【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
vitorrock
Veterano
# nov/11
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Mauricio Luiz Bertola
vlw,más tem diferenças entre esse combo e o gabinete+cabeçote?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
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vitorrock
Cara, diferenças, tem, claro...
Mas isso não é relevante para se fazer um bom som...
Abç

vitorrock
Veterano
# nov/11
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Mauricio Luiz Bertola
o que compensa mais pelo preço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
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vitorrock
Cara, o mais barato e fácil de transportar... No caso, o cabeçote. A caixa, vc teria que comprar aqui ou fazer...
Agora, esse cabeçote aí tem apenas 5WRMS (é pouco para tocar "ao vivo"), enquanto o combo tem 40WRMS, que a meu ver é potência excessiva.
Creio que um desses aqui seria o ideal
http://www.blackstaramps.co.uk/products/artisan/artisan15.html
Abç

vitorrock
Veterano
# nov/11
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Mauricio Luiz Bertola
vlw,pelas respostas,ajudou bastante.
abç

metallicasnake
Veterano
# nov/11 · Editado por: metallicasnake
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Boa tarde Bertola

Estou com uma guitarra floyd rose em q o pivô da ponte (do lado do Mizão) ta cedendo. A ponte está um pouco torta. Tem como um luthier ajeitar esse problema, tipo colocar um calço ou algo assim, ou é caso perdido?? Acredito q a guitarra seja de "mdf", pelo visto.
[EDIT] É uma Washburn

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
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metallicasnake
Tem sim...
Abç

metallicasnake
Veterano
# nov/11
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Obrigado pela atenção mais uma vez Bertola

Gostaria de saber qual o problema de continuar tocando com ela assim. Interfere em algo no som?? Desregula mais facilmente??

Sei q não se fala de valores aqui e não pretendo citar nem pedir valores, mas o conserto sai caro (tipo: mais caro q uma regulagem básica) ou é algo mais simples??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
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metallicasnake
Sim, pois a pressão das cordas e da alavancada (caso a alavanca esteja sendo usada), vai contribuir para que o pivô saia do lugar, acabando com a afinação. Não, não sai caro, desde que não hajam rachaduras no corpo... Aí, já era.....
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# nov/11
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Bertola

Cara, pra começo de conversa o capt da ponte TEM que ter mais saída que os outros.

Nooooossa, que burrada que eu falei! Quando disse volume equivalente quis dizer o seguinte: tinha medo de dar um upgrade no captador do braço e ele superar o da ponte.

Obrigado

Mais uma pergunta, e desta vez por pura curiosidade, já que não é nem nunca foi meu estilo: os captadores Seymour Duncan da guitarra do Yngwie Malmsteen foram explicados por um amigo meu como os melhores do mundo. Eu não escutei ao vivo, mas fiquei em dúvida se são isso mesmo. Sei que existem milhares de conceitos subjetivos e de estilo na questão de som, mas este amigo garantiu que são a mais perfeita combinação de captador de braço e de ponte. São mesmo?

De novo, obrigado

Ricardo.N.B
Veterano
# nov/11
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Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola...!
é isso mesmo, valeu geral...eu nem precisario dizer, mas o vc faz a diferenla nesse forum.

um abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
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João Pedro Strabelli
os captadores Seymour Duncan da guitarra do Yngwie Malmsteen foram explicados por um amigo meu como os melhores do mundo
Imagina então se ele escutar uns van Zandt (por exemplo), vcai achar que é de Marte....
Abç

pacificguitar
Veterano
# nov/11 · Editado por: pacificguitar
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Maurício, é possível através de um vídeo, um ouvido experiente com madeiras distinguir e opinar se se trata de uma madeira mais aberta como ash, alder, ou se é mogno, basswood? O vídeo em questão é esse. Desculpe se parece esdrúxula minha pergunta, mas a razão é que esta sonoridade me agrada e eu não vejo em qualquer vídeo. Lógico que estou contando com todas variantes, inclusive o efeito. Mas se for possível identificar algo, ainda que "por alto" eu agradeceria. Aos meus ouvidos parece mais aberto que o mogno, mas menos aberto que o ash. Por isso fiquei na dúvida. Obrigado.
Link

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
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pacificguitar
Por vídeo... E mesmo "ao vivo" é muito difícil distinguir tais questões.
Aliás, não achei nada demais no timbre, apenas uma guitarra ligada num amp com um certo grau de overdrive.
Abç

mrfelipbr
Veterano
# nov/11
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Mauricio Luiz Bertola
todo amplificador valvulado high gain tem q ter diodos/transitores no pré pra ser ter mto ganho ???

metallicasnake
Veterano
# nov/11
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Entendi Bertola.
Entao vou torcer aki pra n ter rachaduras no corpo...rs
Obrigado pelo esclarecimento.

cidaoRC
Veterano
# nov/11
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Prezado Bertola
Graças a várias sugestões que me deu acabei de montar um set de pedais voltado para blues e country. Gostaria da sua opnião se necessito mais algum pedal. (Tava pensando num Delay - Talvez o TRex réplica e talvez um compressor - Carl Martin):

Peterson Strobo Stromb
Vox V848
Maxon OD9
Marshall BluesBreaker 1
TRex Gristle King
Dunlop UniVibe com pedal de expressão
Boss RC3

O Amp que to usando é um ZT Lunchbox 2 plugado numa Marshall 4x12"

No aguardo
Abraço

cidaoRC
Veterano
# nov/11
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Bertola

Estive testando o Acedo 290 e gostei muito do timbre para blues.
Qual sua opnião?
Acedo 290 ou Fender Blues Jr?

Abraço

pacificguitar
Veterano
# nov/11
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Mauricio Luiz Bertola

Nada demais mesmo, ainda mais pela maneira como foi gravado. Mas nesta simplicidade e crueza tem frequências que me interessam. O som não é abafado e fechado como as lespas. Nem agudo como as tele ou strato. Me parece outro tipo de corpo..

obrigado Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
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mrfelipbr
Cara, eu não sou o cara mais qualificado para te responder isso, mas sim o mestre Carlos Adolphs...
cidaoRC
Cara, tá um "set" muito bom. Eu não vejo necessidade de compressor, mas um delay cairía bem sim.
Quanto aos amps... Cara, ambos são bons, embora de engenharia diferente, pois o Acedo é um "single-ended", enquanto o Blues Jr é um Classe A/B. Eu optaría pelo Acedo, por uma questão de diferenciação de timbre.
Abçs

octavio_guns
Veterano
# nov/11
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Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Sg da Strinberg, e mandei pro luthier recentemente, mas daí ele colocou algum produto oleoso nos pots, e o pot de volume só fica normal quando está no 10. Quando eu diminuo o volume pra menos de 10 e até mesmo no 0, o som da guitarra sai muito baixo e sem efeitos.


Creio que por causa disso, precise trocar o pot. Mas nao queria mandar para o luthier pois nao tenho dinheiro e ja gastei 60 reais com ele outro dia.

Tem a possibilidade de eu mesmo trocar o pot?
se sim, como?

valeu ^^

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
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octavio_guns
Não tem necessidade.
Basta aplicar alcool isopropílico com uma seringa dentro do pot e girá-lo até limpar. Outra opção é o spray "limpa-contatos", que vende em loja de eletrônica.
Abç

OsmarRubens
Veterano
# nov/11
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Bertola,

Minha guitarra é no estilo H-S-H e eu tenho a palhetada muito forte, principalmente em bases, aí eu sempre bato a palheta no capt. do meio. Tem como eu mesmo abaixá-lo ou só um luthier?? (Nunca uso o capt. do meio)
Outra pergunta: O que é preciso alterar na guitarra para poder afiná-la 1 tom abaixo sem que as cordar fiquem muito moles?

AndreBatistaJoao
Veterano
# nov/11
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Bertola

Para o tipo de som mais puxado para rock/ metal, qual amplificador é melhor ?
Um marshall ou um fender ?
____________________________
Para eu fazer um bom som qual é o mais necessario amplificador ou um alguns pedais ?

cidaoRC
Veterano
# nov/11
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Valeu Bertola.
Mais uma vez clareou geral.
Abraço

Tensoohvisky
Veterano
# nov/11 · Editado por: Tensoohvisky
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Mauricio, voce acha que comepnsa eu trocar minha clp2 numa explorer com ponte floyd , capt emg 81 na ponte,
assim, eu gosto muito da clp mas como sou intermedio-iniciante já vi que uma guitarra com ponte floyd pra mim seria o melhor, pelo fato do meu estilo ser mais puxado pra um rock mais pesado, e com um braço com uma escala de mais facil acesso nas ultimas casas, e tambem gosto de dar uma alavancadas, seria uma boa? a gutiarra que eu digo é esta: Guitarra
EDIT
Não trocarei..

natodobry
Veterano
# nov/11
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Olá Bertola

Qual pedal compressor handmade voce indica para mim fazer ?
(tenho bastante conhecimento em eletronica etc...)
Queria um nao muito dificil, mas bom

Obrigado !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
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OsmarRubens
Basta fazer isso... O capt tem parafusos ao lado dele para abaixá-lo e levantá-lo...
Leve sua guitarra a um bom luthier para que ele a regule para essa afinação e leve um encordoamento 0.11 ou 0.12.
Cara, tocar não é brigar....
AndreBatistaJoao
Isso não existe meu filho. Faça o seu som com o seu equipo. Nada mais.
Lembre-se de que um bom amp é mais de 60% do som...
natodobry
Cara, no meu entender, compressor não serve pra muita coisa em guitarra não. Já para baixo, sim.
Procure o esquema do Orange Squeezer
http://www.tonepad.com/project.asp?id=5
Abçs

Ramsay
Veterano
# nov/11 · Editado por: Ramsay
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mrfelipbr

Não nescessáriamente.
Amps High-gain conhecidos, como Mesa Boogie, Engl, entre outros não utilizam diodos ou transistores e a saturação é obtida nas válvulas do pré que são setadas em alto ganho e com muitos estágios em série.

PS: Normalmente os amps valvulados High Gain que tem equalizador gráfico utilizam transistores (usados no equalizador).

Mas, existem outros fabricantes que, além da válvulas usam diodos, transistores e CIS, como por exemplo, a Blackstar, o Peavey Valve King, o Marshall JCM900, etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
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Ramsay
Valeu!
Abç

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