【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


marcosshrp
Para polir trastes, bombril. Para o corpo, pano limpo (flanela).
Não existe método para tirar ferrugem de capts. Vc deve aplicar um pouco de WD40 com cotonete, deixar um pouco e raspar a ferrugem cuidadosamente.
guizimm
Custa muito pelo pouco que oferece.
Cara, trastejamento é bem fácil de se ouvir. A corda não toca, não sai no amp a nota.
L.K.R
Tanto faz cara.
Invalid User
Eu queria saber como eu conserto esse traste em casa
Não faz. Leve a seu luthier, pois o procedimento de "rebatimento" de trastes exige experiência.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


GRRS
Vale a pena investir na reforma desse amp, ou é um caso perdido?
Sinceramente, acho que não vale à pena......
Abç

axleWs
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, se puder me ajudar...

Tenho um violão de custo/benefício (dinheiro não é meu forte) e a escala dele é "não polida" (usando a definição deste tópico). Mas gostaria de saber se é possível (deve ser) polir a escala sem tirar os trastes, e como fazê-lo. Grato, bom dia

Fisioterapeuta
Veterano
# mai/11 · Editado por: Fisioterapeuta
· votar


Mauricio Luiz Bertola
amigo vou trocar os trastes da minha sxsst57 porem preciso saber qual a curvatura da escala dessa guitarra pois vou comprar os trastes ja curvados... fica ai minha duvida

vlwwww

Fisioterapeuta
Veterano
# mai/11
· votar


axleWs
mete um bombril na escala e depois passa oleo de peroba, mas so faça isso se sua escala nao for invernizada e seja de rosewood

Mr.Leo Metal
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Prezado Mauricio,

Pela experiencia que adquiri lendo suas mensagens, percebi que nao gosta, ou nao fala por algum motivo o preço de seu trabalho. Concordo, acho isso correto, e um direito seu, porem. Gostaria de saber, quanto custa em um luthier para ele colocar captação ativa em uma guitarra que tenha captação passiva... caso precise abrir algum buraco, ou algo assim...
se nao quiser nao precisa citar preços, mas gostaria de saber se é caro, se nao é...(200,00 ou mais, menos de 200,00)

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc acha q vale a pena pagar 150 conto no concerto de um squier champ15(28 watts)?

axleWs
Veterano
# mai/11 · Editado por: axleWs
· votar


Fisioterapeuta

bombril vai desgastar os trastes também, e não fica polido

lehnox
Veterano
# mai/11
· votar


Bertola

Você conhece as gibson invader?
sabe se são bem construídas?

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


axleWs
se é possível (deve ser) polir a escala sem tirar os trastes
Não. Os trastes tem que ser retirados. Isso é um serviço para um luthier habilitado. O que vc pode fazer é passar bombril na escala e passar óleo de peroba.
Fisioterapeuta
9,5pol.
Mr.Leo Metal
Eu não comento nem os meus preços, nem muito menos os de meus colegas. Isso é anti-ético. Ademais, é muito variável.
guizimm
Que outros amp vc compraría com esse preço?
lehnox
Gibson é Gibson cara.....
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


lehnox
Mas esse modelo aí tem braço aparafusado e capts são cerâmicos. Esse modelo foi fabricado entre 1983 e 1988 como uma espécie de "2ª linha" da Gibson.
Abç

axleWs
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, um amigo me instruiu a passar massa de polir nr 2 e esfregar com o pano, me afirmando que não estragaria os trastes.

procede?

Jg Destroyer
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Grande bertolino!
Minha guitarra (uma tagima 0) tem um certo 'abaulamento', uma curvatura, no top. Gostaria de deixar o top reto e com bordas retas utilizando massa de madeira.

Antes de rir (auhau), isso daria certo? Creio que a maior diferença de nível da parte mais alta (centro) para as mais baixas (bordas) seja de 3mm. (Obviamente pintarei / verniz).

=)

thordy
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom gostaria muito da sua ajuda....

Comprei uma Giannini ggx 1hh pela internet, porém ela veio com as cordas muito altas e ta atrapalhando muito na hora de tocar...

Pesquisei na internet e no proprio forum do cifra club e não encontrei uma resposta esclarecedora....

QUERIA SABER SE DAR PRA RELIZAR ESTA TAREFA EM CASA OU SE PRECISO DE UM LUTHIER

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


axleWs
Não concordo com esse procedimento. Mass de polir penetra nos sulcos da madeira.
Usar Bombril NÃO estraga os trastes.
Jg Destroyer
isso daria certo?
Não.
thordy
Cara, ao comprar qualquer guitarra ou baixo, novo ou usado, é obrigatório levá-lo imediatamente a um luthier para uma regulagem geral inicial. ISSO É IMPRESCINDÍVEL!
Abçs

lehnox
Veterano
# mai/11
· votar


Bertola

é que tem um corpo rolando no ebay por 50 dólares, e pensei em pegar pra montar um frankensteinzinho.
Minha dúvida agora é: consigo achar um braço, ou teria que encomendar um com um luthier? e vc acha que daria um bom projeto?
Agente vê o pessoal fazendo mto isso com as stratos mais baratas...

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


lehnox
Não é comum achar braços de tipo Gibson na internet (escala de 25,75 pol.). Talvez no E-Bay vc ache.
Abç

glglglglgl
Veterano
# mai/11
· votar


Bertola, preciso de sua ajuda haha

Fui retirar o escudo da minha strato, pra dar uma conferida se tinha espaço pra colocar um humbucker nela, mas gênio como sou, não consegui colocar corretamente os captadores no lugar, de modo que eles estão "soltos", não saem do seu lugar, pois os parafusei, mas ficam tipo "subindo e descendo" conforme a inclinação da guitarra.

Como eu prendo-os? Guardei as molinhas que acho que provavelmente estavam sendo usadas pra prendê-los, pois não consegui colocá-las.

Fisioterapeuta
Veterano
# mai/11
· votar


axleWs
nao e pra passar bombrl nos trastes, vc pode proteger eles com fita crepe branca

eric strato
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji

Blz?

Comecei a tocar no começo deste ano... Comprei uma Squier Strat California Series, uma pedaleira Digitech Rp70 e um cubo meteoro para estudos. Minha dúvida é a seguinte:

Queria colocar um captador melhor na guitarra, na ponte, qual captador vcs me sugerem?

Levando em conta que eu gosto muito de blues e pink floyd...

Mr.Leo Metal
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Beleza, obrigado bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


glglglglgl
Tem que colocar as molas.
eric strato
Sound/Malagoli Traditional "Blues"
Abçs

marcosshrp
Veterano
# mai/11
· votar


Encomendei um escudo para a minha SG SX e gostaria de saber se o escudo dessa guitarra é padrão ou é uma medida particular da SX?

Se for particular, vc teria essa medida?

Abçs

fconde77
Veterano
# mai/11
· votar


marcosshrp

Cara acredito que seja padrão, quando comprei a minha veio sem escudo e coloquei um da Epiphone de um camarada e ficou 100%.
Só comprei os parafusos e o suporte emj "L" na GFS pq estava sem e não achei no Rio.

glglglglgl
Veterano
# mai/11
· votar


Mas essas molinhas tem que ficar onde?

Por baixo do encaixe do parafuso do cap ou por cima, unindo-se ao escudo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


marcosshrp
Cara, eu não sei te responder à essa pergunta.
glglglglgl
Por cima, entre o escudo e a "barbeta" de encaixe do capt.
Abçs

PedroFerreira
Veterano
# mai/11
· votar


Cara, bom dia...
Gostaria de saber se esse tipo de marcação pra escala pode atrapalhar a tocabilidade do instrumento, ou por qualquer outra razão possa não ser uma boa idéia.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-181895413-marcador-para-escala- guitarras-acoouro-escovado-promoco-_JM

Obrigado!

axleWs
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mestre bertola, fui teimoso, passei a massa de polir nr 2, EeeeeeEeeEe, deu certo.. a massa não ficou nos poros e deu uma polida legal (fiz na "mão"), mas acredito que se tiver polidor (aqueles que usam com furadeira) o resultado seria extraordinário.

Abraços

Desculpe a teimosia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar


PedroFerreira
Use a busca pois já fiz comentários sobre isso.
Não é uma boa idéia...
axleWs
No problems....
Abçs

condor guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

a condor gx-40a e boa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji