【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


felipetv
Troque pelos S1 ou S2...
Abç

felipetv
Veterano
# ago/12
· votar


valeu, grande Bertola! Abraço!

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Só conheço o Crate, que é um amp legal, pena o falante de 10"...

Saí hoje para olhar vários amps pela cidade e arredores.
Depois fui na assistência pegar meu amp. O cara tinha falado que precisava trocar a placa (imagina se vou fazer isso?!)
O impressionante é que tudo das assistências é TROCAR PLACA, TORCAR PLACA. Acho q esses caras não devem saber soldar um fio...rs

MAS, ao chegar em casa, imagina só: O amp estava funcionando!!
Levei em dois lugares e depois de "fuçarem" bastante, trocar "saída", "diodo", etc, olha o amp funcionando "aparentemente" normal de novo.

**Vai entender uma coisa dessas....

Vou vender ele e comprar outro maior antes que volte a dar problemas...rsrs

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


metallicasnake
Vou vender ele e comprar outro maior antes que volte a dar problemas
Faça isso, mas explique o ocorrido ao comprador.
Abç

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu sei que a parte eletrica de uma guitarra tem grande influencia no som... mas em vista de captadores, e madeira, ela conta muito?

Exemplo: uma guitarra top da condor, tipo as set (zebrawood, custom, lemmon)... elas vem com parte eletrica legal, se colocar uma ótima, tipo gibson ou pra cima, iria mudar mt o som?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Jeff.gomes
Captadores, sim; componentes eletrônicos, pouquíssimo...
Abç

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Faça isso, mas explique o ocorrido ao comprador.

Of course!!

*Meu primo comprou uma Golden gld series e fui hoje levar pra Jacimário fazer a primeira regulagem. Ja vi você dizendo ser de mesmo nível das Shelter Nashville. Realmente achei muito bonita ela e ao meu ver tem um bom acabamento (pro padrão da guitarra, lógico).

Você tem indicação pra captadores pra esses modelos Les Paul?? Pra tocar um Blues, Rock, nessa linha...
Testei ela e minha Cort X-5 (captação Bluebucker) e a Cort falou mais alto, pareceu ter mais brilho e peso.

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


metallicasnake
Pegue uns Sound/Malagoli Custom HB Alnico
Abç

andredraw
Veterano
# ago/12 · Editado por: andredraw
· votar


andredraw
E quando eu afino de ouvido (uso o afinador pra pegar apenas a nota lá e afino o restante de ouvido em vários locais do braço), se vou conferir como está no afinador, a luz para as 3 cordas mais graves estão exatamente onde deveriam, mas pras três cordas agudas estão bem abaixo do que deveria estar e mesmo assim o instrumento está afinado. Eu esperava um erro pequeno, mas o erro está muito grande.

Isso é problema de regulagem? Que tipo de problema?



Mauricio Luiz Bertola
Isso é problema de regulagem




Mas que tipo de problema de regulagem? São as oitavas? Pode ser algo simples que eu mesmo posso resolver, ou devo levar a um luthier? Eu pergunto porque se eu souber que tipo de regulagem pode ser feita, eu pesquiso e tento resolver por minha conta antes de levar a um luthier.

Muito obrigado.

Tensoohvisky
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou fazer uma retífica de traste sábado na minha guitarra, será que eu faço um tutorial pro fórum?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


andredraw
regulagem de entonação.
Tensoohvisky
Isso é com vc cara...
Abçs

João Pedro Strabelli
Veterano
# ago/12
· votar


Bertola
Ontem fui tomar uma cerveja com um marceneiro amigo meu e descobri que ele tem cedro rosa e até me arruma alguns pedaços. Como você já disse algumas vezes que essa madeira é boa para guitarra, aquilo me deu água na boca (a cerveja também).
A ideia de guitarra feita à mão era para daqui algumas décadas, mas se a oportunidade bater na porta posso adiantar alguma coisa.
Pesquisando na internet, descobri que o corte da madeira tem que ser radial e no sentido dos veios da madeira, mas não sei mais do que isso. O que eu preciso observar para saber se ela é boa para uma guitarra?
Obrigado de novo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


João Pedro Strabelli
Apenas que está sêca.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado por todas as respostas.
Valeu!
P.S. Aquela Tonante que você disse que tinha jeito está prestes a produzir som de novo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


João Pedro Strabelli
Legal!!
Abç

andredraw
Veterano
# ago/12
· votar


andredraw
regulagem de entonação.



Muito obrigado.

FSE
Veterano
# ago/12
· votar


Boa noite,

Comprei nos EUA um set de captadores Fender Vintage Noiseless para minha strato Tagima, levei ao luthier da minha cidade para instalação e tudo ok, utilizo a guitarra somente para aprendizado e 3 meses após os captadores do braço e do meio pararam de funcionar, levei ao luthier e ele informou que os captadores estavam queimados. Como o potenciometro é de 1MEG, veio junto com o set, terei que adquirir os mesmos modelos ou posso colocar outros? Pelo que li normalmente os singles utilizam potenciometros de 250K
Pretendo adquirir somente um captador para o braço, deixando o do meio desligado
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


FSE
Os noiseless NÃO SÃO single-coils.
Estranho, pois captadores não "queimam"....
Abç

FSE
Veterano
# ago/12
· votar


pois é... mas pelo que o luthier falou com esse potenciometro fica dificil eu fazer qualquer outra configuração mantendo o da ponte que esta funcionando com outros captadores independente do estilo. De qualquer forma terei de levar os captadores em alguma loja no Rio de Janeiro para ver o que aconteceu.
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


FSE
Cara, um potenciômetro não altera configurações, mas apenas a resposta (de volume ou tonal), pois ele é apenas um resistor variável. O que muda configuração são as chaves e ligações.
Captador não "queima", pois não há carga elétrica no circuito para queimar a bobina do mesmo. Captadores pifam por má manipulação (cortes no enrrolamento da bobina), pancadas ou oxidação. Seus captadores "pifados" tem que ser analisados por um luthier habilitado para determinar o que aconteceu à eles e se há possibilidade de conserto.
Abç

Velvete
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Perguntinha idiota: se eu mudo o pot de volume de um pedal de fuzz de 50k para 500K, aumento o volume de saída? Simples assim?

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Velvete
Não, não sai nada, ou o pot não atuará... Simples assim...
Abç

Velvete
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Foi o quê eu imaginei. Afinal, um "booster" possui outros componentes além de um simples potenciômentro, certo?

Abc

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Velvete
Sim.
Cara, como eu disse acima: O potenciômetro é um resistor variável. Ou seja, conforme vc o gira, a resistência diminui até uma faixa ótima para qual o circuito foi projetado. Se vc usar um de resistência maior, o som que sai (em se tratando de um aparato sonoro) vai diminuindo (em alguns casos também a resposta de frequencia) em relação ao do pot "adequado". Ao contrário o som aumenta até uma certa faixa (e por conseguinte aumenta a THD "ouvida"), até não fazer diferença alguma se vc girar um pot nesse circuito de resistência menor.
O mesmo acontece se o pot tem, acoplado à ele um capacitor (como nos circuitos de guitarra), bem como se vc mudar o valôr desse capacitor.
Abç
Abç

Duds McCready
Veterano
# ago/12 · Editado por: Duds McCready
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não sei se seria o correto copiar o texto do que postei em outro tópico, aqui, mas você saberia me auxiliar na seguinte questão (adianto que é sobre a altura do tailpiece), Bertola?

Dúvida.

Obrigado.
Abraços!

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pegue uns Sound/Malagoli Custom HB Alnico

Valeu pela sugestão.

Só uma ultima dúvida.
Fui pro ensaio ontem e levei meu amp. Só que tive que tirar quase o grave todo, senão distorcia o som (como se o falante estivesse ruim) e toquei com um volume mais baixo (nesse amp não chego a colocar no volume "3"- detalhe que ele é só 15w e falante de 8"!!!!).
Minha Cort tem como característica um som grave mesmo.

Então minha dúvida é se existe alguma possibilidade de por defeito da captação ou parte elétrica, o sinal enviado ao amp ser ruim e provocar esse tipo de problema (falante "roncando" nos graves como se estivesse estourado).
Isto poderia acontecer??
*Quando coloco minha Cort no amp de meu primo (Sound Maker de 20w) e com grave na metade e som alto, tbm o falante dele parece não aguentar .

abç

Felippe Rosa
Veterano
# ago/12
· votar


Boa tarde, eu estou com um problema nos parafusos que regulam a altura dos captadores da minha CLP II, eles parecem não segurar o captador da ponte, de tempos em tempos ele está bastante fundo, eu aumento a altura dele mas sempre abaixa novamente, o que eu posso fazer para acabar com isso ?
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Duds McCready
Cara, quanto mais baixo o cordal, maior será a tensão das cordas, portanto, deixe-o em um meio-termo.
metallicasnake
Isso é característica de alto-falantes de 8pol.....
Essa é uma das razões o porque de se preferir falantes de 12pol.
Abçs

Duds McCready
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!

Velvete
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Econtrei uma seladora para madeira aqui "pronta para uso", marca Gekar

posso passar no corpo da guitarra que está sem acabamento?

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji