【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
iRock
Veterano
# fev/11


Bom, devido a grande extensão do último tópico, que estava se tornando pesado pra carregar, tomei a liberdade de continuar a saga de um dos tópicos mais bem sucedidos do FCC.

Sagas anteriores:

Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV

Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji, queria agradecer em nome dos membros do FCC a grande disposição e paciência para com nós, meros mortais, sanando nossas humildes dúvidas e indecisões. Continuem o ótimo trabalho, parabéns.

DeFender
Veterano
# fev/11
· votar


oi galera,
to em duvida se eu compro uma les paul michael ou shelter...
o q eu faço?
preciso sair desse dilema e preciso de uma soluçao de guitarristas mais experientes...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Tô na área!

pscb
Veterano
# fev/11
· votar


Igual ao colega iRock, aproveito para agradecer ao Bertola e ao Seiji pela imensa ajuda aos foristas. Aqui, temos respostas com embasamento, sem aquilo de repetir o que os outros disseram.

Daniel Sathierf
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os Malagoli são bons, ou compensa comprar um capt importado? Eu perguntei na pag passada sobre capts importados, mas vc havia me falado anteriormente sobre os malagoli, que estão uns 600 reais a menos.

Abraçç

claudio.oc
Veterano
# fev/11
· votar


Prezado Bertola,

Comprei um par de Malagolis Traditional HB HOT, ponte e braço. Depois reparei que as especificaçoes dos dois captadores sao iguais. Eu poderia colocar o traditional HB HOT do braço numa ponte ? A minha ideia é comprar mais um par de traditonal HB para coloca-los no braço de duas guitarra, utilizando o HB HOT do braço que já comprei, na ponte de uma das guitarras. Deu para entender ? Muito obrigado pela ajuda.

Abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Daniel Sathierf
Sim, são. Estude bem a linha deles, pois é vasta e tem capts de todo tipo e qualidade.
claudio.oc
Sim, sem problemas.
Abçs

claudio.oc
Veterano
# fev/11
· votar


Prezado Bertola,

Eu poderia colocar este captador que seria para o braço em pontes tremolo strato ou tune-o-matics ? Obrigado. abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


claudio.oc
Sim.
Abç

claudio.oc
Veterano
# fev/11
· votar


Bertola,

Muito obrigado pela força.

Abs.

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


e pensar que eu conheci o primeiro tópico, como membro novato ainda

=')

vida longa ao tópico de luthieria!

celotoledo
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Por favor estou pensando em comprar um Cort Viva Gold III:
ESPECIFICAÇÕES

Construção: Braço Aparafusado
Corpo: Soft Maple
Braço: Hard Maple 5 pieces
Logo: Metal Cromado
Friso: Branco na Escala
Nut: Locking Nut com String Retainer Bar
Escala: 25.5" scale, 24 frets
Configuração: H-H
Captação: EMG 81 (n.p.u.) e EMG 85 (b.p.u.)
Controles: 1 Vol, 1 Tone (Sem push-pull)
Cores: BKS (Black Satin), WP (White Pearl Glossy), MIC (Mystic Ice Crazer)

Gostaria de saber se voce poderia me falar algo a respeito da qualidade das ferragens, ponte e tarraxas, e também da madeira.

Muito obrigado desde já.

Abração.

Joel_ESP
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O Maverick 3012 é bom?
Ele distorce com o volume no 8, ou por ai?
Ah e aproveitando, se der, dá uma olhada nessa pérola aqui ó:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/255003/

Ian Anderson
Veterano
# fev/11
· votar


marcando o topico

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


kiki
Obrigado Kiki...
celotoledo
As Corts são boas guitarras, com bom custo-benefício.
Joel_ESP
Cara, eu não sei pois nunca testei esse amp, apenas o recomendei pois fizeram boas avaliações aqui no FCC, e ele tem características que julgo ideais para um amp para ensaios e pequenos shows.
Quanto ao tópico que vc citou... Prefiro não me manifestar......
Abçs

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá..
Cara, o que você acha das Guitarras Xaviere? Aquelas que vendem no GFS..
To pensando em comprar uma Lespaul deles..
Sabendo que o preço somado 100% de imposto (apesar de eu saber que não chega a tanto), é em torno de R$1200, com hardcase.
Será que vale se arrisca nelas, ou essas LPs mais conhecidas como a Sx e as Vintages é mais jogo?
O modelo que eu to interessado é esse..
http://www.guitarfetish.com/XV-599-Quilt-Top-Abalone-Purfling-Maple-Bi ndingTobacco-Burst_p_2229.html#
Obrigado, abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Thiago Teixeira
Cara, eu não as conheço, apenas as peças dessa marca, que são boas mesmo e baratas...
Abç

Pachenko
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mandei regular minha guitarra. Ela tá impecável altura das cordas, oitavas, tudo perfeito. Porém está trastejando bem de leve (mas encomodando) na corda si, a partir da 12ª casa, e tbm na mizinha por essa região. Eu não tenho tempo disponível para levar novamente, gostaria de saber se tem como eu fazer algo na ponte pra subir um pouco a ação das cordas sem desregular as oitavas...

