【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
pacificguitar
Veterano
# nov/11
· votar


Olá Maurício! Braço de maple, quando pintado, perde algo perceptível em sonoridade?

Tensoohvisky
Veterano
# nov/11 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


pacificguitar
pelo que posso te ajudar, te falo que influencia se a madeira não tiver o tratamento nescessario para pintura(porém muito poouca influencia), no caso:
Ela precisa estar com aplique de seladora, e uma pintura de base antes.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# nov/11
· votar


pacificguitar
pelo que posso te ajudar, te falo que influencia se a madeira não tiver o tratamento nescessario para pintura(porém muito poouca influencia)

Pelas guitarras que vi repintadas por aqui onde moro, se tiver influência, é mínima.

Já li uma reportagem que os Beatles rasparam suas guitarras e elas melhoraram de som, segundo George Harrison. Na época ele disse que elas "respiravam" melhor. Mas, calculo eu, não deviam ser exatamente as mesmas tintas e seladoras que temos agora.

Tensoohvisky
Veterano
# nov/11 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


bertola, seguinte, a minha chave seletora parou de funcionar de uma vez, agora fodeu, kkk, a troca dela é facil de se fazer?
o captador da ponte não fala mais... só o do braço, tem como salvar essa chave ou é só a troca? por favor se haver jeito de salvar ela, me fala pq eu to 2 meses guardadno grana pra um gdi, e agora essa coisa começa a dar pau... Se tiver alguma marca de chave seletora pra você me recomendar eu agradeço..

Vinicius_gtpro
Veterano
# nov/11
· votar


Olá rapazes!!!
Seguinte, a um tempo atras tava tocando aqui em casa, e liguei a fonte da minha pedaleira direto na tomada, ficou ligada por uns segundos e depois não ligava mais. Deixei de lado, hoje to tentando ligar ela e não to conseguindo de jeito nenhum! o mais próximo que cheguei foi tentar ligar com pilhas, oque aconteceu foi o seguinte: Botei as pilhas e qndo ligo na caixa de som, o visor ficou acendendo e desligando e ficou fazendo um barulho muito estranho na caixa....e no final das contas não dava em nada... alguma alma santa pode me dizer o provavel problema? Obrigado!!

Robbie
Veterano
# nov/11 · Editado por: Robbie
· votar


Olá, gostaria de saber se tem algum problema se eu regular a altura das cordas, com elas presas (afinadas).

Obrigado! ^^

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa noite.
Estou com a seguinte situação aqui: tenho uma guitarra Ibanez SA 260 FM e todas as cordas dela (principalmente as mais finas e nas primeiras casas) estão trastejando bastante, e como as oitavas dela estão bem reguladinhas, logo conclui que é o tensor. As cordas estão bem próximas ao braço, então eu teria que fazer esse movimento aqui né?
E pra isso, eu teria que girar o tensor pra o sentido horario ou anti-horario?

Wpotato
Veterano
# nov/11
· votar


Olá Bertola,
Visando melhorar o sustain da minha guitarra, uma washburn x14, pretendo trocar o bloco da ponte tremolo vintage por um de aço ou de bronze da gfs e tb os saddles da gfs. Gostaria de saber qual a diferença, em termos de timbre, entre o bloco de aço e o de bronze. No caso do sustain ambos são a mesma coisa?

fconde77
Veterano
# nov/11 · Editado por: fconde77
· votar


Vinicius_gtpro

1º - Qual a pedaleira;
2º - Verifique se a fonte tem uma chave 110 - 220 e se esta na voltagem correta;
3º - Qual o estado das pilhas que vc usou pra testar;
4º - Verifique se a fonte esta com cheiro de queimado ou teste direto com multímetro;
5º - ...alguma alma santa pode me dizer o provavel problema?
Ai meu camarada não bastaria ser apenas santo, teria que ser milagreiro... Sem estar com ela em mãos pra mexer só podemos fazer suposições.

Wpotato

Meu post não vai esclarecer a sua dúvida quanto ao sustain ou diferença no timbre se for bloco for de aço ou bronze é mais uma dica.

Eu ia trocar apenas o bloco da minha SX SST por achar mais barato e pelo fato de falarem que a furação da SX foge do padrão, mas pesquisando encontrei no Ebay uma Wilkinson WVP6 SB de bloco pesado por U$36,00+frete (U$47,00).

Resumindo: Se vc trocar o bloco e saddles pelos da GFS vai custar +- U$50,00 com frete... mais caro que uma ponte nova, e vc ainda pode vender a antiga ou guardar pra recoloca se for vender a guitarra no futuro.

Vinicius_gtpro
Veterano
# nov/11
· votar


fconde77

Cara, é uma Zoom G1xNext . O estado das pilhas estava bem ruim D:

fconde77
Veterano
# nov/11
· votar


Vinicius_gtpro

teste com outra fonte de 9V de 300mA, mas preste atenção na polaridade do pino sa fonte que liga a pedaleira.... o positivo vem por fora e o negativo por dentro.

LUCAS BD GUITAR
Veterano
# nov/11
· votar


Galera aconteceu um desastre com a minha guitarra,vou contar a minha historia ,eu fui para a casa de praia do meu pai que fica em itaipuçú no rio de janeiro na verdade ele mora em são paulo e eu no rio com a minha mae então como eu estava dizendo eu deixei minha guitarra em cima do sofa e a correia estava nela ai meu pai ele foi guardar a guitarra e foi pega pela correi quando ele levanto a guitarra a correia solto (PQP) e minha guitarra da marca memphis (mlp-100) caiu no chao e o braço dela tipo assim atras onde fica o dedao entendeu tipo atras da primeira casa so que na parte onde o dedao desliza, cara atras quebro ficou aparecendo a parte do ferrinho onde eles enfiao aquele treco para regular o braço,ai eu queria saber de vcs quanto mais ou menos ficaria para concerta e regular o braço ,desempenar sei la pra a guitarra ficar novinha denovo.PF ME AJUDEM AI.

EddieVanHalen
Veterano
# nov/11
· votar


-Yves-


Cara qualquer luthier faz isso ate mesmo o pessoal da loja onde voce for comprar os parafusos fazem isso, é so voce ter o parafuso e ele ter a furadeira, nao deve passar de 20 reais e olhe lá.

Abraço

LUCAS BD GUITAR
Veterano
# nov/11
· votar


ALGUEM AE PRA RESPONDER O TOPICO ??

filipi_metal
Veterano
# nov/11
· votar


Boa Tarde.

Eu queria saber qual a melhor tensão de corda para afinaçoes 1 tom abaixo do padrao, si e la. Abrços.

LUCAS BD GUITAR
Veterano
# nov/11
· votar


Galera aconteceu um desastre com a minha guitarra,vou contar a minha historia ,eu fui para a casa de praia do meu pai que fica em itaipuçú no rio de janeiro na verdade ele mora em são paulo e eu no rio com a minha mae então como eu estava dizendo eu deixei minha guitarra em cima do sofa e a correia estava nela ai meu pai ele foi guardar a guitarra e foi pega pela correi quando ele levanto a guitarra a correia solto (PQP) e minha guitarra da marca memphis (mlp-100) caiu no chao e o braço dela tipo assim atras onde fica o dedao entendeu tipo atras da primeira casa so que na parte onde o dedao desliza, cara atras quebro ficou aparecendo a parte do ferrinho onde eles enfiao aquele treco para regular o braço,ai eu queria saber de vcs quanto mais ou menos ficaria para concerta e regular o braço ,desempenar sei la pra a guitarra ficar novinha denovo.PF ME AJUDEM AI.

Vinicius_gtpro
Veterano
# nov/11
· votar


fconde77


Vlw cara, vou fazer isso... mas você acha que trocando por pilhas novas pode funcionar?

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# nov/11
· votar


LUCAS BD GUITAR
Não fique dando Up no tópico com seu Post.. Esse tópico é relacionado ao Bertola, então quando ele tiver On ele responde.
Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


OsmarRubens
Tem que fazer outra regulagem...
Megadave
Uma Wilkinson..Ou outra de qualidade.
vitorrock
Meu xará Mauricio Bahia entende...
metallicasnake
Essa V-Amp é muito ruim...
DanielChaves97
Cara, desconheço esse amp...
João Pedro Strabelli
Cara, pra começo de conversa o capt da ponte TEM que ter mais saída que os outros.
Recomendo um Schaller S6 (singe-coil de alta-saída) para a ponte e um Stellfner Neodymiun soft para o braço.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


-Yves-
CARA, NÃO SE COMENTAM PREÇOS AQUI.
Hambo
Sinceramente, não sei... basta medir com uma régua....
pacificguitar
Não.
Tensoohvisky
Leve para seu luthier trocar a chave... Aliás, compre logo uma nova, de qualidade...
Vinicius_gtpro
Cara, aparentemente queimou...
Robbie
Não tem problema não.
Wpotato
O som do aço tende a ser mais agudo.
LUCAS BD GUITAR
Vc terá que levar sua guitarra à oficina de um luthier competente para que ele avalie o problema e o conserto à ser efetuado.
filipi_metal
Isso não existe. Outrossim, para uma afinação mais "baixa", geralmente usam-se cordas de espessura maior, como 0.11 ou 0.12.
Abçs

Ricardo.N.B
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

fala Bertola...

troquei os caps da minha tele que vieram com os texas special ponte e braço e coloquei na ponto o Hot stack da SD, mas ficou um chiadão por falta de aterramento, seta que tem que fazer algo a mais no caso dos caps da SD?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


Ricardo.N.B
Cara, não entendi...
Vc os instalou corretamente?
Abç

Ricardo.N.B
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fiz de acordo com o manual da Seymour Duncan, la pede para inverter o fil verde com preto no caso do casamento ser com um captador da fender (que é o meu caso). Soldei certinho o som ta saidno normal, mas tem a xiadera.

quando eu coloco a Mão nos Kinobs o zumbido para, quando coloco a mão na ponte ou cordas e não acontece nada.

pucha, obrigado por responder....

abraço

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tu esqueceu de mim entre o Robbie e o Wpotato lá em cima. Hehehehe'
Abç.

vitorrock
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola,eu nao entendo muito de captadores,e tenho uma duvida:
Minha guita tem 1 Humbucker e dois singles,ai quando quero tirar um dedilhado sem ficar muito agudo,eu coloco no single do braço e fica bem legal.
agora em guitarra que tem 2 humbuckers eu nunca toquei.
Como é normalmente um humbucker do braço?
Dá para tocar dedilhados de musicas como tempo perdido,nothing else matters,sem ficar estridente como o humbucker da ponte?
vlw!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


Ricardo.N.B
Então está faltando aterramento. Ligar um fio na carcaça do pot e à ponte.
Bruno_Rock and Roll
Cara, o que vc precisa é levar sua guitarra a um luthier, pois a regulagem do tensor no caso que parece ser o seu precisa de mais cuidado...
vitorrock
Cara, vc tem um pot de tone em sua guitarra, não?
Abçs

henriquemxk
Veterano
# nov/11
· votar


Bertola, eu estou com uma guitarra nova, e percebi que quando alguma coisa rasta no braço da guitarra (parte mais escura onde fica os trastes), como a unha, sai uma especie de produto branco, parecido quando cola tenaz fica seca, entende? É normal isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


henriquemxk
quando alguma coisa rasta
Jah Rastafari!!!
Limpe sua guitarra. Nada mais...
Abç

vitorrock
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
achei esse cabeçote:
http://www.guitarcenter.com/Blackstar-HT-Series-HT-5RH-Tube-Guitar-Amp -Head-H75308-i1966776.gc
o cabeçote precisa do gabinete se não,não vai sair som não é?
ai eu achei esse blackstar aki:
http://www.guitarcenter.com/Blackstar-Venue-Series-HT-Club-40-40W-Tube -Guitar-Combo-Amp-107220899-i1521959.gc#
ele é um amp valvulado ou não?
pois amp valvulado tem gabinete e cabeçote,ou não tem nada a ver?
vlw,abc!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


vitorrock
Sim, ambos são valvulados.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji