【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
kzumoable
Veterano
# jul/12
· votar

mas Bertola, vale a pena mesmo trocar um captador original da Jackson (Japonesa), pelo Intruder ?? é que euu não conheço muito os produtos da malagoli

luckasgibson
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
E aí tudo bem? Quais são as regulagens que se faz quando se compra uma guitarra? Seria tensor, ação de cordas, oitavas (como se faz a regulagem das oitavas? A afinação na corda solta tem que ser igual a corda pressionada na decima segunda corda?), trocar cordas? ( se faltou alguma coisa pode dizer) Qual a importancia desta regulagem?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

kzumoable
Se vc quer um captador de altíssima saída, sim.
luckasgibson
Ao comprar uma guitarra, qualquer que seja ela, vc deve levá-la imediatamente ao seu luthier. Isso é imprescindível e disso depende a melhoría da entonação e da "tocabilidade" de seu instrumento.
Abçs

Tensoohvisky
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
o que você considera como "entonação" ?

iThiago
Veterano
# jul/12 · Editado por: iThiago
· votar

Olá Bertola, estou negociando a compra de uma guitarra pela internet, porém o vendedor não sabe qual o modelo dela... Porém postou algumas fotos da guitarra.

Suspeito que seja uma condor rx 20, poderia tentar identificar o modelo por favor?

http://bimg2.mlstatic.com/guitarra-condor-stratocaster-vermelha-capa-c abo_MLB-F-2930684906_072012.jpg

http://bimg1.mlstatic.com/guitarra-condor-stratocaster-vermelha-capa-c abo_MLB-F-2930685890_072012.jpg

http://bimg1.mlstatic.com/guitarra-condor-stratocaster-vermelha-capa-c abo_MLB-F-2930686868_072012.jpg

http://bimg1.mlstatic.com/guitarra-condor-stratocaster-vermelha-capa-c abo_MLB-F-2930715207_072012.jpg

http://bimg1.mlstatic.com/guitarra-condor-stratocaster-vermelha-capa-c abo_MLB-F-2930715988_072012.jpg

Valeuuuuuuu

PS:. Andei pesquisando e notei que a RX10 tem 22 casas, e a rx 20 apenas 21...

Acho que matei a charada hehe

lindoso
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
duvida bestissima! vou trocar os potenciometros(1 volume e 2 tones) da minha guitarra ! ela é HSS! qual a configuraçao dos pots? vlw!

kzumoable
Veterano
# jul/12
· votar

Bertola, perdoe minha ignorância, mas o que seria alta saída ??

luckasgibson
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sera que compensa comprar essa guitarra:

Pelo preço eu acho que está bom, pq na minha cidade uma gennuine bullet ta 695, e essa é uma california. A proposito a california é boa pra uns upgrades?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

Tensoohvisky
É a regulagem de oitavas. É ela que deixa a entonação "correta".
iThiago
RX20
lindoso
250K.
kzumoable
Porrada!
luckasgibson
A california é melhor que a bullet.
A proposito a california é boa pra uns upgrades?
Qualquer guitarra, que não seja de compensado e MDF, serve para "up-grades"
Abçs

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pergunta meio idiota... alguns NeckPlate a venda tem uma peça plastica que funciona como uma junta entre o neck e a madeireira do corpo.

1 - Qual seria a finalidade disso, já que na maioria das guitarras que vi não é usado?
2 - Seria na intenção de proteger a pintura e a madeira do contato e pressão do metal direto no corpo.
3 - Usar ou não usar, quais as consequências?

Tensoohvisky
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola a mizinha acabou de estourar, logo me prontifiquei a retirar o mizao pra evitar uma possivel torção, esse procedimento é válido?

Ricardo.N.B
Veterano
# jul/12
· votar

Olá Mauricio Luiz Bertola

tenho uma tele com Little 59 na ponte, o som dele soa muito agudo ao contrario do que já ouvi em outras.
a ligação atual: Verde no Pot Volume, vermelho na Chave e o preto fechado com o branco.

A original seria verde no pot, preto na chave, vermelho e branco fechado, mas o som fica horrível (som longe, sem ganho e metálico) desse jeito, será que o cap esta com problema, ou teria algo que estou viajando?

abraço e Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

fconde77
1) meramente estética.
2) Sim
3) Nenhuma, exceto a descrita no ítem acima.
Tensoohvisky
Não... O braço da sua guitarra não é feito de papel, e não empena assim, mas sim, por maus cuidados, alterações grande de pressão, temperatura, etc. Mas convém instalar logo uma nova mizinha.
Ricardo.N.B
Cara, a ligação correta é: Preto no positivo, vermelho e branco soldados juntos (e isolados) e verde e fio metálico soldados juntos no terra (carcaça do pot). Se não está assim o capt, ou fica ligado em paralelo, ou fica fora-de-fase. Se está, e o som não es~´a bom, alguma coisa tá errada, ou o valôr do pot está (vc está usando pot de 500K?).
Abçs

Tensoohvisky
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Como as cordas tem 2 meses de uso, irei trocar o jogo inteiro. kkkkk. Muito obrigado, (Você devia ser pago pra responder nesse fórum... kkkk)

Tensoohvisky
Veterano
# jul/12 · Editado por: Tensoohvisky
· votar

Duplo post.

cheidpuga
Veterano
# jul/12
· votar

Grande Mestre Bertola. Tô pensando em trocar a minha squier affinity com captadores Fender vintage noiseless e braço feito em luthier por uma autêntica Shelter FST62 "a primeira", no entanto ela a Shelter não tem nenhum upgrade e eu teria que gastar com captadores e luthier para alguns ajustes como corda 0.12 e talz.
Minha dúvida é se estarei fazendo uma boa troca. Gosto muito da minha squier sou muito feliz com ela, mas você acha que com a Shelter e uns Malagoli a coisa fica melhor que a Squier com Fender noiseless?

Ricardo.N.B
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ricardo.N.B
Cara, a ligação correta é: Preto no positivo, vermelho e branco soldados juntos (e isolados) e verde e fio metálico soldados juntos no terra (carcaça do pot). Se não está assim o capt, ou fica ligado em paralelo, ou fica fora-de-fase. Se está, e o som não es~´a bom, alguma coisa tá errada, ou o valôr do pot está (vc está usando pot de 500K?).

Estou usando o Pot original das fender pois comprei nova, acho que 250.
isso pode ser um motivo?

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

cheidpuga
Acho que sería trocar seis por meia dúzia...
Ricardo.N.B
Se é de 250K, então está correto e o problema é em outro lugar...
Abçs

cheidpuga
Veterano
# jul/12
· votar

Mestre Bertola, como sou membro novato vou fazer uma pergunta de novato, lá vai: Já me decidi vou trocar a minha ibanez 370 dx por uma tele. Tenho a condor CTX200 (onde teria que dar 200 de volta) e uma Fender Telecaster mexicana(vou ter que dar 900 de volta e esperar uns 2 meses pra juntar a grana), mas quero uma guitarra pro resto da vida e não tem como eu testar nenhuma das duas pois vou negociar com um cara de outra cidade, mas é 100% seguro! MAs você com certeza conhece as duas guitas então pergunto, O que você faria se tivesse numa situação igual à minha. Com grana curta?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

cheidpuga
Trocaría pela Fender MIM.
Abç

cheidpuga
Veterano
# jul/12
· votar

o mestre falou, acabou a dúvida. hehheheehe

luckasgibson
Veterano
# jul/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vlw!

BettoSatriani
Veterano
# jul/12
· votar

Reenviando a dúvida:

Pessoal , boas

Tenho um trafo queimado - pequeno!!!! - , de uma pequena fonte simétrica com TDA2052 ( que trabalha com até 25V e correntes de até 6A ).

MAS.. não tenho o esquema da referida fonte, daí pergunto:

1 - pelos capacitores da fonte ( 2200uf e 25V ) dá pra ter uma noção do quanto seria o valor de tensão do secundário deste trafo?

Se sim, surge mais uma dúvida:

2 - Visto que o trafo é pequeno ( tipo de fonte de rádio com cd-player ) de quanto seria a amperagem dele? Na média?

3 - pelo fusível dá pra ter uma noção dessa corrente? Na caixa diz " 220v - T0,6A L"

A fonte em questão é de um pequeno caixa amplificado para guitarra.
Pergunto porque tenho que mandar enrolar o trafo e preciso ter uma noção do que eu tenho que dizer ao técnico.

Abraço a todos.

fconde77
Veterano
# jul/12
· votar

BettoSatriani

Veja se o trafo tem alguma numeração gravada e pesquise pelo datasheet.
Mas pesquisando esse "TD2052" encontrei esse site que pode ser de ajuda pra encontrar a fonte específica para esse circuito.

http://logosamplificadores.com.br/amplificadortda2052stereo.htm

IPC.: Pelo que li esse e um circuito stéreo para aplicações domésticas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

BettoSatriani
Cara, essa dúvida deve ser "postada" no fórum de amps.
Espere pela participação do grande Carlos Adolphs, que entende tudo disso aí.
Abç

Ramsay
Veterano
# jul/12
· votar

BettoSatriani'

1- A voltagem não deve ser maior que 20V.
2- Isso depende da potência em watts da caixa amplificada.
3- Não, porque o fusível normamente é feito para queimar com uma corrente pelo menos 50% acima da nominal.

Qual é a potência que essa sua caixa amplificada fornece?
Porque dependendo da potência vc encontra trafos comerciais compatíveis que vc não precisa mandar reenrolar.

G123
Veterano
# jul/12
· votar

os produtos da guitarfetish chegam no período dado?

o meu pedido é pra chegar até dia 24 e ainda está lá nos EUA

obg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/12
· votar

G123
Isso não depende deles, mas sim da alfândega brasileira.
Espere que chega...
Abç

BettoSatriani
Veterano
# jul/12
· votar

Ramsay, Fconde e Bertola, quero agradecer pela ajuda de vocês.
Creio que pelo pouco que tenho ( essas pequenas "pistas" já dá pra ter uma noção do que devo fazer )
O caixa em questão é um meteroro nitrous drive de 30W ( ele mesmo heheh fazer o quê? ) Não tem esquema em canto nenhum da net, só achei do Atomic drive mas o esquema vem sem alguns valores, então não ajudou muito...
Assim que eu arrumar, posto o resutlado aqui dizendo se ficou bom ou não, isso ajudará futuros usuários do mal falado caixa rsrsrsrs

E agora mãos à obra!!

Abraço

Açargsed
Veterano
# jul/12
· votar

galera to com um problema que ta dificil, tenho ma shelter SG e acho que rolava de trocar os captador dela, mas nao sei qual compensa por, qual acham que ficaria massa?! eu toco rock, blues, experimental e ate reggae...

outra questao, na mesma guita, ela veio com encordoamentos 0.9, e queria por 0.10 ou 0.11, pra ver se rebenta menos ou se o som sai mais grave com mais força, meu medo e da guitarra nao aguenta a pressao destas cordas, guentaria massa?! resolveria o problema de arrebentar as cordas (em especial MIZINHA)???

outra questao, asvezes a mizinha agarra no captador 0.o?!!? como isso?! n era pra acontecer eu acho, sei que enxe o saco, to bem la no auge da viajem e a porra da mizinha garra no captador dando um apito muito chato... o que fazer?!!?

vlw galera!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji