【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/12
· votar

ehfika

A 0.11 da D'addario (Nickel Wound) custa praticamente isso aqui no interiorzão. Se você morar numa cidade maior, deve sair por menos.

vitorrock
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara,eu disse que eu coloquei corda faz uma semana,e elas já estão perdendo afinação.
Por exemplo eu toco a nota sem apertar nenhuma casa,afino tudo,só que quando toco na casa 12 para verificar a afinação de oitavas,a nota passa da afinação,ou seja sabe aquelas 3 bolinhas do afinador,2 vermelhas e 1 verde do meio?
Por exemplo:
A nota da corda Si,na 12ª Casa,deve ser Si,só que ela está tão alta que está quase com a nota Dó.
Ai eu disse que uma vez eu fiz uns ajustes com os saddles da ponte,para melhorar a afinação das cordas velhas,só que eu não sabia que não adiantava nada,só trocando mesmo as cordas.
Agora que eu coloquei novas cordas a afinação de oitavas não está certa,então será que se eu mover os carrinhos que movi para frente naquela vez,Para trás denovo,do jeito que a guitarra estava,posso resolver isso?
Obrigado!

Skider
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Blz brow?

Cara, ja viu uma dessas de perto?
http://www.fender.com/en-BR/products/blacktop/models.php?prodNo=014810

Achei linda, e o som dela (no youtube) é mt bom; Mas ela está mttttt barata no EUA's, 500 dólares... estou meio desconfiado... Abç!

Btardelli
Veterano
# mar/12 · Editado por: Btardelli
· votar

Mauricio Luiz Bertola

bertola, voce saberia me informar se o corpo das epiphone custom antigas (1995) é de mogno ou mahogany?

obrigado.

[edit] se me puder falar todas as madeiras (escala e do braço) também ficaria agradecido.

Zenogon
Veterano
# mar/12
· votar

Maurício Luiz Bertola

Parabéns aí pelo seu esforço e trabalho. Graaande ajuda mesmo a todos nós.

Sou novo com guitarras e comprei um Cort Kx-5 usada por R$ 600,00. Levei no luthier e tal e ela tá 100%. Compensa eu dar uma tunada (trocar os caps)? Ela ainda tá com os captadores originais (2 duplos tipo zebra) e tem push-pull.
E outra, eu não tenho case e a guita fica no suporte tripé. Prejudica a médio/longo prazo?
Valeu brother!

mano_gibson
Veterano
# mar/12
· votar

Btardelli

amigo mahogany é mogno em inglês
acho q vc quis dizer "nato" né?

abraço

Btardelli
Veterano
# mar/12
· votar

mano_gibson

não conheço muito de madeiras. meu luthier uma vez comentou ser de mogno, no site da epiphone diz ser mahogany. se é a mesma coisa me desculpe :)

estou fazendo um review da minha branquela e me bateu a duvida com relação as madeiras...

abç

mano_gibson
Veterano
# mar/12 · Editado por: mano_gibson
· votar

Btardelli

q nada

abraço

EDIT: acho q a maioria das epiphones hoje em dia
sao de natowood
(dizem q é mogno asiatico ou algo asim)
pelo menos a minha sg400
eu acho q é de nato:)

guizimm
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
cara, eu troquei as cordas da minha strato hoje e pus 0.10, só que eu estou desconfiado que ela estava com 0.9 antes, e o braço pode estar empenando
olhei o braço e achei que ele estava diferente, mas eu tenho mor nóia com as minhas guitarras
a ponte não levantou, e acho que se pusesse uma corda mais grossa seria mais fácil a ponte ir para frente do que o braço empenar, então como a ponte ficou no lugar eu fiquei mais relaxado

eu queria saber se no caso de eu ter colocado cordas com tensão maior o braço pode empenar sem a ponte(tremolo) levantar

vinieilers97
Veterano
# mar/12
· votar

Btardelli

Linda guita, mas tira aquele adesivo da Apple, fica meio tosco usdaushduashduas

Abss

guizimm
Veterano
# mar/12
· votar

Btardelli
Linda guita, mas tira aquele adesivo da Apple, fica meio tosco usdaushduashduas
tbm acho

carnisa1
Veterano
# mar/12
· votar

Bertola, andei pesquisando sobre pontes de strato e tarraxas e que outros fatores eu posso obter esse resultado?
http://www.youtube.com/watch?v=EssD3F4io5g aos 4:40 na parte da alavanca...

Será que uma regulagem master resolve ou precisa trocar ponte, tarraxas, nut...

Gaah.
Veterano
# mar/12
· votar

Tem como criar um contra baixo para uma criança estilo violão 1/2?
e quanto custaria mais ou menos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

ehfika
Cara, vc pode usar a guitarra que suiser pra tocar o que quiser...
Uma corda que recomendo é a Giannini.
RockOldSchool
Essa série da Ibanez Roadstar já não é o modelo famoso nos anos 80 não. É um modelo "de transição". Os capts são da Ibanez mesmo.
vitorrock
Cara, isso é apenas a regulagem normal de 8ªs (ajuste de entonação).
Skider
Nunca ví. Guitarras Fender MIM não são caras mesmo...
Zenogon
Sim, vale.
Não prejudica nada. Só não deixe a guitarra em local quente ou úmido...
guizimm
pode, mas não é nada que uma visita a seu luthier para o ajuste do tensor não resolva...
Gaah.
Compre um Fender "Bronco bass", que é de escala curta (30 polegadas).
Sim, é possível construir baixos de escala curta (eu mesmo construí uns 4). Quanto ao preço, consulte o seu luthier...
Abçs

vitorrock
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado.
Eu troquei duas cordas,a Si e a Mizinha,isso já faz uma semana,porém quando faço bends um pouco mais fortes,eu ouço um barulho,parece ser algo no pino da tarracha,toda vez que eu forço a corda,ou vou mexer na tarracha para mudar a afinação faz esse barulho,será que é porque a corda está com muitas voltas na tarracha?
Nas outras cordas não acontece isso.
Quando eu faço bends essas duas cordas desafinam,o que será??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

vitorrock
Cara, em 1º lugar deve-se dar apenas poucas voltas de corda na haste da tarracha. Em 2º lugar verifique se os parafusos e porcas de suas tarrachas estão apertados. Após colocar a corda corretamente na tarracha e afiná-la, puxe-a comn certa força e reafine (repita essa operação até a afinação estabilizar).
Abç

vitorrock
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado!
Última pergunta:
Estou pensando em colocar um roller nut na minha strato,ai eu tenho algumas dúvidas:
-O processo de troca de cordas é normal?
-Estive apenas pensando,nada definido ainda,sobre colocar floyd rose de qualidade na minha strato,(isso apenas quando tiver um equipamento bom,e também vou comprar no exterior,se não nem compraria nada),queria saber se depois de colocado o roller nut,para colocar uma floyd,um luthier deve tirar o roller nut,colocar o nut normal denovo,e colocar um lockin nut para manter a afinação da guitarra,é isso?
Se for isso,nem vou colocar roller nut,pois o preço pelo trabalho de tirar o roller nut,colocar o nut normal,o lockin nut,e a floyd irá sair muito caro...
abç

Btardelli
Veterano
# mar/12
· votar

guizimm
vinieilers97

É minha marca, tenho em todas as minhas guitarras, hehe.

Mauricio Luiz Bertola

sabe as madeiras?

abç

Felippe Rosa
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Oi!
Queria saber se, dois capts de mesmo modelo tem saída diferente para ponte e braço, mandei colocar 2 custom's 59 na minha CLP II, e vi que a resistencia é maior no cap da ponte (8,13k) do que no braço (7,43k) o que isso significa ?
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

vitorrock
Escolha logo o que vais fazer, pois a instalação de "roller-nut" é diferente da de um "lock-nut"...
Btardelli
nato.
Felippe Rosa
Sim. O de maior "saída" sempre fica na ponte.
Abçs

vitorrock
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vou pensar nisso,valeu pelas respostas!!

vitorrock
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mesmo com floyd rose,quando eu for trocar as cordas,elas sairão por trás pela aquela placa ou não?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

vitorrock
Depende do modelo de ponte.
Abç

Btardelli
Veterano
# mar/12 · Editado por: Btardelli
· votar

Mauricio Luiz Bertola

bertola, aonde posso conseguir um esquema de ligação de captadores serie/paralelo?

abç

[edit] tem que ser em chave porque a guitarra só tem um pot de volume que vai splitar os captadores...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

Btardelli
Procure pelo esquema do Brian May.
Abç

Inoob
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola...
estou com um violão Di Giorgio Signorina n.o 16 de 1989 aqui... um instrumento fantástico, mas como ele foi da minha mae passou seus 23 anos sem cuidados especiais, hoje resolvi dar um trato no rapaz...
limpei a escala (escura) com um bombril, tirei a ferrugem das trastes hidratei o violão direitinho e tirei a poeira que estava dentro (devia ter umas duas mãos cheias de poeira dentro)... bem ficou muito bom o resultado mas ainda falta uns detalhes: estou querendo trocar a pestana e o rastilho, claro que por um de osso... elas estão soltas aqui, fixas só pela ação das cordas... quando eu for por as de osso devo colá-las ou deixa-las fixas pela ação das cordas, outra coisa, tem uma marca boa de pestanas e rastilhos ou pode ser uma de osso qualquer? e por fim vou trocar as tarrachas, colocar umas blindadas boas mesmo, me recomenda alguma marca?... eu mesmo consigo fazer esse serviço, tem alguma recomendação ou precaução para me falar? obrigado já pela atenção =D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

Inoob
A pestana tem que ser colada. Já o rastilho tem que estar fixo por pressão na cavidade do cavalete.
Tarracha blindada em violão!!
Cara, instale um, jôgo de boas tarrachas para violão mesmo, isso basta.
Abç

Inoob
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Nossa, que rápido... valeu Bertola, vou seguir seus conselhos... amanhã vou ao centro da cidade comprar um jogo de tarrachas blindadas, pestana e rastilho de osso e um jogo de cordas boas, a propósito, qual cola se usa para colar a pestana? e qual jogo de cordas fica bom para violão clássico?

vitorrock
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Se for tipo a floyd rose original.
Sai pela placa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

vitorrock
Sim.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji