Cabos banhado a ouro?!?

    Autor Mensagem
    marcosshrp
    Veterano
    # out/10 · Editado por: marcosshrp


    Ta, agora com toda essa de SWU, país mais transparente, RATM e Felipe Neto vamos começar a falar algumas verdades e gostaria de saber o que vocês axam disso:

    Estou a uma vida tentando procurar os cabos certos, e em uma certa data conversei com o De Ros sobre os cabos tecniforte do qual ele é endorsado. Até ai tudo bem, nada contra a tecniforte nem as demais marcas de cabos, mas durante a pesquisa, a maioria das marcas colocam alguns modelos escrito "BANHADO A OURO".

    Esse processo pra quem não sabe significa Galvanoplastia e gostariam que todos lessem esse artigo antes de continuar a ler o restante.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Galvanoplastia


    Então vamos ao que realmente interessa:

    Segundo este site: http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-cotacao-bb.htm

    A grama do ouro está em torno de R$73,50

    Acredito que para uma fábrica comprar ouro suficiente ou comprar a essência + impostos, na boa..isso jamais aconteceria no Brasil.

    O ouro por ser uma pedra que pode quebrar com certa facilidade, é adicionado a ele mais alguns metais para garantir a durabilidade do mesmo, os famosos Quilates, mas isso é para jóias que são FEITAS de ouro, não há nada que garanta que a pedra ira se grudar ao plug.

    Então, como "banhar" a ouro a ponto de haver ouro sufuciente para ter contato com o plug e o jack dos aparelhos, e ainda não cobrar uma fortuna pelo serviço?

    Eis a questão meus caros brothers, e é isso que eu queria discutir.

    Pra mim é tinta, e esse negócio de banhar a ouro é marketing, pelo menos nos cabos, e para vocês?

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Atualmente só uso Planet Waves Circuit Breaker, sempre achei que era frescura ter cabo top, mas esse realmente MUDA o timbre.

    Ele tem uma capacitancia minima, sendo a menor entre os cabos tops, como monster cable, spectraflex.

    Como sempre digo não EXISTE nada insdustrializado no Brasil que preste, para instrumentos, tanto para cabos, guitarra e amplifcadores.

    Normalmente prefiro um chines do que um brasileiro.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # out/10 · Editado por: Fábio Seiji
    · votar


    marcosshrp
    A camada depositada num banho de ouro (ou cromo, níquel, zinco, cobre, prata e etc) é micrométrica.
    A quantidade de ouro utilizada para banhar os plugs de um cabo é da ordem de miligramas, ou seja, centavos de real.
    Gasta-se mais, nesse processo, com conta de luz, aluguel e funcionários do que o material propriamente dito.

    MMI
    Veterano
    # out/10
    · votar


    marcosshrp

    Isso a que você se refere, o grama do ouro são aquelas barrinhas que se compra como investimento, é ouro 99,999 (sei lá quantos noves). Nada a ver com ouro de jóias, que é adicionado "impurezas" para que adquira resistência.
    Para "banhar a ouro", é outro processo, como no seu próprio artigo diz, é Nitrato de ouro (III) (Au(NO3)3). Outra coisa, um sal de ouro. E existem sim processos de purificação do ouro, dos sais de ouro etc. Pode ter certeza que nenhuma pedra vai se agarrar ao seu plug, se bem que impurezas em algum grau sempre vai ter. Mas o processo de "banhar" a ouro não é caro só porque é ouro, é pelo próprio processo, assim como aço galvanizado (para resistir à corrosão), também encarece o produto.
    O processo de galvanização é um processo simples, a indústria brasileira é plenamente capaz de fazê-lo. O problema dos cabos nacionais vai muito além disso.
    Os cabos Tecniforte são bem razoáveis, mas não tenho há tanto tempo para falar deles (só uns 2 anos). Os Planet Waves Circuit Breaker não acho lá essas coisas, quebram com certa facilidade e o dourado do plug descasca, não resiste muito. A Monster tem 3 linhas de cabos de guitarras, minha experiência com eles é boa. Um dos melhores cabos, na minha opinião e de muitos, é o Mogami (sim, mais caro que os da Monter medianos), especialmente os platinum, mas os gold também. Os da George L's também são interessantes, mas os de linha superior.
    Mas vale lembrar que a grande diferença dos cabos se nota quando a entrada do amplificador tem baixa impedância, senão é quase tudo bem parecido.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # out/10
    · votar


    Outra coisa;

    O banho de ouro é apenas para diminuir a corrosão do metal do plug, uma vez que o ouro é pior condutor que o cobre, porém muito mais resistente à oxidação.

