Afinal o que representa o Van Halen?

Autor Mensagem
leonardobarcelos
Veterano
# jan/11 · Editado por: leonardobarcelos
· votar


BlaCk LaBeL
Toda a escola "shred" vem dele. Não precisa ser só o neo-clássico.

Será?

Edit: Editei para esclarecer a quem nao acompanhou o tópico inteiro que não estou falando do EVH mas sobre o malmsteen neste comentário.

daniel_guitar
Veterano
# jan/11
· votar


leonardobarcelos
ele inovou o modo de tocar guitarra na época

Stalingrado
Veterano
# jan/11
· votar


Onde o Van Halen se encaixa?

Eu diria:
Divino = Hendrix
Shred = Malmsteen
Feeling = Slash
Criatividade = Tom Morello
Musicalidade = Petrucci

O conjunto de todas essas coisas = Eddie Van Halen.

hahaha!

Sir Vinex
Veterano
# jan/11 · Editado por: Sir Vinex
· votar


Eu diria:
Divino = Hendrix
Shred = Malmsteen
Feeling = Slash
Criatividade = Tom Morello
Musicalidade = Petrucci


Concordo com o Stalingrado nessa parte, só adcionaria:

Inovação visual=Steve Vai
Técnica= Joe Satriani
Intuitividade= Eddie Van Halen,

afinal sua carreira foi baseada em sua intuição, ele mesmo afirma que nunca parou para praticar escalas e nem estudar qualquer tipo de teoria musical.

TheDivisionFloyd
Veterano
# jan/11
· votar


Eu diria:
Divino = Hendrix
Shred = Malmsteen
Feeling = Slash
Revoluçao = Van Halen
Musicalidade = David gilmour
Porra loca = Jack White

Van Halen foi divisor de aguas o cara é foda

Kold
Veterano
# jan/11
· votar


Divino = Page;Ace Frehley;Paul Stanley...
Shred = Buckethead,Porpeta Mau miss teen, entre outros
Feeling = feeling nao é só coisa calma né? Buckethead,Slash porpeta Mau Miss Teen
Revoluçao = Van Halen
Musicalidade = ????
Porra loca = Buckethead


Nao tem como definir... -.-

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar


acho equivoco dizer que o eddie sózinho influenciou todos os guitarristas dos anos 80 em diante.

mas se dizer q eddie van hallen+ randy rhoads , ditaram completamente o foco guitarrista dos anos 80 , acho que esta completamente correto .

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


leonardobarcelos
Será?

Sem dúvidas, man. E afirmo isso de forma imparcial. O impacto no mundo guitarrístico (rock) foi enorme quando o Malmsteen surgiu. Rhoads é foda tbm, mas o sueco ainda foi mais expressivo. É o grande divisor de águas quando se trata de shred guitar.

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


Aqui já foram citados vários guitarristas geniais: Jimi Hendrix, Van Halen, Malmsteen, Slash, SRV, Jeff Beck, Blackmore, Randy Rhoads, etc.

Mas continuo com a seguinte opinião: quem influenciou gerações foram o Jimi Hendrix e o Van Halen. Os outros pertenceram a nichos mais específicos.

Michel_Wylde
Veterano
# jan/11 · Editado por: Michel_Wylde
· votar


Porra, o povo ainda não citou um guitarrista (como q puderam esquecer?! hehehe)


erico.ascencao
E o David Gilmour!?

teleman
Veterano
# jan/11
· votar


Pra mim Van Halen não representa absolutamente nada. Bem como Malmsteen, Steve Vai... todos são um saco

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


erico.ascencao
O Hendrix é, provavelmente, o mais inegável dentre todos estes. Mas, pq vc acha que o EVH influenciou gerações e o Malmsteen não?

Jimi Van Halen
Veterano
# jan/11
· votar


Quem diz que o EVH não shredder é que não viu aqueles solos que ele fazia nos anos 70/80

Vinícius Iron
Veterano
# jan/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


Vou falar uma coisa que vai deixar o pessoal louco, mas é o que eu penso:

O motivo de as pessoas idolatrarem tanto o Hendrix, foi pelo que ele significou na época dele. Nos anos 60, ninguém tocava como ele, então foram influenciados por aquele novo estilo. Porém, se o Hendrix aparecesse, hoje, ele seria um guitarrista bem comum e ninguém daria nada por ele. O negócio é que ele apareceu no momento certo e, como todos o endeusavam nos 60, esse legado perdurou até os dias hoje. Se não fosse a fama dele passada de geração à geração, as pessoas passariam batido por ele, hoje.

Abraços

PS: Gosto das músicas do Hendrix, mas, quando vou escutar, prefiro ver outras pessoas as interpretando. Aquelas gravações antigas estão muito ruins. Mesmo remasterizando, nunca fica bom.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


teleman
Gosto pessoal é uma coisa, fatos são outras...

Jimi Van Halen
Eu conheço, mas ainda assim não considero. E isso não desmerece em nada a obra do cara.

Vinícius Iron
Pegando sua opinião e fazendo uma analogia com seu nick, tbm posso afirmar com certeza que se o Iron Maiden surgisse hoje, com esses álbuns que tem feito ultimamente, não seriam nem sombra do que são. Ou seja, não faz sentido pensar dessa forma. As coisas tem que ser analisadas levando aquele determinado "tempo x espaço" em que elas surgiram/aconteceram...

Jinkxs
Veterano
# jan/11
· votar


Nos anos 60 Hendrix extrapolou os limites da guitarra.

Tá certo que o Beck, o Clapton, o Santana, o Townsend e outros já faziam miséria, mas o Hendrix usava microfonia, chiados, alavancadas, gritos, etc... tudo isso com distorção (quase) pesada e wha-wha, numa Strato e em performances ao vivo de tirar o fôlego.... tocando com a boca, com a guitarrra nas costas, quebrando tudo... literalmente. E por incrível que pareça tudo isso se encaixava na música, e principalmente no comportamento da juventude da época.

Por isso ele foi o primeiro revolucionário do instrumento.

Já o EVH veio nos anos 80..... e o rock já tinha sua definição tanto estética quanto musical, calcada principalmente na revolução começada pelo Hendrix e continuada por Page, Blackmore e outros. Por isso, podemos considerar que EVH já tinha influência (direta ou indireta) do Hendrix, que é o Pai de tudo isso.

E na época, ou até antes, já tinha gente que fazia tapping, two hands, e outras técnicas que o EVH ficou famoso por ter "inventado" ( O Zappa fazia tapping quando o EVH ainda usava fraldas).

Mas podemos considerar que o EVH extrapolou os limites da guitarra, assim como Hendrix havia feito 20 anos antes.

Os efeitos (fazer, flanger), junto com as técnicas que ele incorporou no seu som casaram super bem com a proposta da banda, de uma musica irreverente e bem humorada, cheia de referecias sexuais. Além disso, sua musicalidade e a naturalidade com que ele colocava passagens complicadas em músicas relativamente simples, além dos solos com "identidade".... tudo isso fez do cara o pai da guitarra moderna.

Bom... é assim que eu analiso a evolução dos guitarristas de rock.

Claro que teve muita gente importante antes e depois desses caras, mas acho que os gênios que revolucionaram foram esses 2 aí.

Vinícius Iron
Veterano
# jan/11
· votar


BlaCk LaBeL

Pegando sua opinião e fazendo uma analogia com seu nick, tbm posso afirmar com certeza que se o Iron Maiden surgisse hoje, com esses álbuns que tem feito ultimamente, não seriam nem sombra do que são. Ou seja, não faz sentido pensar dessa forma. As coisas tem que ser analisadas levando aquele determinado "tempo x espaço" em que elas surgiram/aconteceram...

Concordo plenamente com o que tu disse: O Iron Maiden foi o que foi por causa da época em que ele apareceu.

Só o único problema é que o ''Iron'' do meu nick não é de Iron Maiden, é o meu segundo nome. A pronúncia seria a mesma de como se escreve. Existe uma história por tráz desse meu segundo nome, mas numa outra hora eu conto, hehe.

Já não é a primeira pessoa que me fala isso, aqui, no Cifraclub, hahaha.

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


BlaCk LaBeL: O Hendrix é, provavelmente, o mais inegável dentre todos estes. Mas, pq vc acha que o EVH influenciou gerações e o Malmsteen não?

O Jinkxs já falou muita coisa. Na época que o EVH surgiu, o jeito que ele tocava era extremamente inovador. Até lá muito do que rolava eram resquícios do Blues-Rock que o Jimi Hendrix "criou". Com o EVH surgiram guitarristas desde os de Metal Farofa até virtuosis como Steve Vai e Joe Satriani, etc.

Acho difícil falar em qualquer coisa mais recente simplesmente pela questão do tempo. Acho difícil afirmar que o Malmsteen, por exemplo, seria o "terceiro revolucionário" tanto por ele ser relativamente recente no cenário musical (estamos falando de um cara que despontou nos anos 90, não faz nem 20 anos) quanto por ser de um nicho musical um pouco restrito ainda.

Tivertimailaif
Veterano
# jan/11
· votar


Sempre achei as bases do Van Halen muuuuito mais foda que os seus solos^^

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


Vinícius Iron
Huahuahauahuah!!! Foi mal, cara! Eu jurava que era por causa do Mainden. Mas, isso acontece com meu nick tbm, que todo mundo pensa que é por causa do Black Label Society.

erico.ascencao
Tbm concordo com o que o Jinkxs falou sobre o Hendrix e com boa parte do que disse sobre o EVH. Mas, veja só... Malmsteen despontou ainda nos 80: em 1983 estava com o Alcatrazz e o Rising Force foi lançado em 1984, já causando um baita impacto. Da mesma maneira que o EVH já tinha influências, Malmsteen tbm as tinha, mas levou tudo a um outro nível. Assim como vc disse que o jeito de tocar do EVH era inovador, o do Malmsteen tbm era... todo aquele lance da velocidade, dos arpejos e carregar nas menor harmônicas e diminutas. Toda uma série de virtuosos surgiram a partir daí: Vinnie Moore, Jason Becker, Paul Gilbert, Greg Howe... E considero que estilos como metal melódico e power metal tem MUITA influência mesmo do trabalho do Malmsteen, basta ver aí o Roland Grapow que é um clone, o Timo do Stratovarius, brazucas tipo o Ardanuy e o Kiko Loureiro..

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


BlaCk LaBeL
O EVH me parece ter uma influência mais abrangente: Europe, Skid Row, Motley Crue, Def Lepard... enfim, uma penca de coisas. Até Roupa Nova e Rush têm os seus traços de EVH nos anos 80 - o Kiko é fã incondicional e o Alex Lifeson teve um leve ataque shredder lá por 85-89.

A influência do EVH é uma coisa mais abrangente, mais "Pop" e com mais visibilidade, saca? Os influenciados do Malmsteen são caras conhecidos no meio guitarrístico, por isso é o tal "nicho mais específico"que eu comentei.

Jinkxs
Veterano
# jan/11
· votar


erico.ascencao
BlaCk LaBeL

O Malmsteen é um dos guitarristas mais rápidos e técnicos que eu já ouvi. Mas ele não foi um revolucionário.

Ele tem o mérito de popularizar a mistura de metal com a música clássica e tocar a uma velocidade que poucos conseguem. Mas não criou nada.... nem o metal, nem o classico nem a velocidade. Não inventou os arpeggios, nem o sweep, nem a menor harmônica. Mas é um dos que melhor usam todo esse repertório.

Acho o The Edge, com seus delays, muito mais inovador em inventivo que o Malmsteen, mas não tem técnica nem virtuosismo para ser considerado um gênio. O Zappa, que citei anteriormente foi outro revolucionário.... mas não o coloco no patamar do Hendrix e do EVH porque nunca conseguiu popularizar sua obra. Mas no meio guitarristico ele é muito reverenciado. O Vai, por exemplo, é "cria" do Zappa.

O Malmsteen não extrapolou os limites da guitarra, mas conseguiu arrebatar uma legião de fãs e influenciou muita gente, e além disso é uma dos caras mias rápidos e técnicos de todos os tempos.

Pra resumir, acho que os critérios para considerar um guitarrista como Deus, ou Revolucionário, ou Pai da Guitarra devem ser os seguintes:

Criatividade: O cara tem que revolucionar a forma de lidar/tocar o instrumento, com técnicas, timbres e sonoridade. Fazer o que ninguém fez antes.

Virtuosismo: O cara deve ser um virtuoso. Tem que fazer mais que só o beabá. O domínio do instrumento é fundamental.

Influência: O cara tem que ser influente. Deve ser a inspiração de outros guitarristas de sua geração e de gerações futuras. Tipo: Quando eu crescer quero tocar que nem esse cara.

Sucesso: O cara tem que fazer sucesso. Vender CD, lotar ginásios, etc... Não dá pra ser um marco na história da música ficando restrito à um pequeno grupo de "iniciados"

Acho que o guitarrista que se enquadrar nesses 4 critérios pode ser considerado Gênio.

Só conheço 2.

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


Jinkxs
+1. Só fico pensando no quão virtuoso o Jimi é ou não é, neste quesito o EVH até deve levar vantagem.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


erico.ascencao
Jinkxs

Até agora já conseguimos um mérito muito grande, que é manter uma discussão envolvendo o nome do Malmsteen sem ninguém ter dado chilique ainda, heheheh!

Mas, voltando ao assunto...

Mas não criou nada.... nem o metal, nem o classico nem a velocidade. Não inventou os arpeggios, nem o sweep, nem a menor harmônica.

Perfeito, concordo com tudo isso. Mas, nesse sentido a comparação que eu faço é bem parecida coma que vc fez no seu post anterior: EVH não inventou o tapping, nem o hard rock, nem os harmônicos, enfim... Mas, incorporou tudo isso e extrapolou os limites de como essas coisas usadas. Assim, formou seu próprio estilo e influenciou muita gente. Pra mim, Malmsteen foi do mesmo jeito. Não foi criador das coisas que citamos, mas incorporou tudo aquilo e extrapolou os limites. Na época, ninguém fazia o que ele fez. Então, criou uma identidade e estilo próprios que influenciaram muita coisa no mundo da guitarra rock.

Jinkxs
Veterano
# jan/11
· votar


erico.ascencao

O Hendrix não era um músico completo. Nem sei se ele sabia ler partitura, mas o cara era um virtuoso com certeza. Talvez menos virtuoso que o Malmsteen, que o EVH, que o Vai ou o Satriani. Mas era virtuoso.

É um virtuoso no mesmo estilo da Helena Meireles.... que não sabia nem o que é um acorde, mas era o bicho com a viola nas mãos.

BlaCk LaBeL

Esses critérios são subjetivos. Você pode enquadrar o Malmsteen em todos eles. Eu posso enquadrar o Blackmore (pois sou muiiiito fã do cara).

Meus motivos para não enquadrar o Malmsteen:

1 - Não acho que ele tenha sido revolucionário. Como disse acima.... acho o The Edge e o Zappa muito mais criativos, só pra citar 2 exemplos. Apesar da velocidade e do virtuosismo, acho que o Malmsteen usa poucos recursos da guitarra e se repete muito.

2 - A música do Malmsteen não é muito palatável. Atinge um nicho específico. Falta-lhe a universalidade que o Hendrix e o Van Halen possui. As polêmicas aqui no FCC sobre o Malmsteen são evidências disso..

O EVH usou de forma inédita até então, vários recursos da guitarra simultaneamente, além de velocidade e técnica. E ele se reinventou diversas vezes ao longo da carreira, junto com a Banda. Basta comparar a sonoridade musical do Van Halen I com o Balance.

E como o erico.ascencao disse acima, o som do Van Halen é muito mais universal.

Mas isso é só minha opinião. Como tudo aqui é subjetivo, todas as opiniões são válidas e tem o mesmo valor.

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


Eruption foi um baque pra muita gente.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


Jinkxs
erico.ascencao

Na questão do virtuosismo que o erico.ascencao citou, com certeza EVH é mais virtuoso que Hendrix. Já o Malmsteen é, provavelmente, mais que os dois. Mas, isso se justifica pq cada um surgiu em um momento diferente e as coisas evoluem baseado nas que já existem. Hendrix construiu os degraus para que EVH e Malmsteen pudessem subir e ir mais adiante, construindo tbm os degraus para os próximos e assim vai...


Quanto aos critérios, é bem isso: existe muita subjetividade. E é legal ver como uma coisa que é tão clara para uma pessoa não é bem assim para outra. Por exemplo, acho que o Malmsteen tbm tem fases diversificadas durante sua carreira, mas mantendo sempre sua identidade. E concordo tbm com o erico.ascencao que o som do Van Halen é bem mais ascessível. E parte disso tbm é pq era o Van Halen, a banda, não somente o EVH...

Jimi Van Halen
Veterano
# jan/11 · Editado por: Jimi Van Halen
· votar


Não sei como citam Hendrix como um cara que mais influenciou o Van Halen,que eu saiba o Eric Clapton foi mais revolucionario para ele do que o Hendrix,foi mais marcantes,mas concordo que o que o Hendrix foi o cara que mais deu cara ao EVH.

Vinícius Iron
Veterano
# jan/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


BlaCk LaBeL

Tranquilo, cara, já tô até acostumado! É, eu também imaginei que o teu nick fosse do Black Label Society, hehehe.

Relendo os posts, eu acho que eu me expressei mal... eu quis dizer que o que eles fizeram naquela época era inovador. Se surgissem, hoje, as pessoas ainda poderiam gostar, porém não teria o mesmo impacto que naquela época, já que hoje nós já conseguimos criar todos os tipos de sons (talvez). Por exemplo, no final dos anos 60 e início dos 70, Led Zeppelin era considerada a banda de rock mais pesada de todos os tempos e que nada jamais chegaria perto. Atualmente, eles são um rock clássico sem grandes ganhos (distorção). ;)

Abraços

steve hendrix
Veterano
# jan/11
· votar


Vinícius Iron
Eu acho que vc se precipitou falando que hoje em dia passariam batido pelo Hendrix, eu acho que se ele estivesse vivo ele evoluiria bastante e continuaria por cima.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal o que representa o Van Halen?