Autor |
Mensagem |
luckseven Veterano |
# out/10
To guitarra a 5 anos e to em busca de sonoridades diferentes, mas a duvida é como chegar em um som tenso e ao mesmo tempo dentro da harmonia base.
Ja li bastante sobre harmonia, escalas e tudo mais, mas a explicaçao de alguem vai ter mais efeitos ^^
Como exemplos de sonoridades diferentes eu trago esses vídeos:
So what - miles davis
Improviso sobre BT em Gm
Ouço bastante fusion e admiro muito o trabalho do frank gambale, guthrie govan, chick corea, miles davis e etc...
|
FlOaD Veterano |
# out/10
· votar
O primeiro Video muitooo punkkk, axei um som extremamente diferente, parece soar fora e dentro ao mesmo tempo!
POreeeem, essa fritação toda me enjoa x.x
|
Caike_bend Veterano |
# out/10
· votar
Caralho, muito foda os 2 videos, sobretudo o primeiro.
|
ROo Veterano |
# out/10
· votar
Gostei mais do segundo, no primeiro não consigo ouvir direito os outros instrumentos, só blublbublbublbu. O segundo é legal, mas nada demais, mas achei melhor por estar mais alto e claro.
|
nichendrix Veterano
|
# out/10
· votar
luckseven
Provavelmente, você não está conseguindo achar o seu som porque ainda está preso ao instrumento que toca.
Uma coisa comum para quem toca não só o fusion, mas o jazz em geral é trazer a linguagem de outros instrumentos para o que se toca. No caso de guitarristas em geral eles trazem a linguagem e a fraseologia do trompete, saxofone, clarineta, piano, violino e afins.
Isso que leva o Stanley Jordan a tocar com two handed tapping usando os 10 dedos para aproximar a guitarra do piano ou o Frank Gamballe a usar sweep picking em arppegios para tocá-lo como um saxofone o faria ou o Scofield a usar string skipping para imitar os saltos de oitava que em geral se consegue tocando saxofone, piano, trompete ou clarineta.
Todos esses caras tem uma forte influência de intrumentos de sopro, teclas ou mesmo cordas friccionadas (instrumentos de arco). No caso do Greg Howe há também uma boa dose de influência da harpa também.
|
brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# out/10
· votar
luckseven Uma coisa mt importante no jazz e no fusion é utilizar tensões, 9ªs, 11ªs, 13ªs, e assim vai, procure livros q falam sobre esse assunto q vc já vai ter um ponto de partida pra começar a entortar as coisas.
|
luckseven Veterano |
# out/10
· votar
nichendrix entendo sim =)
ouço bastante sons com instrumentos de sopro e tal, mas nao me acostumei a tirar os sons =/
brunoepronto ahhh sim vou ler de novo algo no site jazz bossa, tenho todo material do site em uma apostila =)
Nao sei a escala usada nesses sons, tentei explorar a menor melódica mas nao sai algo bom.
Vou estudar os modos e as escalas alteradas e tal, só é muito complicado conseguir sem um bom professor...
So what por exemplo:
um acorde menor durante alguns compassos e depois outro acorde menor depois meio tom acima. Parece simples, mas gerar tensao nisso ainda é uma tarefa complicada.
|
MMI Veterano
|
# out/10
· votar
luckseven
Pois é, é uma tarefa bem complicada mesmo. Tanto é que existem faculdades de música focadas em jazz, Berklee, por exemplo. Então requer muito estudo, treino e técnicas. Tente dominar bem as tétrades, suas inversões, as dissonâncias. Estude escalas diferentes e suas aplicabilidades, como a diminuta, a de tons inteiros e por aí vai. Uma dica é começar a estudar com afinco a bossa nova, que é daqui do Brasil e tem muitos elementos e similaridades quanto a isso.
|
brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# out/10
· votar
Uma dica é começar a estudar com afinco a bossa nova Assino embaixo.
|
Curly Veterano |
# out/10 · Editado por: Curly
· votar
minha opinião é que o que chamam de "sonoridade fusion" vem da aplicação de frases rápidas em ligados com timbre carregado de drive e compressão, abordagem escalar/modal na improvisação,alguma aplicação de cromatismos e uso de imposição de sequencia de frases/arpejos estendidos convergindo para as notas de tensão mais altas
as vídeo-aulas "blues" e "fusion" do mozart mello são suficientes para esgotar o assunto
mas para mim isso não é jazz e pouco adianta estudar o jazz ou bossa para chegar nesse som, já que a abordagem nesse caso é focada na exploração e convergência nas notas dos acordes da harmonia, ou seja, pensar em acordes não em escalas
|
Rabbit Veterano
|
# out/10
· votar
Concordo com o Curly.
Se quer tocar esses sons, você precisa pensar em acordes e não só em escalas que encaixam na harmonia.
Arpegios, pentatônicas, triades, modos que se encaixam em cada acorde menor ou maior.
Procure as lições do Frank Gambale, já que você curte ele. Technique Book I e II aboradam esse assunto. Outro que fala sobre a mesma coisa é a vídeo aula do Scott Henderson, acredito que seja a "Jazz Rock Mastery".
|
luckseven Veterano |
# out/10
· votar
mas para mim isso não é jazz e pouco adianta estudar o jazz ou bossa para chegar nesse som, já que a abordagem nesse caso é focada na exploração e convergência nas notas dos acordes da harmonia, ou seja, pensar em acordes não em escalas
falou tudo...
Ja tenho um tempinho de bossa nova, bues e jazz, até consegui tocar uma quase bossa, um quase blues e um quase jazz ^^
Porém ao tentar tocar fusion travei na falta de sonoridade tensa normalmente usada nesse estilo, o que seria um som fora do normal (diatonico) e dentro da ideia da música...
O som do fusion nao é igual o dos outros estilos, tem algo faltando na minha mente ainda...
Outro exemplo é esse vídeo de miles davis - tutu
|
ogner Veterano
|
# out/10
· votar
luckseven
Um detalhe que nao foi dito aqui. As figuras de tempo, o timming de fusion é bem peculiar.....As figuras de tempo e o "groove" ajuda demais. Vc pode pegar um simples fraseado na penta, espeta uma aproximação cromatica, e se der uma pincelada nele com capricho nas figuras de tempo muda completamente a cara!!
E tb concorde que o estudo dobre os acordes é fundamental...na minha opinião o pulo do gato são os arpejos de tudo que é jeito, inversoes...Conhecer as notas no braço, nao decorar desenhos.
|
ogner Veterano
|
# out/10 · Editado por: ogner
· votar
Obs: nao vi nenhum video, hehe, nao deu!
EDIT: Aqui um som que toquei e gravei ( improviso ) que mais me aproximei dessa praia, algumas passagens boas, outras nem tanto, hehehe!! É de uma época que eu estudava um pouco guitarra!!! Hoje só quero dar o elephant Bend!!
http://www.4shared.com/file/63618627/202ff8be/Fratariu-Master.html?dir PwdVerified=36c113e0
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194638/
|