Ibanez + Ponte Gotoh

Autor Mensagem
Bereta
Veterano
# out/10 · Editado por: Bereta
· votar


Havok

vc q tem paciencia pode me explicar qual a diferença do floyd normal pra o edge iii em questao de regulagem

Em questão de regulagem?? Se entendi e vc tá querendo saber no sentido de como regular mesmo as pontes, todas seguem a mesma idéia de ajustar a tensão das molas à das cordas. Mas se estiver falando no sentido das diferenças estruturais entre elas, aí muda um pouco.

Como vc deve saber, o grande lance do trêmulo flutuante é o equilíbrio das forças exercidas pelas cordas e pelas molas. Mas um trêmulo é composto de diversas partezinhas que trabalham pra que o todo funcione bem. Assim, tudo faz diferença. Sejam as molas, os pivos, os saddles, o material utilizado na fabricação da ponte, o bloco, o nut, etc.

Esses detalhes fazem uma gotoh ou schaller ser estável, enquanto uma ponte bem parecida, genérica, encontrada em guitarras mais acessíveis, trazem uma dor de cabeça danada.

No caso da Ibanez, como eu havia dito antes, a empresa vem fugindo dos padrões FR desde sua Edge III, mas a essência é basicamente a mesma. O problema disso é que as molas ibanez têm seus próprios "padrões", a ponte em si tem suas medidas próprias, os saddles, o pivo, o bloco e isso dificulta a troca por uma ponte FR Licensed.

Há algum tempo tive uma crise com minha Edge III que tava variando um pouco. Após trocar idéias com alguns luthier's pela net e algumas pesquisas, fui fuçando, regulando até chegar num ponto bacana de estabilidade. Hoje passo vários dias sem mexer em nada na afinação. Normalmente só mexo em casos de variação de temperatura.

Não sei se esclareci um pouco sua dúvida e mesmo se entendi bem sua pergunta. Qualquer coisa fala aí.

Abraço

Havok
Veterano
# out/10
· votar


Bereta
blz era isso mesmo brigadao
tipo tu tem uma edge iii?
se tu tiver eu tenho quase certeza q vai ser uma rg370dx
ai vo precisar de ajuda pra regular se tu poder ajudar vai ser de muito agrado blz vo te add no forum

Bereta
Veterano
# out/10
· votar


Havok

tipo tu tem uma edge iii?

Minha guitarra é uma rg 320. A diferença é apenas a madeira do "top" corpo e ter pickups HH. Todo o resto é igual. Inclusive a Edge III.

ai vo precisar de ajuda pra regular se tu poder ajudar vai ser de muito agrado blz vo te add no forum

A gente tenta ajudar =) Se quiser pode add msn: hugobereta arroba hotmail.com

Costumo ficar invisível, mas é só mandar msg.

Abraço!

Havok
Veterano
# out/10
· votar


Bereta
vlw irmao vo add la depois

ArturFelipeT
Veterano
# out/10 · Editado por: ArturFelipeT
· votar


Bereta

Obrigado pela informaçao ... Tb tenho uma Edge 3 no momento e tenho ate uma duvida ...

As vezes quando uso a alavanca pra abaixar o tom das cordas e solto, elas voltam pouca coisa abaixo da afinacao original, porem se eu der uma puxadinha na alavanca pra subir a afinaçao e soltar, volta a afinacao perfeita ... Acho estranho isso ... Sera normal dessa ponte ?

O inverso nao resulta em problema algum ...

No geral gostei dela, mantem bem a afinacao, a ultima vez que afinei tem quase 2 meses e esta praticamente na mesma ... sem necessidade de mexer na micro ...

Bereta
Veterano
# out/10
· votar


ArturFelipeT

Cara, esse tipo de problema acontece, geralmente, devido à regulagem das molas. Primeiro verifique se suas molas estão assim /|\ e não assim, como costumam vir de fábrica |||. Costuma ajudar.

Uma merda que acho das ibanez edge III é não permitir o uso de mais de 3 molas por padrão. Quanto mais molas melhor, mas não há cavidades para se encaixar uma 4ª ou 5ª mola.

Além disso, tenho a sensação de que as molas ibanez são um pouquinho mais moles que as outras, porém tb não é possível (exceto se vc se arriscar demais) colocar molas padrões FR como uma gotoh, por exemplo. Só substituir por molas ibanez novas.

Uma outra coisa que tb ajuda no movimento normal da ponte é lubrificar o contato da ponte com o pivo. Esse contato deve estar bem afiado e deve ser lubrificado com vaselina ou graxa branca. Ajuda bem na estabilidade.

Abraço!

ArturFelipeT
Veterano
# out/10 · Editado por: ArturFelipeT
· votar


Bereta

Elas estavam como vieram de fabrica ||| ... Alterei para /|\ e o problema inverteu ... Agora se eu levanto a afinacao com a alavanca fica levemente fora e se eu abaixar de leve rapidinho, volta pro normal ...

Segue foto das molas depois da alteraçao ...
Molas

Edit: dei uma leve apertada nas molas e melhorou bastante, a saida do cromatico é bem pouca agora ... Antes estava bem maior que esta no momento ... Obrigado.

Obrigado pela disposiçao.

Bereta
Veterano
# out/10 · Editado por: Bereta
· votar


ArturFelipeT

Elas estavam como vieram de fabrica ||| ... Alterei para /|\ e o problema inverteu ... Agora se eu levanto a afinacao com a alavanca fica levemente fora e se eu abaixar de leve rapidinho, volta pro normal ...

