Walczak Vs Guitarras "Ching Ling"

Autor Mensagem
ramada
Veterano
# dez/10


Amigos, estou avaliando a possibilidade de comprar uma nova guitarra. Atualmente tenho uma Epiphone SG G400 e meu estilo é rock clássico. Visitando algumas lojas, testando diversos modelos e marcas e o fato é que toquei em uma Walczak Les Paul e adorei a guitarra. Aí fui procurar referências aqui no CC, em outros foruns e no site do fabricante. O fato é que as opiniões não tendem nem pra sim e nem pro não em relação a qualidade dos produtos. Falam de um passado, de uma sacanagem que fizeram com um cara que reclamou da guitarra dele (e o luthier era o mesmo da Walczak), também li que são mal acabadas, que a captação não é lá essas coisas. Também li uma resenha (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214124/) jogando a guitarra lá pra cima e assisti a um comparativo no You Tube com uma Gibson (http://www.youtube.com/watch?v=ceCiPYLQ4p0) e sinceramente, gostei mais do som da Walczak. Enfim...

A maioria das guitarras que estão no mercado, salvo as top (ex.: Gibson, Fender,...) são todas feitas na China, Coréia e adjacências e produtos de lá sempre tem aquela desconfiança em relação a qualidade, ainda mais os que possuem partes eletrônicas. Aí você testa umas guitarras (ex.: Ibanez, Epiphone, Condor, Washburn, Squier,...) e são boas guitarras, mas feitas "lá". E a feita aqui?

Minha dúvida, e aí queria a opinião de vocês é essa relação entre a qualidade do que é feito no Oriente e o produzido no Brasil. O processo de produção em massa lá x o processo artesanal da Walczak. Os componentes usados "lá" x os componentes usados aqui. A relação de preço das guitarras de "lá" e a daqui. Enfim, é realmente para tentar entender esse mito das guitarras "Ching Ling".

E a propósito, a minha Epiphone é made in Indonesia, assim como meu violão da mesma marca (Jumbo CE Gold) e ambos são excelentes.

Abraços e feliz ano novo pra todo mundo!!!

Ant--
Veterano
# dez/10
· votar


ramada
Visitando algumas lojas, testando diversos modelos e marcas e o fato é que toquei em uma Walczak Les Paul e adorei a guitarra

Uai, ainda tens dúvida? Se vc adorou a guitarra depois de testar diversos modelos e marcas que diferença faz a opinião (certamente variada) do pessoal? O que importa é vc e sua relação com a guitarra. Até porque não é sua primeira guitarra, e a outra que vc já tem não é ruim.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


ramada

A Walcczak vem de alguns integrantes da antiga ASW, incluindo um luthier genial, chamado Fábio di Paula. As walczak tem ótima qualidade, madeiras boas, construção bem realizada e hardware de ótima qualidade, como Wilkinson e Gotoh.

A relação de preço das guitarras de "lá" e a daqui. Enfim, é realmente para tentar entender esse mito das guitarras "Ching Ling"

Isso é imensamente controverso, porém veja meu caso:

tenho 5 Guitarras:

Fender American STD - Americana
Cort G-vt - Coreana
Tagima T-640 - Brasileira
Giannini Ae08 exportação - Brasileira
Telecaster De luthier - Brasileira

Minha guitarra favorita, e digo como aluno de luthier, a mais bem construída(com excessão da telecaster), é a Cort Coreana. O Brasil, especialmente a Giannini e a Condor, tem potencial para construir guitarras que não deixariam nada a desejar em relação as estrangeiras. A Giannini tem um belo CNC gringo, de primeira qualidade, uma fábrica de primeiro mundo. É só colocar o projeto da guitarra, uma boa madeira, e pronto. Como na Fender...

Porém vejo instrumentos deles que não passam da medíocridade... Essa Giannini que eu tenho, que é feita com um sanduíche de várias madeiras, é uma Strato Espetacular, construída aqui nos anos 80, quando a fábrica era muito mais precária, e hoje que eles tem condições de fabricar uma Fender, não sai mais nada que seja realmente bom...

A triste conclusão, é que em pelo menos em metade dos casos, guitarras de fábricas orientais boas, como a Cort, Superam fácilmente as nacionais. As tagimas de 2001 até recentemente, são extremamente instáveis em qualidade, por exemplo... Isso é muito simples de entender, menos qualidade = maior produção = mais dinheiro no bolso.

