Vique, rolo com minha gibson que tentei trazer dos EUA ( + Extravio, + Imposto )

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# out/10
· votar


rcagliari

As chances de você levar 2 guitarras e um head como bagagem de mão é quase zero, especialmente nessa época em que todos os vôos estão lotados. O dólar está baixo para todos os brasileiros, está fácil ir para os EUA e fazer compras. Lembre-se que a guitarras ultrapassam o limite de tamanho e o ampli ultrapassa em muito o limite de peso. De qualquer forma, esteja preparado para pagar excesso de bagagem para poder trazer e isso pode significar até 300 dólares por item em empresas como a Delta.

ppaulo
Veterano
# out/10
· votar


cara eu trouxe uma da guitarcenter em orlando, e pude trazer na mão ! só tive que apresentar na alfandega aqui no brasil e pagar a taxa de 60% do valor que passa de 500 dólares..

felipegoffi
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Eu não declarei porque eu não entrei com guitarra é simples. Não fui instruido para comunicar tambem à receita federal sobre a perda da bagagem, eu fiz a documentação do extravio de bagagem apenas. E a compania declarou a guitarra, veja lá. Declarado: SIM

Chad Stroke
Veterano
# out/10
· votar


nossa não sabia que era tão enrrolado pra traze coisa de la!!!

felipegoffi
Faz quanto tempo que vc ta sem sua guitarra ?

nichendrix
Veterano
# out/10 · Editado por: nichendrix
· votar


felipegoffi

Você não precisa entrar com a guitarra para declarar, precisa só ter comprado lá e trazido como bagagem. Mesmo que você tivesse como esconder ela dentro da mala, pela lei teria que declarar.

Aqui diz:
Isenção = ZERO, o passageiro não apresentou IPR comprovando a perda da bagagem junto a receita federal, não tem comprovação do uso ou não dos $500,00 da cota de isenção.

Valor da mercadoria: A comprovar
OBS: Conforme consulta no musiciansfriend.com o valor é 1399USD


Com certeza você recebeu um papel onde você declara se trouxe ou não algo que passe de 500 dólares e se passou tem um campo para preencher com os valores que trouxe na bagagem.

Se você declara que trouxe mais de 500 dolares vai direto para o posto da Receita e lá conferem sua declaração e os produtos, mesmo que tenha sido extraviado, você teria sido encaminhado pra RF e lá te informariam o procedimento e no caso provavelmente já teria saído com a guia do imposto para pagar no caixa eletronico.

Se tivesse entregado a declaração, vc pagaria o imposto só pelo que passou de 500 dolares.

Agora é o tipo da coisa, a maioria tenta burlar esse sistema, o problema é que não é algo tão simples, tem que ter alguma experiência ou uma boa dose de sorte para passar sem declarar e não ser pego.

Enfim, eu não acho que você seja o errado da história, acho que esse é um erro comum, na empolgação de comprar, esquece de se informar sobre os tramites legais, o que você pode tentar fazer é pedir revisão de imposto e tentar comprovar que a sua quota de 500 dólares não havia sido usada, assim pode pleitear o imposto sobre um valor menor.

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


No caso, se você tivesse feito o procedimento correto, você pagaria o imposto apenas sobre 899 dólares, ou seja 449,5 dólares de imposto.

Logo, você tem até o direito de ficar puto e reclamar, mas no fim, quem deu o tiro no pé foi você mesmo.
(2)

É chato, mas é fato.

MMI
Veterano
# out/10
· votar


felipegoffi

O problema é o que você fez com o papel que lhe deram no avião, antes de pousar do Brasil. Você preencheu que trazia uma guitarra e o valor dela? Aquilo você deve ter entregue a um fiscal na saída, eles recolhem. Se você declarou que não trazia nada além de 500 dólares ali e tinha a intenção de arriscar passar batido, aproveite, pague e fique quieto porque eles tem uma declaração por escrito sua que estava tentando burlar as regras de importação e de presente eles não estão cobrando a multa. Se por outro lado, você tinha escrito tudo lá, sua intenção era passar na parte da alfândega de "bens à declarar", mas pela contingência do extravio não pagou as taxas, tente reclamar porque estava tudo certo e você preencheu o papel e assinou aquele documento. Aí vai caber a revisão do imposto sim, caso contrário, pode até caber a multa por cima ainda.

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI
Se você declarou que não trazia nada além de 500 dólares ali e tinha a intenção de arriscar passar batido, aproveite, pague e fique quieto porque eles tem uma declaração por escrito sua que estava tentando burlar as regras de importação e de presente eles não estão cobrando a multa.

E a multa é bem salgada, é 100% sobre o valor do produto... ou seja, se tentou passar batido e declarou que não trazia nada além dos 500 dólares, realmente é melhor pagar calado, se não vai pagar mais caro do que se tivesse comprado aqui.

rcagliari
Veterano
# out/10
· votar


MMI
As chances de você levar 2 guitarras e um head como bagagem de mão é quase zero, especialmente nessa época em que todos os vôos estão lotados. O dólar está baixo para todos os brasileiros, está fácil ir para os EUA e fazer compras. Lembre-se que a guitarras ultrapassam o limite de tamanho e o ampli ultrapassa em muito o limite de peso. De qualquer forma, esteja preparado para pagar excesso de bagagem para poder trazer e isso pode significar até 300 dólares por item em empresas como a Delta.

Eu pensei em trazer uma guitarra como bagem de mão minha e outra como bagagem de mão da minha esposa. O ampli eu despacharia. A empresa é a Copa airlines. Não sei se é viável isso.

Outro problema que está me tirando o sono é justamente o transporte do amplificador. Os fpd da Samash disseram que não fazem nenhum tipo de pacote com proteção, mas afirmaram que a caixa em que o ampli vem de fábrica oferece a proteção necessária, já que é onde ele é transportado por todo o país e até pra fora - não sei se procede isso. Simplesmente não sei como fazer.

MMI
Veterano
# out/10
· votar


rcagliari

Olha, a Copa é conhecida como voos mais em conta, mas tem alguns problemas. Primeiro que por conta do preço, são voos lotados, eles colocam mais gente dentro dos aviões, ou seja, menos espaço por passageiro, inclusive nos bagageiros. E faz escala no Panamá, o que vem a ser algum problema para extravio de bagagem, mas isso é menor, mesmo porque via de regra não há troca de aeronave na escala.
A grande questão é que eles não responsabilizam por objetos frágeis, inclusive não trabalham com essas etiquetas que outras Cias aéreas colocam. Fica meio que por sua conta e risco. Repito, ainda mais na Copa, com o voo lotado dificilmente você vai conseguir embarcar com cases na mão. Avalie bem o risco-benefício que você vai se submeter.

rcagliari
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Tá, então vamos supor que eu necessite despachar tudo e consiga fazer uma embalagem bem segura pros três ítens. O que já era uma preocupação (o extravio), agora virou medo de verdade por conta do que você colocou. De fato, vamos fazer uma escala no Panamá. Se ficar o bicho pega, se correr...

Pela sua experiência (já notei que não é pouca, você é piloto por acaso?), é muito comum o extravio de bagagens?

maspn
Veterano
# out/10
· votar


felipegoffi

ta doido, pra comprar uma coisa dessas, compensa riscar a pintura, sei lá e dizer que ganhou de alguem... ou que pagou bem barato, ja que era usada.

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


rcagliari

Piloto o MMI não é não, mas se vacilar tem o cartão de fibra de Titânio da AA.... hehehehe

Cara, se valer a pena o imposto, manda o trem via fedex, é imposto na certa, mas pelo menos tu tem certeza que chega e que se der qualquer problema tu é reembolsado.

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: Piloto o MMI não é não, mas se vacilar tem o cartão de fibra de Titânio da AA.... hehehehe

rcagliari: você é piloto por acaso?

Aeromoça eu tenho certeza que não é...

Ans

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Rapaz, não é querendo rir da desgraça alheia mas o diabo é quem viaja numa cia aérea chamada TACA (que na minha terra é o mesmo de surra)... hehehhehe

rcagliari
Veterano
# out/10 · Editado por: rcagliari
· votar


nichendrix

Acho que não vale pelo seguinte: quando se traz como bagagem, o imposto é de 50% sobre o que exceder 500 dólares. Mais nada. Quando se importa alguma coisa via correio, o tributo federal é de 60% sobre o valor total, sem nenhum desconto, e paga-se também icms, que é 18% (ao menos aqui pro Parana) sobre esse valor acrescido dos 60%. Isso sem contar o frete.

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


rcagliari

Se você fizer as contas que estará trazendo 2 guitarras, 1 amp, provavelmente outras coisas, pagando excesso de bagagem...


Termina que os 50% vai ser sobre o valor do amp inteiro, e o excesso de bagagem, dependendo do amp, vai ser tão salgado que não é improvável que saia tão ou mais caro que mandando via Fedex e sem a garantia de o amp chegar intacto aqui.

rcagliari
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Aí é que está: preciso verificar com calma quantos quilogramas a mais caracterizam excesso de bagagem e, nesse caso, quanto é que se paga. Mas essa idéia de mandar por Fedex não tá me agradando nem um pouco...

MMI
Veterano
# out/10
· votar


rcagliari

Não, não sou piloto nem trabalho em cia aérea. Mas já morei nos EUA, fui inúmeras vezes para lá. Meu irmão é sócio de uma empresa no Texas, acaba saindo do Brasil umas 2 vezes por mês pelo menos. Já trouxe muito equipamento...

Para mim não há novidade, se é Copa tem escala na Cidade do Panamá, que aliás é interessante de se conhecer.

Honestamente? Você vai ficar bravo, mas estou achando um pouco exagerado trazer isso tudo numa época de natal de dólar baixo. A chance de ter operação da receita é muito grande, daí é pente fino... Trazer um caminhão de equipamentos como você quer, só se for para declarar, é mínima a chance de passar reto sem pagar imposto, se é que existe essa chance. Se você quer correr o risco, é problema seu, com o perdão da palavra. Mas sugiro estar ao menos preparado para pagar excesso de bagagem (não é barato) e os impostos no Brasil. Lembre-se que os impostos são calculados sobre o valor da mercadoria+"tax".

A chance de extravio (sumir) de bagagem tem sido pequena ultimamente, mas a chance de que sua bagagem chegue em outro voo existe, há 1 mês ocorreu comigo num vôo lá nos EUA. A confusão nos aeroportos tem sido grande, mesmo nos EUA, com a fiscalização e regras que agora tem por lá, uma baita loucura.


maspn

Presente também paga imposto. Preço de usados eles tem noção. Ou você acha que a internet não chegou nos aeroportos? Cuidado, tem muita gente, aqui no fórum inclusive, que acha que só eles são espertos e os fiscais da receita são os maiores burros do mundo.
Trapaceou ali, você é mal tratado e paga imposto mais multa se for pego.

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


rcagliari

Cara, essa taxa depende da Cia Aérea... mas pra ter uma idéia trazer minha guitarra em um flight case de Teresina pra BH (como é semi-acústica é um case de teclado) deu mais de 200 reais de excesso de bagagem, e olha que o conjunto é mais leve que 3 dos meus amps.

Dependendo do valor da guitarra ou do amp e do peso e do valor do excesso de bagagem, não vale a pena trazer como excesso, a menos que você tenha algum esquema pra passar sem pagar o imposto ou algum esquema pra conseguir nota adulterada lá nos EUA. E hoje isso tá muito, mas muito mais difícil que 10 anos atrás.

Vale muito a pena ir pros EUA comprar guitarra quando você não vai lá a lazer.

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI
Presente também paga imposto. Preço de usados eles tem noção. Ou você acha que a internet não chegou nos aeroportos? Cuidado, tem muita gente, aqui no fórum inclusive, que acha que só eles são espertos e os fiscais da receita são os maiores burros do mundo.
Trapaceou ali, você é mal tratado e paga imposto mais multa se for pego.


Hoje em dia está fogo mesmo... e pensar que nos anos 90 eu cheguei a passar com 2 cases sem pagar imposto... hehehehehe

MMI
Veterano
# out/10
· votar


rcagliari

No avião você paga excesso por peso e por volumes. Cada passageiro pode levar 2 malas (volumes) despachadas, considerando que você e sua esposa viajem com 2 malas de roupas (ela vai querer gastar o dela lá, maquiagem, roupas, bolsas...), o que é pouco, sobra no máximo 2 volumes. Tem a questão do peso, é individual de cada volume, e não no conjunto. Supondo que o peso não ultrapasse, tem excesso se for despachar tudo. Há 1 Mês na Delta era 300 dólares por volume sem excesso de peso. Excesso de peso, se não me engano, se não passar muito são 250 dólares.
Observe que eles ganham dinheiro se não deixarem você carregar suas coisas no bagageiro...

rcagliari
Veterano
# out/10
· votar


MMI
nichendrix


Por questões pessoais minhas, nem sequer cogito da possibilidade de tentar passar sem pagar imposto ou, pior ainda, tirar uma nota falsa lá nos EUA (o que, aliás, pode ser um tiro pela culatra caso alguma coisa extravie). Vou declarar tudo, não tenho nenhuma dúvida disso e todos os cálculos que fiz desde o começo incluiram os tributos. MInha preocupação é avaria, extravio (ainda bem que a chance é bem pequena!) e, também, excesso de bagagem.

Amanhã sentarei e reflitirei sobre tudo o que vocês me disseram com a ajuda da minha mulé, que provavelmente vai querer me matar. Muito obrigado pelas dicas, meus caros!

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Cara, mudanças na aviação:

Limite de bagagem
Hoje - 25kg
15 anos atrás - 36kg

Volumes por pessoa
Hoje - 2 volumes
15 anos atrás - 5 volumes

Refeição durante o vôo
Hoje - saquinho de amendoim, coca quente ou cerveja barata.
15 anos atrás - 3 opções de refeição (filet, frango ou peixe) com sobremesa, 4 tipos refrigerantes geladinhos, 3 tipos de whisk, 2 de cerveja, vinho e rum.

Espaço para os passageiros em classe economica
Hoje - sentar com o joelho no queixo e reclinação minima
15 anos atrás - Dava pra sentar e sobrar 5 dedos pra cadeira da frente e reclinar pelo menos até uma posição confortável de apagar em viagem longas.

Dizem que hoje a passagem é mais barata, mas assumindo que a classe executiva de hoje é a economica de 15 anos atrás, a diferença de preço pra mais é muito grande pra se ter a mesma coisa.

teuabreu
Veterano
# out/10
· votar


rcagliari

Cara, quanto deu em impostos %%%% pagando tudo certinho?

Meu cunhado vai pra lá (USA) este final de semana e pretende pegar uma Gibson, alem do imposto Estadual nos USA (cerca de 7-10%) e dos 60 % de imposto no Brasil tem mais alguma coisa ????

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


rcagliari

É hoje é complicado, 10-15 anos atrás era até fácil passar um ou dois instrumentos sem pagar imposto, a receita tinha muito pouca gente pra fiscalizar, então eles corriam atrás dos peixes grandes. Nem precisava recorrer à nenhum esquema, embora quem tivesse o esquema as vezes usava só pra ter certeza que se fosse parado, tinha a justificativa.

Breno_Azevedo
Veterano
# out/10
· votar


Eu sempre viajo tb, e trago minhas coisas. Eu compraria uma mala grande, papel bolha e isopor e colocaria esse head marshall dentro e despacharia como mala comum. Guitarra, cada um leva uma na mao e uma mochila pequena nas costas, mas a bolsa da sua esposa!! rs
Cada mala despachada pode ter até 32 kilos e mala de mao 18 kilos. aconselho a comprar uma balança pra viagem. custa barato e evita supresas no saguao do aeroporto!!! Cada um tem direito a 2 malas de 32 kilos e mais uma de mao de 14 kilos.
Outra coisa, vc e sua esposa tem grande chance de passar direto na alfandega, eu prefiro levar guitarra em hard case (Gosto daquele case da skg retangular da fender, é bem mais discreto q os gibsons q sao no formato da guitarra hehehehe). Faço o seguinte, coloco a case embaixo e a mala em cima mesmo, tentando disfarçar o maximo q é uma guitarra, esse negocio de guitarra na mao ou como mochila nas costas é loucura. Chama muito atenção.

Uma materia sobre as novas regras de importaçao!
http://blig.ig.com.br/juniorguara2/2010/10/11/viagem/
Abraços,
Breno

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


Terminadas minhas obrigações, finalmente o berço me espera.

Breno_Azevedo

Cara, finalmente a carteirinha da OMB vai valer para alguma coisa.

Só uma pergunta, essa quote tem alguma limitação para tipo de carteira?

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


MMI
Não tem um lance que você pode resgatar o imposto pago no País de origem pois está pagando o imposto do País de destino?
Lembro que não cheguei a usar disso mas quando fui uma vez para Argentina havia algo escrito sobre isso em algum formulário.
Tinha que ter a nota fiscal e apresentar antes da hora de embarque num guichê específico.
Quando comprei captadores na Bare Knucle (pelo site), pra ser entregue aqui, eles descontaram o imposto britânico e foi bastante, tipo uns 15%.

MMI
Veterano
# out/10
· votar


rcagliari

Parabéns quanto às suas "questões pessoais".

Apenas esteja preparado para os imprevistos. Acho possível que nessa época do ano eles não lhe permitam viajar com tudo na mão. Durante a viagem de ida, chame uma aeromoça e converse a respeito que ela irá falar sobre as regras da empresa com mais propriedade. Mas mesmo assim, você só vai estar certo na hora do check-in de volta. Não estou a par sobre excesso de bagagem na Copa, você pode telefonar e se informar a respeito, mas já lhe aviso que é bem caro, eu já paguei várias vezes (minha esposa e a mania das compras e voltar com malas enormes...).

O que eu não sei, porque não perguntei e fiz a suposição, é se realmente você está viajando de classe turística. Já vi cobrarem bem barato pelo upgrade, se bem que nessa época do ano desconfio que vão bater o pé ao redor dos 3 mil dólares (caro!). De qualquer forma, na executiva você pode despachar mais volumes e desconfio que dificilmente implicariam com suas guitarras na mão, além de viajar com muito mais conforto.

Algumas sugestões... Faça algum daqueles seguros viagem, porque um problema de saúde lá pode sair muito caro, além de geralmente ter incluso seguro bagagem (na pior das hipóteses), vale a pena porque é barato. Fique atento para despachar qualquer equipamento elétrico ou eletrônico. Com as regras de segurança americanas, na bagagem de mão só pode frascos pequenos de líquidos num saquinho tipo "ziplock" e na mala grande isso acaba indo para revista. Como acho improvável sua esposa e você não voltarem com essas coisas na mala, esteja com as malas preparadas para a revista. Tranque com aqueles cadeados específicos para malas, aqueles que abrem com uma chave universal, senão eles arrebentam o cadeado e pode ir a mala junto... O amplificador é bom que esteja na caixa original, intacta, porque senão vão abrir e sabe-se lá como vão reembalar. As guitarras dificilmente eles revistarão, só não coloque nada junto no case (papéis pode, afinador, por exemplo, de jeito nenhum). Este artigo pode te esclarecer melhor.

teuabreu

Se ele for declarar, é o preço+tax que conta. Disso ele vai pagar 50% sobre o que passar 500 dólares. Se for arriscar passar sem declarar e for pego o valor pode chegar a 100% mais o constrangimento, porque eles não tratam bem que está dando uma de esperto. Já nos bens à declarar, puxam até cadeira para você se sentar.



nichendrix

Bons tempos em que se viajava de Varig para os EUA... Talheres de metal, cardápio, "kit de viagem"...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vique, rolo com minha gibson que tentei trazer dos EUA ( + Extravio, + Imposto )