Afinal o que representa o Van Halen?

Autor Mensagem
leonardobarcelos
Veterano
# jan/11 · Editado por: leonardobarcelos


Sempre que o nome do Van Halen aparece no fórum vejo uma reverência mútua de todos os participantes.

Sendo que toda vez que alguma discussão é aberta temos o seguinte organograma:

Divino = Hendrix
Shred = Malmsteen
Feeling = Slash e as vezes lembram do Clapton

Onde o Van Halen se encaixa?

Caps lock
Veterano
# jan/11
· votar


Isso é para ser discutido???

Stevenzin
Veterano
# jan/11
· votar


Onde o Van Halen se encaixa?

Eu diria:
Divino = Hendrix
Shred = Malmsteen
Feeling = Slash
Creatividade = Van Halen
Musicalidade = Petrucci

leonardobarcelos
Veterano
# jan/11
· votar


depende do que você tem definido sobre discussão.

Se for discussão = Quebra pau não.

Se for discussão = Debater sobre a questão de maneira civilizada expondo seu ponto de vista e respeitando os outros membros Sim

erico.ascencao
Veterano
# jan/11 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Pra mim, o Eddie Van Halen foi o segundo divisor de águas guitarrísticos. Se o Jimi Hendrix inventou como tocar guitarra do jeito que vemos desde os anos 60, o Eddie Van Halen reinventou o jeito de tocá-la nos anos 80.

Praticamente todos os shredders vieram do EVH, o sistema de ponte flutuante dominou o mercado por causa dele (Fender e Gibson deram uma estagnada na época) e por aí vai.

Pra mim, a grosso modo, podemos classificar os guitaristas existentes na história como influenciados pelo Jimi Hendrix ou pelo Eddie Van Halen - ou pelo menos como contemporâneos que compartilharam do memso estilão.

Caps lock
Veterano
# jan/11
· votar


Algo só pode ser discutido se tiver sentido, ou coisa do tipo, ao meu ver isso não precisa ser discutido, cada um tem uma opinião sobre o que representa o Van Halen.

Abraços

leonardobarcelos
Veterano
# jan/11
· votar


então tudo bem, nao posta!

Marcelo Bico
Veterano
# jan/11
· votar


leonardobarcelos
Bicho, uma vez eu li uma reportagem em uma revista gringa (desculpe, mas esqueci o nome) e listaram os três discos que revolucionaram a maneira de tocar guitarra.
O primeiro foi de um cara do jazz que não me recordo o nome ( o hd tá pifando, caceta! ), mas os outros dois foram:
Are you experienced - Jimi Hendrix
Van Halen I - Van Halen

Em matéria de criatividade, acho mesmo que o Eddie Van Halen se equipara a Hendrix.

Antes de Hendrix, ninguém tocava como ele. Depois de 1967 é que foi difundido o uso das técnicas e estilo do JH.

E antes de Van Halen, ninguém tocava como ele também. É só ver a enxurrada de bons guitarristas que usam as técnicas do VH, todos eles apareceram depois de 1978.

Marcelo Bico
Veterano
# jan/11
· votar


erico.ascencao
Pô, cara! Teu post apareceu enquanto eu escrevia o meu. Assim fica parecendo que eu tô copiando he he

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jan/11
· votar


Marcelo Bico
Esse kra do jazz provavelmente deve ser ou o Charlie Christian, ou o Django Reinhardt, ou o Wes Montgomery.

Marcelo Bico
Veterano
# jan/11
· votar


brunoepronto
Boa, véio! Era o Wes Montgomery. Com certeza, pois eu lembro de um sobrenome comprido.
Essa é a vantagem de fuçar num fórum desses... recheado de conhecedores com boas informações.

p.s. ainda vou abrir minha cabeça prá outros estilos que não o roquenrol...

leonardobarcelos
Veterano
# jan/11 · Editado por: leonardobarcelos
· votar


erico.ascencao
Marcelo Bico

Obrigado pelas informações compartilhadas, eu abri esse tópico porque sempre que ouvia falar no Van Halen o reverenciavam justamente pela forma de tocar e pela revoluçao na maneira de tocar guitarra que ele gerou.

Marcelo Bico
E antes de Van Halen, ninguém tocava como ele também. É só ver a enxurrada de bons guitarristas que usam as técnicas do VH, todos eles apareceram depois de 1978.

Eu abri o tópico também por isso. Comecei a ouvir Van Halen há pouco tempo e pelo que percebi há muma grande leva dos novos guitarristas que fazem exatamente as mesmas coisas que ele e recebem muito crédito.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


Dentro da história da guitarra rock, eu vejo três "divisores de águas"... ou seja, caras que revolucionaram, marcaram e influenciaram de uma forma muito grande:

1. Hendrix
2. Van Halen
3. Malmsteen

É claro que existem ou existiram outros que são (ou foram) músicos fora de série e mesmo tecnicamente superiores a esses três. Mas, em termos de importância na história da guitarra rock, não se comparam.

Eddie Van Hallen
Veterano
# jan/11
· votar


eu?

Marcelo Bico
Veterano
# jan/11
· votar


leonardobarcelos
É isso aí. Eu comecei a frequentar o fórum atrás de informações técnicas sobre guitarras e pedais, mas hoje o que me prende por aqui são tópicos dessa natureza, onde a gente toma conhecimento de muita gente que fez muita coisa boa... é o grande lance: ir atrás dos originais.
p.s. Pensei em citar os nomes dos guitarristas que eu acho que fazem exatamente o mesmo que o VH. Só que acho que ia chover pedrada na minha cabeça ha ha

PGilbert
Veterano
# jan/11
· votar


Divino = Van Halen

E só. O resto é insignificante.

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


Eu vou arriscar mais hein: se nos anos 60 apareceu o Jimi Hendrix e nos anos 80 apareceu Eddie Van Halen, nos anos 2000 aflorou o The Edge.

OK, o The Edge apareceu nos anos 90, mas foi nos anos 2000 que o som que ele faz se tornou mais coerente com a época (no fim dos anos 80 e nos anos 90 a "moda" era o grunge). E ele, pra mim, é o cara mais inovador desde o EVH. O Malmsteen, pra mim, continua sendo da mesma linha shredder inaugurada pelo EVH - os mais conhecedores diriam que se assemelha ao Blackmore, mas eu não manjo muito e nem vou me aprofundar.

Gasparzim
Veterano
# jan/11
· votar


PGilbert
O resto é insignificante

Até o Paul Gilbert?

nick FAIL

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar


erico.ascencao
O The Edge já vem lá dos anos 80... Ele construiu um estilo bem próprio, sem dúvida. O Tom Morello é um cara assim tbm. Mas, nem de longe esses dois marcaram presença e influenciaram o cenário guitarrístico (rock) como fizeram Hendrix, EVH e Malmsteen.

PS: não considero EVH um shredder. Ele e Malmsteen possuem estilos bem diferentes.

PGilbert
Veterano
# jan/11
· votar


Gasparzim
Van Halen = Deus.
Paul Gilbert = O Pai.

leonardobarcelos
Veterano
# jan/11
· votar


Eu acho que o Malmsteen tem um estilo diferenciado de tocar, até porque a proposta musical dele é totalmente diferente. Ele tem toda a caracteristica shred aplicada a este estilo.

Não diria que ele revolucionou a maneira de tocar até porque ele nao fez escola (seguidores fiéis) como Hendrix e Van Halen.
O que ele fez foi aplicar o instrumento a um estilo não muito explorado anteriormente por guitarristas e o fez e faz com maestria.

É como vemos o De Ros tocando choro por exemplo.

AloiS
Veterano
# jan/11
· votar


Jiimi Hendrix tem mais Feeling que o slash!.

GOREFESTA
Veterano
# jan/11 · Editado por: GOREFESTA
· votar


Feeling = Slash e as vezes lembram do Clapton

Puta heresia isso... pior, nem lembram do Stevie Ray Vaughan

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


leonardobarcelos
até porque ele nao fez escola (seguidores fiéis) como Hendrix e Van Halen

Como não, cara? Toda a escola "shred" vem dele. Não precisa ser só o neo-clássico.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# jan/11
· votar


Porra, aonde que Slash é rei do feeling? Slash é rei da imprensa e vocês mesmo estão confirmando isso. Cade SRV? Cade Jimmy Page?

Jimi Van Halen
Veterano
# jan/11
· votar


Algo divino realmente,não esqueçam do Randy Rhoads que equipara nesse quesito junto com o Malmsteen e Hendrix...
Todos mudaram o modo de tocar...
Ah uma lista de guitarristas que são fãs de Eddie Van Halen,que quebra barreiras do estilo de dele(Hard Rock),como Zakk Wylde,Dimebag Darrell,Gilbert,e até mesmo Jason Becker...
O mundo da guitarra se resume a antes de 1967 e depois de 1967
Como tbm se resume a antes & depois de 1978


PS:Mas um que é ignorado mas tbm é um Deus para virtuosos é um cara chamado "Jeff Beck"

Jimi Van Halen
Veterano
# jan/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
SRV está num patamar muito acima do Feeling KKK
Sério!Slash é conhecido so pelo seu Feeling,Ja SRV é por ressucitar o Blues...
SRV é FODA!

TavaresBluesMan
Veterano
# jan/11
· votar


leonardobarcelos

Sempre que o nome do Van Halen aparece no fórum vejo uma reverência mútua de todos os participantes

Cara, com todo o respeito a Banda, ao cara pois é indiscutível como músico, mas me inclua fora dessa pois na minha opinião para ser reverenciado eu citaria oooutros guitarristas.. Vejo isso como uma questão de gosto ou afinidade com a música deles ou estilo de tocar do Van Halen..

Valeu abraço

Gasparzim
Veterano
# jan/11
· votar


SRV é FODA! (2)

Agora sem desvituar o tópico, assisti um dvd do VH e o cara simplesmente é genial, o instrumento é parte dele, uma extensão de seu corpo como já ouvi dizerem aqui no FCC

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


TavaresBluesMan
Cara, com todo o respeito a Banda, ao cara pois é indiscutível como músico, mas me inclua fora dessa pois na minha opinião para ser reverenciado eu citaria oooutros guitarristas.. Vejo isso como uma questão de gosto ou afinidade com a música deles ou estilo de tocar do Van Halen..

Eu tbm não sou o maior fã. Mas, vamos concordar que a importância do cara na história da guitarra rock é inegável e isso não é uma questão de gosto, né.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal o que representa o Van Halen?