Potenciômetro xing-ling ou Americanos quem leva a melhor?

    Autor Mensagem
    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/11


    Todo componente eletrônico tem uma margem de erro de 5% ou 10% pra mais ou menos.

    Isso está dentro do tolerável ou aceitável!

    E se tratando de potenciômetro pra guitarra e potenciômetro é assunto que rende uma certa polêmica!

    Quando precisei trocar o potenciômetro de volume da minha Fender (250K tipo A) por mera curiosidade eu resolvi pegar um multímetro pra conferir a resistência!

    Então resolvi testar todos os potenciômetros "genéricos xing-ling" e também os da CTS (os mesmos usados pela Fender e Gibson) que eu tenho aqui em minha gaveta.

    Resultado:

    Dentre os xing-ling que eram cerca de uns 20 o único que estava fora da tolerância era um com 200K ao passo que todos os outros tinham entre 230 e 250K.

    Dentre os da CTS que eram cerca de uns 15 de 250K tinha um com 130K, um com 310K e os outros variavam bastante entre 210 e 260K!
    Lembrando que os CTS possuem muito mais resistência a várias soldas, mas além de caríssimos, são muito duros de girar.

    Conclusão:

    Achei isso absurdo!

    Chega um cliente aqui pra trocar captadores e às vezes acaba trocando também os pots de sua guitarra.

    Suponha que eu coloque sem querer uma porcaria dessas de 130K na guitarra e isso faz uma diferença muito grande num instrumento.

    Se eu colocar um pot de 130K no volume de uma strato ele vai matar um bocado do som.

    Ai então o cliente sai por aí dizendo que os captadores não prestam ou que meu trabalho foi ruim.

    Não é verdade?

    Então fica ai a dica seja você Profissional na área ou não verifique bem os potenciômetros antes de instalá-los!

    Agora vai virar procedimento padrão por aqui: Todos os pots serão conferidos e os que tenham um desvio muito grande vão ser separados e usados somente em casos muito específicos!

    Até porque às vezes uma stratocaster pode ser muito aguda e eu poderei usar aquele pot de 200k no tone para solucionar o problema.

    Pessoal esse texto foi feito pelo Luthier Rafael Gomes eu dei algumas editadas, mais para facilitar a leitura aqui no fórum mesmo, mas a fonte de matéria é de Rafael Gomes que é luthier em Fortaleza, Ceará!

    Achei o Texto bem útil para o pessoal aqui do fórum e por isso resolvi postar!

    Abç!

    Sauro
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Excelente...

    Se eu manjasse de solda testaria os pots da minha guita...

    Imagine o cara instalando um pickup de alto ganho... Ae o cara tem um pot ruim desses... Já era! Matou o som...

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bacana, cara!!! Agora vou ter que fuçar minha guitarra toda... hueheuheuheu...

    Falando sério, às vezes a galera reclama que guitarra X é aguda pacarai, ou que o cara lá tem a mesma guitarra que eu e o som é totalmente outro... tá certo que tem vários fatores aí, mas esse é mais uma possibilidade!!!

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Seria valido pedir para o luthier medir os pots antes de instalar né?

    Vou fazer isso quando levar minha CLP2 para regulagem e trocar os caps.
    Boa dica.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Sauro

    Pois é cara com certeza mataria totalmente o som, pois ficaria abafado demais!

    Will Bejar

    Eu também não me atentava tanto assim para isso, mas isso pode ter sido e ainda pode ser a causa de muitos problemas que já tive com relação a timbre!

    LipeGuitarrero

    Com certeza!
    Assim fica garantido o beneficio dos dois lados,o seu como futuro usuário satisfeito e o dele de bom profissional!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Dando um up básico aqui hehehehe!


    E aproveitado para postar esse link:

    O (grande) problema da guitarra com singles e humbuckers...

    Pode ser de ajuda para quem pretende misturar Humbucker com Single!

    Digosambora
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Sir.Paulo

    Eu sempre faço esses testes quando vou mexer com a parte elétrica seja de pedais ou potenciometros de instrumentos e realmente sempre dá uma diferença, eu chego até a marcar os pots que dão essas diferenças absurdas e acabo usando em outros projetos.

    Um erro comum geralmente em stratos. O cara tem um jogo de singles simples com os pots de 250 k e trocam os caps por humbuckers em formato de singles e nao trocam os pots. Ja peguei duas guitas assim e os caras metem o pau nos caps, quando troquei os pots, os donos nao acreditaram no som.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Digosambora
    O cara tem um jogo de singles simples com os pots de 250 k e trocam os caps por humbuckers em formato de singles e nao trocam os pots. Ja peguei duas guitas assim e os caras metem o pau nos caps, quando troquei os pots, os donos nao acreditaram no som.
    Mas, cara, como fica o som do single da ponte (por exemplo)??? Não fica muito aberto???

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Digosambora

    Já vi muito disso!
    Meu companheiro de banda é um desses, ele mesmo trocou os 3 Single Coil da Stratinho dele para uma nova configuração H-S-H mas ainda manteve os pots de 250k não deu outra a guitarra ficou com o som totalmente abafado e sem vida!

    GOREFESTA
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    E laia, esse topico me aparece 2 dias depois de ter refeito a eletrica da minha guitarra só para me lembrar que eu esqueci de testar o pot antes de soldar tudo. Se bem que não senti diferença em relação ao outro pot que estava na guitarra... sorte?

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    GOREFESTA

    É sempre assim velho !!! hehehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciômetro xing-ling ou Americanos quem leva a melhor?