【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

may99ln
Não.
Wpotato
telecaster de cedro ou cedro-rosa fica legal?
E porque não ficaría cara?
Condor CT-10
Abçs

Jorge.Guitar
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Cort Kx5 Fr comprei recentemente pela net por 1016 R$, estou querendo futuramente comprar uma Schecter Hellraiser C-1 Fr e esta na faixa de 2500R$ voce acha que vale a pena? Ou e melhor esperar um tempo, pra adquirir mais experiencia com o instrumento e tal, toco ha menos de 2 anos : D

Guinervauscko
Veterano
# ago/12
· votar

Goastaria de tirar algumas dúvidas em relação a fazer um curso básico de luthieria on line.

Se Bertola ou Seiji puder responder fico agradecido. Desde que comprei minha primeira guitarra, não faz muito tempo, venho me interessando por luthieria. Mais na questão de peças e fazer aprimoramento num instrumento, captadores, pontes e tudo mais do que aquela vontade que muitos tem de construir um instrumento inteiro.

Enfim, encontrei um site que oferece gratuitamente um curso básico de luthieria on line. Eu gostaria de ter uma opinião se vale a pena investir tempo nisso já que eu só tenho uma guitarra para acertar e errar e se um curso on line pode mesmo oferecer conhecimento preciso sobre esta profissão de forma satisfatória.

Aqui na região que eu moro está difícil encontrar um curso qualquer além de eu estar desempregado, o que não ajuda muito.

Se puderem me dar uma opinião sincera eu agradeço.
Caso fiquem em dúvida para opinar a respeito o site do curso que achei é este: http://www.nesherinstrumentos.com.br/transactions/curso.php
Se conhecerem este trabalho do pessoal deste site seria mais interessante ainda a opinião.

Obrigado.

monteiro.rj
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Estou na dúvida entre uma Epiphone Standard ou uma PRS SE Singlecut tremolo..

Para hard rock, levando em consideração que a PRS (praticamente nova) está 1700 e a Epiphone 2200 (nova)

Qual das duas apresenta maior qualidade de materiais? No caso sou iniciante e gosto de hard rock, qual deve se adaptar melhor ao meu estilo?
E o que eu devo observar na compra de uma guita usada?

Abraço!

Shapu
Veterano
# ago/12
· votar

Tenho uma Cort Kx5 Fr comprei recentemente pela net por 1016 R$, estou querendo futuramente comprar uma Schecter Hellraiser C-1 Fr e esta na faixa de 2500R$ voce acha que vale a pena? Ou e melhor esperar um tempo, pra adquirir mais experiencia com o instrumento e tal, toco ha menos de 2 anos : D

Otima guitarra essa Schecter cara, pensei muito em comprá-la, mas vou de Luthier hehe.

jpber
Veterano
# ago/12 · Editado por: jpber
· votar

Comprei uma guitarra LP Vintage V100 em Julho e levei no Luthier para dar uma regulada Geral. Como as cordas estavam um pouco altas o Luthier abaixou as cordas. A guitarra está bem macia, contudo, eu ouço um zumbido em algumas cordas. Esse barulho não chega a sair no amplificador, mas é um zumbido que incomoda quando estou tocando. Na época eu reclamei sobre isso ao Luthier, mas ele disse que era normal, que era devido a eu ser iniciante e dar batidas mais fortes nas cordas.

Isso seria trastejamento das cordas ? Devo levar novamente ao Luthier para verificar a guitarra e os trastes?

Wpotato
Veterano
# ago/12
· votar

Vlw Bertola,
Eu apenas tinha receio de que a tele com corpo em cedro-rosa perdesse brilho, a diferença é muito grande em relação ao alder ou ash?

Eu já estava de olho nessa Condor CT-10, mas só achei o modelo novo com corpo em mogno com tampo em maple, queria a do modelo antigo em alder, mas não acho na net.

Pierdjan
Veterano
# ago/12
· votar

bertola
http://www.cortguitars.com/en/product/aero-11

pergunta idiota: essa guitarra nao é humbucker no bridge e single no midle e no neck nao?

Pierdjan
Veterano
# ago/12
· votar

bertola

dá pra trocar um single hot rails que eh um humbuckeer por um single coil strat?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Jorge.Guitar
Invista em aulas e equipos (amp e pedais ) primeiro...
monteiro.rj
Cara, ambas são guitarras de nível semelhante...
É preciso ter atenção com guitarras usadas. Se os trastes estão em bom estado, se não há empenos no braço, se os controles respondem corretamente, se não há rachaduras, etc.
jpber
Esse barulho não chega a sair no amplificador
Então não é trastejamento.
"Desencane" disso que é normal...
Wpotato
Diferença, há, mas eu acho que pra melhor...
Pierdjan
Cara, há um "mini-Hb" no braço...
dá pra trocar um single hot rails que eh um humbuckeer por um single coil strat?
Sim.
Abçs

Ramosdan
Veterano
# ago/12
· votar

Olá!

Meu violão está com a altura do rastilho alguns milimetros maior que o normal e com o tensor reguladinho.

Todas as cordas, exceto a 6ª estão OK. Mas mesmo com as cordas altas, a 6ª corda trasteja somente nas quatro primeiras casas. O que será?

kzumoable
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola, compensaria se eu pegasse uma guitarra bem barata, mas com madeiramento bom, e botasse peças de qualidade nela ??

Exemplo: as vezes eu vejos essas Groovins aí custando R$199,00 , horríveis, pois já toquei em uma, mas a qualidade do braço e do corpo me chamara a atenção... eu tive uma Condor Rx20, e senti que a construção da Groovin era bem melhor do que ela... se eu pegasse uma Groovin dessas, e botasse um par de Malagoli Intruder, ou então um par de Kent Armstrong Spirit Hot, uma ponte Gotoh, ou então uma Floyd tirada de uma Kramer, e molas Gotoh, compensaria?? se não, porque ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Ramosdan
Regulagem em um bom luthier...
kzumoable
As Groovins são muito ruins, mas as SX SST57/62 não.
Abçs

kzumoable
Veterano
# ago/12
· votar

ma Bertola, eu tenho mais interesse em Floyd Rose, não existe nenhuma guitarra barata com madeiramento bom ?? barata eu digo, tipo a Washburn Mercury, ou as Samick...

kzumoable
Veterano
# ago/12
· votar

bem, pensando aqui, no caso da SX, o Luthier iria abrir espaço na guitarra para por a floyd, e no caso da Groovin ou Washburn, a floyd seria trocada...

Você como Luthier, estimaria quanto mais ou menos que seria a mão de obra de uma (sem Floyd) e a outra (com Floyd), mais os captadores ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

kzumoable
Instalar uma ponte tipo FR, mormente de baixa qualidade, em uma guitarra de qualidade ainda pior é um erro.
As guitarras que vc citou são também de baixa qualidade, principalmente em se tratando de instrumentos com pontes desse tipo. Não há meio termo nesse caso: Ou vc tem uma guitarra de qualidade, compatível com uma ponte desse tipo, também de alta qualidade, ou vai arrumar mais problemas que soluções. Em uma guitarra com ponte fixa esse tipo de problema é bem minorado.
Abç

kzumoable
Veterano
# ago/12
· votar

então você quer dizer que é melhor instalar a Floyd onde havia uma ponte fixa, pois a qualidade do instrumento seria bem maior do que uma guitarra com floyd de baixo custo ?

EddieVanHalen
Veterano
# ago/12 · Editado por: EddieVanHalen
· votar

Bertola

Tem como regular as oitavas com afinadores digitais como BOSS TU-80?? Ou somente com os de ponteiros/analógicos?

Obrigado

Megadave
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola

Cara me ajuda, como chama aquelas buchas ou ilhóis sei lá o nome, aqueles tubos de aço que as cordas passam por dentro da guitarra, que ficam atrás da ponte? As dean daves mustaine têm esses tubos por onde as cordas passam, se puder me ajudar onde achar isso, me ajudaria muito.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

kzumoable
Cara, leia direito o que eu escreví....
EddieVanHalen
Sim.
Megadave
Em inglês chama-se "string retainer". Em português é bucha mesmo....
Você só vai encontrar isso comprando pelo E-Bay...
Abçs

kzumoable
Veterano
# ago/12
· votar

ahh sim, então o problema está prórpiamente na instalação da Floyd Rose, nesse caso, não compensaria instalar uma Floyd Rose boa, numa guitarra de baixa qualidade, pois esta não daria conta do recado... vale mais a pena pegar uma guitarra de ponte fixa e melhorar ela... mas o problema é que eu prefiro Floyd por uma questão de uso mesmo, e também pela estética...

então eu terei que mudar de planos...

Eu tava perdido no Mercado Livre esses dias procurando preço de Floyd Rose, e fiquei pensando na qualidade... as Gotoh são extremamente estáveis correto ?? as Floyd Rose Original perdem muito pras Gotoh ?? Eu ouvi dizer que a Edge III, a Double-Locking III e a Edge LoPro seguram quase tanto quanto, é verdade ?? Eu também andei vendo guitarras, e vi que algumas RG's não possuem a Edge III enquanto as GRG's atuais tem, essas RG's que não possuem perdem em alguma coisa pras GRG's ?? Eu sei sobre a qualidade das GIO's mas é uma dúvida que me mata...
Outra coisa, me deparei com uma guitarra barata, no valor de R$550,00 que possuia Floyd Rose Original... valeria a pena pegá-la ?? E por último, já ouviu alguma coisa relacionada a 'Overlord of Music' (ponte Floyd Rose) ??

desculpa ae pelo tamanho das dúvidas...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

kzumoable
Cara, só há 3 tipos de ponte tipo FR boas: Floyd-Rose original, Schaller e Gotoh. As Edge 3 são boas também. Só compre guitarras com essas pontes, e não adianta guitarra barata com esse tipo de ponte.
Abç

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12 · Editado por: Jeff.gomes
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mano é o seguinte, na mesma questão que tinha visto antes, um "Potenciômetro Seymour Duncan", custa por volta de 35 reais, um de preço médio, aqui vender por 10 reais, não sei quais são usado em guitarras de nivel médio, tipo, epiphone, condor set, Ltd, e etc... mas muda o som, dá uma segurança maior, menos ruído, não é um investimento alto, mas não terá muito retorno, 4x35,00 = 140 reais, em 4 pot.

Uma ponte e tarrachas TOP, para uma boa, além da afinação, dá mais sustem, melhor vibração?

Agora sobre CORDAS.
O meu violão venho com cordas 0.10, regulei para 0.11, mas fiquei pouco tempo, pois só sentia diferença nas 3 ultimas, mas eu queria as 3 primeiras mais grossas, quero fazer um teste, se por 0.12, da para afinar em "E" normal? Pois normalmente que usa 0.12 afina em D#.

A 0.10, foi a que me senti mais confortavel, mas agora para somente fazer base, e com solo em guitarra, o 0.11 iria ficar melhor, e para o 0.12, somente muda as primeiras, qnd coloquei 0.10 para 0.11, nao regulei o violão, e se colocar 0.12, vou levar num luthier, iria dar problema do braço e teria como deixar ainda macia?

valeu.

musicrock
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Abraço.

Andradee
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Curto muito o visual das Tele,mas não muito o som dos Caps. Single.Pesquisando por aí,achei essa Condor CT-20 com HUMBUCKERS.Você já teve alguma experiência com Tele+HUMBUCKERS ponte e braço ou,porventura conhece alguma outra opção(que não seja fender,pois não tenho tanto $$$) decente,variação de preço até uns 1.300 dinheiros?
Abrç. :]

thatsraphael
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola

Meu amigo colocou 0.11 no violão dele agora o braço tá curvado. O que devo fazer pra nivelar essa tensão que as cordas estão fazendo no braço (o tensor dele fica na parte de dentro do violão)?

Agora a minha dúvida, tenho uma Les Paul e ela está com defeito no jack, quando o cabo mexe começa corta o som e estalar. Vi que o jack fica meio sou dentro dela. Existe um jack ou você tem uma dica pra deixar o jack mais fixo?

Desde já, obrigado.

sleepwalker6661
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá, gostaria de saber se vale a pena por uma ponte Floyd Rose numa Cort X-1 ou é melhor comprar uma que já venha com Floyd?

Megadave
Veterano
# ago/12
· votar

Putz Bertola, Obrigado, seriam essas buchas?

mas não seriam 12 ao invés de 6? Nesse kit ae só vem 6 é isso mesmo? porque tem na parte de trás do corpo e na frente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

Jeff.gomes
Cara... Não entendí nada...
Potenciômetro é mais ou menos a mesma coisa. O que muda é a margem de erro e a durabilidade. Mais nada, Isso nada tem à vercom sustentação.
Ferragens sim, pois, quanto maior a massa (das peças metálicas e do sistema como um todo), maior a sustentação.
Andradee
Sim. Já construí guitarras assim.
Essa Condor é boa opção.
thatsraphael
Regulagem de tensor. Leva a um bom luthier.
Aperte os parafusos e prca do "jack". E torça para que ele não tenha danificado. Daí, só trocando mesmo.
O cabo TEM SEMPRE que estar bem preso na correia e vc tem SEMPRE que apertar as porcas e parafusos de TODA sua guitarra.
sleepwalker6661
Como eu já disse INÚMERAS VEZES: Em se tratando de pontes tipo "FR", ou vc tem QUALIDADEABSOLUTA, ou não tem nada.
Megadave
Se tem na frete e atrás, são 12, né...
Abçs

HBR Guitar
Veterano
# set/12
· votar

Olá Maurício Bertola!

Tenho uma Cort M600 que originalmente veio com captadores EMG HZ. Comprei a pouco um par de Seymour Duncan (JB/Jazz) para dar uma melhorada na guitarra. A dúvida é a seguinte: as cores dos fios são as mesmas. Posso soldar os SD seguindo as cores onde estão soldados os EMG sem problemas ou não seguem o mesmo padrão?

Muito obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji