【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Rapha Esmeraldi
Veterano
# jun/13
· votar


Boa noite pessoal, sou novo aqui e preciso de uma ajuda de vcs...

Comprei um Tagima Kansas na sexta feira gostei muito da compra porem, assim que eu comecei a tocar de verdade nele, a dar palhetadas e talz percebi que ele não afinava de forma alguma e as cordas parece que a ação das cordas está mais alta.
No afinador ele diz que está afinado ou "muito proximo de afinado" mas quando tocado até um retardado precebe que ele está extremamente desafinado e trastejando em todas as casas e quase todas as cordas.
Já vi um video de um cara que comprou um violão pela net e também estava com um problema muito parecido com o meu.
O meu foi comprado na loja, testei bastante, fui dois dias na loja toquei por uns 10 minutos ele, cordas NIG 0.10
Violão ótimo, muito bom msmo tirando esse inconveniente que eu tive.

***Troquei as cordas por NIG 0.10 novas faz mais ou menos umas duas horas, MELHOROU mas nada significatido.
A ação dele ainda está muito alta e parece desafinar rapido e de uma maneira "estranha"

SkyHawk
Membro
# jun/13
· votar


Bloco de massa é o bloco da ponte strato. Quanto a troca do braço meu receio é o alinhamento e a angulação final entre braço e corpo.

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


Rapha Esmeraldi

Leve o violão a um luthier para uma regulagem geral... ele vai baixar a ação das cordas, regular o tensor do braço, e nivelar os trastes se for necessário e acertar as 8º... O fato do de desafinar depois das trocas das cordas é normal até ela lacear.
P.S.: Ao trocar cordas para outras, de espessura diferente (0.09>0.10), é necessário uma nova regulagem do instrumento.

JJJ
Veterano
# jun/13
· votar


Grande Bertola!

Mais um help pro colega aqui, please!

Estou querendo montar um gabinete de baixo 1x12" de baixíssimo custo.

É pra ligar num amplizinho pequeno, um Meteoro FWB20, só pra dar mais "abertura" no som (o falante original dele é de 8").

A pergunta: é possível pegar um falante tipo o Selenium 12PW3 (ou o irmão mais caro dele, o PW5) e enfiar numa caixa de graves automotiva dessas baratinhas que se vendem no ML (tipo essa)?

Ou isso vai ficar uma porcaria?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


SkyHawk
Não tem problema algum.
Já o alinhamento do braço, não é problema, desde que sejam respeitadas as medidas. Se as cordas ficarem altas, mesmo com a regulagem da ponte totalmente baixa, há que se instalar um calço.
Rapha Esmeraldi
Leve o violão a um luthier para uma regulagem geral... ele vai baixar a ação das cordas, regular o tensor do braço, e nivelar os trastes se for necessário e acertar as 8º... O fato do de desafinar depois das trocas das cordas é normal até ela lacear.
P.S.: Ao trocar cordas para outras, de espessura diferente (0.09>0.10), é necessário uma nova regulagem do instrumento.

JJJ
Cara, caixas de baixo necessitam de cálculo de litragem e de duto para ficarem boas. Vc pode fazer por aproximação, copiando as medidas de uma caixa Teksound, por exemplo, mas o ideal é calcular com base nos parâmetros do próprio falante.
Abçs

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


JJJ
Mauricio Luiz Bertola
Aproveitando a resposta e acrescentando uma informação útil: No fórum ContraBaixoBR tem um tópico sobre a utilização do programa WinISD... ensina passo-a-passo como calcular litragem e ventilação para caixa.

JJJ
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77

OK, valeu!

Mas, só por curiosidade, o que acontece se, por exemplo, a litragem da caixa for menor do que o necessário? A caixa explode ou simplesmente o falante vai "falar" menos?

brunolegionario
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola,



Beleza? após algumas opiniões da galera e sua tambem comprei sexta passada o Staner BX 200 por 800,00 usado em ÓTIMO para EXCELENTE estado, único dono e ele ainda mandou colocar rodinhas nele de modo que nem precisa carregar o ampli de 24 quilos, basta empurrar!!!

Testei o ampli na casa do cara com um Fender JB (muito foda o baixo, ele ta vendendo tambem 3500,00 reais) e o som tremeu a casa toda do cara com a regulagem em 60% no volume e no gain.

Queria tirar uma dúvida:

no caso de eu querer usá-lo para PA tem problema? o Som ficará muito grave? Pergunto pois minha banda terá algumas apresentações que não precisarão usar esse ampli direto no baixo, usaremos o baixo em linha direto na mesa >> depois pro PA (onde entraria esse cubo). Algum problema?