    Tamehiro
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fábio Seiji
    ouro oxida?

    Giggs
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Não há porque duvidar.

    Há cabos banhados a ouro não só em equipamentos musicais.

    e o processo de banhar a ouro é feito por indução quimica e não simplesmente mergulhar o cabo numa lata de ouro derretido. e como o proprio nome diz , é só um banho de ouro, ou seja, uma camada fina de ouro

    nas joias não é utilizado ouro puro, nem na mais cara delas, porque uma liga metalica feita apenas de ouro seria bem maleável e inviável pra ser utilizado como jóia, devido as propriedades fisicoquímicas do ouro. Mas no caso de banho a ouro, acredito que é usado o ouro 24K

    Fábio Seiji
    Luthier
    # out/10
    · votar


    Tamehiro
    Sim, é difícil mas acontece (até mesmo com platina).

    MMI
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Tamehiro
    Fábio Seiji

    Foi mal aí... Mas ouro não oxida não. Em ligas de ouro o que ocorre é os outros metais oxidam, como em jóias.
    Para corroer o ouro, a única forma é através da " água régia", isso em processos industriais.
    A questão , para esclarecer a questão de "ouro com pedras", é que o ouro já sai da mineradora praticamente puro, porque cada metal tem seu ponto de fusão distinto, então é fácil separar o ouro das impurezas. Esse ouro, dissolvido em água régia pode ser recuperado no processo de galvanoplastia, explicado ali em cima, que de certa forma é outra forma de purificação.
    A questão dos plugues é diferente... O cobre de fato é mais condutor que o ouro. Mas o óxido de cobre não é, isola, então não funciona como conector e os bons cabos tem que ser livres de oxigênio. O ferro também conduz bem, mas forma alguns óxidos, que podem ser excelentes condutores ou péssimos condutores. Mas na sua casa, no seu plugue, não dá para saber que óxido o ferro vai se transformar. O ouro não sofre o ataque do oxigênio, por isso é o metal escolhido. Simples assim.

    Tamehiro
    Veterano
    # out/10
    · votar


    MMI
    Fábio Seiji
    Brigado ae, esclareceu.
    abs

    MMJr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fábio Seiji
    ouro oxida?



    Tamehiro
    Sim, é difícil mas acontece (até mesmo com platina).


    Nao e dificil acontecer...
    Acontece naturalmente e constantemente uma vez exposto ao ar....

    Porem o ouro oxida lentamente....quase que imperceptivelmente....

    Valeu...

    Zedosal
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Já ouvi dizer que ouro é um dos melhores condutores que existe!

    Zedosal
    Veterano
    # out/10
    · votar


    retificando... Tio Wiki ajuda a GENTE

    Constitui engano achar que o ouro é o melhor condutor elétrico. Na temperatura ambiente, no planeta Terra, o material melhor condutor elétrico ainda é a prata. Relativamente, a prata tem condutividade elétrica de 108 %; o cobre 100 %; o ouro 70 %; o alumínio 60 % e o titânio apenas 1 %. O ouro, em qualquer comparação, seja no mesmo volume, ou na mesma massa, sempre perde em condutividade elétrica ou térmica para o cobre. Entretanto, para conexões elétricas, em que a corrente elétrica deve passar de uma superfície para outra, o ouro leva muita vantagem sobre os demais materiais, pois sua oxidação ao ar livre é extremamente baixa, resultando numa elevada durabilidade na manutenção do bom contato elétrico. Entre os citados, o alumínio seria o pior material para as conexões elétricas, devido à facilidade de oxidação e à baixa condutividade elétrica da superfície oxidada. Assim, um cabo condutor de cobre com os plugues de contatos dourados levam vantagens sobre outros metais. Uma conexão entre superfícies de cobre, soldada com prata constitui a melhor combinação para a condução da eletricidade ou do calor entre condutores distintos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Condutividade_el%C3%A9trica

    marcosshrp
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fábio Seiji
    Então pelo menos a maior parte é tinta, pois axo que se todo o dourado dos plugs fosse de ouro, sairia caro, pois um anel banhado a ouro não sai por menos de R$50,00.

    Pelo menos que eu pude entender é que, o ouro modifica o som é mito, pois o mesmo serve para estética e durabilidade, nada a ver com condução de energia.

    E se por acaso tiver, o que me garante que haverá ouro justamente no lugar aonde há contato com o plug e o jack?!?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabos banhado a ouro?!?