Tagima Brasil History

    Autor Mensagem
    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Sir.Paulo


    A Tagima foi fundada nos anos 70, mas só em 1980 começou a fabricar instrumentos musicais!



    O inicio

    O Responsável por isso foi Seizi Tagima,Seizi passou a década de 80 fabricando guitarras com as próprias mãos pois sua marca ainda era de pequeno porte como uma espécie de Custom shop e aos poucos foi crescendo até que nos anos 90 ela cresceu bem mas devido uma ma administração a Tagima começou falir!


    O recomeço


    Com sérios problemas Seizi pensava em fechar as portas, mas foi então que em 1996 Seizi decidiu vender a Tagima para Ney Nakamura e a Tagima e passou a fazer parte da Marutec Indústria Comércio Importação Exportação Ltda.


    Existiram boatos na época que a Tagima havia sido vendida para Coreanos quando na verdade não era nada disso com a Marutec vieram novos horizontes e guitarras Coreanas passaram a ser importados pela Tagima como forma de mais um atrativo Custo beneficio para o mercado nacional!

    Desde então, "Tagima" passou a ser apenas uma marca fantasia, já que a empresa se chama Marutec.

    Mas o Seizi Tagima continuou na empresa, como responsável pela luthieria e desenvolvimento de novos modelos.
    Desde então, a empresa só cresceu, cada vez mais!

    Mudou de endereço, aumentou e melhorou a linha, capacitou mais os funcionários e etc.

    Em 2003 criaram linha Memphis, importada da China, mas mantiveram a linha Brasil, logicamente.

    E em 2005, lançaram a linha Special, também importada da China, mas superior à Memphis.

    E alinha Brasil passou a ganhar cada vez mais qualidade!

    Novas mudanças


    Em 2007, teve uma mudança na empresa, Seizi Tagima saiu, criando sua própria Custom Shop em São Paulo, e foi substituído pelo renomado luthier Márcio Zaganin, que dispensa apresentação.



    Marcio fez uma "reviravolta" na linha, diminuindo o número de modelos e aumentando a qualidade, um bom exemplo é sua nova linha Premium.

    Só queria salientar um ponto importante que sempre rola por aqui, muitos chegam aqui e dizem "a minha Tagima foi feita pelo próprio Seizi", quando não é coisa nenhuma,pois hoje existem pouquíssimas Tagimas dos anos 80 e a maior parte das que nos são apresentadas aqui no Fórum são de 2000 em diante são poucos hoje que possuem guitarras mais antigas que isso!

    Hoje em dia, a Tagima possui uma tecnologia bem maior, possui um melhor tratamento das madeiras, melhor controle de qualidade, melhor qualidade de ferragens e captadores e ainda a inclusão de case na maioria dos modelos Brasil!

    Por isso eu sempre digo e repito Isso essa coisa de "Hand Made in Brazil" é só um slogan, porque na verdade as Tagima Brasil sempre foram "hand made".

    Muita gente por aí jura de pés juntos que as antigas eram melhores, mas eu também discordo!

    Os motivos eu já disse: a fábrica está com uma tecnologia bem maior, controle de qualidade melhor, maior regularidade, melhor captação, peças bem melhores.

    A meu ver, as atuais estão com outro nível!

    Um exemplo da melhoria das peças: as antigas TG-635 vinham com ferragens "genéricas" (acho que da WSC) e captadores cerâmicos coreanos da WSC.

    A T-735, que nada mais é que a substituta das antigas TG-635 (não confundir com a nova T-635, que é como se fosse uma reedição das antigas), tem uma ponte muito boa, tarraxas com trava muito boas e captadores de alnico Tagima by Cabrera.
    Não tem nem comparação.

    Já vi já tive e toquei em muita Tagima por ai por isso digo isso!

    Pois bem hoje a Tagima já é uma marca consolidada no mercado nacional, atualmente vários profissionais da musica que a apóiam e são patrocinados por ela Tagima!

    Mas ainda tem muito em que melhorar e aprimorar, mas como vivemos no Brasil isso se dará com o tempo!