E outra, no caso de eu querer usar a guitarra sem problemas também ne? Pois o que eu sei é que não podemos é colcoar o baixo no cubo de guitarra.


outra pergunta, quando aumento o volume em 50% dos knobs GAIN e MASTER, ao tocar a nota LÁ, LA BEMOL ou SOL na 4ª corda o som fica "abelhudo", "chiado"... será que é problema no falante?

é possivel dar problema no falante desse amplificador? Não dizem que ele é um "tanque"?

ou é o ambiente que tava tocando (mas as outras notas soavam normal)?

Achei estranho.

(quando testei na casa do cara, colocamos os volumes no talo e nao deu nada, no ensaio no sabado com a banda nada tambem, mas ontem deu.)Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


fconde77
Valeu cara!
JJJ
Ela vai render menos e o som vai ficar mais agudo e "sem vida".
brunolegionario
Cara, ter um amp no palco é uma necessidade se vc não dispõe de um equipamento mui sofisticado (como o de Geddy Lee do Rush, por exemplo).
Ou seja, vc vai levar o amp, vai plugar seu baixo nele e depois vai enviar o sinal dele para a mesa, ou pela saída "line out" ou por um microfone. Recomendo o uso de um ´pedal equalizador também (um Boss GEB-7, por exemplo).
Quanto ao problema de som que vc se refere, pode ser um monte de coisas, inclusive o falante. Pode até mesmo ser trastejamento em seu baixo ou algo externo vibrando por conta das notas tocadas. Portanto, vc terá que pesquisar.
Abç

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estou com algumas fotos da suposta tagima falsa.

http://imageshack.us/photo/photo/825/20130609164022.jpg/

http://imageshack.us/photo/photo/593/20130609163949.jpg/

http://imageshack.us/photo/photo/811/20130609164033.jpg/

http://imageshack.us/photo/photo/266/20130609164045.jpg/

OBS: peguei a guitarra com a tarraxa da 6 corda alterada e os nome da tagima vem preto nessa minha guitar (geralmente nas tagimas veem dourada).

O que você acha dessa guitar??? Você acha que pode ser falsa, caso exista???

Muito obrigado pela atenção e abraço!

fconde77
Veterano
# jun/13 · Editado por: fconde77
· votar


dupla de dois

Não vejo nada demais nas fotos que indique que seja, ou não, uma Tagima...
Quanto ao fato do logo ser preto ou dourado isso é o menos importante, lembro que modelos antigos de 94 ou 95 que eram assim.
P.S.: Se retirar o braço e bem capaz de encontrar a data de fabricação

Mas antes de se preocupar com isso me preocuparia
numa "reforma", e quando coloco entre " " me refiro apenas a itens que influam na tocabilidade como

- Trastes, pelo que vi nas fotos estão bem gastos...
- Troque as molas da ponte, imagino, pelo estado da ferrugem, que devem ser bem antigas e talvez não estejam 100%
- Veja se os parafusos de fixação do braço e ponte estão em ordem... retire e veja se não estão oxidados.
- Coloque uma tarraxa "decente" no lugar daquela coisa.
- Aproveite e faça uma blindagem com folhas de cobre nas cavidades.

fconde77
Veterano
# jun/13 · Editado por: fconde77
· votar


--Post duplo--

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


fconde77
Meu tio tinha abandonado essa "criança" e ela estava/esta toda oxidada. Passei um dia inteiro pra tirar esse parafusos (um do braço que não consegui tirar e uns três do escudo que tambem não consegui tirar). A coitada esta bem acabada, apesar que eu gosto e acho linda guitar vintage. Estou tentando melhorar ela "devarzinho".

Obrigado pela ajuda e abração!

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


Mais algumas fotos pra vocês avaliarem:
http://imageshack.us/photo/photo/811/1370901713636.jpg/

http://imageshack.us/photo/photo/402/20130610215248.jpg/

http://imageshack.us/photo/photo/341/20130610215420.jpg/

http://imageshack.us/photo/photo/547/20130610215549.jpg/

Valeu e abração!

brunolegionario
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta!
O trastejamento eu descartei visto que é estranho, o ruído so surge quando aperto das notas sol, lá bemol, e la na quarta corda, todas as outras cordas não acontece nada. Alias nem quando nao tinha o ampli (usava o sinal direto na mesa) não acontecia isso.

A pergunta é estranha mas pode acontecer de o falante emitir um ruído estranho para uma certa faixa de frequencia (que seria a faixa dessas notas citdas acima?) ou isso nao existe, ou seja, o falante trabalha de uma forma digamos "uniforme" (ou seja, se deu pau na mizona solta dará pau tambem na nota mais aguda possivel?)

Grato.

fconde77
Veterano
# jun/13 · Editado por: fconde77
· votar


dupla de dois

Avaliar mais o que?
Sobre o fato da guitarra ser original achei umas fotos de um Jazz Bass Tagima com a logo igual a sua

Logo

Inscrição do ano de fabricação

A chance da sua guitarra ser falsa e praticamente zero... É só parar pra refletir:

"A Tagima começou nos anos 60 mas só começou a fabricação de instrumentos nos anos 80 e até 96 era uma marca pouco conhecida do "grande mercado"
Fontes:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/257821/
http://www.tagima.com.br/sobre-a-tagima/


Baseado nisso voltamos a resposta do Bertola a sua pergunta inicial:

"...quem falsificaria uma Tagima?"

Concordo com esse pensamento, não estou questionando a qualidade do instrumento, apenas não vejo lógica em fabricar uma guitarra e colocar uma logo de uma marca pouco conhecida na época sendo muito mais vantajoso simplesmente colocar Fender no head e ter um lucro muito maior.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


dupla de dois
Cara, essa é uma Tagima Classic. Ponto-final. É um bom instrumento. Leve-o a um bom luthier para regulagens, intervenções e "up-grades" e isso basta.
brunolegionario
pode acontecer de o falante emitir um ruído estranho para uma certa faixa de frequencia
Sim, pode. Como eu te falei, isso pode ser causado por uma série de fatôres.
Abçs

bicinh
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola!!
amigão, comprei um KIT de caps ativos (2HB) porém vieram sem os potenciometros. qual marca vc me recomenda?
pensei em dois lineares de 25k, um pro volume e um pro tone..
estou correto?

valeu!!

dupla de dois
Membro
# jun/13 · Editado por: dupla de dois
· votar


fconde77
Não entendi a segunda foto. Onde que foi tirada a segunda foto??? Foi no heardstock ou é na cava do braço???

Obrigado por ter me ajudado e abração!

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado por ter me ajudado tambem!

Valeu e abraço!

bfacci
Membro
# jun/13
· votar


Olá Mauricio Luiz Bertola,

Tenho uma Ibanez Gio com Floyd Rose..
Regulei ela toda para usar cordas 0.10.

Quando mecho um pouco mais forte no braço, ou dou uma alavancada maior, faz um pequeno estalo na junção do braço.. como se desse uma mexidinha.. isso é comum acontecer? Como resolver?

Obrigado desde já!

bfacci
Membro
# jun/13
· votar


Olá Mauricio Luiz Bertola,

Tenho uma Ibanez Gio com Floyd Rose..
Regulei ela toda para usar cordas 0.10.

Quando mecho um pouco mais forte no braço, ou dou uma alavancada maior, faz um pequeno estalo na junção do braço.. como se desse uma mexidinha.. isso é comum acontecer? Como resolver?

Obrigado desde já!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


bicinh
Qualquer um de boa qualidade (Alpha, por exemplo). O ideal são 2 logarítmicos.
bfacci
Retire o braço, lubrifique os parafusos de fixação com cêra líquida (bem pouco) e recoloque-o o braço apertando bem os parafusos. Se continuar acontecendo, procure o seu luthier.
Abçs

bfacci
Membro
# jun/13
· votar


Muito Obrigado Bertola,

Qual tipo de cera?

Abraço.

fconde77
Veterano
# jun/13 · Editado por: fconde77
· votar


dupla de dois
Essa inscrição, se existir, fica escondida na junção do braço com o corpo, pra ver teria que desmontar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


bfacci
Cêra de chão...
Abç

Shinigami_
Veterano
# jun/13
· votar


Olá Bertola, quero um amp SS barato e com falante de 12. Sei que é difícil de se achar, as opções do mercado que achei são o Crate fw 15r, e o Maverick e Digitech 3012.

1 - Ocorre que todos eles estão difíceis de serem achados no mercado, sabe me dizer se estão sendo produzidos ainda?

2- Pretendia encomendar em uma loja da minha cidade que eu tenho um crédito em dinheiro, e para isso teria que ser um amplificador disponível nas importadoras. Poderia me indicar algum?

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


fconde77
Há. Depois tinha percebido. Hehe

Obrigado cara e abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


Shinigami_
Esses amps estão sendo fabricados sim. Entre e contato com o fabricante (no caso do Maverick) e com o importador do Crate.
Abç

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola
Tirei o braço da guitar e realmente ela não tem nenhuma numeração (nem no encaixe do braço para o corpo).
Esta as fotos:
http://imageshack.us/photo/photo/94/1370983845886.jpg/

http://imageshack.us/photo/photo/35/1370983713739.jpg/

Ainda tenho duvidas sobre essa guitar. Ela pode ter sido feita do algum luthier e depois o cara colocou nome tagima??? Ou vocês continuam achando que essa guitar é uma tagima de "verdade"???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


dupla de dois
Cara, na boa... Já respondi à sua pergunta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji