Série "Timbres Digitais" - Episodio 1 : Impulse Response Cabinets (VIDEO)

Autor Mensagem
R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14


Fala pessoal!

Hoje inauguro uma nova série no meu canal entitulada "Timbres Digitais", na qual abordarei a gravação em linha de guitarra e baixo com uso de VSTs. No primeiro episodio abordo o uso dos Impulse Response Cabinets. Espero que gostem e qualquer duvida ou sugestão, cola no inbox. Um abraço pessoal!



Um abraço

ederfreire
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho
Rapaz, a produção tá top, hein! Imagem e audio de primeira!
Curti sua iniciativa! Vou acompanhar ;)
Uma dúvida avulsa: qual câmera voce usou?

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


ederfreire
Fala Grande Eder!
:)
Cara, valeu demais. Eu estou bolando já um próximo episódio, pretendo lançar essa semana agora. Até agora gostei da repercussão que ta tendo. É um assunto legal que eu vejo pouca coisa em português, queria deixar a minha contribuição!
Então, a camera usada é uma Canon 600D! A lente, varia, mas costumo usar a 50mm e a 18-55mm.
Se tiver alguma critica ou coisa do tipo é só falar.

Abração cara!

Arimoxinga
Veterano
# mai/14 · Editado por: Arimoxinga
· votar


R. Carvalho

excelente trabalho sempre que posso uso I.R por que soam mais reais de fato!! colocando muita produção de TV no chinelo o/

gL.
Veterano
# mai/14 · Editado por: gL.
· votar


R. Carvalho
Muito bom cara, tudo de primeira qualidade!
Continue fazendo porque vai ajudar bastante.
*Você mexeu no áudio do vídeo depois depois que gravou?
**Usou qual interface pra gravar?

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


Arimoxinga
Poxa meu velho, valeu DEMAIS cara :)
Curti muito a tua participação aqui, tu que manja muito bem deste assunto!
Então, prezei muito pela qualidade de imagem... levei anos, mas consegui juntar dinheiro e comprar uma DSLR! Aí deu um bom salto nesse aspecto!

Valeu mano, grande abraço!

gL.
Fala brow! Po, primeiro de tudo, valeu demais pelas palavras cara. Pode deixar que vou continuar sim, e vou me dedicar muito! Se puder, dê sugestões de assuntos ou duvidas que tentarei esclarecer, no que puder ajudar!

Então cara, nas tracks de guitarra não mudei em NADA a equalização. Apenas usei um Compressor da Waves no final da cadeia de cada uma para poder dar volume, tanto nas tracks de guitarra quanto na voz. É o segredo para se conseguir bons volumes nas mix!

Então cara, minha M-Audio M-Track é minha companheira nestes vídeos. Com certeza o melhor custo benefício de interface do mercado!

Ou, valeu mesmo, abração!

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


Nossa, muito bom, vou acompanhar!!

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


Alex guitar man
Fala meu velho, valeu!
Acompanha e se inscreve no canal pq muito em breve sai o episodio 2 :D

pOkiz
Veterano
# mai/14
· votar


Poxa Rafa, você acabou voltando pro FCC hein hahahahaha.

Bom ter vc de volta.

Parabéns pelo video véi, mt top.

Jube
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho
Grande video velho, uso todos os plugins da lepou, aqueles preamps com o lecap socado de impulse free que tem por ai, o som fica muito bom mesmo. Peguei o JamVox pra testar que é bem prático e tem um som da mesma qualidade.

JotaEmidio
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho

Legais as dicas, parabéns pela iniciativa.

ogner
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho
Muito bacana velho!! Vou acompanhar tb!!
Me inscrevi no seu canal ate!! :)

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho

Acho que a grande lição, como conversamos no outro tópico, é que se o cara sabe o que quer, tem o timbre na cabeça, ele vai tirar. Em 15 minutos você tirou um som melhor que muita gente tira com um amplificador de verdade e não simulado. Imagino o que seria se gastasse 1 hora... Não é difícil achar vídeos de um Marshall bem legal, mas que o cara grava com o som péssimo - de cabeça me lembro de vários.

O problema é que a rapaziada não quer gastar 1 hora, nem 15 minutos. Querem que saia um baita som de um preset direto, sem ter que mexer em nada. Se tiver que mexer, é porcaria. E aposto que daqui a pouco aparece um cara te pedindo para passar o preset pronto....

Parabéns pelo video.

Abç

Led Zé
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho
Muito legal! Curti a iniciativa! Vou acompanhar também!

MMI
O problema é que a rapaziada não quer gastar 1 hora, nem 15 minutos. Querem que saia um baita som de um preset direto, sem ter que mexer em nada. Se tiver que mexer, é porcaria. E aposto que daqui a pouco aparece um cara te pedindo para passar o preset pronto....

