Sonoridades diferentes em fusion, duvidas?

    Autor Mensagem
    luckseven
    Veterano
    # out/10


    To guitarra a 5 anos e to em busca de sonoridades diferentes, mas a duvida é como chegar em um som tenso e ao mesmo tempo dentro da harmonia base.

    Ja li bastante sobre harmonia, escalas e tudo mais, mas a explicaçao de alguem vai ter mais efeitos ^^

    Como exemplos de sonoridades diferentes eu trago esses vídeos:

    So what - miles davis



    Improviso sobre BT em Gm



    Ouço bastante fusion e admiro muito o trabalho do frank gambale, guthrie govan, chick corea, miles davis e etc...

    FlOaD
    Veterano
    # out/10
    · votar


    O primeiro Video muitooo punkkk, axei um som extremamente diferente, parece soar fora e dentro ao mesmo tempo!

    POreeeem, essa fritação toda me enjoa x.x

    Caike_bend
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Caralho, muito foda os 2 videos, sobretudo o primeiro.

    ROo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gostei mais do segundo, no primeiro não consigo ouvir direito os outros instrumentos, só blublbublbublbu. O segundo é legal, mas nada demais, mas achei melhor por estar mais alto e claro.

    nichendrix
    Veterano
    # out/10
    · votar


    luckseven

    Provavelmente, você não está conseguindo achar o seu som porque ainda está preso ao instrumento que toca.

    Uma coisa comum para quem toca não só o fusion, mas o jazz em geral é trazer a linguagem de outros instrumentos para o que se toca. No caso de guitarristas em geral eles trazem a linguagem e a fraseologia do trompete, saxofone, clarineta, piano, violino e afins.

    Isso que leva o Stanley Jordan a tocar com two handed tapping usando os 10 dedos para aproximar a guitarra do piano ou o Frank Gamballe a usar sweep picking em arppegios para tocá-lo como um saxofone o faria ou o Scofield a usar string skipping para imitar os saltos de oitava que em geral se consegue tocando saxofone, piano, trompete ou clarineta.

    Todos esses caras tem uma forte influência de intrumentos de sopro, teclas ou mesmo cordas friccionadas (instrumentos de arco). No caso do Greg Howe há também uma boa dose de influência da harpa também.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/10
    · votar


    luckseven
    Uma coisa mt importante no jazz e no fusion é utilizar tensões, 9ªs, 11ªs, 13ªs, e assim vai, procure livros q falam sobre esse assunto q vc já vai ter um ponto de partida pra começar a entortar as coisas.

    luckseven
    Veterano
    # out/10
    · votar


    nichendrix
    entendo sim =)

    ouço bastante sons com instrumentos de sopro e tal, mas nao me acostumei a tirar os sons =/

    brunoepronto
    ahhh sim vou ler de novo algo no site jazz bossa, tenho todo material do site em uma apostila =)


    Nao sei a escala usada nesses sons, tentei explorar a menor melódica mas nao sai algo bom.

    Vou estudar os modos e as escalas alteradas e tal, só é muito complicado conseguir sem um bom professor...

    So what por exemplo:

    um acorde menor durante alguns compassos e depois outro acorde menor depois meio tom acima. Parece simples, mas gerar tensao nisso ainda é uma tarefa complicada.

    MMI
    Veterano
    # out/10
    · votar


    luckseven

    Pois é, é uma tarefa bem complicada mesmo. Tanto é que existem faculdades de música focadas em jazz, Berklee, por exemplo. Então requer muito estudo, treino e técnicas. Tente dominar bem as tétrades, suas inversões, as dissonâncias. Estude escalas diferentes e suas aplicabilidades, como a diminuta, a de tons inteiros e por aí vai. Uma dica é começar a estudar com afinco a bossa nova, que é daqui do Brasil e tem muitos elementos e similaridades quanto a isso.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/10
    · votar


    Uma dica é começar a estudar com afinco a bossa nova
    Assino embaixo.

    Curly
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Curly
    · votar


    minha opinião é que o que chamam de "sonoridade fusion" vem da aplicação de frases rápidas em ligados com timbre carregado de drive e compressão, abordagem escalar/modal na improvisação,alguma aplicação de cromatismos e uso de imposição de sequencia de frases/arpejos estendidos convergindo para as notas de tensão mais altas

    as vídeo-aulas "blues" e "fusion" do mozart mello são suficientes para esgotar o assunto

    mas para mim isso não é jazz e pouco adianta estudar o jazz ou bossa para chegar nesse som, já que a abordagem nesse caso é focada na exploração e convergência nas notas dos acordes da harmonia, ou seja, pensar em acordes não em escalas

    Rabbit
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Concordo com o Curly.

    Se quer tocar esses sons, você precisa pensar em acordes e não só em escalas que encaixam na harmonia.

    Arpegios, pentatônicas, triades, modos que se encaixam em cada acorde menor ou maior.

    Procure as lições do Frank Gambale, já que você curte ele. Technique Book I e II aboradam esse assunto. Outro que fala sobre a mesma coisa é a vídeo aula do Scott Henderson, acredito que seja a "Jazz Rock Mastery".

    luckseven
    Veterano
    # out/10
    · votar


    mas para mim isso não é jazz e pouco adianta estudar o jazz ou bossa para chegar nesse som, já que a abordagem nesse caso é focada na exploração e convergência nas notas dos acordes da harmonia, ou seja, pensar em acordes não em escalas


    falou tudo...

    Ja tenho um tempinho de bossa nova, bues e jazz, até consegui tocar uma quase bossa, um quase blues e um quase jazz ^^

    Porém ao tentar tocar fusion travei na falta de sonoridade tensa normalmente usada nesse estilo, o que seria um som fora do normal (diatonico) e dentro da ideia da música...

    O som do fusion nao é igual o dos outros estilos, tem algo faltando na minha mente ainda...

    Outro exemplo é esse vídeo de miles davis - tutu



    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    luckseven

    Um detalhe que nao foi dito aqui. As figuras de tempo, o timming de fusion é bem peculiar.....As figuras de tempo e o "groove" ajuda demais. Vc pode pegar um simples fraseado na penta, espeta uma aproximação cromatica, e se der uma pincelada nele com capricho nas figuras de tempo muda completamente a cara!!

    E tb concorde que o estudo dobre os acordes é fundamental...na minha opinião o pulo do gato são os arpejos de tudo que é jeito, inversoes...Conhecer as notas no braço, nao decorar desenhos.

    ogner
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ogner
    · votar


    Obs: nao vi nenhum video, hehe, nao deu!


    EDIT: Aqui um som que toquei e gravei ( improviso ) que mais me aproximei dessa praia, algumas passagens boas, outras nem tanto, hehehe!! É de uma época que eu estudava um pouco guitarra!!! Hoje só quero dar o elephant Bend!!

    http://www.4shared.com/file/63618627/202ff8be/Fratariu-Master.html?dir PwdVerified=36c113e0

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194638/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonoridades diferentes em fusion, duvidas?