Bom, desculpe o tamanho do texto, é que me indigna muito... Eu gostaria muito de fabricar instrumentos, e não tenho a menor condição, e quem tem, não usa...

cristian1990
Veterano
# dez/10 · Editado por: cristian1990
· votar


cara um amigo recentemente comprou uma squier strato standard se nao me engano ela é feita na indonesia sei la algo do tipo, e ele é daquela pessoa que o que ele tem é sempre melhor que o do outro, adora fica comparando as coisas, e depois qe compraou essa guitarra, agora ele sai dizendo que guitarra chinesa nao presta, que guitarra tem qe ser da indonesia,coreia, japao e que chinesa é ruim.


A minha opinião é tem fabrica de qualidade que faz guitarras de qualidade e assim como tem fabrica qe nao faz guitarra boa, um exemplo pega a memphis e a condor as duas sao feista na china, a primeira nao é legal e a segunda é muito elogiada pelo pessoal, entao para mim esse papo de guitarra ser de tal país é ruim, é besteira, vc tem é qe que testa mesmo ela, ve se ela tem um construcao legal e referencias boa...

se vc curtiu essa walczak vai fundo pega ela e nem ligue da onde ela é feita

JJJ
Veterano
# dez/10 · Editado por: JJJ
· votar


A guitarra é boa e o som é bom (a que eu experimentei).
Só não gostei muito do acabamento e do design como um todo. Mas se você gostou, vai em frente!

_peixe_
Veterano
# dez/10
· votar


ramada
Só ouvi falar bem dessas guitarras...vi um pessoal usando e principalmente as de modelo Les Paul são bem bacanas...parecem guitarras de luteria msm acho que se você gostou deveria ir de Walzack.

RockOldSchool
Veterano
# dez/10
· votar


ramada
Uns dos maiores arrependimentos que tenho foi ter me desfeito de uma Walczak V-Rod DC que tive. Comprei usada "muito barata" numa loja de usados aqui no Rio, mas precisei vender.
A guitarra era sensacional. Excelente tocabilidade, bom acabamento, peças bem honestas e mantinha muito bem a afinação.
Assim que aparecer outra "DC" usada num preço bom vou comprar sem dúvida nenhuma!!!

Zandor
Veterano
# dez/10
· votar


Boa mesmo era a bahiano fdp signature

Não sei, acho que o brasileiro por natureza é porco, tem essa mania de fazer as coisas de qualquer jeito, não sei se confio na walzack mas também nunca botei a mão em uma pra saber.

Rafael A.
Veterano
# dez/10 · Editado por: Rafael A.
· votar


ramada

Cara, também estou achando as walczaks opções interessantes, pelo que vejo na net... só me falta experimentar alguma em uma loja.

E, como disseram, se vc tocou e gostou, pq não? Mas tem uma coisa: eu não curti o video do youtube não, o som está com uma distorção forte e cheio de efeitos. Na minha opinião, acho que quando é feito um teste de timbre entre duas guitarras, o som deve rolar com a guitarra direto no ampli, inclusive com som limpo... aí sim dá pra ter uma noção se a guita tem um som proximo da lespaul origina, ou característico dela mesmo, por exemplo.

ramada
Veterano
# dez/10
· votar


Paul.Gilbert

Valeu pela resposta... ficou grande, mas li td. A verdade é que tem coisa boa em todos os lugares, o negócio é a paciência e conhecimento para garimpar. O lance é que eu gostei da Walczak, mas ñ tenho mto conhecimento técnico para dizer se a guita é boa ou não. Achei o som muito bom e ela bem versátil... aí esbarramos em opiniões tão diferentes...

Obrigado!

ramada
Veterano
# dez/10
· votar


cristian1990

Valeu amigão! É o q vc disse, tem coisa boa em qq lugar. Vamos ver, 2011 tá chegando...

RockOldSchool

Tô de olho numa DC mesmo, mas é bem mais cara. As LP são show de bola e foi nela que toquei

ramada
Veterano
# dez/10
· votar


Rafael A.

Mas no vídeo, a base de comparação é a mesma, já que aplicou-se os mesmos efeitos nas duas. E outra coisa, testei uma LP com um amp da Hughes and Kettner que peguei... limpa, direto no amp, só com reverb e o som foi show. Depois testei algumas variações de drive do amp nela e mais um show. A pegada dela tb é boa... vale a pena testar.

O problema maior (rs) é achar o modelo e cor bacana... pq pelo menos aqui no RJ as opções nas lojas são poucas.

Abs a todos e mais uma vez obrigado e FELIZ 2011!!!

ban_ban87
Veterano
# dez/10
· votar


Tenho conhecidos na walzack e tals, posso dizer, o pessoal la se esforça pra fazer produtos no minimo interessantes, ja toquei numa custom shop deles é não tnho nenhuma reclamação, otima guitarra!!

ai vai de gosto, mas se testou e gostou, nao vejo pq não comprar!

ramada
Veterano
# dez/10
· votar


ban_ban87

Valeu a dica! E se tiver alguma dúvida já sei a quem perguntar...
:o)

Abs

RoLP
Veterano
# dez/10
· votar


Pelo preço que estão cobrando..é mais vantagem pegar outra guita...a Walczak ta mto cara

RockOldSchool
Veterano
# dez/10
· votar


ramada

Testei hoje CLP-II e V-Rod Studio (ambas usadas)
A Condor é bem mais fiel a tradição no design, mas em contra-partida gostei um pouco mais do som da Walczak. Talvez se deva aos caps.
Mas na minha opinião a grande diferença foi a tocabilidade, que na Walczak é muito superior (reafirmo: minha opinião).

Estou refazendo o meu planejamento financeiro para 2011, e muito possivelmente volte na loja amanhã para pegar a Walczak!!!

Senhor Sanchez
Veterano
# dez/10 · Editado por: Senhor Sanchez
· votar


Cara....

Se você gostou mas está sentindo falta do marketing que as importadoras investem para vender "Epipocas" de 79 dolares por 800 reais, vai ficar na dúvida mesmo.

A captação e acessórios é Wilkinson, marca comprada pela Gotoh. Boa qualidade, tenho uma Walczak, e ela não dasafina, a ponte é ótima etc. É um instrumento bem feito com garantia dos caras, que estão em SP. Nas Chinesas boa parte é feita de forma genérica, sem nomes ou referências. E a garantia é quase nula.

Não vejo motivos para ficar com medo, ou no Headstock estva escrito Tonante? srsr

Confie no teu ouvido e na tua mão, o resto é tinta e anuncio na Guitar Player para fazer nome.

Sou defensor da estima brasileira e que a China se exploda!

Boa sorte!

ban_ban87
Veterano
# abr/11
· votar


Senhor Sanchez

disse tudo, quanto custo uma tagima strato hoje em dia, o custo pra eles do conteiner posto na frabica é de 18 dolares, pasmem.

Bom, eu conhecia os caras, e por um destino da vida, caiu um v-rod studio no meu colo (troquei numa squier tele affinitty pessima que tinha)

A guitarra é bem legal, vale muito mais a pena que epipoca da vida ( e olha que tenho um sg g 400 que é minha paixão)...

...agora to pra pegar um v rod custom shop com cap gibsons e tarrachas sperzel...

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


ban_ban87

¿Concordância verbal Rules!¿



A meu ver nem tem como comparar uma Walczak com uma guitarra chinesa!

mvmarquezini
Veterano
# abr/11
· votar


Sir.Paulo
Membro Novato # Enviado: 14/abr/11 10:57
Citar Votar Denunciar

ban_ban87

¿Concordância verbal Rules!¿



A meu ver nem tem como comparar uma Walczak com uma guitarra chinesa!



Por que? eu vi algumas Walczak na disconildo e não tinham acabamento bom, não sei porque pagar 1800 em uma guitarra dessa!

RoLP
Veterano
# abr/11 · Editado por: RoLP
· votar


Cara..pagar 1800 numa walczak é atestar que tem dinheiro pra gastar em qualquer coisa.

Pelamordedeus galera.

Com este valor dá pra comprar guitarra MTO melhor.

Rafa-Ban
Veterano
# abr/11
· votar


eu vi uma walczack v rod zw,bem legal,o acabamento tem um pequenos deslizes,como um falha de pintura abaixo da tune o matic,falta de friso na escala,(pra uma guitarra de 1800,eu acho que deveria ter)só que plugada a guitarra tem um excelente som,pegada matadora e o hardware realmente compensa,muita gente tem pé atras e compra equipo pensado em revender,por isso de 1900 ela caiu pra 1300 na loja,acho que se eu tiver grana eu pego...

ban_ban87
Veterano
# abr/11
· votar


ban_ban87

¿Concordância verbal Rules!¿



A meu ver nem tem como comparar uma Walczak com uma guitarra chinesa!



