Autor |
Mensagem |
leonardobarcelos Veterano |
# jan/11 · Editado por: leonardobarcelos
Sempre que o nome do Van Halen aparece no fórum vejo uma reverência mútua de todos os participantes.
Sendo que toda vez que alguma discussão é aberta temos o seguinte organograma:
Divino = Hendrix Shred = Malmsteen Feeling = Slash e as vezes lembram do Clapton
Onde o Van Halen se encaixa?
|
Caps lock Veterano |
# jan/11
· votar
Isso é para ser discutido???
|
Stevenzin Veterano |
# jan/11
· votar
Onde o Van Halen se encaixa?
Eu diria: Divino = Hendrix Shred = Malmsteen Feeling = Slash Creatividade = Van Halen Musicalidade = Petrucci
|
# jan/11
· votar
depende do que você tem definido sobre discussão.
Se for discussão = Quebra pau não.
Se for discussão = Debater sobre a questão de maneira civilizada expondo seu ponto de vista e respeitando os outros membros Sim
|
erico.ascencao Veterano |
# jan/11 · Editado por: erico.ascencao
· votar
Pra mim, o Eddie Van Halen foi o segundo divisor de águas guitarrísticos. Se o Jimi Hendrix inventou como tocar guitarra do jeito que vemos desde os anos 60, o Eddie Van Halen reinventou o jeito de tocá-la nos anos 80.
Praticamente todos os shredders vieram do EVH, o sistema de ponte flutuante dominou o mercado por causa dele (Fender e Gibson deram uma estagnada na época) e por aí vai.
Pra mim, a grosso modo, podemos classificar os guitaristas existentes na história como influenciados pelo Jimi Hendrix ou pelo Eddie Van Halen - ou pelo menos como contemporâneos que compartilharam do memso estilão.
|
Caps lock Veterano |
# jan/11
· votar
Algo só pode ser discutido se tiver sentido, ou coisa do tipo, ao meu ver isso não precisa ser discutido, cada um tem uma opinião sobre o que representa o Van Halen.
Abraços
|
# jan/11
· votar
então tudo bem, nao posta!
|
Marcelo Bico Veterano |
# jan/11
· votar
leonardobarcelos Bicho, uma vez eu li uma reportagem em uma revista gringa (desculpe, mas esqueci o nome) e listaram os três discos que revolucionaram a maneira de tocar guitarra. O primeiro foi de um cara do jazz que não me recordo o nome ( o hd tá pifando, caceta! ), mas os outros dois foram: Are you experienced - Jimi Hendrix Van Halen I - Van Halen
Em matéria de criatividade, acho mesmo que o Eddie Van Halen se equipara a Hendrix.
Antes de Hendrix, ninguém tocava como ele. Depois de 1967 é que foi difundido o uso das técnicas e estilo do JH.
E antes de Van Halen, ninguém tocava como ele também. É só ver a enxurrada de bons guitarristas que usam as técnicas do VH, todos eles apareceram depois de 1978.
|
Marcelo Bico Veterano |
# jan/11
· votar
erico.ascencao Pô, cara! Teu post apareceu enquanto eu escrevia o meu. Assim fica parecendo que eu tô copiando he he
|
brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/11
· votar
Marcelo Bico Esse kra do jazz provavelmente deve ser ou o Charlie Christian, ou o Django Reinhardt, ou o Wes Montgomery.
|
Marcelo Bico Veterano |
# jan/11
· votar
brunoepronto Boa, véio! Era o Wes Montgomery. Com certeza, pois eu lembro de um sobrenome comprido. Essa é a vantagem de fuçar num fórum desses... recheado de conhecedores com boas informações.
p.s. ainda vou abrir minha cabeça prá outros estilos que não o roquenrol...
|
# jan/11 · Editado por: leonardobarcelos
· votar
erico.ascencao Marcelo Bico
Obrigado pelas informações compartilhadas, eu abri esse tópico porque sempre que ouvia falar no Van Halen o reverenciavam justamente pela forma de tocar e pela revoluçao na maneira de tocar guitarra que ele gerou.
Marcelo Bico E antes de Van Halen, ninguém tocava como ele também. É só ver a enxurrada de bons guitarristas que usam as técnicas do VH, todos eles apareceram depois de 1978.
Eu abri o tópico também por isso. Comecei a ouvir Van Halen há pouco tempo e pelo que percebi há muma grande leva dos novos guitarristas que fazem exatamente as mesmas coisas que ele e recebem muito crédito.
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/11
· votar
Dentro da história da guitarra rock, eu vejo três "divisores de águas"... ou seja, caras que revolucionaram, marcaram e influenciaram de uma forma muito grande:
1. Hendrix 2. Van Halen 3. Malmsteen
É claro que existem ou existiram outros que são (ou foram) músicos fora de série e mesmo tecnicamente superiores a esses três. Mas, em termos de importância na história da guitarra rock, não se comparam.
|
Eddie Van Hallen Veterano |
# jan/11
· votar
eu?
|
Marcelo Bico Veterano |
# jan/11
· votar
leonardobarcelos É isso aí. Eu comecei a frequentar o fórum atrás de informações técnicas sobre guitarras e pedais, mas hoje o que me prende por aqui são tópicos dessa natureza, onde a gente toma conhecimento de muita gente que fez muita coisa boa... é o grande lance: ir atrás dos originais. p.s. Pensei em citar os nomes dos guitarristas que eu acho que fazem exatamente o mesmo que o VH. Só que acho que ia chover pedrada na minha cabeça ha ha
|
PGilbert Veterano |
# jan/11
· votar
Divino = Van Halen
E só. O resto é insignificante.
|
erico.ascencao Veterano |
# jan/11
· votar
Eu vou arriscar mais hein: se nos anos 60 apareceu o Jimi Hendrix e nos anos 80 apareceu Eddie Van Halen, nos anos 2000 aflorou o The Edge.
OK, o The Edge apareceu nos anos 90, mas foi nos anos 2000 que o som que ele faz se tornou mais coerente com a época (no fim dos anos 80 e nos anos 90 a "moda" era o grunge). E ele, pra mim, é o cara mais inovador desde o EVH. O Malmsteen, pra mim, continua sendo da mesma linha shredder inaugurada pelo EVH - os mais conhecedores diriam que se assemelha ao Blackmore, mas eu não manjo muito e nem vou me aprofundar.
|
Gasparzim Veterano |
# jan/11
· votar
PGilbert O resto é insignificante
Até o Paul Gilbert?
nick FAIL
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/11 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar
erico.ascencao O The Edge já vem lá dos anos 80... Ele construiu um estilo bem próprio, sem dúvida. O Tom Morello é um cara assim tbm. Mas, nem de longe esses dois marcaram presença e influenciaram o cenário guitarrístico (rock) como fizeram Hendrix, EVH e Malmsteen.
PS: não considero EVH um shredder. Ele e Malmsteen possuem estilos bem diferentes.
|
PGilbert Veterano |
# jan/11
· votar
Gasparzim Van Halen = Deus. Paul Gilbert = O Pai.
|
# jan/11
· votar
Eu acho que o Malmsteen tem um estilo diferenciado de tocar, até porque a proposta musical dele é totalmente diferente. Ele tem toda a caracteristica shred aplicada a este estilo.
Não diria que ele revolucionou a maneira de tocar até porque ele nao fez escola (seguidores fiéis) como Hendrix e Van Halen. O que ele fez foi aplicar o instrumento a um estilo não muito explorado anteriormente por guitarristas e o fez e faz com maestria.
É como vemos o De Ros tocando choro por exemplo.
|
AloiS Veterano |
# jan/11
· votar
Jiimi Hendrix tem mais Feeling que o slash!.
|
GOREFESTA Veterano |
# jan/11 · Editado por: GOREFESTA
· votar
Feeling = Slash e as vezes lembram do Clapton
Puta heresia isso... pior, nem lembram do Stevie Ray Vaughan
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/11
· votar
leonardobarcelos até porque ele nao fez escola (seguidores fiéis) como Hendrix e Van Halen
Como não, cara? Toda a escola "shred" vem dele. Não precisa ser só o neo-clássico.
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# jan/11
· votar
Porra, aonde que Slash é rei do feeling? Slash é rei da imprensa e vocês mesmo estão confirmando isso. Cade SRV? Cade Jimmy Page?
|
Jimi Van Halen Veterano |
# jan/11
· votar
Algo divino realmente,não esqueçam do Randy Rhoads que equipara nesse quesito junto com o Malmsteen e Hendrix... Todos mudaram o modo de tocar... Ah uma lista de guitarristas que são fãs de Eddie Van Halen,que quebra barreiras do estilo de dele(Hard Rock),como Zakk Wylde,Dimebag Darrell,Gilbert,e até mesmo Jason Becker... O mundo da guitarra se resume a antes de 1967 e depois de 1967 Como tbm se resume a antes & depois de 1978
PS:Mas um que é ignorado mas tbm é um Deus para virtuosos é um cara chamado "Jeff Beck"
|
Jimi Van Halen Veterano |
# jan/11
· votar
[M]@a.[K]!ller SRV está num patamar muito acima do Feeling KKK Sério!Slash é conhecido so pelo seu Feeling,Ja SRV é por ressucitar o Blues... SRV é FODA!
|
TavaresBluesMan Veterano |
# jan/11
· votar
leonardobarcelos
Sempre que o nome do Van Halen aparece no fórum vejo uma reverência mútua de todos os participantes
Cara, com todo o respeito a Banda, ao cara pois é indiscutível como músico, mas me inclua fora dessa pois na minha opinião para ser reverenciado eu citaria oooutros guitarristas.. Vejo isso como uma questão de gosto ou afinidade com a música deles ou estilo de tocar do Van Halen..
Valeu abraço
|
Gasparzim Veterano |
# jan/11
· votar
SRV é FODA! (2)
Agora sem desvituar o tópico, assisti um dvd do VH e o cara simplesmente é genial, o instrumento é parte dele, uma extensão de seu corpo como já ouvi dizerem aqui no FCC
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# jan/11
· votar
TavaresBluesMan Cara, com todo o respeito a Banda, ao cara pois é indiscutível como músico, mas me inclua fora dessa pois na minha opinião para ser reverenciado eu citaria oooutros guitarristas.. Vejo isso como uma questão de gosto ou afinidade com a música deles ou estilo de tocar do Van Halen..
Eu tbm não sou o maior fã. Mas, vamos concordar que a importância do cara na história da guitarra rock é inegável e isso não é uma questão de gosto, né.
|