【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


Pingwin
Obrigado cara.
Envie-me um e-mail.
Abç

tt_tecnology
Veterano
# jun/13
· votar


Quanto custa em bh uma regulagem de violão completa, com troca de rastilho e nut??

tt_tecnology
Veterano
# jun/13
· votar


Quanto custa em bh uma regulagem de violão completa, com troca de rastilho e nut??

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


tt_tecnology

1 - Não se comentam preços aqui
2 - É mais fácil vc pesquisar luthiers da região e ligar perguntando.

tCAMPELO
Veterano
# jun/13
· votar


Galera, reliquei uma eagle 2003 (segunda guitarra), achei o resultado bem interessante, não ficou artificial ao meu ver. Porém queria dar uma escurecida leve na madeira que ficou exposta, alguma dica para fazer isso? procuro algo assim ou assim. Nestas tonalidades.

OBS: queria postar fotos da guitarra mas não sei como rs
Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


tCAMPELO
Para isso usa-se um produto denominado vieaux-chenne (pronuncia-se "viôxene").
Abç

jpguitar
Veterano
# jun/13
· votar


tCAMPELO


veja esse site Paula vez o que você que fazer..

e boa sorte..
rs


http://www.pauleiraguitars.com/customizacao/tagima-relic/#bloco-conteu do

Raul Valeiro
Veterano
# jun/13
· votar


Bertola, já usei a busca, mas gostaria de saber precisamente aqui sobre essa questão.
Eu moro no interior e não tem nenhuma loja de instrumentos e muito menos luthier aqui por perto.

Eu comprei um violão Tagima Dallas pela internet, ele chegou aqui, porém a corda Mizona tá trastejando absurdamente, mesmo tocando fraquinho trasteja... as demais cordas estão ok. Eu imagino que seja falta de ajuste inicial no tensor, já que trata-se de um instrumento novo.
Eu tenho a chave, tenho que regular sozinho, o que eu faço, eu devo apertar ou bambear o tensor? Pra qual direção eu giro e até quando?
Eu já dei uma ajustada no braço de uma Tagima T635 que tenho aqui, mas o violão parece ser mais sensível.

Obrigado desde já;

tCAMPELO
Veterano
# jun/13 · Editado por: tCAMPELO
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ja ouvi falar desse produto, mas ele não deixaria muito escuro? e para aplicar é só passar na madeira mesmo? preciso proteger a pintura ou não tem problema se pegar?

jpguitar

Ficou bem legal a tagima!
"Café, chá preto, betume, óleo de peroba (?), pasta para sapatos, vinagre..." caramba! hahahaha

edit: Uma pergunta extra rsrs: Valeria mais à pena eu turbinar essa eagle (pots fender e caps seymour duncan ssl-1 california 50) ou comprar uma SX sst62 e deixar original? (talvez trocar pelo menos os caps por uns malagoli mais baratos). Não sei quanto a madeira da eagle, sei que não é de compensado e que (pelo menos olhando pela pintura) há 3 peças, mas creio que a madeira da sx seja muito superior, por isso minha dúvida. Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


Raul Valeiro
Cara, só se pode prever um procedimento se houver uma análise do instrumento.
Só posso supor que a pestana esteja baixa na mi bordão, portanto, a colocação de um pequeno calço na na mesma (com cola bonder e um pedacinho de papel alumínio).
tCAMPELO
Sim, deixa mais escuro.
Deve ser aplicado à mdeira SEM ACABAMENTO.
Abçs

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


tCAMPELO
To tentando fazer esse relique igual a essa guitarra do john frusciante, só não sei se vai ficar legal. Rsrs
Só vou fazer porque sou muito fã do Red Hot e muito fã do mestre John Frusciante. (ele que me inspirou a aprender guitar) hehe
Ei cara, posta uma foto dela ai, pra gente ver. :-)

Abração!


Mauricio Luiz Bertola
Ola mestre Bertola!
Queria saber, como faço pra deixar o escudo, os potenciometros e as capinhas dos caps amarelados (vintage)??? Tentei com café em uma tampinha branca de garrafa pet (café muito forte e por 24 horas), mas não deu certo.

O que eu faço Mauricio Luiz Bertola???

Obrigado e abração!

tCAMPELO
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então devo proteger a pintura, certo? pois pensava em apenas passar com um pincel na parte que a madeira fica exposta. E quanto à minha duvida sobre as guitarras, qual a sua opinião?

dupla de dois
cara, não sei como postar fotos aqui no fórum hahahaha. Também sou muito fã do Frusciante, foi um dos caras que me inspiraram a aprender a tocar guitarra.

quanto à sua dúvida, da uma olhada nesse link : http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/10/tingindo-plasticos.html

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


tCAMPELO
Amigão, muito bom esse site e me ajudou muito! Você envelheceu os knobs da sua guitar???
Cara, isso da pra fazer com os potenciometros??? (pois os potenciometros teem muitos detalhes).


Muito obrigado pela ajuda cara, um abraço!

tCAMPELO
Veterano
# jun/13
· votar


dupla de dois
Não envelheci pois quando comprei ja estavam amarelados, tanto os knobs quanto o escudo e os captadores (comprei usada, é de 2003).

Os potenciômetros você quis dizer os knobs? creio que dá sim, só puxar os knobs que eles saem, se não saírem fácil use uma palheta dura para tirá-los. Abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


dupla de dois
Faça um chá bem forte ou café e deixe as peças "de molho" durante uns 5 dias...
tCAMPELO
então devo proteger a pintura, certo? pois pensava em apenas passar com um pincel na parte que a madeira fica exposta...
Exatamente.
Abçs

rodrigoraad
Veterano
# jun/13
· votar


Boa noite, eu tenho uma msg100 e notei que as cordas parecem estar mt altas, coisa de 4 quase 5 mm na altura da 12º casa. Isso é normal? Se não, como devo proceder?

obrigado!

Velvete
Veterano
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vc indica alguma loja para compra de tensor para a confecção de um braço de guitarra?

Ou seria melhor importar?

Obrigado

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


Velvete
http://luthierexpress.blogspot.com.br/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


rodrigoraad
Levar a um luthier para a regulagem.
fconde77
Velvete
Positivo.
Abçs

WilliamJunior
Membro
# jun/13
· votar


Olá amigos, recentemente adquiri uma Cort Viva Gold II nova, (um ótimo CxB e condiz com os reviews colocados aqui no fórum), mas estou com uma dúvida em relação ao jack dela, quando vou tirar algum cabo plugado nele, ele(jack) da uma espécie de mechida, é como se estivesse saindo para fora, mas quando tiro o cabo ele volta para o "lugar de origem" é normal isso no jack da viva gold ii?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


WilliamJunior
É normal em qualquer guitarra. O "jack" de saída tem que ser reapertado de vez em quando. Aliás, TODOS os parafusos de seu instrumentos devem ser reapertados de vez em quando.
Abç

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


WilliamJunior
Ele deve estar frouxo. retire a tampa traseira, verifique a integridade o jack, se estiver tudo Ok, segure o jack e tente apertar a porca do lado de fora.

WilliamJunior
Membro
# jun/13
· votar


# Há 26 minutos
citar · votar · denunciar

WilliamJunior
É normal em qualquer guitarra. O "jack" de saída tem que ser reapertado de vez em quando. Aliás, TODOS os parafusos de seu instrumentos devem ser reapertados de vez em quando.
Abç

# Há 24 minutos
citar · votar · denunciar

WilliamJunior
Ele deve estar frouxo. retire a tampa traseira, verifique a integridade o jack, se estiver tudo Ok, segure o jack e tente apertar a porca do lado de fora.


Valeu mauricio.
Vou ver, apertar por fora vai ser meio complicado.

WilliamJunior
Membro
# jun/13
· votar


Valeu
Ele deve estar frouxo. retire a tampa traseira, verifique a integridade o jack, se estiver tudo Ok, segure o jack e tente apertar a porca do lado de fora.

Valeu mano.
Segui suas dics e está tudo de boa agora, apertei o parafuso por trás.

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu to com uma tagima envelhecida (com o tempo), que meu tio me "vendeu", mas a guitarra não tem nenhuma numeração de serie (nem naquela plaquinha de metal onde fica os parafusos do braço, nem no heardstock e nem por dentro da guitar). Só tem apenas o nome "Tagima" no heardstock, e nem o nome do modelo (que geralmente veem nas Tagimas) debaixo do nome "Tagima" não tem.

Existem Tagimas falsas??? E essa minha pode ser falsa??? Como posso descobrir se essa guitar é verdadeira ou falsa???



Muito obrigado e abração!

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu to com uma tagima envelhecida (com o tempo), que meu tio me "vendeu", mas a guitarra não tem nenhuma numeração de serie (nem naquela plaquinha de metal onde fica os parafusos do braço, nem no heardstock e nem por dentro da guitar). Só tem apenas o nome "Tagima" no heardstock, e nem o nome do modelo (que geralmente veem nas Tagimas) debaixo do nome "Tagima" não tem.

Existem Tagimas falsas??? E essa minha pode ser falsa??? Como posso descobrir se essa guitar é verdadeira ou falsa???



Muito obrigado e abração!

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu to com uma tagima envelhecida (com o tempo), que meu tio me "vendeu", mas a guitarra não tem nenhuma numeração de serie (nem naquela plaquinha de metal onde fica os parafusos do braço, nem no heardstock e nem por dentro da guitar). Só tem apenas o nome "Tagima" no heardstock, e nem o nome do modelo (que geralmente veem nas Tagimas) debaixo do nome "Tagima" não tem.

Existem Tagimas falsas??? E essa minha pode ser falsa??? Como posso descobrir se essa guitar é verdadeira ou falsa???



Muito obrigado e abração!

SkyHawk
Membro
# jun/13
· votar


Caro Bertola,

Sou um cara que curte fazer as coisas eu mesmo, tenho boas ferramentas, disciplina para estudar as coisas, senso crítico para não ousar além do razoável e até uma certa habilidade para trabalhos manuais. Contudo, não quero fazer bobagem com meus instrumentos, nem mesmo com os mais modestos, a pergunta é ..... Que tipo de serviço eu posso tentar com minha guitarra sem correr o risco de estragar o instrumento ou cometer erros caros de arrumar ??? Ex: posso trocar captadores eu mesmo ??? Substituir um bloco de massa ??? Trocar o braço de uma strato seria uma ousadia muito grande ???

fconde77
Veterano
# jun/13
· votar


dupla de dois

Já ví uma strato da Tagima Classic sem numeração, é um modelo com o Head vintage (grande) e o acesso do tensor bem longo. Não acredito que seja um instrumento falsificado

SkyHawk
Se vc sabe soldar e seguir o esquema certinho não tem nenhum problema em trocar captadores, Substituir blocos de ponte também não é nenhum bicho de sete cabeças, só da um trabalho maior pq vc tem que retirar a ponte, remover os saddles pra ter acesso aos parafusos do bloco... Já trocar o braço é mais complicado que parece, vc pode encontrar diferenças nas dimensões das duas peças que influenciam na angulação do braço e é necessário ajustar com calços na trócula.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/13
· votar


dupla de dois
Existem Tagimas falsas
Cara, quem falsificaría uma Tagima?
SkyHawk
posso trocar captadores eu mesmo
Sim.
Substituir um bloco de massa
O que seria isso?
Trocar o braço de uma strato
Isso é fácil, desde que ele seja exatamente do mesmo tamanho e com o mesmo nº de trastes.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji