Se todas as válvulas do mundo de repente sumissem, a guitarra elétrica seria a mesma?

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# fev/11


Galera...

Todos falam em timbre "valvulado", amp. "valvulado"... etc... que é bom e tal...
Se fugíssemos disso só por um instante, e considerássemos somente os sintetizadores, simuladores e transistors da vida!
O timbre da guitarra estaria comprometido pra sempre?

Estamos caminhando pra um futuro, onde estaremos presos eternamente à procurar o timbre das válvulas?

O guitarristas "de computador" dariam conta do recado?

Opinem!

(não me batam muito por favor!)

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


Leomju

Cara, Música é feita de talento e não de válvulas.

Abs

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Maurício Bahia

Pois é amigão... concordo!

O duro é fazer os aficcionados pensarem como a gente!

Ou então baixarem os preços dos valvulados!

Valeu pelo post Mauricio... bem inteligente!

Leomju
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leomju
· votar


mas o tópico naum sobre qualidade musical em si... é sobre TIMBRE!

Luiz Frusciante
Veterano
# fev/11
· votar


Cara, Música é feita de talento e não de válvulas.

Puxa-saquísmo à parte, falou tudo!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


A guitarra elétrica naum estaria comprometida... mesmo que no mundo só existissem zoom 505, a questão é o timbre... valeu?

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leomju: mas o tópico naum sobre qualidade musical em si... é sobre TIMBRE!

Ok! Cara, os simuladores estão cada dia melhores. Na boa, se o guitarrista toca num valvulado ou não, pra mim não faz a menor diferença (sem citar que "ao vivo" e "estúdio" são mundos distintos). Se o cara é bom, manda ver em qualquer circunstância, seja analógico ou digital. Talvez se vc comparar lado a lado, opte pelo valvulado, mas essa comparação existe na vida real?

Valvulados é uma peça bacana do quebra cabeças que é "musicar!! A coisa é mais embaixo. Não lembro bem quantos, mas há inúmeros álbuns gravados com simuladores e isso não comprometeu o sucesso das composições. Portanto, o que importa é fazer música!

Cito sempre o fuzz, que é um efeito derivado de alto falantes ferrados... Literalmente rasgados que produziam tal efeito. Os caras souberam lidar com esse "defeito", assim como as válvulas saturadas!!! Distorção não era pra existir, mas um maluco achou bacana e a idéia vingou.

Enfim, a criatividade é que "comanda" e o timbre é um componente da composição, seja ele feio ou não... A "vibe" do artista optou por um som inusitado. E daí?

Abs

cristian1990
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

mais um tópico genial!!!!, po cara começa a cria tópico mais interessante e com dúvidas sua, tópicos desse tipo nao servem de nada

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Bahia
Ok! Cara, os simuladores estão cada dia melhores

Os caras souberam lidar com esse "defeito", assim como as válvulas saturadas

Enfim, a criatividade é que "comanda" e o timbre é um componente da composição

Cara concordo com tudo o que disse,
o sentido do tópico é apontar a engenhosidade dos guitarristas atuais e dos futuros...
Talvez mostrar caminhos novos, reinventar, apontar novidades...
Por isso disse no começo que o pessoal consagrou alguns chavões! "Só Fender e Gibson saum o que há, só válvula dá boa distorção! Só equip. importado é de primeira!, etc..."

Achos que estas "verdades universais" tem que cair, pois está ocorrendo uma perda de criatividade aí! Muitas vezes ninguém quer trabalhar algo novo porque pensa que tudo está pronto e naum é verdade!

Ninguém quer fuçar os timbres transistors, porque os valvulados, valem mais e expões mais a marca. A coisa naum é por ae...

Mas é bom saber que tem guitarrista consciente hoje, buscando alternativas e fazendo um futuro melhor para a guitarra elétrica.

Valeu!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


cristian1990

Valeu pelo post e pela opinião sincera...

Abraço...

ah, mas a propósito... tem mais 1400 tópicos aqui... e vc entrou num que naum serve pra nada, PRA QUE?

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leomju

Seus tópicos são legais pois nos levam a uma reflexão! O FCC (e a múscia) precisa disso.

Keep Rocking!

Abs

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Bahia

Thank You, velhinho!!!

Greggio
Veterano
# fev/11
· votar


Olha, falando timbrescamente, haveria um divisor de aguas sim, agora é tudo uma questão de paradigmas, posi de paradigamas em paradigmas é que a humanidade caminha, um dia a terra era em formato de prato, um dia os microbios se disseminavam por " humores", um dia fumar era socialmente estimulante etc etc

Tavez um dia o som das valvulas seja algo caricato... será?

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Greggio

Sabe o que era uma prática comum, principalmente entre as bandas de baile, há muitos anos atrás?

Mandar transistorizar os amps valvulados que eles tinham!!!
Já vi vários Duovox, Tremendão e uns Palmer que não lembro o modelo, com esse "downgrade", hehehe!

Pura mudança de paradigma!

Greggio
Veterano
# fev/11
· votar


Mandar transistorizar os amps valvulados que eles tinham!!!

Pois é, esse é mais um exemplo de que, em maior ou menos grau, as pessoas agem conforme o que " ouviram de orelhada", que é exatamente a convergencia com os paradigmas existentes... Provavelmente uma ou duas pessoas tiveram essa ideia de substituir as valvulas e, dependendo de sua inflencia ou da admiração que emanavam no meio musical, isso pode ter se tornado em um raciocinio em efeito domino...
Isso é de certa forma muito curioso...
Quebrar paradigmas é para poucos
Vide Galileu que foi pra fogueira ...

foi mal a desvirtuada, mas achei o exemplo do DeRos bem exemplificante mesmo, hehe

Andy Viper
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros
Sabe o que era uma prática comum, principalmente entre as bandas de baile, há muitos anos atrás?
Mandar transistorizar os amps valvulados que eles tinham!!!


Por qual motivo?

LipeGuitarrero
Veterano
# fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Acredito que se os valvulados desaparecessem o mundo da guitarra não mudaria nada.
Muita gente toca com SS, inclusive eles guentam mais pancadas que os Alltube.
E também existem muitos simuladores de Amps, mesmo que para os puristas eles sejam um "pecado", acredito que são uma ótima ferramenta para quem não tem grana pra comprar Amps tops, e precisa de versatilidade.

Pra tudo se da um jeito, se não existisse a valvula os guitarristas dariam um jeito para tirar um som muito bom com outros equipos.

Mais é claro que um amp valvulado ali do seu lado é uma coisa única. Simuladores nunca serão iguais a um amp de verdade, ja ouviram aquela frase "eu sou único, o resto é xerox" ? Eu tenho certeza que ela se encaixa para amplificadores também.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


Na minha opinião, quando se entra no mundo dos valvulados, não há mais volta. Para sons limpos, realmente se encontra muita coisa boa transistorisada, como o Roland JC-120, por exemplo. Mas, pra distorção, o negócio é valvulado e ponto final (de novo, na minha opinião).

Por mais que o músico seja bom e consiga extrair um ótimo timbre de qualquer amp, semprea haverá um limite entre uma amplificação valvulado e digital. O valvulado terá aquela ''vibe'', aquele recheio, aquele som mais cremoso. Não estou tirando o mérito dos transistorisados, até porque existem muitos deles ótimos. A simulação, então, eu fico longe, a não ser que seja pra brincar em casa num Pod, imaginando que tu tem um monte de amplificadores. Ao vivo, principalmente, eu não substituiria os valvulados, de jeito nenhum.

A amplificação digital superar mesmo em tudo a sonoridade valvulada é a minha aposta para o século 22. Cada vez mais as empresas conhecidas estão criando mais e mais amplificadores valvulados a cada Namm... não vejo eles sumindo do mercado tão cedo.

Tudo isso, de novo, na minha opinião.

Leomju

Cara, eu gosto dos teus tópicos. É graças a eles que tô conseguindo bater um bom papo com o pessoal, nessas férias. Se não fosse isso, eu quase não teria postado, nesse início de ano. Não liga para o que os outros falam... gente pra falar mal e reclamar de tudo tem aos montes aí. Eu nem esquento mais a cabeça.

Abração

Lord-g
Veterano
# fev/11
· votar


Bom eu gosto muito do som de um bom valvulado e ao vivo só toco se for em um (de preferencia).

Este ano entre num Studio pra gravar umas guitas e o que eu tinha era um software com simulação de Roland Jazz Chorus e uma simulação de JCM 800.

Me surpreendi com os resultados ,claro que a dinâmica ainda não é a mesma mas sonoramente falando no que se refere a timbre o mundo das simulações já deu um grande passo .


Sei lá.... que venha o futuro .(Já viram o filme "O livro de ELI" poderiam os AllTubes serem coisa do passado? )

Abraço.

Manubio
Veterano
# fev/11
· votar


Se todas as válvulas do mundo de repente sumissem, a guitarra elétrica seria a mesma?

A guitarra sim, o que mudaria seria o amp, oras.

Tirando a brincadeira, acho que mudaria sim, acabaríamos usando mais simuladores do que amplificadores, talvez um amp da Line 6 que simula amps valvulados. Triste seria entrar em um palco e não ter aquele amp nas suas costas.

Abs

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


um dia não muito longe isso vai acontecer... Valvulado é caro e tecnologia antiga e da mais trabalho... Muita gente ta deixando de lado as álvulas e sem usar simulação, simplesmente porque um Laney LV100 não perde nada pra valvulados porque o digital tem incríveis possibilidades e porque bbking usa... A diferença será que distorção e overdrive sera de pedais... Ficar sem valvulas não mudaria minha vida... Abram suas mentes a outras opinioes, valvulentos...

abç

Will Bejar
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
Não mudaria nada... talvez surgisse uma nova tecnologia, aí alguém viria e diria "cara, esses amp XYZ não valem nada... o que liga são os SS".

Eu mesmo preferiria um amplificador SS do que um simulador... sei lá, coisa minha... nunca toquei num simulador e/ou derivado, mas não tenho a mínima vontade... prefiro o AMPLIFICADO propriamente dito, seja ele TUBE ou SS.

PS.: eu tenho um ALL TUBE...rs :P

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia
Se eu pudesse te positivaria 1000.


\jeremias

Bigtransa
Veterano
# fev/11
· votar


Andy Viper
Essa coisa de que válvula é melhor que transistor nunca existiu, antigamente se usava válvula por falta de opção e qdo começaram a aparecer os amps transistorizados a galera pirou no som e na novidade.... Hj com um tremendão vc tem um puta amp. Há 30 o mesmo tremendão era um amp obsoleto, que distorcia tudo quando abria o volume e que volta e meia exigia a troca de válvulas caras e difíceis de encontrar..... Imagina um cara em Vacaria-RS precisando comprar 4 6l6 sovtek em 1988, tava fudido e mal pago.....

Manubio
Veterano
# fev/11
· votar


Aé, eu falei ali atrás uma coisa, mas pode até parecer chavão, mas:

Valvulado é Valvulado

Não que eu não pudesse tirar timbres legais de uma simulação,
Não que não seja possível fazer um som legal num SS,
Não que imaginar ligar minha guitarra em um iPad seja terrível.

Mas ontem um amigo veio aqui em casa com seu Orange Dual Terror, e um 2x12, eu liguei meu Laney VC-30, e alguns pedais, e relembramos o tempo em que tocávamos na garagem dele com 2 meteoros de 200 contos.

O som estava ótimo, variamos o volume, e nossa, melhor sempre que mais alto, com as válvulas esquentando o ambiente.

Nunca ouvi um som bom assim sem ser com um bom amp valvulado, infelizmente, nem com simuladores, nem com SS's até hoje.

Não falo que seja impossível, só acho que não é a mesma coisa.

Abs

Joel_ESP
Veterano
# fev/11
· votar


A guitarra elétrica naum estaria comprometida?
Não porque o que ia acabar eram os amplificadores valvulados e não as guitarras

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


Manubio

Eu tô contigo, cara. Tirou as palavras da minha boca.

Tem gente que nunca tocou em valvulado e acha que amp transistorisado é a melhor coisa que existe, e o pior é que defende a ideia de que valvulado não é tão necessário assim... se fulano ou beltrano usa transistorisado, problema é dele. Os valvulados são os mais requisitados em todo o campo da guitarra e do baixo e, pra mim, constroem, junto do músico, os melhores timbres. Só quem tocou em um sabe do que estamos falando.

Eu vejo, algum dia, o transistor substituindo totalmente as válvulas... mas isso tem muitos e muitos anos pra frente, na minha opinião.

Excel Lion
Veterano
# fev/11
· votar


Eu ainda estou pra conhecer um SS que meu Fuzz Face ou o meu Super Fuzz (clone handmade) soem legal.


Não sei se isso é do circuito dos SS que testei ou do alto-falante (eu não entendo e nem ligo de entender muito sobre equipamento), mas as vezes que toco em alguns o som é bem menos definido do que no meu Vox valvulado.

Digosambora
Veterano
# fev/11
· votar


Concordo com o MauricioBahia porém, você percebe sim a mudança de um SS para um Valvulado. Isso inclui certos pedais também. Que foram projetados pensando-se no uso em amplis valvulados.

Mas a verdade é que, tem muito nego aqui que nunca nem chegou perto de um valvulado e toca naqueles Ciclotron da vida e fica cheio de marra, indo no embalo dos outros.

Se eu pudesse e meu dinheiro desse, eu pegaria um valvulado mas...
como quem não tem cão caça com gato. Procuro tirar leite de pedra com meu VS65.

Van_Lorien
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
Isso me faz pensar uma só coisa: vou começar a estocar válvulas, hahaha.

Mas, falando sério, concordo com o que disse o MauricioBahia, música é feita de talento, não válvulas. E, como muito diz um outro Maurício aqui do fórum, o Maurício Luiz Bertola, quem faz a música é o músico, não o equipamento.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se todas as válvulas do mundo de repente sumissem, a guitarra elétrica seria a mesma?