"Preciso de equipamentos melhores, digitais e transistorizados são péssimos"...

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# set/10
· votar


RoLP

O som vai sair melhor na mão de quem sabe tocar mais? Vai...por questão de saber tocar mais...as notas serão mais nitidas, terá mais sustain e o abafado sai mais bacana.
Mas o timbre é o mesmo.

Errado. O timbre é diferente também.

Frankie
Veterano
# set/10
· votar


Desde sempre, toco com meus VST's da vida.
Mas, não nego que tenho vontade de ter um amp 1x12, comprar um delay e pronto. Estou feito.
-
E bom, é como dizem mesmo: O maior responsável pelo resultado final da coisa não são os equipamentos, e sim, você ;D

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
acho esquisito vc dizer que o som é melhor mas o timbre não..... entre as características do som a única que se pode classificar como melhor ou pior (mesmo assim de modo subjetivo) é o timbre....

Niandra Lades
Veterano
# set/10
· votar


Só agregando um comentário.
Sou técnico de áudio.

A 2 semanas fiz som sábado e domingo com uma dupla sertaneja, sabado com mesa analógica e domingo com uma mesa digital.
E a diferença de som foi gritante, são só em termos de fabricante, mas em termos de som quente, gordo.. pro lado analógico e frio, magro para a mesa digital (que no caso era de um fabricante muito melhor).

Podem dizer que o digital já está muito avançado e tal... mas ele ainda não reproduz um som analógico com fidelidade.

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


Bigtransa
Não é estranho cara...timbre é timbragem, regulagem.
O fato de um som sair ruim é do cara executar mal ou da filtragem do som através de mic ou sobra de grave ou média interferir (por estar mal regulado).

E isto independe de mão.

Timbre é timbre...pegada é pegada.

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


Niandra Lades
Podem dizer que o digital já está muito avançado e tal... mas ele ainda não reproduz um som analógico com fidelidade.

Concordo 100%

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
pegada não é característica de um som..... um som é composto de duração, altura, intensidade e timbre, logo o que vc disse (som bom, timbre não) é incoerente...... Imagino que esteja se referindo à influência da execução ou da regulagem no timbre sem saber se expressar direito......

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


Bigtransa
Não falei som bom timbre não...em nenhum momento.
Falei que o timbre pode estar bacana e mesmo assim sair mal tocado. Há vários exemplos disto .

E o som é composto sim, de tudo o que vc falou...mas timbre não é alterado por pegada....e sim por regulagem.
O restante concordo que a pegada altera.

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
Disse quede acordo com a execução o som vai sair melhor mas que o timbre continua o mesmo..... o que eu quis dizer é que tudo o que vc percebe auditivamente como mudança do som provocada por execução, regulagem, microfone e etc é devido à alteração no timbre......

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bigtransa
RoLP

timbre não é alterado por pegada

Sinceramente, essa é uma dúvida que ronda minha cabeça há tempos. Eu ACHO que pode variar sim. Por exemplo, o cara que toca com os dedos ou com uma palheta "x"... Ainda dependendo da intensidade da palhetada (dedada Ui!!!), posso estar viajando, mas o timbre pode variar muito mais. Pode ser uma ilusão causada pelo pegada, intensidade da palhetada (volume) no comportamento da captação, madeira, ferragens, amp...

Abs

[edit] desculpem pelas várias editadas...

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Sim..neste caso concordo com vc. SObre o dedo e palheta..pq interfere realmente no som...mas não tanto a ponto de mudar o timbre e sim a execução.

Pega o John Mayer como exemplo...ele toca com a mão e com palheta...e mtas vezes ele toca mto bem com ambos...e fica até dificil definir ...
Mas o timbre não altera quase nada.

Jinkxs
Veterano
# set/10
· votar


RoLP

Experimenta tirar um som paletando e depois o mesmo som dedilhando. Serão 2 timbres completamente diferentes em um mesmo instrumento com a mesma regulagem.

Experimente tocar violão com as unhas grandes, dedilhando. Depois corte as unhas. O timbre será diferente.

A ondulação da corda é influenciada pela forma como você toca. Com palheta a onda vai se comportar de uma forma, com os dedos, de outra, com as unhas, de uma terceira.

Experimenta tocar com uma palheta fender light de 0,5 depois toque com uma de alumínio, ou com uma moeda. O timbre muda.... pergunta pra guitarristas experientes que vão te confirmar.

Existem centenas de detalhes que influenciam o timbre.... equipamento entre eles.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


RoLP: Mas o timbre não altera quase nada.

Pode ser... Acho que a palavra certa não é "alterar" timbres, mas "explorar" timbres. É como palhetar em diferentes locais com diferentes intensidades; e isso os guitarristas, principalmente, profissionais, fazem muito. Além de mexerem bastante nos knobs da guitarra.

Abs

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
timbre não é alterado por pegada

O instrumento não toca sozinho....... o som é produzido pela interação de quem toca com o que é tocado...... se vc toca com a guitarra mais ou menos encostada no seu corpo a madeira já vai vibrar de um jeito diferente, se apóia a mão em cima de um captador o comportamento do campo magnético já muda, estes dois detalhes idiotas e insignificantes somados com outros milhões mais ou menos importantes acabam provocando mudanças significativas......

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Sinceramente, essa é uma dúvida que ronda minha cabeça há tempos. Eu ACHO que pode variar sim. Por exemplo, o cara que toca com os dedos ou com uma palheta "x"... Ainda dependendo da intensidade da palhetada (dedada Ui!!!), posso estar viajando, mas o timbre pode variar muito mais. Pode ser uma ilusão causada pelo pegada, intensidade da palhetada (volume) no comportamento da captação, madeira, ferragens, amp...


(2).

E acrescento que é uma coisa perfeitamente explicável e descrtível objetivamente.

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
Acho que a palavra certa não é "alterar" timbres, mas "explorar" timbres.
Ai concordo totalmente ....alterar é uma coisa, explorar é outra.

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Bigtransa

timbre não é alterado por pegada

Só pra registrar, essa citação é do RoLP

Konrad

;-)

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


RoLP: Acho que a palavra certa não é "alterar" timbres, mas "explorar" timbres.

Então, acho que seria mais por aí mesmo...

Abs

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


Bigtransa
Hum...quando me refiro à timbre, refiro à equilização conseguida através do amplificador/pedais/guitarra, após mto tempo de estudo.

Vocês estão falando sobre timbragem, que é focado na qualidade de som reproduzica. Pra mim são duas coisas distintas

Em relação à timbragem eu concordo...mas o timbre não altera com a execução...

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
eu sei..... coloquei mal a citação...... as diferenças entre a pegada de dois guitarristas só são perceptíveis devido às alterações timbrísticas que provocam

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Bigtransa

:-))

Abx!

skiva_thrash
Veterano
# set/10
· votar


Eu acho que o timbre varia muito sim, de acordo com a pegada do guitarrista, forma de palhetar e etc.

Vide o De Ros, que em um tópico que não me lembro, disse que tocou com o PGilbert e talz e, que o timbre das guitarras estavam bem diferentes enquanto os dois tocavam, o De Ros disse que o PG tocou na guita dele e, que para a sua surpresa estava com o timbre meio que igual ao do PG.

Konrad
Veterano
# set/10 · Editado por: Konrad
· votar


RoLP
Hum...quando me refiro à timbre, refiro à equilização conseguida através do amplificador/pedais/guitarra, após mto tempo de estudo.

está esquecendo a única variável de fato variável da equação: quem toca.

Se estou num dia ruim e resolvo palhetar com raiva (exemplo com função didática apenas, hein?) com a mesma "equalização" que uso num dia de menos raiva, a força extra vai reforçar algumas frequências.

Mudou o "timbre".

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


BOm...eu não sou o dono da verdade e posso estar enganado..já que a maioria acha que altera.
Mas eu discordo sobre timbre.
Identidade tocando é uma coisa....timbre é outra.