    Bom, isso é a história básica espero que gostem!
    Abç!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Numa aula minha eu toquei numa Tagima by Seizi de ~1991. Strato HH, corpo em mogno, trastes jumbo Dunlop, tarraxas Gotoh... me pareceu uma boa guitarra.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/11
    · votar




    Higor Oliveira
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Legal conhecer a historia da tagima

    mateusstarling
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Eu admiro a trajetoria do Tagima, apesar de nunca ter tocado numa Tagima o Seizi é um vencedor. Deus abençoe a ele.

    Btardelli
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ainda vou comprar uma S.A. da tagima...
    bel legal cara
    abç

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Video - "Tagima - Hoje e Sempre!"



    Ney Nakamura, Marco Vignoli e Marcio Zaganin em um bate-papo sobre o momento da Tagima nos dias de hoje.

    Discutindo e explicando os lançamentos, fabricação, posicionamento de mercado e política da maior fabrica de instrumentos do Brasil.

    Jinkxs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gosto da Tagima... tenho uma T-735 Plus Hand Made in Brazil de 2006 e acho ela uma baita guitarra, se for considerar o preço que paguei nela (usada). R$700,00.

    Acho que se fosse trocar ela hoje por uma outra strato de qualidade superior, iria gastar de R$2.000,00 pra cima. Mas minha intenção é turbinar a bixinha colocando uns caps nervosos e depois trocar a ponte por uma Wilkinson ou Gotoh.... aí é guitarra pra vida inteira.

    Minha única crítica à marca diz respeito aos preços.... acho que as hand made estão muito caras. Por preços semelhantes dá pra pegar Cort, Schecter, LTD e outras importadas tão boas ou ainda melhores. Se baixasse um pouquinho seriam ótimas compras.

    Mas as usadas são exelentes custo/benefício.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Jinkxs

    Mas minha intenção é turbinar a bixinha colocando uns caps nervosos e depois trocar a ponte por uma Wilkinson ou Gotoh.... aí é guitarra pra vida inteira.

    Foi o que fiz, hehehehe. Faça o mesmo se puder, não irá se arrepender.

    Abs

    Jinkxs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    renatocaster

    Legal velho. Minha intenção é colocar a boa combinação: JB Jr na Ponte e Lil' 59 no braço. Acho que vou tentar comprar pelo e-bay.... deve sair algo em torno dos R$300,00 os 2 (se não forem taxados).

    Gosto dos caps originais (Seizi Tagina Sig. feitos pela Malagoli), imã cerâmico com alta saida, mas como são singles tem muito hum quando aumento o ganho.... além disso, acho o som dele muito "metálico"... e o cap da ponte ardido demais.

    Acredito que trocando pelos que mencionei acima vou ter uma distorção mais aveludada. Claro... vou perder aquele timbre clássico de Strato, mas acho que vou conseguir bastante versatilidade e um punch mais Rock'n Roll com um investimento relativamente pequeno.

    A ponte vai ficar pra depois.

    E na sua, o que modificou??? Ficou legal???

    Sir.Paulo

    Desculpa a desvirtuada.... mas estamos falando de Tagima, então tá valendo ne???

    eric bluesman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    as guitarras tagima sao guitas de bom nivel , eu tinha uma da primeira tiragem da linha memphis ainda com headstocks modelos fender e nunca pude reclamar dela, logo depois comprei a tagima 735 plus hand made in brasil , guitarra totalmente honesta muito bem acabada e com um belo timbre, so vendi pq ia realizar meu sonho de pegar uma fender american , hoje mandei encomenda da semi acustica blues 3000 , q é outra guitarra muito boa e sonzera. acho bobagem o pessoal criticar pq nao sao ruins quanto dizem alguns, eles realmente tem melhorado no meu modo de ver a qualidade das guitas.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Jinkxs
    renatocaster

    Eu também tenho uma Tagima 735 Plus com caps Reall e HellBucker malagoli,gosto muito dela por isso a modifique ela ficou com um timbre ótimo no sistema H-S-H,eu gravei um som com ela:

    Aqui!!

    O próximo passo é trocar a ponte!




    Jinkxs

    Não desvirtuou nada não a intenção é essa mesmo usar o tópico para falar da Tagima seja o que for!

    eric bluesman

    Toda semana vou à loja de um amigo para ficar tocando com a Tg 300 ela é uma boa opção se semi acústica mesmo!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tagima Brasil History