique o problema, grave algo. Pode ser o amplificador, ou até algo que seja resolvido com um equalizador.

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar


Esse tópico é sobre dúvidas em luheria, ou seja, o Bertola responde dúvidas sobre todo tipo de instrumento com o qual ele mexa. Só está alocado no fórum de guitarra...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


EddieVanHalen
Se for um dos Eagles antigos (com a "mão" com design Fender), apenas troque os capts por um jôgo de Sound/Malagoli Traditional "hot".
HortaRates
Eu sou luthier e baixista cara...
Abçs

pãr
Veterano
# jun/13
· votar


queria saber se existem lojas em são paulo que é possivel encomendar uma guitarra? porque estou olhando uma jackson que é meio dificil de ser encontrada

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


pãr
Consulte as lojas pela internet...
Abç

pãr
Veterano
# jun/13
· votar


eu dei uma pesquisada e encontrei a guitarra que eu estava olhando nesse site http://gangmusic.com.br/ . queria saber se esse site é confiável?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


pãr
Não sei... Talvez outros saibam...
Abç

metallicasnake
Veterano
# jun/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


pãr
Cara, você pode ir no www.google.com.br e colocar na busca, por exemplo: gangmusic+forum OU gangmusic+reclamações OU gangmusic+problemas OU ir nesse site http://www.lojacertificada.com.br/ e procurar se a loja em questão é certificada e confiável, enfim, se a loja não for confiável vão aparecer reclamações na internet, à menos que ela seja muito pouco conhecida, o que poderia trazer também desconfiança.
abç

EddieVanHalen
Veterano
# jun/13
· votar


Bertola

Então esse Jazz Bass Eagle é modelo novo, comprei a uns 2 anos atrás, o headstock dele termina com uma ponta(parece um Águia).

Nesse caso o que você aconselha? Continuo com a troca de captadores ou vou pra um Jazz Bass SX? Eu te pergunto isso por que o som dele não me agrada em nada, os knobs não equalizam praticamente nada.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


EddieVanHalen
Esse novo é inferior ao antigo, mas não é ruim não.
Recomendo a troca dos capts (que indiquei anteriormente), bem como a revisão da parte elétrica. Talvez até mesmo a compra disso aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482604522-controlplate-p-jazz-b ass-completo-_JM
Abç

Jo3
Veterano
# jun/13
· votar


Boa tarde, será q alguem sabe dizer alguma coisa sobre a guita washburn x50 black? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-478440752-guitarra-washburn-x50 bk-black-x-50-bk-buzz-feiten-preta-top-_JM ... Obg desd já..

Jo3
Veterano
# jun/13
· votar


POr favor..me indiquem guitarra de preço em ate mil reais +-

fconde77
Veterano
# jun/13 · Editado por: fconde77
· votar


Jo3
Boa tarde, será q alguem sabe dizer alguma coisa sobre a guita washburn x50 black?
Não conheço e nunca vi, mas achei um review
http://www.ultimate-guitar.com/reviews/electric_guitars/washburn/x50/i ndex.html

POr favor..me indiquem guitarra de preço em ate mil reais +-
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214851/

overset09
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O senhor conhece o contrabaixo LTD Vintage 204?
- Corpo em alder
- Braço e escala em maple
- Captadores ESP LDP e LDJ (Braço e Ponte)
- Tarraxas ESP Vintage
- 4 cordas passivo

Ele é muito melhor que o SX SJB 75C?
Pretendo ter um instrumento definitivo, por isso pergunto se seria mais vantajoso adquirir logo este exemplar da marca LTD?
Posso pagar a diferença de preço (não seria nada absurdamente mais caro).

Obrigado pela ajuda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji