Troca de Cordas 0.09 para 0.10 - Relato

Autor Mensagem
eduardodff
Veterano
# set/10 · Editado por: eduardodff


Tenho uma Eagle STS001, que vem com cordas 0.09 Dadário, e lendo alguns tópicos no fórum, resolvi trocar para 0.10 e fuçando, fuçando, eu mesmo resolvi trocar e regular a guita:

- Troquei as cordas 0.09 para 0.10, de início seria Elixir, mas não encontrei e como tava sem tempo foi dadário mesmo.
- Como uma chave que vem na própria guitarra, dei 1/4 de volta no tensor do braço (apertando).
- Aumentei a altura da ponte, até ficar numa altura legal das cordas, visto que logo que coloquei as 0.10 trastejou pra caramba as mais graves, pra isso foi utilizado uma chave que vem tb junto com a guita
- Regulei as oitavas com afinador digital, item penoso e demorado, mas ficou reguladinha

Conclusão: Sei que gosto´cada um tem o seu, mas as 0.10 pra mim soaram muuuiiiiitttttooo melhores que as 0.09, mais corpo, mais sustain, bends mais encorpados.

Não sei se foi cagada, mas pesquisando e lendo os tópicos, consegui regulagem básica da guita, só não sei que consequências podem ter no futuro!!

Comigo deu certo.... até agora!!

P.S: Longe de mim desmerecer o trabalho dos Luthiers, mas infelizmente meu tempo é curto e resolvi fazer sozinho!

AB-JDR-94HI
Veterano
# set/10
· votar


nunca tinha visto relato de troca de cordas antes... mais ficou bacana...

Hammer
Veterano
# set/10
· votar


o unico problema das 0.10 é questão de musculação ... precisa-se de um pouco mais de força para chegar os bends na afinação certinha...peno com isso...

eduardodff
Veterano
# set/10
· votar


Tive um pouco de dificuldade com bends mesmo, mas agora tá dando certo!!

wcpm
Veterano
# set/10
· votar


Apesar da minha strato estar com 0.9 prefiro as 0.10 que tenho na les paul e na cort viva. Logo vou mudar a da strato que não aguento mais estourar a mizinha.

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


eduardodff


Fala aí camarada Edu,tudo tranquilo? Na primeira semana fica parecendo que está tocando "num porrete",depois acostuma.Vale lembrar que à partir de 010,a afinação começa (por algúns) ser utilizada em bemol. No meu caso,agora estou usando 010.Já usei 011,mas por gostar de afinação STD,estava se tornando impraticável.

Arimoxinga
Veterano
# set/10
· votar


eduardodff


aconteceu o mesmo comigo cordas 0.010 são a melhor opção o som é muito melhor! e olha te digo não vai ter consequências nem uma para a guitarra eu já fiz a troca a algum tempo ajustei tudo tensor ponte menos as oitavas que não precisaram e já vou no meu segundo jogo de cordas e nada só nos dedos que ficaram com calos mais grossos FLw


Peace!!

Rafael A.
Veterano
# set/10
· votar


Ahh, também vou deixar o meu relato

Quando estudei guitarra ( por um ano, há uns 15 anos atrás), o meu professor falava pra eu comprar cordas 0.008! Já que eu estava aprendendo, ele dizia que isso iria facilitar pra mim. No começo tinha lojas que nem tinham pra vender, outras que o vendedor até torcia o nariz quando falava 0.008. Acho que quando pedia, o cara já pensava: esse moleque é iniciante, he he he...

E o professor, apesar de ser bom, nunca me falou nada das vantagens e desvantagens das outras medidas, e eu nunca tive iniciativa de mudar. Só depois que parei de estudar, cansado de ter as cordas arrebentando com facilidade, pedi as 0.009, e daí não larguei mais... nem vi muita diferença na pegada.

Mas, há uns poucos anos atrás, li uma coluna de um cara numa revista que não me lembro mais, falando sobre GAS (mas não a chamava assim): ele falava que antes de comprar equipamentos novos, devemos explorar o que temos ao máximo, para ver se não chegamos no que queremos: equalizações do ampli, reculagem da guitarra, altura de captadores, altura das cordas, e espessura das ditas, e aí ele falou das 0.010, e que muitos iniciantes usam 08 e 09 e acham o timbre xoxo! Troquei, e putz, que diferença no timbre! Até eu que nao tenho o ouvido bom, percebi! Mas pros bends, realmente precisei de treino.

Agora tomei coragem de por 0.010, na minha jackson coreana com floyd. Sempre ouvi dizer que pra ela tinha que ser 0.009, pois pela finura do braço e pela qualidade da ponte ia dar zebra, mas eu vou mandar fazer todas as regulagens e ver no que dá.

Spect
Veterano
# set/10
· votar


Quando troquei na minha foi parecido, só não precisei regular ponte (só as oitavas) pela minha ser fixa e optei por não regular o tensor, para ver o que acontecia primeiro antes de fazer algo.

Logo com a guitarra desplugada já notei que, por eu palhetar com um pouco de força, a palhetada "fluiu" muito melhor. Quando pluguei notei o timbre mais encorpado e achei a tocabilidade bem melhor. Demorou +/- 1 semana e meia para acostumar com as cordas mais rígidas.

Não optei por levar num luthier por simplesmente ser desnecessário no primeiro momento. Como você mesmo disse, não é questão de desmerecer, mas em algumas situações eu acho meio desnecessário, tendo em vista que o mínimo de paciência e bom-senso para mexer sem fazer besteira podem resolver o problema (no caso de coisas simples), e como bônus ainda se sai conhecendo mais ainda o instrumento que tem.

Andras
Veterano
# set/10
· votar


Bom era o kit da GHS do Zakk Wylde que tinha o bordão com 0.70... bons tempos...

rh_santana
Veterano
# set/10
· votar


cara a minha tava com 0.9 ai eu resovi colocar a Hernie Ball hidrida e gostei pra caramba,deu mais peso nas bases e ficou bem diser a mesma coisa pra solar...
Obs:tive que fazer a regulagem da ponte porque alterei o calibre das cordas

derek_70
Veterano
# set/10
· votar


para blues, que tipo de corda 0.10 vcs me recomendam (nickel/stainless) ?

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


derek_70

Ou é NIG ou é D'addario,para mim as melhores.Se bem que pra mim as NIG tem durado bem mais que as D'addario !!! Abraço !!

eduardodff
Veterano
# set/10
· votar


Galera em geral, valeu pelos coments!! Abraço a todos!!

Les Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Legal cara, algum dia experimente por cordas 0.11. Eu coloquei e digo que nos primeiros dias pra dar bend é uma merda, mas quando tu acostuma, dá aquela diferença no som, fica mais encorpado :D

Mas tipo, na minha primeira troca de cordas eu não regulei nada nela e não deu problema nenhum.

Túlio Rock in Roll
Veterano
# set/10
· votar


Corda 010 é a melhor coisa que tem.
Nego fala dela como se fosse dura como um cabo de aço.
Isso não é verdade.

Dá pra fazer bends super de boa, e com afinação padrão. É tudo uma questão de costume.
Até 011 passa a ser uma corda de boa quando vc se acostuma com ela. Dizem que a LP fica do caralho se bem regulada com 011, eu ainda faço isso um dia.

crokodilo loko
Veterano
# set/10
· votar


Bom meu relato ja é diferente.

Quando comecei usava 0.10, e usei por muitos anos...
Mas depois q usei a 0.09 acabei gostando +, e nunca tive problemas d cordas estourano como muitos reclamam, isso só ocorreu com algumas marcas, mas com as ernie ball nunca tive esse problema.

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


Uma dica que eu dou pra quem tem guitarras estilo Gibson: as cordas são naturalmente mais rígidas nela, pois a escala é menor, isto é, tem menos corda entre a ponte e o nut. Então tome muito cuidado na hora de inventar de colocar .11 nela, pois a corda sendo menor, a tensão é maior para que a afinação seja alcançada, e isso significa bends ainda mais difíceis.

Muita gente usa .10 na Les Paul pois é o padrão de fábrica, mas o Jimmy Page usava .08 e .09 e o próprio Les Paul se não me engano (li em algum lugar) tinha considerado o .09 o tamanho ideal por conta da tensão. Acho que hoje em dia quem usa guitarras estilo Fender começa com .09 e quem usa estilo Gibson já está usando .10, pois são os padrões pra esses desenhos de guitarra.

Tomaz.
Veterano
# set/10
· votar


Eu tô de .011 na strato, e não acho ela pesada...

Mas .010 é o "melhor" dos mundos... O timbre melhora consideravelmente em relação às .009 e não fica tão "dura" pra tocar.

Eu acostumado com .011 fui tocar numa .008 dum amigo e estranhei demais. Era muito leve... Cada vibrato que eu dava parecia um bend de 2 tons...

Strato Tool
Veterano
# set/10
· votar


eduardodff

Boa escolha! Agora o próximo passo é trocar por cordas .11!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Son Volt
Uma dica que eu dou pra quem tem guitarras estilo Gibson: as cordas são naturalmente mais rígidas nela, pois a escala é menor, isto é, tem menos corda entre a ponte e o nut.
Cara, vc está totalmente equivocado...
Quanto mais curta a escala menos tensão tem as cordas ( a explicação técnica, física para isso, está num tópico aqui do FCC no qual explico isso).
Assim a tensão das cordas numa Gibson Les Paul (escala de 24,75pol.) com 0.11 é mais ou menos a mesma de 0.10 numa Strato (escala de 25,5pol.).
Les Paul usava 0.11...
Jimmy Page 0.9...
Abç

Tonanteador
Veterano
# set/10
· votar


eduardodff
Regular guitarra não é nenhum monstro não! Eu mesmo regulei a minha, nem deu nada, pelo contrário, corrigi um empeno. Mas só é indicado se o problema não for muito grave e se a pessoa souber oq está fazendo, além de ter ciência dos riscos.

Abs

Nednada
Veterano
# set/10
· votar


0.10 é ótima pra quase qualquer situação. E essa coisa de reclamar pra fazer bend em 0.10 é coisa de quem tem mão de fada. Eu não sou nenhum ogro nem nada e usei 0.11 híbrida por um bom tempo e fazia bends tranquilamente. Atualmente, como tô com um trio de blues, prefiro 0.10.

Encerrei mas voltei
Veterano
# jan/13 · Editado por: Encerrei mas voltei
· votar


Olá, queria deixar um relato interessante aqui (e uma duvida) também.

Tenho uma Tagima Memphis MG32 a 2 anos e hj resolvi trocar de .09 para .10. Antes disso, já troquei todo o encordoamento 2 vezes, usava o jogo de Rouxinol .09 com mizinha extra e palheta grátis (lol), a primeira vez que troquei tinha deixado a guitarra no case molhado por um dia aí enferrujaram e lascou o negocio td, depois dessa troca, as cordas passaram a trastejar bastante, subi um pouco a ponte e apenas diminui o trastejamento, deixei como estava.

Como ultimamente estou com a mão um pouco pesada, pocando mizinha td mês resolvi trocar para .10 pois falaram que era bem mais resistente que a .09 fora a qualidade do timbre. Beleza, comprei um jogo da D'addario .10 e troquei as cordas. Quando retirei as velhas, como sabia q teria q regular a ponte e tensor, resolvi colocar a ponte na altura original dela. Depois de substituir as cordas o q eu ouço? NENHUM trastejamento mais, só aquele basiquinho de quando se troca as cordas, mas um som infinitamente mais limpo!

Minha primeira teoria foi que a guitarra tivesse vindo da loja com encordoamento .10 e regulada para o mesmo, mas será q há a possibilidade de uma guitarra barata e considerada de iniciante como essa ter vindo com um encordoamento de calibre médio? Isso pode explicar o trastejamento da época que usava .09 (usei .09 por um ano e meio aproximadamente)

Outra: Mesmo considerando tudo perfeito agora, será q ainda devo me preocupar com uma regulagem já que ela estava acostumada a muito tempo com as .09?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/13
· votar


Encerrei mas voltei
Minha primeira teoria foi que a guitarra tivesse vindo da loja com encordoamento .10, mas será q há a possibilidade de uma guitarra barata e considerada de iniciante como essa ter vindo com um calibre médio?

Em todos esses poucos anos que toco guitarra, tanto por experiência própria, quanto por inúmeras pesquisas na internet, eu não me lembro de nenhuma strato que venha de fábrica com cordas .010, seja de qual marca for.

Outra: Mesmo considerando tudo perfeito agora, será q ainda devo me preocupar com uma regulagem já que ela estava acostumada a muito tempo com as .09?


Apenas verifique se o braço não está empenado ou torto. Se estiver, leve num luthier ou tente regular o tensor.

No mais, mudou a espessura das cordas, provavelmente deve ter desregulado as oitavas. Acho que vai precisar fazer isso.

Se a altura das cordas já está ok, acho que é só isso daí que precisa regular, se não estiver bom.

Abraço!

V.J.EighTeeN
Veterano
# jan/13
· votar


Tenho uma Strato que veio com 0.09 que logo troquei por 0.10 híbridas...
Achei uma diferenca imensa no timbre e resistência das cordas, nos bends eu penava um pouco mas logo acostumei.
Quando as 0.10 estouraram eu troquei por 0.11 híbridas das Ernie Ball. ( 0.11 até 0.54 ).
A diferenca é enorme, simplesmente enorme. No comeco tocava em C# nas 0.11 híbridas, depois fui pra D e logo pra Standart.

Agora estou em dúvida se volto pra 0.10/0.52 da Elixir, ou continuo com 0.11 mas, acho que irei voltar pra 0.10. Ainda mais que fico mais em Standart.

Conclusao: Cordas 0.11/0.54 sao otimas quando se acostuma com elas.
Quase perco minha unha por causa delas hahaha.
Mas quando se acostuma é muito bom, até em afinacoes baixas elas ficam muitos boas.

Encerrei mas voltei
Veterano
# jan/13
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Bom, o braço está perfeito, as oitavas também (testei com afinador), já as cordas, estão um pouco mais altas nos trastes mais agudos...

GuitarHome
Veterano
# jan/13
· votar


Também comecei com 0.009 e usei elas até uns 8 9 anos de guitarra chuto eu, e há uns 3 4 anos que só uso 0.010 na minha Super Strato com Floyd e não largo mais, pro meus ouvidos a diferença no timbre é gritante, ainda mais no meu caso onde meus equipamentos não são tão tops assim, fora que esse calibre combinou muito bem com minha pegada, ficou mais "firme".
Abç

SkyHawk
Membro
# jan/13
· votar


Eu comecei de .010 na LP, depois troquei para Ernie Balls .011. Minha lógica é a seguinte: já inventaram até guitarra digital que faz 35 timbres diferentes (Fender Strato V Guitar by Roland) mas corda é coisa única e bem concreta.
Tenho 3 guitarras e cada uma tem um estilo de corda e afinação. Conclusão: invista em cordas top, é acessivel e muda sua guitarra !!!!

paul0-wylde
Veterano
# jan/13
· votar


Minha guita quando comprei tava com cordas 09 e com um leve trastejamento na casa 2 da corda la, perguntei aki no forum sobre uma soluçao e me recomendaram colocar um calibre mais pesado ou regular a guita, eu so troquei e nao regulei mas nem foi preciso pois as oitavas ficaram bem reguladas e cessou o trastejamento

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Troca de Cordas 0.09 para 0.10 - Relato