Pois é ...já ouvi muita gente julgando equipos digitais com a seguinte frase:
"achei uma merda. Passei por todos os presets e não tinha um que prestava". Cara nem parou pra ver o que o equipamento estava simulando, se ele estava usando simulação de gabinete mas tava plugado num combo, enfim...Fora os Guitar Rig da vida , que EU, por minha incompetência e falta de conhecimento, não consigo tirar um timbre que não seja agudo e ruidoso, tenho me dado bem com algumas coisas digitais. Recentemente tive a felicidade de tocar numa Fender Mustang Floor e achei as simulações de amps Fender incríveis. E olha que não é um produto bem visto pelos usuários de pedaleiras já que é bem limitada se comparada a outras pedaleiras mas, o pouco que ela faz me surpreendeu muito. Achei animal.

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


ogner
Fala Mr Gonzales! Cheguei em casa agora meu velho, que prazer ver tu lá no meu canal inscrito e acompanhando a série. To aqui animadíssimo com essa parada já preparando o próximo episódio desta semana man :)
Tem alguma sugestão ou algo do tipo??
MMI
Fala mestre, como vai?
Exatamente!
Uma ideia que eu quis passar era o seguinte... com certa experiência, tu já sabe mais ou menos para onde ir. Eu sei mais ou menos que amp da o timbre que quero? Começo por ele. Depois, penso no auto-falante e na caixa. Depois vou no microfone, depois na posição. Até que chegou naquilo ali e o resto é tocar mesmo. O problema é esse, a maioria da galera se prende em preset pronto, sem querer mexer um cabelinho ali, e depois culpa a pedaleira, VST, o que for. Eu tenho uma visão sobre os presets, que engloba pontos positivos e também negativos, foi EXCELENTE tu ter tocado nisso, pq vai virar tema de vídeo!
Cara, MUITO obrigado pela colaboração e continue ai, em breve vai vir mais!
Abração MMI


Led Zé

Fala fi!
Valeu demais cara, e fica de olho que em breve ta saindo outro do forno, esta semana ainda. É o que falei aqui em cima cara... galera usa preset da forma errada. Se o preset ta ali é para algum motivo. Que não é tão simples quanto espetar tua guitarra e começar a tocar achando que é plug and play. Em poucos casos isso vai se aplicar. Mas vou até elaborar melhor o pensamento a respeito, gostei disso!

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


JotaEmidio
Fala! Cara, muito obrigado pelo apoio e pelo elogio, por favor continue acompanhando que muito em breve soltarei o próximo episódio, vai ser fera!
Jube
Fala rapaz! Eu lembro cara, quando eu frequentava o Forum acho que em 2009 ou 2010, esse assunto tava bem aquecido, posso dizer que os primórdios disso aqui entre os guitarristas BR foi aqui no FCC. E digo que os plugins da Lepou na época inovaram muito cara. E hoje em dia, misturando tudo isso, é possível obter excelentes sons cara, tanto que encostei os analógicos e valvulados por praticidade.
pOkiz
Fala Vinição :)
Velho, desculpa o sumiço... sobre a gravação, ainda ta de pé. Arranjei uma doidinha pra cantar, só to tentando encaminhar ela pra conseguir gravar legal, pq ela ta gravando audio de webcam ainda. Mas ela tem potencial! E aqui velho, valeu DEMAIS pelo apoio fi, cola aqui que em breve vai ter mais um. Tamo junto fi, abração!

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


Up!
Muito em breve sai o segundo episódio pessoal, fica de olho!

strinbergshredder
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho
pode passar o link por extenso cara? tô muito curioso pra assistir, mas aqui no trampo não rola video embed... rsrs

gL.
Veterano
# mai/14
· votar


strinbergshredder
http://www.youtube.com/watch?v=VVreaKJznZM
;)

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho

com certa experiência, tu já sabe mais ou menos para onde ir. Eu sei mais ou menos que amp da o timbre que quero? Começo por ele. Depois, penso no auto-falante e na caixa. Depois vou no microfone, depois na posição.

Sim. Eu até concordo que não é fácil pegar um timbre inicialmente ruim e entender que ele vai ficar legal mexendo nos alto falantes e microfones.

Na verdade, acho difícil mesmo. Para mim ainda é novidade, sou de uma época que tinha que pegar um guitarra e plugar no amplificador mesmo, não tinha outra solução. Acho, de verdade, que os fabricantes tinham que caprichar muito mais nos presets. Não tem jeito, é assim que se conhece...

Por exemplo, você foi num timbre manjado, um JTM45. Mas tem muito preset que não se sabe que amp é ou se sabe, não tem ideia do que seja o amp real. Verdade que por exemplo, no Kemper, para blues gosto de um timbre chamado "Pure Blues" que não tenho a menor ideia do que ele esteja simulando, mas se o som é legal, é o que importa. Mas tem amp que muita gente não faz ideia de como soam, Matchless, Budda, HBE, mesmo PRS, Suhr... Não tem jeito, ou o preset grita mostrando que é bom ou a maioria nem vai olhar, nem sabe se é hi-gain, limpo, crunch o que eles fazem de melhor - o que é um erro.

Eu acho que as simulações são excelentes, grandes ferramentas. Mas EU gosto de umas, detesto outras. Não que sejam ruins, talvez por incompetência ou falta de paciência para ficar mexendo e acertando até chegar num timbre. Por exemplo, junto com a Dark Fire, a Gibson disponibilizou um CD com presets feitos para os vários sons dela no Guitar Rig, até tem os presets para baixar. Não gosto de todos, mas tem sons bacanas ali no meio, mas aquilo foi feito especialmente para aquela guitarra. O mesmo vale para os presets do violão Gibson SJ-200 koa que tenho, equipado com um Fishman Aura Ellipse, as 4 simulações são espetaculares. Porém eu não costumo tirar um som legal no Guitar Rig, nem em pedaleiras. Em matéria de simulação eu acho que o Kemper me serve muito bem. Mas mesmo assim, muitas vezes pego um timbre e percebo que tem algo a mais ou a menos, que precisa de um acerto como você fez no vídeo. No fim, é como qualquer amplificador ou pedal, tem que gastar um tempo, mexer, descobrir os sons, ver com reage.

strinbergshredder
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho
Excelente vídeo cara!! Muito boa produção, e o conteúdo tá muito bem explicado e demonstrado! Nota 10!!

E que venham os proximos vídeos! =D

Marthin87
Veterano
# mai/14
· votar


Cara, gostei bastante do trabalho. Parabéns.
Eu nunca usei nada muito alem do GuitarRig com Guitarlink da Behringer.
Se possível, faz um vídeo do básico depois que expor suas ideias para os usuarios.
Muito util.

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho
Porrannn... Maneiro demais, cara.
Confesso que já ouvi sobre esses impulses, mas nunca tentei tocar com eles. Depois vou procurar um tutorialzinho pra tentar instalar isso no computer. Gostei do resultado!
Valeu!

Um aceno de longe!!!

Pepito
Membro Novato
# mai/14
· votar


Daora piáa mandou bem demais

Poderia me informar dos vst's que você testou qual deles se comporta melhor nos cleans e low gains ??

a maioria dos videos de vst são simulações de mesa/marshall voltadas para metal e ultracomprimidas, seria interessante e até idéia para um próximo vídeo ver uma simulação lada a lado com um tube screamer, ou um fender valvulado, para vermos como soa

abraço!

ogner
Veterano
# mai/14
· votar


Pepito
próximo vídeo ver uma simulação lada a lado com um tube screamer, ou um fender valvulado, para vermos como soa

Opa!!!
Apoiado!! Usando uma guita com singles de preferencia!!

\o/

Pepito
Membro Novato
# mai/14
· votar


* visto que a maioria delas parecem pouco orgânica e sem dinâmica nos low gains.

ogner
Veterano
# mai/14 · Editado por: ogner
· votar


Pepito
Ja sou o contrario, só consigo timbrar ( menos pior ) quando é low gain, usando esses brinquedos de plastico. Depois de parecer um psicopata baixando tudo que aparecia de novo, tem uns 2 anos q nao baixo mais nada e me "especializei" no Amplitube. Quando tento um higain fica desastroso, digitalzão, feio!!

Esse não é o melhor timbre q consegui usando amplitube, mas foi oq achei agora rapidinho.
https://www.youtube.com/watch?v=nMSVjVJnKp4

Olha esse de 2012, caramba. Ficou legal!! hehe
http://www.4shared.com/mp3/Vuti4JbQ/hey_joe_timbre_amplitube-cream.htm l

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


Fala pessoal! Hoje trago para vocês o segundo episódio da série "Timbres Digitais". No episódio de hoje faço uma análise e comparação de timbre entre 5 simulações de Mesa Boogie Dual Rectifier de diferentes plugins VST.

Se você tem alguma dúvida, deixe alguma pergunta aqui nos comentários, se gostou, like e subscribe para os próximos vídeos!



Um abraço pessoal!

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


Del-Rei
Marthin87
Pepito
Fala galera!!! Muito obrigado pelo feedback, anotei tudo aqui, inclusive tenho em mente fazer outro vídeo comparativo, desta vez voltado para low gain! Como o nosso amigo ogner, tenho maior facilidade em timbrar low-gain, apesar de que venho conseguindo bons resultados com hi-gain. O negócio é a técnica de gravação utilizada em cada caso!

Abordarei isso com certeza, pode esperar!
Inscreve lá no canal que tem muita coisa legal por vir.

Grande abraço pessoal!

ALF is back
Veterano
# mai/14
· votar


R. Carvalho
cara, aprendi uma coisa fundamental neste vídeo! eu tbm uso os IR da redwire e não sabia pra que servia tanta pasta de resolução do audio...eu sempre usava a maior resolução, la pros 96k acho, mas gravo em 44100...dps do seu video, testei aqui com 44100 e ficou ainda melhor! achei que na maior resolução, pior não ficaria...mas me engano! ahahuahuaua
mas ainda assim, notei que tem 44100 16 bits e 24 bits (acho que é isso)...qual seria a diferença?
no mais, reforço o que disse no seu outro tópico: parabens pela iniciativa! aprendi mto nesses 2 videos e já aguardo o proximo!
muito obrigado!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Série "Timbres Digitais" - Episodio 1 : Impulse Response Cabinets (VIDEO)