Blz! Vai ajustando como vc fez, apertando aos poucos o parafuso e reafinando. Com paciência vc chega num ponto estável. Na próxima troca de cordas, lembre de dar uma lubrificada no contato do pivo.

Abraço!

Havok
Veterano
# out/10
· votar


Bereta
cara o q tu acha entre essas duas guitarras qual tu pegava?
ibanez rg370dx
ou
schecter omen 6 extreme

Bereta
Veterano
# out/10
· votar


Havok

Olha, não sou um cara muito indicado pra essas coisas pq não tenho tanta vivência e experiência com guitarras assim. Além de não querer influenciar ninguém já que gosto é um negócio polêmico. Mas, vamos lá!

Conheci algumas 370dx. As japonesas são realmente muito boas. As demais "versões" da 370 são guitarras boas, mas acho que se paga mais marca do que qualidade em si. Opinião minha!

Não conheço a Schecter pessoalmente, mas são muito bem vistas entre os que experimentaram. Basicamente são feitas das mesmas madeiras e são guitarras bem compatíveis, embora a omen 6 não possui trêmulo flutuante ou o vulgo FloydRose =). Existe um modelo dela (Extreme FR) que vem esse trêmulo. O preço acho que é bem mais em conta que a Ibanez visto que a Schecter ainda está fazendo seu nome =)

Enfim, como sempre digo e mesmo sabendo que é bem difícil, experimentar é o ideal. Eu gostaria de experimentar uma Schecter e acredito ser até melhor que nossas ibanez RG, mas só testando mesmo.

Havok
Veterano
# out/10
· votar


Bereta

Schecter e acredito ser até melhor que nossas ibanez RG

acho q é mesmo mas pra começo n deve ser tao ruim visto
q pode ser melhor mas com o tempo se eu gostar vo pegando
outras

Bereta
Veterano
# out/10
· votar


Havok

Eu to muito satisfeito com minha Ibanez, cara. E eu sou complicado com isso pq dificilmente me desfaço do que gosto. Compraria outra guitarra, talvez, mas não iria me desfazer das minhas outras.

Havok
Veterano
# out/10
· votar


Bereta
tu tem algum video usando a ponte edge iii?

Havok
Veterano
# out/10
· votar


Bereta

olha ai se vale a pena essa

Bereta
Veterano
# out/10
· votar


Havok

tu tem algum video usando a ponte edge iii?

Cara, não tenho nenhum vídeo tocando =) Minha camera pifou e nunca fui muito bom com essas edições. To querendo arrumar uma camera bacana pra gravar umas bobagens aqui sim. Vamo ver qnd sobrar um trocado.

olha ai se vale a pena essa

Pelo q vi é identica à 350DX porém sem o escudo. Até os caps são os mesmos. A minha é parecida com essa, mas o tampo do corpo é diferente, a marcação é de bolinha e os pickups são HH, sem o single. Mas são os mesmos pickups (INF3 e INF4).

Abraço!

Havok
Veterano
# out/10
· votar


agora ja era ta comprada mandei meu parente ir comprar por uma mixaria hehe agora se n tiver em stock eu mandei ele pegar a schecter omen 6fr extreme espero q n me arependa

Bereta
Veterano
# out/10
· votar


Havok

agora ja era ta comprada mandei meu parente ir comprar por uma mixaria hehe agora se n tiver em stock eu mandei ele pegar a schecter omen 6fr extreme espero q n me arependa

hahahah...sem problema! É uma boa guitarra =)

Havok
Veterano
# out/10 · Editado por: Havok
· votar


Bereta

qual o peso da tua rg?

tipo se alguem me poder falar o peso da rg370

Bereta
Veterano
# out/10
· votar


Havok

Cara, a minha 320 fm pesa entre 6 e 7 kg, conforme consta no site da ibanez mesmo. A 370 é mais leve um pouco e pesa entre 5 e 6kg.

Abraço

Havok
Veterano
# out/10
· votar


Bereta

caraca pensava q a schecter tava pesada ^^ vlw pela informação ja comprei a ibanez quinta feira to com ela,ô verme q eu to,ansiedade total vlw

Havok
Veterano
# out/10
· votar


peguei a rg370dx muito maaaaasssaaaa,mas tipo quais os cuidados q eu tenho q ter,tipo tem algum produto pra evitar a oxidaçao sujeira coisa do tipo?

Bereta
Veterano
# nov/10
· votar


Havok

Cara, a ferragem da minha guitarra era toda do tipo cosmo black. Como meu suor é filhodapultamente corrosivo, hoje a ferragem tende a um cromo fosco =) Ainda que eu limpasse a guitarra toda vez depois de tocar, o resultado foi esse. Dae deixei de ser tão paranóico e até curto o visual "multi" da ferragem =)

Existem trocentos produtos que prometem milagres e muita gente vai sugerir isso ou aquilo, mas creio que isso varia muito. Vai depender do quão corrosivo vc é =)

Com cordas é fácil! Se não quiser problemas com elas, use elixir.

Abraço e parabéns pela guitarra!

Havok
Veterano
# nov/10
· votar


Bereta
vlw ^^ ei o q eu estudo agora?

Bereta
Veterano
# nov/10
· votar


Havok

vlw ^^ ei o q eu estudo agora?

Cara, aqui mesmo no forum tem bastante material pra começar a brincar. Uma outra dica que é fundamental é estudar técnicas de palhetadas e sincronia. Aconselho o Método Técnica Incendiária do De Ros, da coleção Toque de Mestre.

Se possível, arrume um bom professor. Ajudará a criar um bom método e disciplina ao estudar.

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ibanez + Ponte Gotoh