Sir.Paulo

Me desculpe, estou corrido, da próxima vez vou aprofundar na gramática.....................................................not

ban_ban87
Veterano
# abr/11
· votar


mvmarquezini
è acabamento feito a mão cara, não tem como comparar com as epipocas feitas por robo e centro de usinagem!

ban_ban87
Veterano
# abr/11
· votar


Com este valor dá pra comprar guitarra MTO melhor.
RoLP

tipo?? les paul std?? SX?

cara eu defendo pq conheço os caras e o carinho que eles tem com o material, o problema é o preconceito!

ban_ban87
Veterano
# abr/11
· votar


Rafa-Ban

disse tudo!

RoLP
Veterano
# abr/11 · Editado por: RoLP
· votar


ban_ban87

NÃO é preconceito. Conheço também...já testei na expomusic e em loja.
Les paul Std, Gothic, Prs Se, Epiphone goldtop.
Qualquer uma destas sai entre 1300 à 1900 no mercado livre, semi novas.

E são muito melhores que qualquer walczak por este preço.

Sem contar que você PERDE em revenda. Você NUNCA vende uma walczak por mais de 1200 reais...mesmo estando nova o dia que precisar.

A walczak não é uma guitarra ruim,...mas o preço deveria ser no MÁXIMO 1000 reais, no mesmo esquema que a Sx mesmo.

Eles surtaram no preço.
Mesmo porque não tem tarrachas e captação que justifica você pagar 1800 na guitarra.

Pra mim a condor clp2 e 3 arrebenta a walczak top deles.

Sou guitarrista de Les Paul...e já tive quase todos os tipos. Epiphones básicas, signatures, LTD, Gibson, PRS....e testei todos os tipos em lojas (por realmente gostar de testar as les pauls).

E falo com propriedade que eles estão surtando no preço.

Eu sou à favor de achar até uma marca desconhecida...que possa ser excelente...MAS não é AINDA o caso da walczak, ainda mais neste preço.

mvmarquezini
Veterano
# abr/11
· votar


ban_ban87
Membro Novato # Enviado: 15/abr/11 10:31
Citar Votar Denunciar

mvmarquezini
è acabamento feito a mão cara, não tem como comparar com as epipocas feitas por robo e centro de usinagem!



Vocês está dizendo então que um luthier não consegue um acabamento primoroso?

Senhor Sanchez
Veterano
# abr/11 · Editado por: Senhor Sanchez
· votar


Galera

Um pontos a serem lembrados:

A Walczak tem tarraxas da marca Wilkinson e em alguns modelos Gotoh. Os caps são Wilkinson, EMG-HZ ou Kent Armstrong. Muitas peças são as mesmas usadas pelo Zaganin etc.

Em geral as marcas feitas na China tem acessórios genéricos feitos de latão (metal reciclado e barato). Façam um teste, peguem uma ponte genérica e pesem junto a uma ponte de marca, vão ver a densidade do metal.

Na Walczak os corpos das guitarras são feitos em 1 ou 2 peças de madeira de qualidade (Epiphone tem até 7 peças de "Mogno da Asia = Nato") e as outras só Deus sabe o que tem debaixo da tinta.

Acessem: http://guitarra99.blogspot.com/2010/07/les-paul-epiphone-olhando-com-c uidado.html

Isso você pode comprovar indo até a fabrica da Walczak em SP e vendo os Blogs que desmontaram e retiraram a capa de tinta para ver com quantos "paus" se faz um guitarra chinesa e até Fender Mexicana com 7 partes de ASH de segunda.

O preço é uma questão de opinião sobre o valor que você pagaria no produto nacional, que tem garantia e você pode pegar o cara que fez pelo pescoço se necessário.

Uma Epiphone de 2600,00 é comprada por menos de 300 dolares na China, então tem gente que adora ganhar muita grana em cima de nós, isso é justo?

Pensem, mesmo com um imposto a 60%, levando em conta o frete de navio que é dividido com centenas de peças, essa guitarra chega aqui com uma margem de lucro absurda e até ridicula!

Fujam da China, em geral é CNC, Tinta mascarando tudo e Puzzle de madeiras de segunda mão.

Usem a cabeça e esqueçam a porcaria do marketing!

Na minha opinião eu não compraria nada de quem não tem um rosto para me dizer como foi feito, ou pelo menos não tenha uma reputação a zelar.

Eu nunca vi um chinês preocupado se minha guitarra não afina, você já?

Boa sorte!

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Senhor Sanchez

+1 Velho!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Walczak Vs Guitarras "Ching Ling"