Problema para finalizar solos

    Autor Mensagem
    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: mendigo_desabrigado


    Não improviso tãooo mal assim (não sou tão bomm assim tbm...) mas tenho um sério problema pra finalizar os solos, mesmo quando não estou improvisando, pra "compor" uma finalização eu sofro! tenho alguns problemas também pra "organizar as idéias".

    Alguém tem algumas dicas? :P

    ps: eu usei a busca, mas não achei nada relevante '-'

    Carregando
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Tonica

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: mendigo_desabrigado
    · votar


    Tudo bem, isso eu sei, mas o problema é a "finalização", não a "nota final"

    Tipo assim, eu consigo "terminar um solo" com a tonica e etc, mas parece que eu não finalizei ele, fica meio que sem "conclusão"

    e obrigado por responder :)

    engtmir
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    mendigo_desabrigado
    Eu quando to com dificuldade de finalizar o solo eu "imito" outro solo melhor que o o meu se é que me entende, às vezes funciona, muitas outras vezes não hauiehiauhe

    Não sei se a resposta vai ajudar muito, mas na verdade quero ver as dicas dos mais experientes :p

    Abraços

    Carregando
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    mendigo_desabrigado


    hmm, entendi...

    cara, isso eu acho que não tem segredo.. negocio é quebra a cabeça mesmo, eu tbm sofro com isso, ahuaiuo

    Lexplorer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Finaliza com um bend agudão, e depois que dar a nota, levanta mão direita e faz \,,,/

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    engtmir
    Carregando
    usahuashasuhasuh, do ponto de vista de vcs então é só "montar o quebra cabeça"? :P

    eu sempre achei que devesse ter alguma maneira de "melhorar essa habilidade", a partir de algum conceito um pouco mais teórico!

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Lexplorer
    UHASUHASUHASSAUH, acho que isso n ia dar certo em uma gravação!

    como será que eu escrevo em uma partitura que é pro musico levantar a mão direita e fazer \m/?

    engtmir
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    mendigo_desabrigado
    O pior é que bem por aí mesmoque eu faço, eu todo dia tô sempre improvisando em cima de umas bases, Nem sempre o solo sai legal, mas meu prof. de guitarra disse que ainda vai me dar o caminho das pedras e talz... Então atualmente não posso falar muito hehehe

    Lexplorer
    mendigo_desabrigado
    Finaliza com um bend agudão, e depois que dar a nota, levanta mão direita e faz \,,,/
    como será que eu escrevo em uma partitura que é pro musico levantar a mão direita e fazer \m/?
    hauihaihiuahiuhiauhiuahieuha
    Bota uma pausa na partitura e coloque um rock yeah na frente ;)

    Abraços

    DraKo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    cara solta uma sextina ou um arpejo do acorde corrrespondente da um bend e toca a tonica dando um vibrato bem profundo, comigo da certo na maioria das vezes e fica bem bonito pelo menos é o que dizem

    Carregando
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ou fica solando até alguem da banda desliga teu amp

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    DraKo
    uma progressão com sextinas na escala correspondente e depois terminar com a tonica funciona, mas eu acho tão "mais ou menos", até meio que "clichê"!

    mas isso sem duvida responde minha pergunta :P

    obrigado!


    será que mais alguém tem uma boa idéia? xD

    DraKo
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: DraKo
    · votar


    mendigo_desbrigado

    foi oque o meu professor disse tbm, mais tbm sou iniciante é o melhor que posso bolar na hora H
    P.S: seu nick não é meio obvio? se é mendigo é desabrigado, nunca vi mendigo com uma casa

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Carregando
    isso é meio desagradavel, uhsauhsuhsuhasuhasuh

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Presta atenção no solo da By The Sword do Slash e na I Could Have Lied do RHCP. Na do RHCP estão sempre em casas agudas, tem as parte mais rápidas e aí eles vão fazendo mais devegar e mais grave até que acaba na nota da base. Dá bem certo. Na By The Sword é bem parecido com Scar Tissue no fim e bem legal.. tem que fazer baseado no que vc ouve e sei lá. É difícil mesmo...

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    felipelfln
    em "By the sword" ele da uma boa virada pra acabar o solo, bem aonde eu considerei o "clímax", acho que foi justamente pra manter o "clímax"! achei bem legal tbm, acho que vou testar, xD

    vou parar pra ouvir "I could have lied" agora! :P

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    felipelfln
    em "I could have lied" eu achei que o final foi meio que "colado junto com a base", perceba como o solo se integra a base bemm no finalzinho! também é uma boa idéia, mas achei que isso não concluiu a idéia do solo, só "transferiu ela pro resto da musica", o que é interessante nesse caso, mas depende tbm!

    obrigado pela contribuição, xD

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    mendigo_desabrigado

    Bom, acho que eu começaria ouvindo mestres do improviso, e mestres de solos escritos...

    Improvisos: Steve Morse, Peter Framptom...
    Escritos: Adrian Smith, Andy Timmons...


    Uma dica legal é fazer os solos cíclicos, de uma forma que ele termine exatamente onde começou... Exige um pouco mais de reflexão na hora de compor, mas pode ficar muito bom...

    mendigo_desabrigado
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert
    Muito obrigado pela idéia!

    Quando vc falou aí de "solos cíclicos" já me veio "um redemoinho (hehe)" de idéias! aushuahsuash, isso é uma técnica de redação muito utilizada n eh?

    acho que chama "digressão"

    porque não dar uma de "machado de assis musical"? :P

    GuiMolusco
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    em geral, solos terminam com frases marcantes!
    a dica mais simples é vc pensar na "nota alvo" q ker finalisar o solo e faser um fraseado terminando nela
    sem squecer q essa "nota alvo" naum pode ser uma nota mt tensa em relação ao acorde, evite terminar com 7°s e principalmente 4°s

    L.K.R
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    mendigo_desabrigado
    Eu gosto de terminar com um pequeno lickzinho de palhetada alternada que acabe com a tonica fazendo um vibrato

    Jube
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Continua tocando seu solo e coloca um fade out que ele vai diminuindo o volume ate chegar ao silencio

    elyts
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    questão de pratica...

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    mendigo_desabrigado

    É sim, digressão, inclusive virou moda nos roteiros de filmes, de um tempo para cá. Tem muitos recursos literários que podem ser comparados com técnicas musicais. No jazz por exemplo, a "elipse" de notas é comum, as vezes você tem que ouvir notas que o cara não tocou!

    Para quem gosta de ler, poesia é algo muito interessante para se aprender novos rítmos e mesmo para exercitar a criatividade... As vezes algo que eu li, me leva a imaginar uma música, ou uma letra.

    porque não dar uma de "machado de assis musical"?

    Desculpas aos fãs dele, mas acho que esse cara é motivo de 70% dos brasileiros odiarem a literatura nacional... memórias póstumas me dá arrepios até hoje(e não são arrepios de medo).

    Vagabond
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    se não tiver o que fazer e tiver improvisando ao vivo pra alguém vai solando até ir pra nota da base e dps só fica tocando a base com mais pegada... alguns harmonicos, comigo funfa kkk

    Chad Stroke
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    mendigo_desabrigado

    O meu problema é mais ou menos assim, eu faço uma musica, faço o solo, mas na hora de finaliza-lo ele fica totalmente diferente da musica e não consigo acabar com o mesmo ritmo da musica

    Iommi Young
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Tonica + Harmonico Artificial + Slide /0

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    mendigo_desabrigado

    Tônica pô! É mais "seguro". Isso é básico... :P

    Abs

    Wizzy
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Iommi Young

    É o que eu faço, mas, no meu caso, o próprio harmônico artificial seria a tônica. Serve tanto um hrm. artificial "rasgado" quanto um "assoviado". É uma técnica bem versátil :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema para finalizar solos