"Preciso de equipamentos melhores, digitais e transistorizados são péssimos"...

Autor Mensagem
iRock
Veterano
# ago/10 · Editado por: Moderador


Já casei de ver reclamações de pessoas dizendo semrpe a mesma coisa: "Meu equipamento é muito ruim, É IMPOSSÍVEL tirar um som decente com eles..."

Se essas criaturas parassem de reclamar e estudassem um pouco, saberiam que grande parte do timbre vem das suas mãos e não dos equipamentos. Muita gente do FCC tem um preconceito incrivel contra os digitais e os transistorizados, mas aquestão é: Se o resultado final é bom, qual é o problema???

Aqui vai um exemplo:
Acompanho o trabalho desse cara faz 1 ano mais ou menos, ele faz cover na maioria de músicas do Van Halen, mas também de outras bandas. Ele tem um timbre muito bom, quem ouve acha que é um equipamento "From Hell", mas olhando uma demonstração, me surpreendi: O cara usa uma Zoom G2.1u ligada diretamente em um Marshall MG-15DFX.





Alguns covers:










Drive30
Veterano
# ago/10
· votar


que bom...

Bigtransa
Veterano
# ago/10
· votar


iRock
Valeu amigo......

papillon
Veterano
# ago/10
· votar


iRock
fala mann
realmente curti bastante o som do cara!
eh so saber timbrar!!
legal!!
abraço

Bombastik
Veterano
# ago/10
· votar


aberiam que grande parte do timbre vem das suas mãos e não dos equipamentos.

mentira.

todo mundo sabe que o equipamento é 95% do som. se vc não tiver uma Gibson, jamais soará como Slash...

Andras
Veterano
# ago/10
· votar


Bombastik
mentira.

todo mundo sabe que o equipamento é 95% do som. se vc não tiver uma Gibson, jamais soará como Slash...


Tu foi ironico neh?

iRock

Tirar um som decente tem um significado BEM especifico que talvez tu nao tenha te atentado.

_Dio
Veterano
# ago/10
· votar


Mas dá pra ter resultados muito satisfatórios com equipos modestos.

Quem não consegue isso jamais conseguirá num top de linha.

Excelion
Veterano
# set/10
· votar


É questão de gosto...


Infelizmente para mim, preciso de um valvulado com muito headroom e uma Fender com Texas Special/54's para ser feliz...

ROo
Veterano
# set/10
· votar


Não é apenas questão da mão e estudar, você tem que estudar o seu equipamento também.
Quantos caras já não compraram uma GT-10 e acharam uma bosta? Nunca toquei nela, mas duvido muito que seja uma bosta.
Geralmente compram qualquer equipamento e já acham que vão tirar o timbre do Slash, ou do Angus, ou do EVH de primeira, sempre "plug n' play", sem ler o manual, sem sentar boas horas e fuçar até conseguir tirar o que o equipamento tem.
Eu demorei meses pra tirar algum bom timbre de uma GT-8 que um camarada me emprestou, passei por muita irritação, consegui alguns bons timbres, mas tenho certeza que dava pra ficar melhor.

Quanto ao vídeo, em geral não achei o timbre do cara "bom", mas pro equipamento que ele tem a dispor, está ótimo!

edalko
Veterano
# set/10 · Editado por: edalko
· votar


iRock

Estranho o cara ter várias guitas interessantes com um amp e pedal chulé...

Hora tem timbres bons, hora nao muito...
às vezes pode ser a gravação mesmo... ao vivo sao outros 500

RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: RoLP
· votar


iRock

Concordo que dá pra tirar bons timbres com vários tipos de equipamento.
Mas mesmo tirando ótimos timbres, fica completamente DIFERENTE de um som em equipamento de qualidade.

E o cara ai tem um seymour duncan na ponte de uma das guitas e outra guitarra bem bacana....duvido ele fazer isto ai com uma tonante e captação original.

Então não é bem assim, só o fato de estudar e esperar que a mão faça milagre....pq a mão pode melhorar aspectos de pegada, nitidez, velocidade e técnica...mas não modifica o som que sai do amplificador ao ponto de vc poder usar uma golden num warm music e achar que está soando como uma gibson num jcm.

Achei o timbre dele interessante....mas qualquer um que souber timbrar tb um jcm ou mesa e chegar do lado, mesmo tocando menos que ele, mas tendo percepção de som, já mostra que o som dele fica amador.

É a minha opinião...
Comecei com uma tonante e um warm music....tenho hj equipamento de ponta de linha e sei do que estou falando.
Passava horas regulando e estudando sobre o instrumento...a diferença é brutal.

E tb não acho nenhum equipamento uma bosta....mas sempre tem um muito melhor que outro...e talvez por isto uma pessoa pegue um melhor e fale que o outro é uma bosta...pq perto do novo que ele pegou, acredito q o anterior é uma bosta mesmo...é tudo questão de evolução.

Agora se o cara chegar num equipamento de ponta e falar q é uma bosta ou tirar um som de merda....ai sim o cara é um bosta hauhauuahua

Mas o que mais gostei do teu video é que demonstra pra galera q ainda não chegou em um equipo bom...que dá pra fazer algo bacana dentro da limitação do equipamento ao ponto de soar bem ao vivo.

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


ROo
sempre "plug n' play", sem ler o manual, sem sentar boas horas e fuçar até conseguir tirar o que o equipamento tem.
Boas horas vc diz...às vezes são anos...ide Gilmour que só "se achou" no Dark Side Of The Moon...

Sgt. Eddie
Veterano
# set/10
· votar


Sem querer ser chato, mas você quer falar de timbre de um cara que grava o vídeo sem se importar que a palhetada apareça?

Eu acredito que dá pra tirar timbres magníficos de digitais e transistorizados, mas para isso, o mínimo que se deve fazer é microfonar o amp com um microfone de ponta. E isso o cara não fez, ou seja, pra mim o timbre é tosco como 95% dos vídeos do YouTube, independente de ser valvulado ou não.

Digo isso porque já vi gente com JCM800 no YouTube tirando timbres péssimos... A gravação importa muito.

RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: RoLP
· votar


Sgt. Eddie
Hum...não vejo desta forma...dá sim para perceber como está soando o timbre sem o microfone...a camera abafa um pouco, mas não impede de ver se o timbre está bom ou ruim.

Claro, que com um bom microfone o timbre e percepção dele vão melhorar muito, mas dá pra julgar se o timbre está bom ou ruim desta maneira.

Claro, é a minha opinião....não acho que isto "estrague" o timbre e sim...evite ele de ficar melhor, mas tosco é exagero.

Manubio
Veterano
# set/10
· votar


iRock
Legal o som do cara, toca bem...

Agora falta dinâmica possivelmente por causa do amplificador. Além de que ele pode ter mexido no som no pós gravação.

Mas independente disto, eu acredito que tem muita gente que tem amplificadores e efeitos mais baratos e não conseguem tirar um som legal deles pois não gasta tempo mexendo e timbrando.

Abraço

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


O cara usa uma Zoom G2.1u ligada diretamente em um Marshall MG-15DFX.

Na minha opinião esse é um bom equipamento! Existe melhores mas esse não deixa de ser bom porque existe melhores.

Sabem esse cara aqui ele usa uma g1x ligada direto em linha com um netbook e o guitar rig 4.

Muita gente do FCC tem um preconceito incrivel contra os digitais e os transistorizados, mas aquestão é: Se o resultado final é bom, qual é o problema???


Eu também sou da opinião de que equipamentos digitais e transistorizados quando bem timbrado não tem problema nenhum e pode ficar muito bom.

Overdriver
Veterano
# set/10
· votar


O cara toca muito é um guitarrista de primeira linha, muito legal! Mas eu não gostei dos timbres não, o drive seco e ardido de sempre quando se usa esses equipos, isso não tem jeito de mudar mesmo.

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


Overdriver
Exato...parece metalizado, amador...
É o mesmo que digo...equipamento ruim fica assim..só quem tem ou teve equipo bom consegue sacar isto. E o público sabe a diferença quando ouve a diferença de ambos ao vivo tb.

Sgt. Eddie
Veterano
# set/10
· votar


Querem aqui a maior prova de que a gravação importa muito?

Mesmo guitarrista, mesma guitarra, mesmo amplificador.

Phil X, em 2008, tocando nessa Les Paul goldtop de 1955, gravado pelo microfone da câmera:
http://www.youtube.com/watch?v=EpKQiVnW6Us

Phil X, em 2009, tocando na mesma guitarra, microfonada por um Shure Sm7:
http://www.youtube.com/watch?v=ko8fvcZDoNs

Quem não ouvir diferença, com todo o respeito...

Vagabond
Veterano
# set/10
· votar


se é tudo na mão tente tocar algum cover com bass em 0, mid 10 e high 2, fica horrível. agora tente configurar seu amp e toque algo pessimamente, continua horrível.
os tempos passam e pareçe que as pessoas não entendem que o equilíbrio é o que conta.
estude, porem tente melhorar seus equipamentos, estude seus equipamentos, porem estude sua técnica.

RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: RoLP
· votar


Sgt. Eddie
Ninguém disse que NÃO tem diferença.
Apenas a diferença não é o suficiente para dizer que um timbre é tosco porque foi gravado sem o microfone "X".
Diferença tem...pois você está filtrando da melhor forma possivel o timbre...mas o timbre só sai bom, se for bem timbrado, independente da forma como é filtrado (que influencia para ficar melhor ainda ou abafar).

Com o mic bom, ele CAPTA melhor...não é que melhora o timbre.

Ou seja, não é o microfone que vai definir se o timbre é bom ou ruim e sim "ajudar" a melhorar. Mas timbre é regulagem e gosto.

Mas mto legal esta demontração.

iRock
Veterano
# set/10 · Editado por: iRock
· votar


Drive30

...

Bigtransa
papillon

Disponham.

Bombastik
Andras
_Dio
Excelion
ROo
edalko
RoLP
Will Bejar
Sgt. Eddie
Manubio
erick_guitar
Overdriver
Sgt. Eddie
Vagabond

Ok, ok, eu sei que equipamentos top não se comparam a esses, e sei também que o método de gravação afeta no som, que ele pode ter mexido no som apóz a gravação, e que timbre é questão de gosto, e isso não pode ser mudado.

A pegada afeta sim o timbre. É como ja disse antes:

Dê um amp chinelo e uma guitarra fuleira que não presta para Randy Rhoads que ele continuara soando como Randy Rhoads.

Dê um valvulado e uma guitarra top para alguem que toque "naquelas", que continuara soando "naquelas".

O que estou realmente querendo dizer é que se essas pessoas parassem um pouco, estudassem um pouco mais e tentassem timbrar o equipamento que tem com um pouquinho de paciência, concerteza chegariam em um resultado satisfatório.

Conde_guitar
Veterano
# set/10
· votar


já dizia juninho afram:

"Muitas vezes, a falta de equipamento atrapalha o estudo.Tocando com timbre ruim, voce começa a ter uma referencia ruim de qualidade.Isso desfavorece a sua interpretação e a sua técnica.Mesmo que não tenha um bom equipamento,procure timbrar seu instrumento antes de estudar.Dessa forma seu estudo será muito mais prazeroso e eficiente."

e tbm SRV:

"Seu som está em suas mão,mais do que em qualquer coisa.Éa maneira como você palheta e como segura a guitarra,e não o amplificador e a guitarra que você usa".

e EVH:

"Uma vez, Ted Nugent veio ver nossa passagem de som e quis experimentar o meu equipamento. Eu disse: Tudo bem, vá em frente! O som que saiu foi o do Ted Nugent. Ou seja, não importa muito qual equipamento você está usando. O seu som está nos seus dedos e na sua cabeça"

Levando em conta que SRV e EVH não moram no Brasil onde é mto mais dificil vc começar com Gibson e Marshalls (Van Halen chegou a destruir uma Gibson 335 soh pra procurar sua guitarra customizada ideal,e olha que ele num era rico!), e pegando o melhor das três frases
chego a conclusão de que:

Equipamento:Tem que ser pelo menos bom (visto que depois de bom considero que exista excelentes,ótimos e "caramba! isso existe?"),tem que ter pelo menos a capacidade de ser timbrado com qualidade, o equipamento não pode limitar o seu estudo.E temos equipamentos no Brasil com essa condição,de timbrar legal, pena que nem todos podem começar com equipamento assim no Brasil como nos EUA que o pessoal começa mtas vezes com Gibsons,Fenders,Marshalls,Peaveys e etc de linhas melhores.

"Pegada":É a identidade do guitarrista,pegada todo mundo tem a sua e ninguem tem igual a dos outros,com um equipamento que corresponda a aplicação de sua "pegada"vc soa como você faz o equipamento soar da forma que vc o comanda pra soar.

Conclusão: Equipamento bom (ter a capacidade de ser timbrado com qualidade)+guitarrista que saiba o que está fazendo não tem erro,tem tudo pra soar legal!

um abç

RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: RoLP
· votar


iRock
A pegada afeta sim o timbre. É como ja disse antes:

A pegada não afeta o timbre....pegada é pegada, timbre é timbre.
Se o SRV tocar no equipamento do Slash, a pegada vai soar do SRV, mas com o timbre do slash. Só que dentro da técnica e escala que o SRV usa.
Mesma guitarra, mesmo amp, mesmo pedais e mesma regulagem.

A pegada afeta o som em geral, não a timbragem.
Se o EVH tocar num equipamento mal regulado, ainda assim vai soar como EVH, só que num equipamento mal regulado.

O som que sai do instrumento é o mesmo cara...
A "IDENTIDADE" é o que vai mudar...de acordo com a pegada...os licks característicos e que fazem a identidade de cada guitarrista...mas isso independe da timbragem.

Se fosse assim, nenhum dos guitarristas Tops precisariam usar equipamentos de ponta...qualquer porcaria que usassem ia servir para soarem como eles mesmos...o que eu discordo totalmente.
É a junção de tudo....e timbre bom...e profissional, depende de equipamento bom e profissional (BEM REGULADO AINDA).

Timbre como deste cara do video...é timbre conquistado com muito esforço dentro de uma limitação de instrumentos bem abaixo dos bons, mas não é o ideal para se dizer "feliz com o equipamento". Ele tem que ter consciência que aquilo ali é o máximo dentro do pouco que tem.

O que estou realmente querendo dizer é que se essas pessoas parassem um pouco, estudassem um pouco mais e tentassem timbrar o equipamento que tem com um pouquinho de paciência, concerteza chegariam em um resultado satisfatório.

Sim, mas o ideal, na minha opinião, é que se a pessoa quer tocar e evoluir em termos de timbre...não acahar que equipamento meia boca bem regulado é o ideal para um excelente timbre

Uma coisa é vc tocar sozinho em casa e regulando...outra é juntar com a banda e tentar usar a mesma regulagem....ainda mais se tiver com outro guitarrista que tenha um equipamento um pouco melhor que o seu..Ou uma outra banda com equipamento melhor tocar antes ....com certeza o som da guitarra que vc regulou com esforço vai parecer amador.

Manubio
Veterano
# set/10
· votar


RoLP

Não Não Não!

O timbre tem tudo a ver com a pegada.
Pede depois pro MMI te mostrar o video de um cara que pega uma Les Paul e faz ela soar exatamente como uma semi-acustica só pq a pegada do cara fazia isto.

Abraço

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


Manubio
Mas a semi acústica tem um som cheio como o da les paul, o que difere é a "agressividade" que ele vem.
Quero ver ele fazer uma tele com single soar como uma les paul.

COntinuo discordando.

Nenhuma pegada gira o botão treble, gain, bass....É o que estou falando...timbre é timbre, você alcança regulando os equipamentos até chegar em um que curte...e a mão torna o timbre com sua identidade...mas não altera o timbre.

E qualquer um faz uma semi parecer com les paul, apenas modificando a regulagem ou alterando o volume do gain na guita

JJJ
Veterano
# set/10
· votar


Esse Marshall MG-15 eu não gosto. Só pra vocês terem uma ideia, troquei por um Staner Kute 60, pau a pau, e não me arrependo nem um pouco. Esse Marshall só tem volume, mas o som é bem sem graça, sem peso e é barulhento pra caramba (pelo menos no meu quarto era só ligar que vinha aquele hhhhuuuummm chato - podia ser alguma interferência, mas o Staner não tem esse problema). Um defeito do Staner é ser seco feito um pau velho... Aí botei um Landscape Spring Reverber no bicho e ficou 100%. A distorção também é podre, mas eu uso dist/overdrive de pedal, então não me afeta. Mas tem muito mais peso do que o MG15 (claro... afinal, são 60w num falante de 10" contra 15w num de 8").

A Zoom G2 eu não conheço, mas tenho tenho uma G1 e não acho tão ruim assim. Pelo que custa é uma boa pedaleirinha.

Mas concordo com o iRock: bons resultados dependem muito mais de quem toca do que do equipamento. Pro equipamento ser determinante, só se for muuuuuuuuuuuuuuuuito ruim (que não é o caso desses vídeos aí).

Jinkxs
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
Manubio

Detalhes na dinâmica da paletada, como força, ângulo de ataque, etc... e na movimentação dos dedos no braço, na forma de abafar as cordas.... até o formato dos dedos(!!!) são fatores que, em conjunto, influenciam o timbre.

Pra ter noção do que estou falando, esqueçam a guitarra e peguem um instrumento acústico.... o violão, por exemplo. Um mesmo violão soa completamente diferente de uma pessoa para outra.

Façam um teste numa roda de amigos.... peguem uma música e deixem 2 pessoas diferentes tocarem num mesmo violão.

RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: RoLP
· votar


Jinkxs

Vai mudar a qualidade da execução e o modo como o som sai de acordo com a técnica do cara (nitidez, sustain)...mas o TIMBRE não muda...o timbre é o do próprio violão.
Timbre é a madeira do violão + equalizador, cada instrumento tem a sua estrutura (por mais parecidos que sejam, sempre há diferença de um pra outro).

O som vai sair melhor na mão de quem sabe tocar mais? Vai...por questão de saber tocar mais...as notas serão mais nitidas, terá mais sustain e o abafado sai mais bacana.
Mas o timbre é o mesmo.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Manubio

Opa! Estão falando de mim! hehehehehehe
Cara, pegada muda muito o som. A guitarra é um instrumento muito responsivo à técnica e dinâmica, então quem domina bem o instrumento consegue variar muito.
Concordo com o Jinkxs, violão e guitarra hollowbody são muito mais dinâmicos. Em estúdio, é dificil até para o mesmo instrumentista fazer um corte e continuar com a mesma dinâmica. As sólidas, especialmente com drive (que comprime o som), deixa o som um pouco mais igual, mas nem tanto.
Um bom equipamento ajuda na dinâmica, na variabilidade de timbres e isso acaba se traduzindo, bem depois, na qualidade sonora se o cara tiver técnica para tirar isso. Mas não que um equipamento mais limitado não consiga fazer nada disso, especialmente em alguém que domine bem o instrumento.

Jimmy Page cansou de fazer soar uma tele como uma Les Paul. Billy Gibbons já declarou numa entrevista que consegue soar com Billy Gibbons em qualquer equipamento, com mais ou menos dificuldade.

Para finalizar, vou deixar um texto do Steve Vai, para que a rapaziada entenda. Leiam aí:

"The guitar is such a dynamic and expressive instrument. You can play it incredibly tenderly and softly, or you can be brutal with it. You can get a tone out of an instrument just by touching it, and the way you touch it determines your tone. In addition, there are so many ways you can vary the sound, like cranking up your arnp or playing through an effect.

One of the big misconceptions among guitar players is that tone is a reflection of the amplifier and the guitar you use. Actually, tone comes from your head and your fingers. I'll give you an example: I had been recording a guitar part in my studio, playing my guitar through my amp, miked the way I like it, and it sounded like me. Then Edward Van Halen came by, and when he picked up my guitar and started to play, it was him. Even though it was my rig, I heard his famous "brown tone."

It dawned on me that his sound had nothing to do with his amps or his guitars. You can buy the same kind of amp and guitar that he plays, but it's not going to matter. His sound is all in his fingers-and it's like that with every guitar player. It's the way you approach the notes, and that's a product of what you hear in your head. If you're able to identify the kind of sound you're imagining, you'll be able to craft your tone with the equipment that's available to you.

Different amps and guitars have different tonal colors, and the only way to really understand them is to try out everything you can, or listen to other players onstage or on record when you know what gear they're using. Remember that if you're trying to emulate a particular sound, you need to work within certain parameters. If you're playing a Gretsch hollowbody that has a Bigsby vibrato bar, you won't get a tone like Hendrix's in his version of "Star Spangled Banner," You've got to be realistic, and you have to know your instruments' characteristics. If you're plugging a Strat into a little Fender amp without a distortion pedal, you've got to approach what you're hearing in your head within those parameters. Just remember that no piece of gear sounds better than another-it's simply a matter of what you're looking for (especially these days, when any tone can be musically valid).

Beyond that, the way you interpret sounds is a reflection of your own talent, insight, and ability. What makes you unique as a player is the way you identify the sounds in your head and then make them real. Every note ever played on a guitar throughout history is like a snowflake: No two are the same, and that's one of the beauties of the instrument.
-Steve Vai "

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Preciso de equipamentos melhores, digitais e transistorizados são péssimos"...