Guitarras Zaganin: insuperáveis!

Autor Mensagem
carnisa1
Veterano
# out/10 · Editado por: carnisa1
· votar


Eu vou rir quando a galera queimar a lingua...



(ou não)

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


jorgemig

Bah velho, guitarras de luthier (de luthier bom, naturalmente) costumam ser excelentes!

Nunca toquei numa Zaganin, mas já toquei em várias outras de grandes construtores e te digo - quando eu experimento uma guitarra, o nome no headstock só serve para valor de revenda.

A minha C. Peruzzo, por exemplo, é uma máquina de sons fantástica! Pelo fato do braço inteiriço (ou integral, como preferem alguns), pela escolha super criteriosa das madeiras, (mogno, radica de imbuia e ebano), ou pela disposição muito bem estudada dos elementos e peças de primeira -roller nut (apesar de não usar alavanca, faço bends de 3 tons e meio...), captadores DS, ótimas tarraxas e ponte!

Acredito que as Zaga são instrumentos que seguem esse comprometimento com a qualidade de todos os elementos que a compõem. Por isso a tua afirmação não me surpreende em nada!

Abraços e parabéns pelos instrumentos!!

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


Duvido muito que ele tenha a tal guitarra....

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Eu mesmo acho exagerada essa afirmação que as Zaganin são isso tudo. Mesmo lojistas afirmam isso, elas ficam num segmento entre as Standard e as Custom Shop, mas não chegam nas Custom Shop não. Mas o que é uma guitarra melhor? É meio subjetivo (alguma coisa, parte da avaliação), porém os luthiers do fórum garantem que as madeiras nacionais são superiores, fato que eu acredito. Um luthier nacional conhecido (melhor não citar nomes) há pouco me disse que a luthieria nacional é bastante deficiente em relação à guitarras, temos grandes nomes na área de violões, violinos e tal... Vejam, não são minhas as palavras, são de pessoas do ramo. Mas eu mesmo não vejo essa superioridade toda, acho os instrumentos Zaganin bons, muito caros e que perdem muito valor, ou seja, um mau negócio. Acho que um grande luthier de guitarras é aquele capaz de fazer grandes guitarras acústicas e semis, daí para fazer uma sólida vira brincadeira de criança. Infelizmente não existe luthier nacional que consiga ao menos se aproximar dessa qualidade, que eu conheça ainda, estou para conhecer um que estudou fora e faz esse tipo de instrumento, vou ver para crer, me falaram que o cara é fera. Quem conhece instrumentos feitos por master luthiers como Ren Ferguson (master da Gibson, supervisiona e faz pessoalmente as L-5 e L-7), Bob Benedetto, Jimmy Foster, Jimmy D'Aquisto, John D'Angelico sabem do que estou falando. Com apenas 1 acorde já se sente que se trata de instrumentos superiores, mesmo os poucos instrumentos sólidos que eles fazem e que tive a oportunidade de conhecer (2 sólidos, na verdade).
Em resumo, o Zaganin merece sim respeito a nível nacional. Faz coisas boas, mas não é isso tudo. Não está no nível internacional como citado, apesar de cobrar como se fosse e seus instrumentos desvalorizarem demais. Infelizmente por aqui existe ainda a cultura de uma guitarra de luthier ser uma opção por questão de preço (absurdos). Fora, muitas guitarras de luthiers são opções de qualidade, não preço.


MauricioBahia

É, meu amigo.... Ás vezes a gente quebra a cara no fórum, sem saber com quem estamos falando...

buddy guy
Veterano
# out/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly

fala mano, quem bom te ver por aqui de novo, um dos grandes blueseiros que já passaram por aqui !


O.o


Ôh,falando assim eu acredito hein? Tô de mal !!!!

jorgemig
Veterano
# out/10
· votar


Aqui estão as fotos de algumas das guitarras mencionadas neste forum. Desculpem-me pela demora, mas tive de dar um jeito no album:

http://www.facebook.com/album.php?aid=2061942&id=1370736794

JJJ
Veterano
# out/10 · Editado por: JJJ
· votar


Sem querer entrar em polêmica, mas, talvez, já entrando...

Insuperável? Menos, né...

Pode ser uma excelente guitarra, talvez melhor que muitas de nome, mas.................

"Insuperável" pra mim é o design da Telecaster, que o Leo Fender fez a trocentos anos atrás quando o Zaganin nem tinha nascido...

O dia em que uma guitarra do Zaganin for descaradamente copiada pela Fender (ao contrário do que acontece hoje) eu vou tirar o chapéu e concordar com você.

Guitarra é muito mais que um monte de madeira e bons captadores. Guitarra pra mim é quase uma "entidade", com alma. Uma Tele é um Tele. Uma Strato é uma Strato. Uma Les Paul é uma Les Paul. Podem me criticar a vontade, mas eu vou sempre preferir uma Telecaster da Fender (quase um pleonasmo) do que uma pseudo-Telecaster de qualquer outra marca, mesmo que tenham colocado nela uma madeira, um captador ou uma ponte melhores...

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Nunca toquei em uma Custom Shop, mas que as Zaganin estão muito acima das Standard, isso é certo!

É só olhar o acabamento do instrumento mesmo. É realmente artesanal, muito bem feito.

Se é melhor ou não, daí já é uma opinião bem pessoal

ogner
Veterano
# out/10
· votar


jorgemig

Inferno!! Sou contra o Facebook, nao tenho!!
Alguem me conta?? São bonitas!? Ahuehuhauhe

pscb
Veterano
# out/10
· votar


A todos

A grande questão é isso de se cadastrar no fórum não para tirar dúvidas, mas para tecer elogios de que tal instrumento é insuperável. Normalmente, quem se cadastra cria um tópico para tirar alguma dúvida.

Mas parece que o tópico desenrolou para uma idéia de que ninguém pode ter bons instrumentos. Economizando em outras coisas, é possível ter um equipamento top de linha, caso não seja rico. E se for rico, que bom, assim movimenta a economia, gera consumo etc.

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Alguem me conta?? São bonitas!? Ahuehuhauhe

Lindas! Nunca vi nada igual...

Aí fui ver o perfil do Jorge e foi a mesma surpresa!

hehe. Acho que eu tenho que virar amigo pra ver fotos... Será?

Abs

ogner
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia

Uhmm, será uma cilada, binho!? Ou Bino, sei lá!!

jorgemig
Veterano
# out/10
· votar


cristian1990

Taí o link com as guitarras, novamente

http://www.facebook.com/album.php?aid=2061942&id=1370736794

Só queria participar deste forum por dois motivos básicos, além daquele já mencionado:

1- Gostaria de poder compartilhar um pouca da minha experiência com guitarras de diversas safras e modelos, para que os mais jovens não passem as mesmas agruras que eu passei, gastando muito dinheiro à toa;
Hoje não compraria a Custom Shop que pode ser vista no álbum de fotos, porque as Zaganin soam melhor que a minha NOS (New Out of Stock). São mais fáceis de tocar e possuem um sustain incrível (imprescindível para o blues). Não uso pedais. Apenas ocasionalmente. E preciso de um instrumento que não me deixe na mão. A Custom Shop, por exemplo, demanda um esforço muito grande na modelagem das notas. As Zaganin não. Os bends ocorrem de maneira natural e fácil, quase como se estivesse tocando minha Lucille. Isso é fantástico numa Strato! Nem as minhas Clapton Signature ou a Buddy Guy Signature (depois postarei foto dela) proporcionam essa comodidade. E olha que são guitarras fantásticas para o blues!

2- O Brasil hoje possui excelentes Luthiers. Sou de uma geração que sofreu muito com a música: os instrumentos eram caros e inacessíveis. Hoje, com pouco dinheiro e algum conhecimento, se pode ter algo que era impensável de se possuir alguns anos atrás. O trabalho do Zaganin me impressionou muito mesmo. Eu e meus colegas músicos que me acompanham há décadas sabem do que falo. Sou meio purista no quesito guitarra. Acho que nem saberia tirar algum som de uma Ibanez. Sou fã do Clapton, do BB, do Albert Collins, do Buddy Guy, do Hendrix e do Ronnie Earl. E sempre fui atrás deste timbre, desta sonoridade. Hoje depois de tocar em todos aqueles instrumentos posso afirmar que a Zaganin me atende plenamente, e não teria gasto a dinherama que gastei se alguém tivesse me passado o caminho das pedras. É isso que estou tentando proporcionar aos mais jovens.
Abraços

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


jorgemig: Taí o link com as guitarras, novamente

http://www.facebook.com/album.php?aid=2061942&id=1370736794


Cara, é o mesmo link que postou antes e que não dá premissão pra acessar nada.

Eu desisto! hehe

Bos sorte com suas Zagas :)

Abs

pedrojob
Veterano
# out/10 · Editado por: pedrojob
· votar


A guitarra mais massa que eu ja toquei foi na Zaganin do meu professor, custa 5mil a guitarra, ela eh foda! Bem superior a ESP que custou 4mil...
mais tenho que me contentar com minha condor rx20 =)


af nao tem como upar em algum outro lugar?

jorgemig
Veterano
# out/10
· votar


Tem de ter cadastro no Facebook para acessar. Pega de algum amigo, quem não tem. Vale a pena.

Abraços.

Em breve posto detalhes ténicos sobre minhas outras duas Zaganin Stratocaster, para quem quiser conferir porque minhas velhinhas fenders estão, no momento, curtindo um merecido descanso!

mvmarquezini
Veterano
# out/10
· votar


Sim é provável né!!

ogner
Veterano
# out/10
· votar


Saquei!! Esse tópico vai ser mais filosófico que técnico!!!

Hoje, com pouco dinheiro e algum conhecimento, se pode ter algo que era impensável de se possuir alguns anos atrás.

Vc nao ta falando das Zagas de 4k, 5k não né!? Ou então vc é o Eike Batista!!??

Se estiver falando das SX de R$500,00 ae sim....Hauheuhauheuhauhueha! Vc nem deve saber oq é isso!!


jorgemig
Mas agora um pouco mais sério! Verdade mesmo que vc encontrou nas Zagas o timbre clássico dos caras que vc gosta, todos eles são tão Fender!! Nas zagas com madeiras completamente diferentes vc encontrou os timbres classicos!?!??

Veja bem...Nao estou desmerecendo as madeiras tao pouco o trabalho do Zaga. Qualidade sem duvida, mas acho que os timbres são diferentes, outra praia...Não!?!?

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


jorgemig: Tem de ter cadastro no Facebook para acessar. Pega de algum amigo, quem não tem. Vale a pena.

Tudo bem, mas aparece isso:

http://img839.imageshack.us/img839/5471/87820067.jpg

e isso:

http://img842.imageshack.us/img842/9538/12190853.jpg

Eu não sei usar o Facebook direito. É preciso te adicionar como amigo?

Abs

pedrojob
Veterano
# out/10 · Editado por: pedrojob
· votar


axei que esse cara fosse velhao...
to axando que eh cilada

jorgemig
Veterano
# out/10
· votar


ogner

Minha Ronnie Earl Fiesta Red tem corpo freijó e as especificações restantes são parecidas com as da Fender Buddy Guy Stratocaster, guitarra que sempre me agradou mais dentre as Strato que possuo (o Luthier Jair que trabalhava na Teodoro também tinha esta opinião)..
Os captadores são Lollars Blonde, para dar um som mais vintage. E a Strato foi inspirada na idéia do Lancaster, que tembém buscou o Zaganin para recriar com certa exatidão o timbre do Ronnie Earl.

Minha outra guitarra Stratocaster Zaganin é a "Buddy Guy Zaga", e vem com braço maple com corte radial na madeira e captadores Fender Cobalt Noiseless criado pelo Bill Lawrence com o kit midboost Fender do Clapton e controles TBX. Também suas dimensões se aproximam bastante da Fender Buddy Guy.
É, contudo, mais moderna, que a "Ronnie Earl". Tem um som mais encorpado, mais próximo da guitarra atual do Buddy Guy (aquela vintage blonde que ele sempre usa nos shows).

Abraços

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/10
· votar


pedrojob
O carinha da foto é o filho dele... o mesmo que aparece no link que ele postou na página anterior.


MauricioBahia
Também não manjo de Facebook, tanto que nem tenho conta, heheh... Mas, pelo que diz a mensagem que vc postou, tem que adicioná-lo mesmo.

jorgemig
Veterano
# out/10
· votar


De Ros
Vou checar o trabalho do Peruzzo. Valeu, amigo!

wppereira
Veterano
# out/10
· votar


Hoje não compraria a Custom Shop que pode ser vista no álbum de fotos, porque as Zaganin soam melhor que a minha NOS (New Out of Stock).

A Custom Shop, por exemplo, demanda um esforço muito grande na modelagem das notas.

Eu paro por aqui! Minha suspeita já se revelou verdade...

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/10
· votar


jorgemig
Fiquei curioso sobre os Fender Cobalt Noiseless... são legais mesmo? Mantém as características de Strato e tira o hum?

mvmarquezini
Veterano
# out/10
· votar


jorgemig
Membro Novato



Me aceita como amigo para poder ver as fotos.

jorgemig
Veterano
# out/10
· votar


BlaCk LaBeL

Os Cobalt são bem legais. São mais "encorpados" que o noiseless. Ficam entre os "Lace Sensors" e os "vintage noiseless". A Fender parou de fabricá-los, salvo engano.

MMI

Experimenta confrontar uma Zaganin com uma Fender Custom Shop na Two Tone na Teodoro Sampaio, caso vc more aqui em Sampa. Depois, me fala.

Iversonfr
Veterano
# out/10
· votar


jorgemig

Velho, faz igual o Bahia fez com os 2 printscreen dele... upa as fotos pra imageshack, pelo menos uma de cada pra gente ver. Sou totalmente adepto de guitas de luthieres tb, to loko pra ver as suas, mas não tenho Facebook assim como varias outras pessoas aqui que tb querem ver. Abs!

jorgemig
Veterano
# out/10
· votar


wppereira

Desculpe-me pelo erro: NOS= New Old Stock

New Old Stock means exactly what it says. It refers to the condition of a guitar that was played a few times and then put away for years. As opposed to a new AVRI that comes all shiny and new looking. Its another Custom Shop option for those who don't like relic's. http://www.fender.com/customshop/ins...tno=0150402803

Jhoi
Veterano
# out/10
· votar


cara, esse jorge deve ta se matando de rir por dentro, ta dexando todo mundo curioso sem ter nada asuhsauhashashush

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras Zaganin: insuperáveis!