Se o PG tocar com um warm music e uma tonante, ele vai soar como PG pq a forma que ele toca é daquela maneira...mas o timbre vai ser horrivel.

Se o PG tocar com o equipamento do slash....vai soar como paul gilbert mas com o timbre do slash (dentro da forma que ele toca).

Mas o timbre é o mesmo regulado.

É assim que vejo.

Jinkxs
Veterano
# set/10
· votar


RoLP

Quando voce ajusta a equalização você acentua ou diminui determinada freqüencia (graves, médio ou agudos) alterando o timbre. Você pode fazer a mesma coisa apenas alterando a forma de paletar/dedilhar ou pressionar/abafar as cordas.

Afinal, o que é um Hamônico Artificial???

Várias técnicas podem ser usadas para modificar o timbre.... como Tapping, Sweep, vibratos etc... etc... essas técnicas determinam como serão as freqüencias de onda que serão geradas pela corda.

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
Identidade tocando é uma coisa....timbre é outra.

ouvidos humanos não identificam identidade ou pegada..... só distinguem aquelas 4 categorias que descrevi (altura, intensidade, timbre e duração)...... esta "identidade" do guitarrista que permite que o mesmo seja reconhecido independente do equipamento é traduzida em grande parte pelo timbre.....

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


RoLP

Cara, eu acho que talvez seja necessário uma definição do que é "timbre". Talvez não seja algo tão simples de se definir como parece. Bom, preciso pesquisar sobre isso! :-)

Abs

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


Bigtransa

ouvidos humanos não identificam identidade ou pegada

Uma junção de licks característico o ouvido humano identifica cara.
O slash tem uma junção de notas que virou identidade dele...o SRV, Hendrix, EVH, todos eles.
É disto que falo.

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
To na mesma hauhauhauuauha!
Mas na minha visão...pegada e timbre caminham juntos...se completam e formam a identidade...mas timbre pra mim é a regulagem feita e pegada é a influencia do guitarrista.

Talvez todos nós estejamos falando a mesma coisa, só que em definição diferente hauhauuahuhauha

MMI
Veterano
# set/10 · Editado por: MMI
· votar


Pessoal, vou explicar com altera sim o timbre.
Na minha concepção o que pode ser chamado de "pegada" é a dinâmica, a força que se toca as notas, o ritmo, o vibrato e por aí vai. O timbre tem muito a ver com os graves, médios, agudos, um som mais "aveludado", "anasalado", uma boa distorção, por aí vai.

A "pegada" acho que ninguém discute, cada guitarrista tem sua forma de tocar, dar bends, vibratos, palhetar etc. E isso com certeza interfere no timbre.

As curvas de Fletcher e Munson (isofônicas) mostram que de acordo o volume, escutamos de forma diferente os timbres, isso é, os graves, médios e agudos. Muito fácil, se alguém pegar um aparelho de som e colocar um som de sua banda favorita, ao se colocar no mínimo que se pode escutar, vai perceber que o som vai ficar quase que só médios. Na medida que se vai aumentando o volume, vai aparecendo mais os pratos, o baixo, nuances e timbres que antes eram quase ou totalmente inaudíveis. Isto é, o "volume" muda e muito o timbre percebido. Um guitarrista que domina o instrumento e tem uma excelente pegada, domina os timbres da sua execução ao conhecer as intensidades e formas de respostas do equipamento à sua maneira de tocar. Com a dinâmica, consegue priorizar a equalização, mudando o timbre.

Só que essa curva se refere a um aparelho sonoro perfeito, o que não ocorre com nosso equipamento. Um aparelho valvulado é muito mais responsivo às dinâmicas de quem toca. Essa é uma das grandes graças de quem toca um valvulado. Mas os captadores, guitarras, amplificadores e falantes também apresentam suas curvas de respostas às diferentes frequências. Não é só a questão das curvas de Fletcher e Munson, vai bem além, mas só ela já prova que a dinâmica altera o timbre.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Preciso de equipamentos melhores, digitais e transistorizados são péssimos"...