Pior que testei na retirada, mas só da pra notar bem com ela desligada... Com ela ligada fica com um pouquinho menos de sustain e não se houve o trastejar.

Não tenho tempo disponível para levá-la... será que não rola uma meia voltinha anti-horaria nos 2 parafusos da ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Pachenko
Não tem, pois quase certamente precisará fazer um "rebatimento" de trastes, e só um luthier experiente pode fazer isso...
Levantar a altura das cordas, só se a ponte for do tipo "vintage"
mas só da pra notar bem com ela desligada
Então NÃO é trastejamento.....
Abç

LipeGuitarrero
Veterano
# fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Bertola, finalmente encomendei minha Condor CLP2 e está para chegar.

Vou trocar os captadores dela por um Custom 59 no braço e um HH777 na ponte da Malagoli. Será que vai ficar bom?

E as tarraxas groove seguram legal ou precisa trocar por gotoh?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


LipeGuitarrero
Será que vai ficar bom?
Não sei! Só colocando pra ver (ouvir). Melhores que os que vem nelas eles são...
E as tarraxas groove seguram legal ou precisa trocar por gotoh?
Sim, são boas......
Abç

LipeGuitarrero
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu bertola
Abraços.

Digosambora
Veterano
# fev/11 · Editado por: Digosambora
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala mestre,

sei que pode parecer meio besta a duvida mas...

Preciso abaixar um pouco a altura do nut de uma strato, sendo ele de plástico, poderia apenas retirá-lo do braço e lixar a parte de baixo (do nut) a altura que preciso???

Ou há outra alternativa???

Desde já

Grande abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Digosambora
Sim, pode fazer isso ou aumentar a profundidade dos sulcos (mas isso exige experiência...). Troque logo por um de osso...
Abç

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


Digosambora
alternativa: afundar as cavidades das cordas. é até mais facil de executar, pois nao precisa descolar o nut.

mas é preciso ter ferramentas mais especificas, tipo uma lima bem fina ou algo assim, e cuidado pra acertar as profundidades (risque com uma lapiseira a profundidade).

Digosambora
Veterano
# fev/11
· votar


Opa mestre

Entao, estou com uma stratinho furreca comigo, justamente para fazer todo tipo de experimento na guitarra (tadinha rsrsrsrs).

Sabe como é, ir pegando um know-how hehehe

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Digosambora
É uma boa tática......
Abç

rafael_cpu
Veterano
# fev/11
· votar


Mestres Bertola e Seiji

Primeiramente, parabéns pelo louvável trabalho de vocês.
Duas dúvidas:
1) É verdade que o escalopamento pode aumentar a dificuldade numa futura troca de trastes?

2) Quero comprar um baixo para meu sobrinho, mas sou guitarrista e não manjo nada daquele instrumento. Como sei que você, Bertola, é baixista, poderia indicar algumas opções com boa relação custo/benefício?

Obrigado.

Pachenko
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que pode ser entao? Será que o braço ta empenado algo mínimo?

will789
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mano, me ajude aki ó, tô co duvida entre umas guitarras, por favor me fale qual é melhor na sua opinião, pq não tem pra mim testar aki na minha cidade.


*Cort EVL-K4
*Ibanez S470
*Ibanez RG570 (1998)
*Esp/ltd Mh250 (floyd Gotoh e caps DiMarzio Evolution)
*Jackson Fusion Xl (decada de 90)(ponte Schaller, Seymour Duncam Paralel Axis na Ponte e 59 Model no Braço)


qual vc acha q é melhor? pode falar alguma de floyd q não esteja ae, mas se der, me fala ae a orden q vc me aconselharia a comprar, pq não sei se vou encontrar todas em bom estado e tal, então seria bom saber se não der a melhor, pego a segunda, entendeu?


é isso mano, agradeço mto ae a ajuda.

abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji