【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
danielfz
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sei que a escolha feita por um bom Luthier é algo desenvolvido durante anos de experiência!
Se for possível, me esclarecer uma grande dúvida agradeço muito a atenção desprendida::
Referente a secagem da madeira.... muitos falam sobre isso, não sei até que ponto, interfere, alguns dizem que pode empenar, as mudanças climáticas afetarão mais o instrumento, podendo trincar, outros dizem que ela nunca irá secar. Afinal o quanto este fator irá interferir no instrumento final, ou no som em sí.?
Qual o tempo mínimo de secagem de uma madeira para confecção de um ótimo instrumento? Existe uma condição especial ou climática necessária (locais muito úmidos prejudicam?) Ouvi falar que as marcas mais baratas secam em estufas e desta forma não atingem a qualidade de uma madeira seca naturalmente.

Desde já muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

danielfz
O grau de secagem das peças usinadas é aspecto FUNDAMENTAL para a construção de um instrumento; caso contrario (use de madeira "verde"), as peças empenam e racham. Ou seja: SÓ se pode usar madeira sêca para a confecção de instrumentos.
Não há um "tempo" determinado para tal processo, isso vai depender de questões ambientais. Secagem em estufa não é característica de "instrumentos baratos", mas de qualquer instrumento, posto que a secagem "ao natural" leva anos...
Abç

HiT123
Veterano
# nov/11
· votar

Olá, tenho uma cort les paul cr 250 preta com aquele verniz "brilhoso", queria saber o que passar pra tirar as manchas de dedo sem arranhar ela. Grato.

EddieVanHalen
Veterano
# nov/11
· votar

Boa noite Bertola

To com uma pequena duvida sobre parte eletrica e gostaria que voce me guiasse por favor.

Um colega meu do studio chegou dos EUA com a nova parte eletrica da guitarra dele para isolar a guitarra. Eu percebi que ele tinha quase 4 metros de um fio altamente grosso e revestido com algo que parecia um pano, esse fios seriam para ligar o captadores, alem disso ele tinha um folha metalica bem grande para isolar a madeira onde ficam os captadores. Ele disse que nao gastou quase nada. E que o som seria outro.

Minha duvida é: gostaria de saber se voce pode me dizer o nome desse tipo de fio e o nome da folha de metal? Estou a horas procurando no ebay e nao achei nada parecido. E tambem se esse material influencia realmente no isolamento da guitarra?

Espero ter sido especifico, agradeço Bertola

Das Pedras
Veterano
# nov/11
· votar

Bom dia Bertola!

Você sabe dizer se os captadores Custom II da Malagoli são bons?

To querendo trocar o captador da minha Shelter Nashville....

E só por curiosidade mesmo, o Standart HB1 você conhece? Porque não tem nenhuma informação quase sobre ele no site....

Desde já agradeço a atenção!!!
Um abraço

filipi_metal
Veterano
# nov/11
· votar

Boa Tarde.

Eu tenho uma guitarra hss e quero passa-la para hsh, só q ela tem 2 tones e 1 volume. Não encontrei o esquema no site da Malagoli. É só instalar o cap? tem que modificar algo na ligação dos outros? Abrçs.

BrUnOsOtO
Veterano
# nov/11
· votar

filipi_metal

H-S-H 2 Tones 1 Volume

esse serve?

Chinaycustom
Veterano
# nov/11
· votar

Bertola,

Os captadores Gretsch Filtertron ficam bons em uma Les Paul?

Estou pensando em comprar esses Filtertron para colocar numa Cort CR250...

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

HiT123
Apenas pano limpo (pode ser flanela) e sêco.
EddieVanHalen
Cara, como assim fio grosso? Fio para parte elétrica de guitarra, encapado à tecido ou não, tem cêrca de 1 ou 2mm de espessura... A folha de cobre é bem fina, da espessura de um papel e bem maleável. No E-Bay vende uma que é auto-adesiva inclusive...
Das Pedras
O Standard HB-1 é apenas ligeiramente melhor que o que vem em sua Shelter.
O Custom II já é bem melhor.
filipi_metal
Sim, basta instalar. Recomendo que vc instale um de tipo "stack" (vertical Hb).
Chinaycustom
Porque não ficaríam?
Abçs

marcosshrp
Veterano
# nov/11
· votar

Qual tu prefere?

Baixo SX SJB75c ou esse Squier Jazz bass
http://www.tramamusichall.com.br/visualizar_produto.php?id_produto=107 2&id_subcategoria=5&cat=1

junior_legend
Veterano
# nov/11
· votar

Olá galera estou com um problemão aqui,recentemente,comprei uma Les Paul Strinberg CLP-79 e aconteceu um pequeno acidente,as peças que se guram o jack,uma pequena porca e um aro,caíram e não sei o que fazer,levar ao Luthier é uma boa opção mas eu gostaria de saber se posso fazer esse pequeno reparo em casa mesmo,valeu.

Chinaycustom
Veterano
# nov/11
· votar

Bertola

Porque eu não sei se eles são realmente bons... São, tipo a nível de Seymour Duncan, Fender...?

Valeu!

danielfranca
Veterano
# nov/11 · Editado por: danielfranca
· votar

pergunto jackson jdr japonesa concept se trocar os caps tipo colocar uns cabreras e cutomisar vale mais do que comprar uma ibanez de R$ 2 mil ? tipo falo da madeirar tarrachas e etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

marcosshrp
Entre essa série de Squier aí e o SX, prefiro o SX, que é bem mais barato.
junior_legend
Apenas recoloque tudo no lugar e aperte.
Chinaycustom
São capts clássicos cara, de baixa saída e som "vintage".
danielfranca
Cara, nem eu nem ninguém pode responder à essa pergunta.
Abçs

Eliseu_Augusto
Veterano
# nov/11
· votar

ai, o que é booster? pode ser usado em qualquer ritmo né ?
Abração !

EddieVanHalen
Veterano
# nov/11
· votar

Caro Bertola

Realmente nao fui muito especificio, vou tentar explicar de novo, os fio da minha guitarra que ligam parte eletrica eles sao bem simples, sao fios finos, cobertos por uma borracha bem fina, qualquer puxao eles estouram...os fios que esse meu amigo trouxe, eles eram bastante resistente, e eles eram cobertos por um material diferente, mais grosso.

Existe alguma diferença entre esses tipos de fio quanto ao isolamento? Voce acha que vale a pena comprar esses fio para incrementar a parte eletrica?

Espero ter sido mais especifico. Agradeço Bertola

pacificguitar
Veterano
# nov/11 · Editado por: pacificguitar
· votar

Maurício Bertola,

cara parabéns pela paciência com que atende as questões que surgem, muitas vezes repetidas, outras má escritas, outras mal formuladas, outras quase ininteligíveis. Você merece o prêmio PACIÊNCIA DE OURO!

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu não sei se você lembra daquele meu problema com a chave seletora de caps.

Você disse que para comprar outra chave não é?

É possível eu fazer essa troca na minha própria casa ou terei que dispor de soldadores?

Das Pedras
Veterano
# nov/11
· votar

Bertola!

Boa noite!
Muito obrigado pelas informaçãoes....

Uma última pergunta:
O que eu faço, troco primeiro o captador da minha Shelter Nashville ou troco a minha pedaleira, visto que é uma X-VAMP?

De novo, muito obrigado!!!

Vc deveria ser canonizado pela paciência e pela boa vontade empregada nesse forum...

joao b.
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma dúvia besta, mas já perguntei outras pessoas e não souberam me responder.

Comprei uma epiphone std e ela veio com dois push pull's.

A dúvida é: essa guita vem de fábrica assim, ou a loja me vendeu uma guita usada como nova?

HiT123
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta, e nos captadores posso passar a flanela seca também?

bicinh
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Grande Bertola!
amigão, tenho uma dúvida que tá me atrasando muito aqui..
eu tenho 3 falantes de 4ohms e um power que aceita 4 e 8ohms
qual seria a melhor ligação que eu poderia fazer entre esses falantes ?
estou quebrando a cabeça e não consigo algo que faça eu melhor aproveitar minha potência....

desde já, obrigado amigão!

danielfranca
Veterano
# nov/11 · Editado por: danielfranca
· votar

uma ibanez e 2 conto vem com madeira ecaps bons e é bom o acabamento
?

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar

Boa tarde

Eu queria saber sua opinião sobre duas guitarras
elas são a fender classic player e a highway one
Achei as duas na mesma faixa de preço e queria saber qual a melhor em relação a madeiras,ferragens,captação etc.
tem alguma outra nessa faixa de preço q vc ache melhor?

Abç

David.H.Bispo
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, sabe onde compro madeiras para fazer uma guitarra(se possível alguma loja fixa aqui no RJ)? Tô pensando em fazer uma lespa meio diferente... Você trabalha com esse tipo de coisa?
Obrigado
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

Eliseu_Augusto
Booster é apenas um pedal ou circuito que aumenta o volume. Nada mais.
EddieVanHalen
Não tem muita diferença não...
Guilherme Nau
Você terá que dispôr é de um luthier, pois a parte da elétrica terá que ser desmontada e a guitarra re-regulada depois.
Das Pedras
Troque essa pedaleira cara...
joao b.
essa guita vem de fábrica assim
Nunca ví uma que tenha vindo...
HiT123
Passe um paninho se forem cromados, senão, um paninho com silicone.
bicinh
Nenhuma. Arrume mais outro falante igual e faça uma ligação série/paralelo (vai dar 4 ohms). Se vc ligar os 3 em paralelo, o amp queima, se ligar em série, perde potência.
danielfranca
Cara, seja mais específico e... escreva corretamente, por favor.
guizimm
Essa "Classic Player" eu não conheço...
Cara, o quer muda nessas guitarras é o acabamento e um componente ou outro...
David.H.Bispo
Eu comprava na Parimad (Estr. dos Bandeirantes) e na Madeireira Japão (Maricá).
Abçs

felipebarile
Veterano
# nov/11 · Editado por: felipebarile
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Comprei um falante Selenium 12pw3 pa fazer uma caixa para ligar o meteoro thor 30 cb. porém já pesquisei sobre medias e espessura de compensado mas não cheguei a nenhuma conclusão.

Qual a espessura de compensado usar e a medidas da caixa para esse falante? a frente precisa de alguma angulação!

muito obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar

felipebarile
Naval de 20mm.
Quanto às medidas... Tem que calcular pelos parãmetros... Não sei fazer o cálculo...
Abç

David.H.Bispo
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Você faz esse tipo de serviço? Se não, conhece alguem que faça?

danielfz
Veterano
# nov/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Agradeço muito se puder me ajudar nesta dúvida! Minha guitarra (nova) com Floyd Especial, não veio 100% regulada. Como eu já teria que trocar as cordas que não eram novas... então já resolvi trocar as cordas por um encoramento 0.9 cordas, e regulei a altura do Floyd e alinhei a ponte perfeitamente com o corpo e afinei as oitavas. Depois do ajuste melhorou muito! Ocorre que sou exigente neste ponto e gosto da ação das cordas bem colada ao braço, então utilizei os parafusos superiores do Floyd para abaixa-lo e deixar na ação correta. Mas a ponte ficou ligeiramente abaixo da altura da madeira. Este procedimento é o correto ou existem outros para deixar alinhado com a madeira?
Desde já, muito obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji